Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

2 Anos Inicio dificil na creche e avós

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • 2 Anos Inicio dificil na creche e avós

    Olá a todas!

    O meu filho esteve com os avós dos 6 meses até aos 2 anos, até que este Setembro foi para a creche.

    O meu filho aos 2 anos: diz pouquissimas palavras, usa fralda, não pede para fazer chichi nem cocó, come tudo (mas tudo) passado como se tivesse 8 meses e não gosta nada de outras crianças. Está com o desenvolvimento de uma criança de 1 ano basicamente.

    Já sabia que a entrada dele no infantário ia ser dificil, especialmente pelo facto dele não comer sólidos. A 1ª semana foi mt má (chorou e não comeu). Na 2ª semana chorou menos, não come e não participa nas actividades (fica sentado num canto a ver os outros meninos). Note-se que tem sido uma adaptação muito gradual (começou com 1h, 2h etc)

    Ontem ficou doente - 39.º de febre.
    Hoje está com os avós. Conclusão: os avós acham que ele não deve regressar à creche porque está magro e muito nervoso (e a "degradar-se".
    E acrescentaram que não vão ficar a ver o neto a ficar cada vez mais nervoso e com muitos problemas, enquanto nós os pais não queremos saber.. e claro que o "menino não pode voltar à creche". Uma discussão muito triste.

    Conclusão: ando nervosa com tudo isto. Tenho a certeza que a creche é o melhor para o meu filho, apesar de ser traumatizante para ele, que criou uma rotina com os avós.

    Os avós apesar de fazerm o melhor que sabem, não estão a fazer nada para que o meu filho evolua estão sempre com desculpas.
    E como passaram tanto tempo com ele, julgam-se os pais.. preciso de forças para tudo isto. Para a próxima falto ao trabalho, estou aqui sem conseguir pensar em nada e mais vale ficar com o filhote em casa em vez de o por em casa dos avós.

    sei perfeitamente que o meu menino está infeliz na creche e é isso que me está a custar (para além dos 450euros). Mas digam-me que não posso desistir.. senão o meu filhote vai chegar aos 3 anos tal e qual está hoje.

    desculpem o testamento

  • #2
    E o que diz o pediatra dele disto tudo?

    Eu nem sei bem o que diga, se ele está assim tão atrasado no desenvolvimento algum médico te há-de ter alertado para isso! E proposto soluções para resolver o problema! Não?

    E as educadoras do infantário? Acham que ele está assim tão desfazado dos outros meninos da sala? Não te podes guiar apenas pelas situações de fala, desfralde e de alimentação, pois cada criança tem os seus timings!

    Primeiro que tudo acho que devias ter uma conversa séria com um pediatra, e posteriormente te vai dar directrizes para resolveres o problema, se é que ele realmente existe! E esquece os avós, neste campo não têm voto na matéria, a mãe e o pai é que decidem o que é melhor para os filhos!

    Há criançãs que têm dificuldade de adaptação ao infantário, e é normal chorarem, não comerem e afins... depois tudo normaliza!

    Depois vai dando noticias!

    Comentar


    • #3
      Olá,
      olha, eu não sou o melhor exemplo, pois o meu filho com 2 anos e meio também está com a avó.
      Mas com um senão....eles saem muito, ele adora brincar com outros miudos, e a avó não lhe faz as vontades todas, o que é muito bom.....as avós estragam os netos (se fosse a outra avó o cenário seria bem pior).

      Ele só não está ja na creche porque eu não posso (€€€€)...senão ja teria tentado.

      Se me permites uma opinião:
      Se poderes adiar, acho que aos 2 anos ainda é cedo para ele ir para a creche, adia a ida dele para a creche ate aos 3anos. Mas depois vai mesmo!!!! Aí ja vai fazer falta a interacção com outros meninos e aprendizagem de muitas coisas.
      Ou então, levam-no la gradualmente, tipo 2h de manha, e 2 horas a tarde, podendo almoçar em casa...para se ir habituando.
      Não te esqueças que, sendo teu filho tão dificl como descreves (nao como nada sem ser passado...e não gosta de outros miudos) não vai se muito fácil para ele....mas, tambem acredito que os avós tiverem e têm um papel importante (pla negativa) no comportamento dele.
      Mas tudo se muda, e eles adaptam-se...pode demorar, mas vai.
      E o facto dos avos dizeres que 'ele não vai porque não queremos!' não ajuda nada. eles são avós, não pais!

      Pensa no assunto, fala com o teu marido, aconselha-te com a educadora e talvez com o pediatra dele.Mas com calma, se o stressares muito é bem pior.
      http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 29






      >

      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por Ekia Ver Mensagem
        O meu filho aos 2 anos: diz pouquissimas palavras, usa fralda, não pede para fazer chichi nem cocó, come tudo (mas tudo) passado como se tivesse 8 meses e não gosta nada de outras crianças. Está com o desenvolvimento de uma criança de 1 ano basicamente.
        Bem, isto só não chega para ver se ele está ou não atrasado. Conheço crianças que andam na creche há muito tempo e que só dizem 2 ou 3 palavras e também não são sociáveis. Quanto à fralda, a mesma coisa.
        Devias falar com o pediatra porque o facto de estar em casa ou com os avós, não tem nada a ver com o desenvolvimento (ou pode não ter a ver).
        A minha filha tem 2 anos e 4 meses e nunca andou na creche e ainda come a sopa passada a maior parte das vezes mas come fruta e 2º prato inteiro (embora só coma 2º prato digno de tal nome desde os 22 meses, talvez).
        Fala imenso e aos 18 meses já dizia imensas palavras e é muito sociável, mas isto tem mais a ver com a personalidade dela do que com a creche. A enfermeira da pediatra disse que idealmente nenhuma criança devia ir para a creche antes dos 3 anos. A minha só vai para o próximo ano lectivo.
        Ou seja, fala com o pediatra e vê como está o desenvolvimento. Se achas que o suposto "atraso" é devido ao convívio com os avós, vê com o pediatra estratégias para o adaptar melhor à creche. Se não tem a ver com isso, então mantém-no em casa.
        Nota que como a minha filha não anda na creche tento compensar de outras formas: faço imensas actividades em casa de trabalhos manuais, quando chego ou ao fim de semana, ensino muitas canções e danças. Ela vai ao parque e a outros sítios para brincar com outras crianças. Com a minha sogra costuma ir no intervalo brincar com os meninos da escola primária e vai-se habituando. Sempre que posso levo-a a actividades com crianças.
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          Olá!
          Na minha opinião (que vale o que vale) acho que é bom para as crianças começarem a frequentar o infantário a partir dos 12 meses. Antes desta idade, penso que não beneficiam grande coisa com a creche. Está mais do que na hora de colocares o teu menino na creche. Como já tem 2 anos a adaptação torna-se mais complicada, e tendo em conta que não está habituado a relacionar-se com outras crianças, mais complicado será. De qualquer modo será "apenas" uma fase menos boa que mais dia menos dia vai ser ultrapassada. Continuar em casa com os avós acho péssimo. A criança precisa de outros ambientes, e necessita urgentemente de socializar, para o bem dela.

          Os pais é que sabem o que é melhor, esquece a opinião dos avós.

          O meu filho tem 2 anos (e ainda usa fralda), mas está muito desenvolvido na fala e no relacionamento social com os outros bebés. Come comida normal (não passada). No entanto cada criança tem os seus timings e não significa pelo que dizes que a criança estará com algum atraso no desenvolvimento. Tens de ter em conta a opinião do pediatra. Para mim, o que torna mais urgente a entrada na escola é o facto do teu filho não gostar de brincar com outras crianças. Isso é que tem de mudar quanto antes...e a escola neste aspecto ajuda MUITO.

          Desejo que tudo se resolva depressa.

          Ana Rita

          Comentar


          • #6
            Olá!

            Eu não tenho base de comparação porque as minhas duas filhas entraram na creche com meses mas noto que os miúdos que entraram mais tarde (com 2/3 anos) tiveram uma integração muito mais complicada e vinham bastante menos estimulados.
            é normal que os primeiros dias sejam mais complicados, não podem é desistir à mínima contrariedade, se achas que é importante a creche para o desenvolvimento do teu filho é uma decisão tua e não dos teus sogros
            E tens que lhes explicar isso com calma e sem ferir susceptibilidades

            E fazer força na escola para o ajudarem a integrar-se, o problema destas idades é que no fundo entra um estranho na dinâmica que já havia na sala em que já haviam certamente amizades.

            beijinhos

            Ps - em relação às doenças têm que se habituar, ele deixou de estar numa redoma e passou a estar mais vulneravel é normal que adoeça mais vezes

            Comentar


            • #7
              O pediatra aconselhou a ida para o infantário, apesar de ter avisado que iria ficar doente frequentemente. O pediatra disse que nesta fase o infantário irá trazer aspectos positivos e poderemos despistar uma serie de problemas, a começar pela comida, uma vez que a introdução dos sólidos está a ser complicada e com os avós nunca irá mesmo acontecer (se eu insistir ao jantar não adianta, ele fica sem comer).
              A adaptação do meu filho tem sido muito gradual - 1h, 2 horas , 2horas, depois almoçou e só dormiu 3 vezes. Eu e o pai tirámos férias desfasadas para isso mesmo.

              Se os meus pais tivessem uma postura diferente, não tenho qualquer dúvida que ele ficaria melhor com eles até aos 3 anos. Mas o problema é exactamente esse. O meu filho em casa deles nunca é contrariado. Faz o que quer - dão-lhe a comida sentado em frente ao canal ao Panda; ele aponta e tudo aparece; adormece ao colo; e raramente sai, porque eles dizem que "ele gosta é de estar em casa!.. enfim, são meus pais e já conversei muito com eles, mas não adianta. eles têm aquela postura à velho de "nós é que sabemos" a mesma postura de quando o meu filho nasceu - "o teu leite não presta filha, tens de dar suplemento senão o menino só chora" o que é um grande incentivo! (note-se que amamentei em exclusivo até quase aos 6 meses, um bebé grande e gordinho!)

              Vou ao parque com meu filho todos os fds (pelo menos 2 vezes) e ele foge literalmente dos outros meninos. Se alguém vai para o escorrega dele fica fusioso e nem olha para os outros. Já com os filhos de amigos é a mesma coisa. Não liga nenhuma :-(

              Quanto a actividades, nesse campo a culpa é minha.. tenho feito poucas. Lemos livros, mas a maior parte do tempo é mesmo a fazer uns puzzels de animais que ele adora montar. Posso diversificar neste campo, com canções e outras coisas.

              A educadora tem sido bastante sincera ( o que me agrada). Ela diz "um dia de cada vez". e que ele já está melhor porque não chora tanto. participar nas actividades será o passo seguinte.

              Obrigada pela vossa opinião valiosa e que muito me ajuda, mais do que imaginam. Especialmente como disse a Adrirosa, ter calma é muito importante.. não tenho qualquer dúvida que o meu filho sente estas discussões todas e se apercebe da situação.

              Comentar


              • #8
                Olá Ekia,

                Pelo que li parece-me que achas que o "atraso" do teu filho se deve ao facto de ficar com os avós (desculpa se percebi mal).
                que não estão a fazer nada para que o meu filho evolua estão sempre com desculpas
                Se é assim eu, se estivesse na tua situação, falaria em primeiro lugar com o pediatra. Não havendo nenhuma contra-indicação médica, insistiria na escola. Apesar de saber que alguns profissionais defendem que as crianças até aos 3 anos não têm necessidade de ir para o infantário, acho que existem casos pontuais em que será mais benéfico para a criança ir mais cedo e parece-me que é o caso do teu filhote. Fala com o teu marido e decidam em conjunto e depois mantenham essa decisão, mesmo que isso signifique uma discussão com os avós. Vocês são os pais e são vocês que decidem sobre a educação do vosso filho. Os primeiros tempos serão difíceis mas as crianças adaptam-se às situações com alguma facilidade.

                Beijocas e tudo a correr bem!



                Comentar


                • #9
                  Tenho 2 filhos, um com 5 e uma menina com 3.
                  Desde que comecei a trabalhar sempre ficaram nos avós paternos.
                  Quando tentei pela 1ª vez colocar o meu filho na creche ele tinha quase 3 anos, na fala e aprendizagem ele estava avançado, mas a adaptação foi traumatica para ele e para nós, ele não participava nas actividades, ficava simplesmente num canto a gemer pelos pais, numa ansiedade e desespero.
                  Muitos pesadelos durante a noite, começou a ter muitos tiques fisicos, e passava os dias incluindo fins de semana ansioso sempre a perguntar se voltaria para a escola.
                  Nem em casa ele acalmava pois estava sempre com o mesmo pensamento.
                  Andamos em pediatras e psicologos. Uns disseram que sim a criança deveria andar na creche outros disseram que não.
                  Decidimos tira-lo e voltamos a tentar colocar aos 3 anos e meio.
                  Foi a mesma reacção, o mesmo sofrimento.
                  Tal como tu Ekia estive com um dilema, pois os meus sogros e marido fizeram muita pressão para ele sair da creche, que eu estava a ser má mãe, pois a minha sogra fazia o «sacrificio» de ficar com o menino (ela diz que tem a vida pressa e que esta a criar os filhos dos outros) e eu estava a ser teimosa ao tentar a adaptação.
                  Eu teimosa??? Quando vinha no caminho de o deixar corriam-me as lagrimas pelo rosto, meu coração ficava despedaçado sempre que me separava dele.
                  Acabei por ceder e tirar.
                  Voltou para a avó, tive de engolir muitos sapos devido à educação dele e postura dos avós, bem mas isso sao outras conversas e concluindo este ano o David entrou para a pre primaria, ainda só foi 2 dias mas parece estar a adaptar-se bem.
                  Tambem a minha piolha que tem 3 anos foi pela 1ª vez para escola, e parece estar a correr bem.
                  Pensa com o teu coraçãozinho de mãe, e cada criança é um caso.

                  Boa sorte!

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por davidiana Ver Mensagem
                    Pensa com o teu coraçãozinho de mãe, e cada criança é um caso.
                    É mesmo isto! O meu menino está com 22 meses, fala pouco, come a sopa passada mas o 2º prato já come normal, ainda usa fralda, esteve sempre em casa e nunca brincava com outros meninos.
                    Entrou para a creche e correu lindamente. No 1º dia fiquei lá com ele, nos dias a seguir ficou lá cerca de 1h/1:30h, ao fim de uma semana ficou para almoçar e mais 2 dias e já lá dormiu. Agora fica o dia todo lindamente.
                    Quanto ao haver uma idade para eles entrarem....depende de cada um. O meu estava mesmo a precisar, embora fizessemos muita coisa e saissemos todos os dias estava a faltar mais.
                    No caso do teu menino o periodo de adaptação poderá ser maior, o normal é entre 1 a 2 meses.
                    A revista Pais&Filhos deste mês traz um artigo sobre este tema. Eu é que não tenho maneira senao mandava-te por mail.
                    Mas acho que o principal é "discutires" o assunto com o teu marido e avançarem com a certeza do que estão a fazer (seja qual fôr a opção), não te esqueças que os nossos meninos sentem quando estamos ansiosos ou inseguros).

                    Boa sorte!!!

                    Comentar


                    • #11
                      Ao contrário do que uma mãe aqui recomenda, a pediatra da minha desaconselha totalmente a entrada na creche aos 12 meses. Ela diz sempre que ou entram antes do ano ou só depois dos 2. O período entre os 12 e os 24 meses é o mais complicado em relação à gestão da separação dos pais, etc.
                      De qualquer das formas, ela diz sempre que tudo depende das crianças e na minha opinião detesto que digam que todas as crianças beneficiam isto e aquilo no infantário. Tudo depende da personalidade deles e do que se faz em casa com eles. A pediatra viu o desenvolvimento dela e disse que ela está perfeitamente bem e a única diferença que se nota em relação aos que andam na creche é que é um pouco mais retraída a impor o que quer quando brinca com as outras crianças que já andam na creche. Infelizmente aprendeu depressa com eles e já a apanhei a fazer o que lhe faziam os outros: bater. Não digo que é a creche que os ensina a bater mas noto as crianças da creche em geral mais competitivas. A minha tem a mania que manda em toda a gente e nessas ocasiões noto que se retrai e deixa-se mais levar nas brincadeiras dos outros, enquanto não perde a vergonha. Quando a perde, brinca da mesmíssima maneira que os outros.
                      De resto, o estímulo depende de nós. Aceito que a minha filha vá notar diferenças quando tiver as actividades na escola, mas sabe pintar, fazer colagens, modelagens, já recorta, pega bem nos lápis... não passa o dia todo a brincar com bonecas.
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #12
                        Olá Ekia,

                        Só resolvi escrever porque imagino como te sentes. Tenho um filho da mesma idade que também ainda fala pouco e usa fraldas, mas come comida sólida, brinca muito com outras crianças e anda no infantário desde os 4,5 meses. Tal como já te disseram o que dizes é pouco para afirmar que ele está pouco desenvolvido, o que me chama mais a atenção é o facto de não se querer relacionar com outras crianças.

                        Eu acho que até aos dois anos o infantário não serve de muito, pois ainda têm muita necessidade de atenção individualizada, a partir daí já começam a interagir uns com os outros e é benéfico. Muitos médicos aconcelham o infantário apenas a partir dos 3 anos, provavelmente seria o melhor para o teu bebé, mas tendo por base apenas o pouco que tu disseste, se tivesse na tua situação, continuava a levá-lo, pouco tempo, mas continuava. Outra coisa que ia querer explorar com a educadora era a participação nas brincadeiras e actividades. Se ele continuar sem dar resposta é importante que estejas atenta desde o início.

                        O mais certo é daqui a 1 mês voltares a este tópico para dizer que o teu filho, provavelmente ainda usa fralda, ainda não faz frases completas, mas já brinca e anda feliz. Se não confias a 100% na opção insiste no infantário e engole as lágrimas, pode ser só uma fase.

                        Comentar


                        • #13
                          Olá!

                          Depois de te ler, acho que é importante separar duas questões: o facto de eventualmente poder estar atrasado no desenvolvimento e, por outro lado, a ida para a cresce.

                          Ele é seguido pelo pediatra, se o problema de desenvolvimento fosse real, e não apenas uma questão de cada miúdo ter o seu ritmo, penso que o médico que o segue já deveria ter alertado para isso e ter-vos aconselhado a melhor maneira de tentar ultrapassar esses supostos problemas.
                          Por exemplo, o meu filho sempre foi muito desenvolvido a nível motor mas para falar não foi tão escorreito mas não tem problema nenhum, é mesmo dele!

                          Quanto à ida para a escola, cada cabeça sua sentença. Nós optámos por pôr o nosso no início do ano lectivo depois de fazer 1 anos (cerca de 16 meses) e correu lindamente, há quem opte por pô-los mais tarde e corre muito bem também.
                          A adaptação pode ser mais ou menos fácil, depende de cada criança. Na salinha do meu filho há uma miúda que entrou já com os 2 anos e ao princípio não deixava ninguém aproximar-se dela, apenas um dos coleguinhas tinha "acesso directo" e atavés dele ela foi-se abrindo e hoje, não sendo a menina mais sociável, está completamente integrada.

                          No caso em que, como dizes, o estar na casa dos avós parece mais um entrave ao desenvolvimento do miúdo do que uma ajuda e uma protecção, acho que optaria por colocá-lo na escolinha (não estando por dentro do vosso caso específico, claro!).

                          Em relação às doenças, faz parte do "pacote escola" - os primeiros tempos podem ser desesperantes, é verdade, mas depois de passada essa fase é um descanso, acredita!

                          Comentar


                          • #14
                            Olá.
                            Passei por aqui só para te deixar um testemunho parecido com o teu e para veres que correu bem.
                            O meu filho ficou com os meus pais até ter 16 meses, já andava, já dizia algumas palavras, saia muito de casa com os avós e adorava outras crianças. (acho que nestes aspectos depende muito do estimulo exterior, mas também depende de cada criança).
                            O problema era que o menino em casa deles fazia o que queria, à hora que queria e ninguém lhe dizia NÃO. Depois de muitas discussões para tentar que os meus pais entendessem que não podia ser assim, decidi que o ir por no infantário.
                            Nos primeiros tempos foi horrível, o meu filho chorava todos os dias, eu vinha para o trabalho com o coração nas mãos e ainda tinha os meus pais a dizerem que eu era má mãe porque o miúdo não gostava do infantário. Que o devia deixar com eles porque eles é que o tratavam bem, que no infantário ia ser posto de lado, que não ia comer bem...etc,etc. Chateei-me muito com eles, chorei muito mas tinha sempre o meu marido a apoiar a decisão.
                            Depois do primeiro mês as coisas acalmaram. O meu filho ia para a escola e ficava sem problema, os meus pais acabaram por aceitar porque combinei com eles que uns dias por semana iam eles buscar o miúdo ao infantário e nós só o íamos buscar perto da hora de jantar para ele passar umas horas com eles.
                            Se o teu filho deve ficar ou não no infantário, é uma decisão que deve ser tomada pelos pais. Não te deixes influenciar pela opinião dos avós porque eles vão ser sempre contra o infantário. Dá-lhe mais um tempo para ver se ele se habitua e depois decide, não decidas de cabeça quente.
                            06/11/2008 - POSITIVO!!

                            13/11/2013 - POSITIVO!!

                            Comentar


                            • #15
                              Olá,

                              Como já disseram algumas pessoas, parece-me que esse diagnóstico de atraso de desenvolvimento é um bocadinho precipitado e/ou exagerado. Cada criança tem o seu ritmo e não há apenas uma idade certa em que fazem isto ou aquilo, há períodos em que é normal começarem a fazer algo. Dito isto, é claro que deve haver estímulo adequado a cada idade, respeitando os timings da criança.

                              Não havendo qualquer situação de patologia (e isso deves despitar com o pediatra), todas as crianças em algum momento deixam as fraldas, passam a comer comida sólida, começam a falar.

                              A minha filha tirou a fralda no dia em fez 3 anos (foi o acordo que fizemos as duas) e posso dizer que o desfralde foi um sucesso e sem o mínimo de pressão ou trauma. Foi para a escola agora (ou seja, com 3 anos e 2 meses), chora para ficar, mas está aos pulos e em correrias com os outros quando a vou buscar. Não estava nada avançada em actividades de motricidade fina e passado uma semana usa a tesoura correctamente e pinta dentro das linhas.

                              Tudo isto me confirmou que ficar em casa até aos 3 anos (aliás, a recomendação do pediatra deles) foi a melhor opção para a minha filha. Para o mais pequeno, este é o plano, mas só o tempo dirá se é o mais indicado para ele.

                              Especificamente sobre a comida: se o teu filho só come comida passada, acho que não é na escola que vão ter tempo para o fazer apreciar o prazer de trincar uma maçã... ou seja, se o mantiveres na escola, há um trabalho para fazer em casa de adaptação a realidades que são completamente diferentes daquelas que ele conhece. Sinceramente, acho uma violência colocar à frente de uma criança que só come comida passada um prato de comida (e digo isto sem me estar a rever na situação, porque os meus filhos começaram a comer pedacinhos a partir dos 8/9m e pouco tempo depois, já comiam segundo prato normal - o meu filho não tem 1 ano ainda e come carne cortada com a faca e não moída).

                              Boas escolhas!




                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X