Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

22 meses: dificuldades no sono - sugestões.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • 22 meses: dificuldades no sono - sugestões.

    Ola Mamãs, bom dia

    Sou mamã de um pequenino de 22 meses que desde bebézinho tem imensa dificuldade em adormecer e em dormir. Ainda na maternidade as enfermeiras me disseram: mãe este seu bebé não é nada amigo de dormir!
    E de facto assim foi - esta criança nunca adormeceu sozinha ou dormiu uma noite inteira sem acordar pelo menos 1 vez. Associado também ao facto de ter sido e continuar a ser amamentado.

    Quando foi para a creche melhorou. Deixei de o adormecer ao colo, como fazia, e passei a adormece-lo na espreguiçadeira como faziam na escola. Também vinha mais cansado automaticamente adormecia melhor à noite.
    De há uns dia para cá andamos novamente numa fase terrivel! Está cansadissimo, a cair de sono, mal abre os olhos e não quer ficar a dormir! Deito-o na cama dele, grita, deito-o na espreguiçadeira berra, quer mamar, mama depois quer a chupeta, depois quer não sei o quê e andamos nisto das 21h às 23h/0h. Acaba por adorcemecer por exaustão! Depois quando acorda a meio da noite não consegue voltar a adormecer. É cansativo para ele e para nós, ninguém aguenta

    O pai por ele é mais terapia de choque - por ele deixava-o ficar na cama aos gritos até se calar e adormecer. Eu ceio que poderá haver soluções menos traumatizantes. Ontem acabamos por ir com ele para a varanda e acabou por adormecer ao colo do pai. Já não sei o que faça...

    Alguém passou por isto?

    Aguardo os vossos testemunhos.

    Obrigada.

    Beijinhos



  • #2
    Infelizmente conheço bem esse tipo de situações,tenho 2 filhotes e qual deles o mais manhoso para dormir,o 1º ( 6anos ) ainda optei por dormir com ele na mesma cama era desesperante para todos, andar tipo zombie sem ninguém dormir sossegado, sabes mesmo ele a saber k durmo lá,está constantemente há minha procura , ora com as mãos ora com os pés, é muito complicado, o 2º( 25 meses ) inicialmente quando nasceu era adormecido dentro do carrinho na sala ás escuras e há-de de mim se parasse de embalar o carro era uma choradeira,mas actualmente adormeço-o ao colo ( quando ele me deixa é claro , senão dormimos todos juntos )e dorme quase toda a noite na cama dele, pois bem pegando no sono, dorme quase sempre de seguida.
    Agora que pretendo fazer o quartinho deles com as suas caminhas, nem quero imaginar como será, já ando a preparar o mais velho k não posso dormir lá..vamos ver ..
    Quanto ao deixares aos berros,eu sou contra,a pediatra do mais velho aconselhou-me a fazê-lo mas é desesperante,claro k fiz uma só vez,e arrependi-me tanto!Eles adormecem de tão cansados k estão mas quando acordem é um desespero!Não to aconselho..mais vale ires com calma, deitá-lo na caminha, musiquinha essas coisas ou adormeçê-lo nos braços...mas eu também não serei a pessoa mais indicada para este casos,lol.Ah existe tembém aquelas mães k dizem k os seus filhos dormem como " pedras" na minha opinião é só " balelas "..claro k há noites melhores e outras piores...como costumo dizer " durmo sim quando me deixam, umas noites mais outras menos .."
    Bj e desculpa lá o testamento

    Comentar


    • #3
      Inserido Inicialmente por sancha Ver Mensagem
      Infelizmente conheço bem esse tipo de situações,tenho 2 filhotes e qual deles o mais manhoso para dormir,o 1º ( 6anos ) ainda optei por dormir com ele na mesma cama era desesperante para todos, andar tipo zombie sem ninguém dormir sossegado, sabes mesmo ele a saber k durmo lá,está constantemente há minha procura , ora com as mãos ora com os pés, é muito complicado, o 2º( 25 meses ) inicialmente quando nasceu era adormecido dentro do carrinho na sala ás escuras e há-de de mim se parasse de embalar o carro era uma choradeira,mas actualmente adormeço-o ao colo ( quando ele me deixa é claro , senão dormimos todos juntos )e dorme quase toda a noite na cama dele, pois bem pegando no sono, dorme quase sempre de seguida.
      Agora que pretendo fazer o quartinho deles com as suas caminhas, nem quero imaginar como será, já ando a preparar o mais velho k não posso dormir lá..vamos ver ..
      Quanto ao deixares aos berros,eu sou contra,a pediatra do mais velho aconselhou-me a fazê-lo mas é desesperante,claro k fiz uma só vez,e arrependi-me tanto!Eles adormecem de tão cansados k estão mas quando acordem é um desespero!Não to aconselho..mais vale ires com calma, deitá-lo na caminha, musiquinha essas coisas ou adormeçê-lo nos braços...mas eu também não serei a pessoa mais indicada para este casos,lol.Ah existe tembém aquelas mães k dizem k os seus filhos dormem como " pedras" na minha opinião é só " balelas "..claro k há noites melhores e outras piores...como costumo dizer " durmo sim quando me deixam, umas noites mais outras menos .."
      Bj e desculpa lá o testamento
      Sancha

      Muito obrigada pelo teu post, não foi nada um testamento!

      Como te entendo! O meu também vem para a nossa cama, a mamar e com estas birras se já durmo pouco então não sei como seria.

      Quanto ao adormecer aos berros - concordo contigo. É desesperante para ele e para nós.

      Beijinhos


      Comentar


      • #4
        Ola!

        Olha e porque é que ja que o "correcto" é adorecer sozinho e dormir sozinho, nao mandas o pai tambem para outra cama? Afinal se tu e o teu marido querem e gotstam de companhia e sao adultos, como ha-de uma criança pequena nao preferir dormir aconchegada e acompanhada? O normal dos mamiferos é dormirem em grupo, especialmente os mais elementos mais pequenos do grupo. o normal nos humanso é dormirem acompanhados a maior para da vida, porqi eafinal memso que durmam sozinhos na infancia e adolescencia depois passam o resto da vida a dormir acompanhados, certo?

        Estas a querer habituar o teu filho a algo que nao é o que ele vai fazer a vida toda e que nem precisa! Ele nao vai dormir numa cama de grades sozinho! LOl É um abtaalha que nao vale a pena!

        Ora sugestoes! Pois tens varias possibilidades, supondo quenao queres adormece-lo sempre ao colo (que tambem podia ser mas as costas nao costumam gostar):

        - adormece-lo na vossa cama. Podes deixa-lo covosoc a noite toda e muda-lo quando ferrar a dormir. Podes fazer-lhe companhia ou ate pod eser que ele aceite ficar sozinho la, melhor que na cama dele.

        - mudar a cama dele para um acama normal em que um de vocespossa la ir adormece-lo (essa foi a estrategia com o meu filho mais velho). Encostas a cama a parede e poes uma barreira do outro lado para evitar quedes. Deitam-se com ele e quando ele adormecer levantam-se

        -por a cama de grades em side car (o que estoua fazer com o meu mais novo) tirei a barreir alateral da cama, nevelei com a minha e atei. Ele dorme na caam dele e eu na minha mas estamos lado a lado. Aidna so tem 10 meses e muitas vezes adormece sozinho (especialmente se u nao estou) e senao pois eu deito-me com ele, muitas vezes a dar mama, e ele acaba por virar-me as costas e adormecer.

        Ah com o meu filho mais velho negociei uma alternativa ao colo: dorkir m cima do meu braço na cama. E como a mae tambem quer colinho evoluimos para eu encosto-me no braço dele (muito mais facil para levantar-me sem o acordar)

        Da uma vista de olhos neste site: http://www.dormirsinllorar.com/
        E se puderes le o livro da psicologa Rosa Jove Dormir sin lagrimas!

        Beijinhos
        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
          Ola!

          Olha e porque é que ja que o "correcto" é adorecer sozinho e dormir sozinho, nao mandas o pai tambem para outra cama? Afinal se tu e o teu marido querem e gotstam de companhia e sao adultos, como ha-de uma criança pequena nao preferir dormir aconchegada e acompanhada? O normal dos mamiferos é dormirem em grupo, especialmente os mais elementos mais pequenos do grupo. o normal nos humanso é dormirem acompanhados a maior para da vida, porqi eafinal memso que durmam sozinhos na infancia e adolescencia depois passam o resto da vida a dormir acompanhados, certo?

          Estas a querer habituar o teu filho a algo que nao é o que ele vai fazer a vida toda e que nem precisa! Ele nao vai dormir numa cama de grades sozinho! LOl É um abtaalha que nao vale a pena!

          Ora sugestoes! Pois tens varias possibilidades, supondo quenao queres adormece-lo sempre ao colo (que tambem podia ser mas as costas nao costumam gostar):

          - adormece-lo na vossa cama. Podes deixa-lo covosoc a noite toda e muda-lo quando ferrar a dormir. Podes fazer-lhe companhia ou ate pod eser que ele aceite ficar sozinho la, melhor que na cama dele.

          - mudar a cama dele para um acama normal em que um de vocespossa la ir adormece-lo (essa foi a estrategia com o meu filho mais velho). Encostas a cama a parede e poes uma barreira do outro lado para evitar quedes. Deitam-se com ele e quando ele adormecer levantam-se

          -por a cama de grades em side car (o que estoua fazer com o meu mais novo) tirei a barreir alateral da cama, nevelei com a minha e atei. Ele dorme na caam dele e eu na minha mas estamos lado a lado. Aidna so tem 10 meses e muitas vezes adormece sozinho (especialmente se u nao estou) e senao pois eu deito-me com ele, muitas vezes a dar mama, e ele acaba por virar-me as costas e adormecer.

          Ah com o meu filho mais velho negociei uma alternativa ao colo: dorkir m cima do meu braço na cama. E como a mae tambem quer colinho evoluimos para eu encosto-me no braço dele (muito mais facil para levantar-me sem o acordar)

          Da uma vista de olhos neste site: http://www.dormirsinllorar.com/
          E se puderes le o livro da psicologa Rosa Jove Dormir sin lagrimas!

          Beijinhos
          Rute
          É o nosso esquema lá em casa... e são raras as noites que acorda a meio da noite... às vezes perde a chucha ou o "cão" e lá temos de ir. "O objecto de transição" costuma resultar bem na separação noturna! Ele não tem um peluche ou fralda para dormir? O meu adoptou um cãozinho de peluche desde os 10 meses... é optimo para o conforto pós birras e para adormecer.

          Comentar


          • #6
            Ora bem meninas, e no caso de serem 2 camas de solteiro, juntam-se também?Ou eu terei a opção de pôr uma cama c/ gaveta.o k as meninas me aconselham, a pôr o mais velho em cima e o pekenito em baixo?
            Estou esperançada que é desta k vou dormir na minha cama com o marido ( k não tem achado piada nenhuma, mas também não é ele k se levanta de noite! )..atenção eu adoro dormir com eles ,só k não é um sono reparador,estou sempre a segurar um para não cair,tapar um k se descobre de noite,enfim...
            Vocês k são umas experts preciso de opiniões.
            Bj

            Comentar


            • #7
              eu n sou expert.. sou uma "desgraçada" de olheiras.. a minha filha deixou de mamar aos 16 meses e tem agora 32 meses...
              como estava habituada a mamar de noite, achou que mesmo não mamando devia acordar várias vezes, para meu desespero.
              dorme na cama de grades com a grade em baixo para estar encostada à minha cama. qd acorda, senta-se e diz.. não gosto desta cama, chega para lá... e arrasta-se para a minha cama. e lá tenho eu de esperar que adormeça outra vez para a empurrar para a cama dela. tb tem dificuldades em adormecer. luta mesmo contra o sono.. .mas isso já resolvi. sento-me no sofá, digo que ainda é muito cedo para dormir e encosto-a a mim. ponho a tv no babytv e são 15m. sei que não devia fazer isto... mas tem mm de ser.
              este é o meu testemunho...
              boa sorte que bem precisas
              isabel

              Comentar


              • #8
                Olá,

                A minha mais velha sempre adormeceu facilmente, o que nunca foi sinónimo de dormir a noite toda depois passou por uma fase lá por volta do 4 anos talvez em que pedia companhia para adormecer, como já dormia na cama de solteiro um de nós deitava-se com ela ( normalmente eu ) e passado uns 15 minutos ela adormecia ou nós as duas Com o passar dos meses passei a dizer-lhe que ia arrumar a cozinha, ou a roupa, etc e que quando acabasse passava pelo quarto dela, se ainda estivesse acordada deitava-me com ela, foram poucas as vezes que foi preciso

                Agora com a mais novita, que nunca foi fácil de adormecer! mas que foi sempre adormecida no quarto dela ( desde que foi para lá com 2 anos ) e na caminha dela, o que costumo fazer é deitar-me no chão ao lado dela (tenho lá um cobertor e almofadas dela brincar! senão já estava toda empenada! ainda mais do que já estou ), às vezes pede-me a mão, outras basta mesmo sentir-me por lá. Ultimamente tenho tentado seguir a mesma técnica que uso com a mais nova, digo que vou por os biberões a lavar, ou a roupa e que "venho já"...às vezes funciona

                Quanto a deixá-los a chorar desalmadamente até tombarem de cansaço também não concordo, "estico" um bocado a corda com a sesta da mais nova porque se não dorme fica uma arara!! Mas não mais que uns minutos, normalmente está tão cansada que é o suficiente.


                Daqui por 1 mesito ou 2 vou fazer o mesmo que a sancha, vou pô-las num quarto para as 2 e vão dormir num beliche, a princesa mais velha ficou histérica!! E avisou logo, o de cima é meu!! A mais nova "sabe" que o quarto vai ser dela e da mana e o outro quarto do mano, mas desconfio que ainda não se apercebeu bem do que lhe vai acontecer...a ver vamos...


                Bjinhos e boa sorte


                A felicidade completa

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por sancha Ver Mensagem
                  Ora bem meninas, e no caso de serem 2 camas de solteiro, juntam-se também?Ou eu terei a opção de pôr uma cama c/ gaveta.o k as meninas me aconselham, a pôr o mais velho em cima e o pekenito em baixo?
                  Estou esperançada que é desta k vou dormir na minha cama com o marido ( k não tem achado piada nenhuma, mas também não é ele k se levanta de noite! )..atenção eu adoro dormir com eles ,só k não é um sono reparador,estou sempre a segurar um para não cair,tapar um k se descobre de noite,enfim...
                  Vocês k são umas experts preciso de opiniões.
                  Bj
                  LOl Ora neste momento o meu quarto consiste em 3 camas niveladas e amarradas. Duas de solteiro e uma de grades. Um apra o pai, outra para mim e outra para o bebebecas. A meiod a noite o mais velho veem enroscar-se comigo!

                  coma historio do destapar-se aidn ahoje caordei o pequenino sme querer. Estava todo destapado e pousei a mao no pe dele a ver se estava frio. Estava quentinho, mas o pirralho acordou logo! moral da historia: se se destapam é porqu enao teem frio LOL (estamos no verao certo?)
                  Eu acho que dormir com crianças nao é nada reparador. Especialmente quando "vivem" afincadamnete os sonhos e ditribuem pontapes e lapadas! Mas antes isso que nao dormir de todo a tentar que adormeçam e depois sermos nos e eles zombies porque niguem descansou nada.

                  O marido que tenha paciencia. Afinal eles nao vao qurer dormir contigo a vida toda. La para os 18 vao querer companhia sim mas nao a tua! E se o marido se sente sozinho entao que colabore: tu ficas com um e ele com outro!

                  Se vais comprar mobilias ve que ha umas camas em que o smier de baixo sobe e nivela com o de cima. Ou seja podes ter a cama em modo de solteiro ou de casal...

                  Beijinhos
                  Rute

                  O meu parto de 14 dias
                  Bebes e Mamas marcianas de 2008
                  Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                  CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                  Comentar


                  • #10
                    Bem, a minha filha quando quer dormir pede (põe a mão na cara e inclina a cabeça). Levo-a para a cama, onde está a chucha, que funciona como chamariz para entrar na cama sem guerras Depois depende dos dias: ou me deito no chão (num edredon) e dou-lhe a mão ou digo-lhe que a mamã se vai despir, vou para o meu quarto e vou fazendo alguns sons para ela perceber que estou mesmo ali ao lado. Regra geral, funciona bem.

                    Acho que não o deves deitar já extenuado, pois às tantas isso dificulta o adormecer (ao contrário do que acontece connosco). Mal dá sinal de sono, leva-o para a caminha. Ou então tenta deitá-lo mais ou menos à mesma hora, com um ritual agradável.

                    Boa sorte

                    Comentar


                    • #11
                      Lembrei-me: quando a minha filha entra na birra e quer sair do quarto, não vale a pensa insistir. Levo-a para a sala, ligo-lhe o Ruca e vou-lhe dando miminhos. Ela amolece e esquece-se da "aversão" à cama.

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
                        Ola!

                        Olha e porque é que ja que o "correcto" é adorecer sozinho e dormir sozinho, nao mandas o pai tambem para outra cama? Afinal se tu e o teu marido querem e gotstam de companhia e sao adultos, como ha-de uma criança pequena nao preferir dormir aconchegada e acompanhada? O normal dos mamiferos é dormirem em grupo, especialmente os mais elementos mais pequenos do grupo. o normal nos humanso é dormirem acompanhados a maior para da vida, porqi eafinal memso que durmam sozinhos na infancia e adolescencia depois passam o resto da vida a dormir acompanhados, certo?

                        Estas a querer habituar o teu filho a algo que nao é o que ele vai fazer a vida toda e que nem precisa! Ele nao vai dormir numa cama de grades sozinho! LOl É um abtaalha que nao vale a pena!

                        Ora sugestoes! Pois tens varias possibilidades, supondo quenao queres adormece-lo sempre ao colo (que tambem podia ser mas as costas nao costumam gostar):

                        - adormece-lo na vossa cama. Podes deixa-lo covosoc a noite toda e muda-lo quando ferrar a dormir. Podes fazer-lhe companhia ou ate pod eser que ele aceite ficar sozinho la, melhor que na cama dele.

                        - mudar a cama dele para um acama normal em que um de vocespossa la ir adormece-lo (essa foi a estrategia com o meu filho mais velho). Encostas a cama a parede e poes uma barreira do outro lado para evitar quedes. Deitam-se com ele e quando ele adormecer levantam-se

                        -por a cama de grades em side car (o que estoua fazer com o meu mais novo) tirei a barreir alateral da cama, nevelei com a minha e atei. Ele dorme na caam dele e eu na minha mas estamos lado a lado. Aidna so tem 10 meses e muitas vezes adormece sozinho (especialmente se u nao estou) e senao pois eu deito-me com ele, muitas vezes a dar mama, e ele acaba por virar-me as costas e adormecer.

                        Ah com o meu filho mais velho negociei uma alternativa ao colo: dorkir m cima do meu braço na cama. E como a mae tambem quer colinho evoluimos para eu encosto-me no braço dele (muito mais facil para levantar-me sem o acordar)

                        Da uma vista de olhos neste site: http://www.dormirsinllorar.com/
                        E se puderes le o livro da psicologa Rosa Jove Dormir sin lagrimas!

                        Beijinhos
                        Rute
                        Querida Rute

                        Como sempre gostei imenso de ler o teu post

                        Tens razão no que dizes e também penso assim. Sempre o adormeci comigo ao lado, sempre, e a meio da noite vem para a nossa cama. É por isso que não entendo a razão destas birras agora. Deve andar cansado e a precisar de férias
                        Claro que vou mudar de estratégia, vou tentar adormece-lo na nossa cama e vamos ver como corre hoje.

                        Obrigada!

                        Beijinhos


                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por Isa R 2 Ver Mensagem
                          Bem, a minha filha quando quer dormir pede (põe a mão na cara e inclina a cabeça). Levo-a para a cama, onde está a chucha, que funciona como chamariz para entrar na cama sem guerras Depois depende dos dias: ou me deito no chão (num edredon) e dou-lhe a mão ou digo-lhe que a mamã se vai despir, vou para o meu quarto e vou fazendo alguns sons para ela perceber que estou mesmo ali ao lado. Regra geral, funciona bem.

                          Acho que não o deves deitar já extenuado, pois às tantas isso dificulta o adormecer (ao contrário do que acontece connosco). Mal dá sinal de sono, leva-o para a caminha. Ou então tenta deitá-lo mais ou menos à mesma hora, com um ritual agradável.

                          Boa sorte
                          Sim o meu por regra tb vai para a cama de boa vontade... tentamos manter uma rotina! Banho, brinca 10/15 min para eu acabar o jantar... jantamos, brica mais um bocadinho ou vê 2/3 episodios de pocoyo até às 21h e pouco e depois já sabe que está na hora de subir para o andar de cima e lavar os dentes, fazer chichi, historia na cama e depois fico deitada com ele na cama até adormecer... se demorar mais de 10/15 minutos digo que tenho de ir dormir e vou-me embora. Quando batem as 22h já dorme ferrado

                          Comentar


                          • #14
                            Isa R 2

                            Exactamente o que se fez outro dia. Não foi o Ruca foram os Carros Ontem percebi que não queria ficar a dormir, foi para a sala, pegou no comando da TV e disse "Qê vê carros!" Hum... receio depois que haja sempre birras para ver Tv, entendes? Então em vez de ver TV foi até á varanda apanhar um bocadinho de ar. Acabou por adormecer.

                            Sempre o levei para a cama com um ritual engraçado e até à semana passada estava a resultar. Vou ter que mudar de estratégio o outro método ficou obsoleto Será?

                            Obrigada

                            Beijinhos


                            Comentar


                            • #15
                              Obrigado pelas dicas rbalmeid, também pensei nessas camas, mas reparei k são algo frágeis para as minhas pestinhas, para além de ser um amigo nosso a fazer as camas, dai pensar nas gavetas.

                              Quanto ás técnicas do " a mãe já vem "comigo não resulta pois não sei qual é o pior, mas acontece k aparecem os 2 na cozinha à minha espera( não deixa de ser engraçado..) eles são mto chegados/ colados a mim mesmo...não dá mesmo.porque entretanto despertam e está " o caldo entornado " ..vou esperar pelos 18 anos lol...e o tempo passa rapidinho( aproveitar ao máximos os meus amores--claro k sou mãe galinha mesmo...é tipo não posso viver com ele nem sem eles, percebem?Claro que gostaria k eles me deixassem só um pouquinho( não muito ) para eu ter um tempinho para mim,mas também kero aproveitar ao máximo a sua companhia...é complicado explicar ..

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X