Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

2 anos. Como lidar com as birras constantes?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • ninha77
    respondeu
    Bem, obviamente que não podemos (ou não devemos) castigar uma criança quando ela não sabe que o que fez é errado. Devemos castigar quando ela sabe que o que está a fazer é errado e mesmo assim testa-nos para ver até onde é que pode ir

    As crianças são todas diferentes umas das outras, e obviamente que também têm pais diferentes e eu acho bem pior agarrar uma criança pelas mãos ou amarrá-la num carro do que dar uma palmada no rabo, mas lá está, o que funciona com as minhas pode não funcionar com outras.
    Agora a minha filha mais nova já tem 2 anos e já não serve de nada as palmadas no rabo, primeiro porque ela já não usa fralda e depois porque ela já se faz entender muito bem, mas foram muito benéficas até há bem pouco tempo e não foi por isso que ela me começou a bater a mim.

    Uma coisa é certa: não há nenhuma criança saudável que não faça birra

    Escreva um comentário:


  • MdeMãe
    respondeu
    Eu também concordo com a "micaela24", as palmadas p sacudir ou p assustar, na mh opinião, n servem mais senão para nos aliviar o stress. Não chegamos a lado nenhum, e só estamos a dar a indicação que o melhor a fazer é bater. Eles aprendem connosco e são o nosso espelho. O meu com 15 meses também nos batia (chegava mm a aleijar) pq eu às vezes lhe dava palmadas nas mãos qnd ele mexia onde n devia. Não resulta! Mas lá está, o que n resulta connosco pode resultar com outras pessoas, depende. Eu acho q muitas vezes, senão sempre, nos falta paciência e portanto qnd temos o "pavio curto", explodimos logo. Chegamos tarde, dar banho, fazer jantar, brincar c eles, a paciência vai-se esgotando. O bater para mim n deu certo, eu ponho-o no carrinho de passeio qnd ele está focado em fazer asneiras, pode espernear à vontade e chorar também, mas passados 2/3 min já passou e acalmou, com xuxa e fraldinha. Depois vai p o chão brincar novamente. É remédio santo! Não está traumatizado c o carrinho de passeio pq de manhã toma lá o biberão a ver tv, enquanto acabamos de nos arranjar . É sempre fácil de falar, principalmente dos filhos dos outros lol. "Quem está no convento é q sabe o que vai dentro!".

    Bjinhos a todas

    Escreva um comentário:


  • micaela24
    respondeu
    Inserido Inicialmente por ninha77 Ver Mensagem
    Nós somos a favor de uma palmada desde que bem colocada, não vejo mal nenhum

    Eu acho que quando eles eles são muito pequeninos a punição tem que ser dada na hora e tem que ser perceptível para eles, se uma criança com 1 ano e pouco começa a correr para ir para a estrada, ou resolve que está irritada e começa a puxar o cabelo a forma mais eficaz de a fazer parar e dela perceber que o que está a fazer é perigoso ou errado é uma palmadita
    Uma palmada na fralda, nada de nada muito agressivo mas o suficiente para os alertar.
    Claro que não é dar palmadas a torto e a direito, têm que ser raras e muito bem dadas senão a dada altura estão como a minha sobrinha que quando leva no rabo diz que não lhe doeu e continua a fazer o que estava a fazer

    Com as minhas funcionou sempre, não concordo com castigos que os humilhem e muito menos em deixar as criancinhas fazer o que querem, temos que mostrar quem é responsável e quem é que estabelece os limites. quando elas começam a ficar mais crescidas e a comunicar melhor verbalmente já começa a servir de alguma coisa o castigo ou o reforço positivo, mas antes disso acho que não há nada melhor do que uma palmada na fralda.

    Ah, lá em casa sem duvida que elas têm mais respeito ao meu marido Eu estou muito mais tempo com elas

    bjks
    Eu não concordo muito. A minha já levou algumas palmaditas dessas e o resultado foi ela aprender a dar-nos uma palmada quando se zanga. Em situações mesmo graves, como ir para a estrada ou tentar mexer numa tomada, nem uso a palmada. Fico tão séria e falo com ela de tal forma que ela percebe. Além disso, agarro-lhe na mão de tal forma que ela vê que por muito que esperneie não tem hipótese.

    Escreva um comentário:


  • AMMMama
    respondeu
    [QUOTE=Rosinhas;2658253]Uma vez li que os castigos deviam ser proporcionais à idade (2 minutos numa criança de 2 anos e 5 minutos numa criança de 5 anos)!

    Exactamente! Também li isso O meu não fica mais de 1 minuto de castigo, apesar de já ter 2 anos. Sei que na escola fica os 2 minutos, mas em casa já se sabe.

    Vocês às vezes não têm a sensação que a birra ultrapassa todos os limites? Digo isto porque há alturas em que o meu está constantemente a fazer birra!
    Ainda ontem quando viemos da escola ao fim do dia, mal entrou no carro de regresso a casa começou o filme! Estive a brincar com ele, dei-lhe o máximo de atenção e mesmo assim estava com uma birra incrivel! Atirou com os brinquedos, atirou-se para o chão, incrivel mesmo! Muitas vezes nem sei como agir!

    Escreva um comentário:


  • Rosinhas
    respondeu
    Uma vez li que os castigos deviam ser proporcionais à idade (2 minutos numa criança de 2 anos e 5 minutos numa criança de 5 anos)!

    Cá em casa eu sou um bocado mais rígida embora Eu também passo mais tempo com ela (então agora que estou licença de maternidade) mas o pai se vê a menina dos olhos dele chorar, fraqueja mais! (na verdade Eu acho ternurento o facto dele ceder frequentemente aos pedidos dela então quando ela diz "ó pai pofavor" ou "ó pai só mais um")!

    A I. uma vez o ano passado pegou em marcadores e pintou-me as paredes! Felizmente foi na parede branca e saiu tudo!

    Não fui capaz de me zangar a sério mas fui lavar as paredes e dei-lhe uma esponja para ela lavar também (até tirei uma foto à socapa). Correu bem!

    Por outro lado a nossa TV (que tem 1 ano) apareceu riscada e Parece-me que foi um carro do noddy que andou ali... Mas como não vi nada e é só suposição, não houve ralhete!

    Sunflower,

    quando a ines fazia birras dessas que não dá para por no castigo, eu ia para o castigo com ela. Imagina que o castigo era num determinado sofa sem brincar com nada, ficava lá eu e ela!

    beijinhos a todas

    Carla

    ps. na verdade somos umas sortudas por termos filhos saudáveis e que no normal desenvolvimento das suas faculdades nos vão testando de diversas formas. Como queremos o melhor para eles e que sejam crianças educadas vamos dando o nosso melhor para que isso aconteça!

    Escreva um comentário:


  • Licas
    respondeu
    Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
    Mas os vossos aceitam ficar de castigo?

    O meu é tão ruim e dá-lhe tão forte que nem pensar em enfiá-lo num quarto ou a um canto... quanto muito lá conseguimos que ele pense um bocadinho no que fez, mas é santado ao nosso lado e depois de lhe passar o vipe!

    Palmadas aqui por casa são evitadas ao máximo, pois ele nem as sente, principalemnte se estiver no meio de uma birra... dói-nos mais a nós do que a ele, portanto falámos e decidimos não aplicar! Ás vezes leva a palmada na altura certa, mas é mais quando entra na asneirada e nos desafia, raramente a meio de uma birra!

    Asneirada mor lá de casa que ficou para a história e lhe valeu uma palmada no rabo da mãe e outra do pai, e ainda outra no dia seguinte! Fazer desenhos no plasma de 47" com uma lapiseira fininha de ponta metálica! No dia a seguir repetiu a proeza em casa do tio com lápis de cera (mal o menos) mas levou outra palmada para aprender.
    Mas coitadinho depois fiquei a pensar no que ele me disse, e percebi a lógica dele. -"Não tinha bonecos o R. fez com o lápis" Tadinho fartou-se de chorar de sentido por nós termos ficado chateados com ele.
    Com o sem razão parece que já encaixou que não se fazem bonecos nas televisões.
    Pois..um dia estava eu a tratar do jantar..quando o R. aparece todo contente da vida a dizer:

    "Anda mamã..anda mamã"

    E eu: "Fazer o que R.?"

    "Anda, já sei fazer "sóis" Nesse momento fiquei em panico.. cheguei à sala e ele tinha encontrado uma caneta da BIC azulinha e decidiu desenhar nas costas do nosso sofá BRANCO!!!!!!!

    Sorte.. deitei imediatamente alcool e consegui eliminar os "sóis" do R.

    PS - Não consegui ralhar..bater... tadinho ele estava contente pk já sabia fazer Lol

    Escreva um comentário:


  • AMMMama
    respondeu
    Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
    Asneirada mor lá de casa que ficou para a história e lhe valeu uma palmada no rabo da mãe e outra do pai, e ainda outra no dia seguinte! Fazer desenhos no plasma de 47" com uma lapiseira fininha de ponta metálica! No dia a seguir repetiu a proeza em casa do tio com lápis de cera (mal o menos) mas levou outra palmada para aprender.
    Mas coitadinho depois fiquei a pensar no que ele me disse, e percebi a lógica dele. -"Não tinha bonecos o R. fez com o lápis" Tadinho fartou-se de chorar de sentido por nós termos ficado chateados com ele.
    Com o sem razão parece que já encaixou que não se fazem bonecos nas televisões.
    Xiii foi mesmo asneirada mor Estou a rir-me mas não tem piada! Já pensei que o meu um dia destes lembra-se e também decide fazer isso.

    As palmadas lá por casa também se evitam, só quando a situação é grave - ontem já falamos aqui - bater e/ou morder no pai ou na mãe, atirar objectos perigosos ao chão propositadamente. E não é bater, como costumo dizer mais é sacudir uma mosca no rabo - ele fica muito sentido.

    Escreva um comentário:


  • ninha77
    respondeu
    eu também digo às minhas que vão pensar na vida delas e naquilo que fizeram erradas

    As minhas ficam de castigo na casa de banho sentadas em cima do tampo da sanita, porque os quartos estão num andar separado. Normalmente é pouco tempo mais ou menos 2 -3 minutos.
    A mais pequenina aceita e fica, com a outras não resultava, agarrava-se às minhas pernas e vinha atrás de mim a chorar

    Escreva um comentário:


  • Sunflower
    respondeu
    Mas os vossos aceitam ficar de castigo?

    O meu é tão ruim e dá-lhe tão forte que nem pensar em enfiá-lo num quarto ou a um canto... quanto muito lá conseguimos que ele pense um bocadinho no que fez, mas é santado ao nosso lado e depois de lhe passar o vipe!

    Palmadas aqui por casa são evitadas ao máximo, pois ele nem as sente, principalemnte se estiver no meio de uma birra... dói-nos mais a nós do que a ele, portanto falámos e decidimos não aplicar! Ás vezes leva a palmada na altura certa, mas é mais quando entra na asneirada e nos desafia, raramente a meio de uma birra!

    Asneirada mor lá de casa que ficou para a história e lhe valeu uma palmada no rabo da mãe e outra do pai, e ainda outra no dia seguinte! Fazer desenhos no plasma de 47" com uma lapiseira fininha de ponta metálica! No dia a seguir repetiu a proeza em casa do tio com lápis de cera (mal o menos) mas levou outra palmada para aprender.
    Mas coitadinho depois fiquei a pensar no que ele me disse, e percebi a lógica dele. -"Não tinha bonecos o R. fez com o lápis" Tadinho fartou-se de chorar de sentido por nós termos ficado chateados com ele.
    Com o sem razão parece que já encaixou que não se fazem bonecos nas televisões.
    Ultima edição por Sunflower; 24-11-2011, 16:37.

    Escreva um comentário:


  • AMMMama
    respondeu
    Quando falam em castigo, a que se referem?

    No Colégio costumam dizer que fica a "pensar na vida" e em casa optámos pela mesma expressão. É afastado do que estava a fazer, normalmente da asneira, e fica sentado a pensar um bocadinho. 1 minuto no máximo - digo-lhe calmamente as asneira que ele fez, para pensar se é assim que se faz e pergunto se se vai portar bem.

    Às vezes resulta, outras vezes não sobretudo quando lhe dá um "vipe" maior, parece que nem ouve!

    Escreva um comentário:


  • isa.2009
    respondeu
    O meu está com 25 meses e começa a revelar-se um pequeno indio Tem momentos de explosão absoluta e aí não há muito a fazer porque é nos momentos em que nos reencontra (mãe ou pai) passadas várias horas de separação. Atira com tudo, corre desenfreadamente...
    Nas birras "porque sim ou porque não", procuro ser firme. Evito bater, só em situações que considero graves ou de risco, porque
    1º não gosto de bater e não quero ir por esse caminho, quero que perceba que as coisas têm gravidade diferente e assim serão tratadas;
    2º ele fica muito mais "tocado" perante a iminencia de um castigo;
    3º quando ele for mais crescido não lhe vou poder bater (ou vou depende) por isso é melhor arranjar desde já outro esquema

    Por enquanto o quetem funcionado é aninhar-me à altura dele olhá-lo nos olhos, dizer "olha a mamã" e falar em tom firme mas suave. Se não verga, vai para o castigo. 95% das vezes resulta.

    Escreva um comentário:


  • ninha77
    respondeu
    Nós somos a favor de uma palmada desde que bem colocada, não vejo mal nenhum

    Eu acho que quando eles eles são muito pequeninos a punição tem que ser dada na hora e tem que ser perceptível para eles, se uma criança com 1 ano e pouco começa a correr para ir para a estrada, ou resolve que está irritada e começa a puxar o cabelo a forma mais eficaz de a fazer parar e dela perceber que o que está a fazer é perigoso ou errado é uma palmadita
    Uma palmada na fralda, nada de nada muito agressivo mas o suficiente para os alertar.
    Claro que não é dar palmadas a torto e a direito, têm que ser raras e muito bem dadas senão a dada altura estão como a minha sobrinha que quando leva no rabo diz que não lhe doeu e continua a fazer o que estava a fazer

    Com as minhas funcionou sempre, não concordo com castigos que os humilhem e muito menos em deixar as criancinhas fazer o que querem, temos que mostrar quem é responsável e quem é que estabelece os limites. quando elas começam a ficar mais crescidas e a comunicar melhor verbalmente já começa a servir de alguma coisa o castigo ou o reforço positivo, mas antes disso acho que não há nada melhor do que uma palmada na fralda.

    Ah, lá em casa sem duvida que elas têm mais respeito ao meu marido Eu estou muito mais tempo com elas

    bjks

    Escreva um comentário:


  • AMMMama
    respondeu
    Sentirmo-nos culpadas dos ralhetes e eventuais palmadas...

    Sem dúvida que sim! Destesto ter que me envervar ou gritar com ele, dar-lhe uma palmada então deixa-me doente confesso! Mas ele tem vezes que se porta tão mal, tão mal, mas tão mal que não tenho outra solução.

    Ainda hoje de manhã foi terrivel! Acordou muito bem e disse-me que queria um carrinho que estava na sala - eu disse que primeiro nos iamos vestir depois iamos buscar o carrinho - pronto! Atirou-se para o chão, esperneou, atirou os brinquedos do quarto para o chão, um filme!
    Para comer a papa foi outro stress e para sair de casa então foi o caos! Claro que tive que lhe gritar umas tantas vezes, agarra-lo com força, deixá-lo a pensar na vida umas tantas vezes e chegar com 30m de atraso ao trabalho. É esgotante! Ainda agora o dia começou e sinto-me estourada!

    Rosinhas - como bem vês os abusos aqui em casa são comigo. Também é comigo que passa muito mais tempo. Ontem o pai chegou tarde esteve 1 hora com ele se tanto.

    Luisa78 - como te entendo quando dizes que ainda não aprendeste a lidar com as birras. Vejo-me também daqui a 3 anos a dizer isso.
    Estou a ver que o teu filho te testa ao limite e dizer que és má só demostra a "chantagem emocial" - ou fazes o que eu quero ou não gosto de ti. Essa birra já está num nivel superior Já falaste com Educadora do teu filho? Como é que ele se porta com o pai?

    Escreva um comentário:


  • sancha
    respondeu
    luisa 78,.
    cada mãe faz o k pode,na minha modesta opinião,não deves pedir desculpa pois ele tem k saber kem manda ( somos nós os grandes,....embora ás vezes não pareça..)a vida não é fácil para ninguém...andamos nesta vida de loucos e não temos " tempo" para quem devíamos, para não falarmos desta maldita crise em que andamos todos tipo malucos sem saber o k pensar / fazer..
    acho que agiste bem com firmeza e se continuares ele vai perceber a lógica até onde pode ir e a tua vida vai ser facilitada...se tiver k levar um estalo leva( eu sei k depois custa-nos mto a culpa)mas eu nunca peço desculpa por isso,com medo k ele eles pensam k é uma fraqueza minha..
    Esta manhã tinha eu a roupa para arrumar nas gavetas do mais velho e o pequeno chegou ao quarto e atirou-a ao chão...claro k ralhei com ele ele amuou e eu continuei com a minha vida ...passado pouco tempo veio pedir " culpa mãmã"..eles tem k entender k fazem mal...claro k depois deu-me um beijo e ficou td bem...

    Escreva um comentário:


  • luisa78
    respondeu
    AMMMama
    em relação à tua pergunta do porquê das birras..o q é q o míudo responde se eu lhe perguntar pq age assim:
    por vezes não responde, outras diz que tem vontade de fazer birra, ou porque não gosta de mim ou pq tá chateado cmigo...eu si lá.
    Hoje portou-se lindamente de manhã (têm sido de manhã os piores momentos dos dias). Cortou-se com a TV de manhã.
    Ainda tentou implicar um bocadinho com as calças (q já colocou inúmeras vezes, q são de fato de treino, superconfortáveis..enfim) e fez delas calções (tem este lindo hábito de arregaçar mangas e subir as pernas das calças até aos joelhos mesmo em pleno inverno, se lhe der um amoke enquanto veste.).
    Dps passou-lhe tudo ok.
    Agora à noite tudo correu bem até à hora de jantar.Deu-lhe outra e queria sentar-se noutro lugar da mesa. Não deixei começou a chorar e a querer na mesma sentar-se onde n devia. Peguei nele em peso, à força e sentei-o no lugar dele. Nesta cena acabei por magoá-lo sem querer pois ao espernear enquanto o mudava ele bateu com o joelho na mesa. Ainda berrou mais e "tu és má" etc. Pedi desculpa sem grandes remorsos e disse-lhe q n era essa a intenção etc. Dps acalmou. Passado uns segundos quis ir mexer no meu tmv e eu n deixei. disse pa ele o pousar e nada. Sei q começou a chorar e a fazer birra e ía tirar-lhe o tmv qdo o o gajo começa a rir feito parvo. Tirei-lhe o tmv e vi q ele sem querer tinha tirado uma foto a ele próprio a chorar. qdo viu a foto ele queria manter o ar de choro mas não aguentou o riso. Dps passou-lhe.
    Adorava poder dizer o mesmo q algumas mães aqui...mas infelizmente palmadas no rabo é o q não falta cá em casa quase dia sim, dia sim... (ainda não aprendi a lidar com birras e n sei se vou aprender)

    Escreva um comentário:

slot_bottomleaderboard_post

Collapse
Working...
X