Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ajuda - 2 filhos

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Ajuda - 2 filhos

    Ola a todas

    Eu tenho uma filha, a Maria com 3 anos e nove meses, em Janeiro descobri q estava gravida, não planeada, mas fiquei feliz, nós, queríamos mais 1 filho, mas só de pensar em voltar a tratamentos, mudava de ideias.

    A Maria aceitou bem a gravidez, sempre ansiosa, a perguntar quando nascia o irmãozinho, se faltava muito, foi fazer algumas ecos e pedia sempre à dra. uma foto do irmão e mostrava a toda a gente..... Ela só este ano entrou para a escola e não esta a ser fácil. Ela esteve um mês comigo em casa e quando começou a escola, eu ia leva-la e ela chorava que queria que eu ficasse la com ela, enfim era complicado, mas eu saía e ela ficava bem.

    O Tomás nasceu no dia 23 de Setembro. A Maria adora o irmão, anda sempre a querer dar-lhe beijinhos, a por a chupeta, ajuda a dar banho, a mudar a fralda.....diz que gosta muito do irmão, no sábado disse-me a mim e ao pai que estava muito feliz por ter um bebe, mas.....as vezes é complicado lidar com ela.

    Continua a dizer que não quer ir para a escola, que a campainha demora muito a tocar, que vai ter muitas saudades da mãe e do Tomás, que não gosta do comer, todos os dias pergunta se tem que ir para a escola, se dizemos que sim, começa a choramingar a dizer que não queria ir.....mas tem dias que já não chora, diz que não queria ir mas la vai triste...mas vai

    Anda muito teimosa, provoca-nos ao limite, tão depressa está meiga e carinhosa, como fica teimosa, mandamos fazer alguma coisa e diz que não faz, que não quer. Teima que não quer lavar o cabelo, no sábado dei com ela na casa de banho a virar e champô todo na sanita, perguntei porque fez aquilo e disse que não quer lavar o cabelo...

    Desde 5ª feira, depois de adormecer, meia hora ou uma hora, acorda a chorar, não quer que ninguem va ao pe dela, depois de muito tentar falar com ela la consigo que ela fale comigo e depois de a acalmar deito-me com ela e ela adomece e dorme até de manha.

    Eu noto que também não tenho muita paciência, ela começa a fazer birra e eu nem sei o que fazer, as vezes apetece-me bater-lhe. Preciso da vossa ajuda, isto é tudo muito recente, foram varias mudanças para a Maria, quando penso no que ela estará a sentir, ate me apetece chorar, ela ainda é muito pequenina....Não está a ser facil...Deem-me as vossas opiniões, contem-me as vossas experiências....e já agora como se organizam para tratar da casa e de duas crianças, o meu marido ja foi trabalhar e apartir das 4 horas estou com os 2 ate as 7.

    Agradeço a vossa ajuda.

    Obrigada e beijinhos
    Filipa
    A tentar engravidar desde Janeiro 2004
    Ovários micropoliquisticos
    Drilling Ovárico em 31 Outubro de 2006
    Dufine em Janeiro e Fevereiro de 2007
    Engravidei com o 2º ciclo de Dufine
    Maria nasceu em 11/12/2007

    Em Janeiro de 2011 engravidei "sem contar"
    O Tomás nasceu a 23/09/2011

  • #2
    Tenho a minha bebé no colo, não conigo responder agora... mas vai aos outros temas, aos filhos mais velhos, há lá muitas experiências...
    Quando puder, volto cá, para te responder.

    bjs,
    carmen


    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

    Comentar


    • #3
      Bem fácil não é , eu sou mãe de 2 ( um tem 6 anos e o outro 2 ) por vezes é desesperante,ter k dar de comer,banhos fazer os trabalhos da escola k são sempre mtos..mas tudo se faz e um conselho: não stress mto senão eles ficam stressados tb( meu caso é assim) e no final tudo compensa só de olhar para eles a brincarem e a dar miminhos um ao outro..tipo tão depressa estão a brincar logo a seguir zangam-se mas se ralho com um deles..agarram-se como se a protegerem um ao outro..é lindo...
      Tem calma é normal a tua menina estar assim, é mta mudança deixa-a assimilar bem as coisas , no meu caso eu tento dar o meu melhor e fazer com k ambos saibam e sintam o quanto são importantes para mim..

      Comentar


      • #4
        Querida, não sou grande ajuda pela inexperiência, já que só tenho um bebecas mas li muitas coisas em desabafos com outras meninas. O que me parece é que, tal como vocês, a Maria precisa também de tempo e espaço para assimilar as mudanças na vida dela. Como disseste, e muito bem, ela tem muito com que lidar no momento... A escolinha, a "divisão" (à falta de melhor palavra) dos pais com o mano, a própria idade... Os desafios são normais e vêm mais cedo ou mais tarde. Está a testar limites, está a tentar perceber onde é o lugar dela agora que chegou um novo habitante (e que é o mais exigente, pela sua condição de recém-nascido). Isso tem tendência a manter-se algum tempo, que é variável e depende muitos de criança para criança. Sinceramente, acho que, para já, só podes mesmo continuar a dizer "não" nas situações em que te desafia e mostrar-lhe que ela continua a ser a princesa da mãe... Só muito carinho, muita paciência e muita firmeza lhe vão dar a segurança que é preciso. Podes guardar 15m ou 30m, em que o teu marido fique com o pequenino, para estares apenas e só com a tua filha, p.e... Ou, se o bebé estiver a dormir, o ideal seria que esse tempo fosse contigo e com o marido, para ela sentir que tem ambos os pais ali para ela. Não deixes que, mesmo que seja brincadeira, as pessoas digam aquelas coisas tipicas que "agora vais ter de partilhar a mãe" e coisas parecidas; isso vai aumentar a visão do mano como concorrência e vai piorar a situação - caso a miuda oiça alguma coisa do género, explica imediatamente que a mãe não dividiu o seu amor mas que o coração cresceu para poder caber o amor do mano também. Qualquer coisa que a faça entender que o amor e mãe não se divide, multiplica-se! E pede ajuda ao maridão quando estiveres prestes a estoirar. Pede-lhe para ficar nem que sejam 30m com os pequenos e vem á rua, seja para gritar, para respirar fundo, para ver outra coisa diferente de caras pequeninas (muito amadas mas mesmo assim...).

        Entendo que também não estarás nas melhores condições para o fazer: um recém-nascido em casa é lindo e maravilhoso mas exige MUITO. Por isso, no teu lugar, conversaria com o marido, explicaria que, mesmo estando em casa, tens de dedicar atenção aos teus filhos e não dá para toda a lida da casa. Tens alguém que te possa ir aí ajudar em alguma coisa? Esta é a hora de cobrar todos os favores pedidos: sogra, mãe, irmãos, cunhados, amigos, etc, toda e qualquer pessoa que te possa aliviar das coisas é uma óptima ajuda. Se não der, pondera uma pessoa que te faça o que não conseguires uma ou duas vezes por semana (o guito não abunda, acredito, mas pela tua sanidade mental, é um bom investimento). Caso não seja possível, estipula tarefas (e faz só o essencial, esquece as limpezas a fundo!) com o maridão a partilhar a vida doméstica.

        Tenho certeza que mais meninas virão para dar a sua douta opinião mas fica aqui algumas coisas que eu tentaria fazer, caso estivesse no teu lugar.

        beijocas!

        Comentar


        • #5
          Voltei, ela está a dormir...
          O meu filho tem 5 anos e reagiu benzito, foi sempre integrado nas consultas e exames, acompanhou de perto e foi estimulado a ser um bom irmão mais velho. Até incha por isso...
          No entanto, é criança. Quando voltei para casa pensei que enlouquecia porque ele estava à procura do lugar dele e como eu estava muitocom a menina, para mamar, mudar fralda, adormecer, etc, ele deve ter-se sentido inseguro e chamou muito à atenção... falava muito alto, tive alguns episódios de birra, pouco vulgares até então, e mesmo nos desenhos notei diferença... eu sempre fui o seu ídolo e num desenhou-me com dentes podres, imagina!!!!!!!!!!!!!!...
          Ao fim desse tempo acho que percebe que a mãe dá para os 2 e acalmou bastante. No entanto, as teimosias agravaram-se, faz sempre o seu "charme" antes de começar a jantar, diz que nunca gosta, apesr de depois comer, e está (ainda mais, apesar de eu achar impossível há uns meses!) argumentativo e diz frequentemente que nós, os pais, nunca fazemos o que ele diz...
          Mas com a mana é extremamente meigo e, no geral, connosco também, comigo então ainda mais, volu a ser como era, só que ele ainda sente falta do tempo ser todo para ele, coisa que nunca mais vai acontecer... E enquanto der mama e ela não estiver no infantário, nem sequer dá para irmos ao cinema só com ele ou fazer outra coisa... Quando muito tomamos duche juntos, eu ponho-lhe o creme, ou conto a história antes de dormir (o que vai sendo raro porque coincide com a hora da Inês mamar e dormir também...).
          É uma mudança. Já sabíamos, e agora está a contecer.
          Quanto à escolinha, não tenho qualquer problema, ele mudou de uma IPSS para ums Pré pública e está a adorar, nunca quer vir para casa e já recebi elogios dele por parte da educadora, o que me deixa verdadeiramente descansada, e por isso percebo a tua preocupação...
          Acho que tem a vêr com a personalidade de cada um, ele depois do primeiro contacto não é tímido, pelo contrário, e gosta de participar. Como geralmente é elogiado, isso serve de reforço e dá-lhe mais ânimo para copntinuar.
          A tua filha é tímida? Falaste com a educadora sobre estas mudanças e o modo como estão a afectar a menina? Fala, porque assim a educadora dá.lhe mais atenção e ela vai sentir-se mais segura, e gradualmente vai deixar de estar desintegrada.
          Em casa, trabalha sempre a sua auto-estima, eu estou sempre a dizer ao Afonso o quanto ele é importante para mim, o quanto a mana gosta dele, e quando ele vem aborrecido porque alguma coisa correu menos bem (no outro dia foi um movimento na piscina) eu mostro sempre que ninguém sabe tudo e que é bom aprender, que ele fez o melhor que podia e isso já é excelente porque na próxima vai corre melhor.
          Acho que muito do trabalho dos pais passa mesmo por aumentar a auto-estima, seja nesta fase específica, seja mesmo para os preparar para a vida, para terem a segurança de falhar e voltar a fazer para que corra bem da vez seguinte...
          Por fim, evita que ela se aperceba da tua ansiedade, porque isso faz logo com que a sua também aumente e inverte o resto do trabalho...

          Bjs, boa sorte,
          carmen


          Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
          Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

          Comentar


          • #6
            Olá!

            Eu tenho 2 com menos de 3 anos de diferença e é tudo uma questão de ajustamento e calma.
            É natural que ela tenha ciumes, e que sinta o espaço e a atenção dela invadidos, e eles mostram isso de varias maneiras, ou com muitas birras, ou ficam mais caladas.
            A nossa paciência também não é a mesma e os mais pequenos exigem muito de nós fisicamente e emocionalmente o que nos deixa com paciência nos limites

            Mas são fases que passam, com tempo de qualidade com ela, coisas que a façam sentir única e especial. A minha mais velha adorava que eu lhe contasse como é que ela era com a idade da irmã
            E acima de tudo perceberes que é tudo normal e nao estás a fazer nada mal

            Beijinhos

            Comentar


            • #7
              Vou responder, porque as minhas tb têm 3 anos e 9 meses de diferença, e a pequenina não foi planeada (mas muito desejada!).
              A P. (mais velha) desde o inicio viveu muito a gravidez e ainda a mana não tinha nascido, já ela gostava dela! No entanto quando a A. nasceu em Dezembro, a nossa vida mudou. Assim como muda qd um casal tem o 1º filho, também o segundo obriga a uma reestruturação da familia. Esse primeiro mês/meses é precisamente o núcleo familiar a estruturar-se de modo a conciliar mais um membro.
              Nós adultos, conseguimos racionalizar e entender... os pequenos não sabem como expressar o desiquilibrio que sentem, daí os ciúmes, as birras, os choros, os miminhos que pedem a mais. Esta é a sua forma de comunicação. Claro que aliado a um fase de crescimento e descoberta... em que as nossas hormonas ainda não foram ao lugar torna-se muito complicado para as mães/pais.
              Eu também fiquei na fase inicial sozinha com as pequenas, ora dias, ora bocados, ora noites... O conselho que te posso dar é: descansa e tenta adiantar trabalho enquanto estás só com o bebé - dar o banho, adiantar o jantar, as roupas, etc. Assim ao final do dia tens menos obrigações e podes dedicar mais tempo a mais velha. Não prescindas de uns bocadinhos para ti e de te mimares. Dá muitos miminhos a maior, mas fa-la entender que só es permissiva ate certo ponto. Ou seja, entendes que este é um período de adaptação e estás cá para a ajudar, mas tudo tem limites - ela tem de continuar a ir a escolinha e tem de lavar o cabelo! E as birras... enfim... só tu podes avaliar: umas resolvem-se com mimo, outras com castigo ou uma palmada no rabo. As vezes sao apenas uma chamada de atenção!
              Desculpa o testamento, se te puder ajudar de mais alguma maneira, manda PM.
              e coragem é uma fase!
              :w00t: As minhas Madrilhadas lindas: PatriciaCampino Fofinho Pedro 06/12/2010; Telminha Linda Lara 06/12/2010; Fairy D. Bia, estamos a espera! DPP 23 Dezembro :w00t:

              www.ideiasepoeiras.blogspot.com

              Sócia nº 77 Clube 2 Em Busca da Cegonha



              Comentar

              slot_bottomleaderboard_post

              Collapse
              Working...
              X