Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

2 anos. Como lidar com as birras constantes?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • isa.2009
    respondeu
    Inserido Inicialmente por AMMMama Ver Mensagem

    Há dias que confesso, fico mesmo muito chateada! Felizmente fora de casa porta-se lindamente! Ainda não tive o episódio da birra no continente

    Ai continente, continente... Quem visse o rapaz a fugir sem olhar para trás, depois a espernear a mãe a não o conseguir segurar, ele a tentar bater-me e a agarrar-se aos meus cabelos. Que bom fim de compras!!! Alegrias da maternidade ;-)

    Escreva um comentário:


  • AMMMama
    respondeu
    [/QUOTE] PS: Ontem estive 45 minutos a convence-lo a tomar banho porque não fiz o trabalho de "preparação"... evitei uma birra, que tinha sido certa se o enfiasse à força na banheira, fui arrumando os quartos enquanto o convencia e a resistencia acabou quando acabei de arrumar roupas e camas e lhe disse que podiamos brincar com os tubarões (o que significa pôr um palmo de água na banheira), geralmente é duche e já está! Ontem perdi uma hora para o banho 45 minutos de preparação e 15 de banho, mas teria perdido muito mais se tivesse dado em birra! Claro que só pude fazer isto porque já tinha o jantar feito, mesa posta, e afins!!!

    Eu acho que nos falta tempo, acima de tudo eles precisam de tempo da nossa atenção e nem sempre lhes podemos dispensar todo o tempo que eles precisam.[/QUOTE]



    Estou a rir-me porque também já me vivi essa situação, mas para sair do carro depois de o ter ido buscar ao Colégio.
    Estive quse 30m para o convencer a entrar no elevador e a ir para casa. Ainda não entendi porque me faz isso! É inacreditável, todos os dias faz essa birra. Às vezes consigo distrai-lo, chega algum vizinho e a coisa vai, outras vezes vai em gritos pelo elevador acima, se tenho mais tempo tento convence-lo a ir para casa.

    Definitivamente se eu tivesse mais tempo e se me dedicasse exclusivamente ao meu filho evitaria imensas birras! Ontem só de me ver entrar na cozinha começou aos gritos! Ok entendi - quer atenção depois de um dia fora, mas quando não as entendo - atira-se para o chão e diz que não quer porque sim ou porque não, é complicado.

    Quais os argumentos que usam para os convencer? Sempre entendem as birras?

    Escreva um comentário:


  • Sunflower
    respondeu
    Sorte a das mamãs que só tiveram birrentos aos 4/5 anos... posso dizer que o meu qd começou a andar, entre os 12 e 13 meses virou "diabinho"! Tanto que eu agora acho que ele está bem melhor! Reduzimos em numero e aumentámos em intensidade... mas ao menos passámos de birras de hora a hora para 2/3 birras por semana! O facto de nos entender melhor e de se expressar ajuda muito e acho que isso é um ponto a favor dos que começam a fazer birras mais tarde!

    Há muitas birras que conseguimos evitar falando com ele, porque ele já entende perfeitamente... coisa que com 1 ano não acontecia!

    Concordo plenamente com a micaela24 e vai ao encontro de tudo o que penso sobre este tema!!! Há mesmo situações que eu sei que são dificeis para ele entender e gerir, portanto há que as evitar!

    PS: Ontem estive 45 minutos a convence-lo a tomar banho porque não fiz o trabalho de "preparação"... evitei uma birra, que tinha sido certa se o enfiasse à força na banheira, fui arrumando os quartos enquanto o convencia e a resistencia acabou quando acabei de arrumar roupas e camas e lhe disse que podiamos brincar com os tubarões (o que significa pôr um palmo de água na banheira), geralmente é duche e já está! Ontem perdi uma hora para o banho 45 minutos de preparação e 15 de banho, mas teria perdido muito mais se tivesse dado em birra! Claro que só pude fazer isto porque já tinha o jantar feito, mesa posta, e afins!!!

    Eu acho que nos falta tempo, acima de tudo eles precisam de tempo da nossa atenção e nem sempre lhes podemos dispensar todo o tempo que eles precisam.
    Ultima edição por Sunflower; 23-11-2011, 15:09.

    Escreva um comentário:


  • micaela24
    respondeu
    Eu não acho que distrair ou evitar as birras deseduca. Afinal, estamos a falar de crianças de 2 anos, não de 15. A minha é extremamente educada e não é por a distrair para comer a sopa que ela deixa de dizer obrigada quando lhe damos alguma coisa, por exemplo. Ela faz birras e sabe quando não tem razão, tanto que me chegou a dizer que estava triste com ela própria por se ter portado mal. Ela sabe que o que faz está errado mas pura e simplesmente está a aprender a gerir o que faz e o que sente e o que quer fazer. Daí eu achar que prefiro distraí-la com bonecos quando come a sopa do que pô-la numa situação que ela ainda não sabe gerir (não quer ceder e ficar quieta, tem fome mas ao mesmo tempo não morre de amores pela sopa, quer ver-me contente e comer a sopa mas ao mesmo tempo quer ver até onde pode ir ao dizer-me que não).

    Escreva um comentário:


  • Licas
    respondeu
    Inserido Inicialmente por luisa78 Ver Mensagem
    Pois, o meu não fazia birras aos 2, mas tem feito das piores depois dos 4 anos...vai fazer 5 e não melhora.
    É um puto impecável, independente, inteligente. Entende tudo e ne generalidade porta-s bem e é mto sociável com demonstrações de maturidade perante os outros. Mas qdo lhe dá o vipe.. OMG!! tirem-me deste filme.
    É a sociedade q põe os putos assim ou somos nós? Sou rígida por vezes tipo bruxa má da fita, outras consigo ignorar.
    Estou como há uns tempos..esgotada. Não suporto choraminguices e birras ou q me desobedeça ou q demore mto pa me obedecer...fico piursa, possuída. Já calhava bem q ele parasse com estas birras..ou um dia destes terei de tomar calmantes.
    Por momentos pensei que tinha escrito este texto!!!
    O Rodrigo igual...
    Só entrou na fase das birras depois dos 4 anos! Algo que na altura a educadora falou: "Esta na fase de mostrar posição.. vai passar"
    O certo é que já vamos fazer 6 anos em Janeiro.
    Agora na consulta dos 6 anos com o pediatra vou falar com ele.. preciso que me elucide.. tenho alturas que sinceramente nem o posso ver.. até parece mal dizer isto..mas é verdade.
    Chegamos a repetiras coisas 2 e 3 vezes.. só depois de um tom mais elevado é que ele liga ao que falamos..
    Melhores dias se esperam..

    Escreva um comentário:


  • AMMMama
    respondeu
    Olá a todas

    Estive atentamente a ler os v/ posts, obrigada

    Pois é, cada casa tem a sua dinâmica e cada uma de nós lida com as birras de diversa maneiras - a recompensa, a distração, o castigo etc etc.
    Creio que não há maneira mais acertadas que outras, ou esta é correcta esta não. Cada uma de nós tem uma linha de educação, que segue, e faz as coisas baseando-se nessa mesma linha. Claro que há atitudes que não se devem tomar e isso já todas experimentámos - gritar com eles por exemplo - ainda os deixa mais nervosos.

    Eu vou levando a birra com a maior tranquilidade que vou conseguindo. Há dias que confesso, fico mesmo muito chateada! Felizmente fora de casa porta-se lindamente! Ainda não tive o episódio da birra no continente

    AlimG- Estou com esperança que daqui a uns tempos ele comece a entender como já entende a tua filha.

    Luísa78 - pois o teu menino está na outra fase das birras. Ele já entende com 4/5 anos o que lhe dizemos. O que diz que tem ele? Quando lhe perguntas porque ele chora, que te responde?

    Escreva um comentário:


  • luisa78
    respondeu
    Pois, o meu não fazia birras aos 2, mas tem feito das piores depois dos 4 anos...vai fazer 5 e não melhora.
    É um puto impecável, independente, inteligente. Entende tudo e ne generalidade porta-s bem e é mto sociável com demonstrações de maturidade perante os outros. Mas qdo lhe dá o vipe.. OMG!! tirem-me deste filme.
    É a sociedade q põe os putos assim ou somos nós? Sou rígida por vezes tipo bruxa má da fita, outras consigo ignorar.
    Estou como há uns tempos..esgotada. Não suporto choraminguices e birras ou q me desobedeça ou q demore mto pa me obedecer...fico piursa, possuída. Já calhava bem q ele parasse com estas birras..ou um dia destes terei de tomar calmantes.

    Escreva um comentário:


  • AlimG
    respondeu
    Olá mais uma vez

    Como já disseram o que resulta com uns não resulta com outros, o meu filho não é muito birrento, mas é um pirata do pior. Eu acho que o melhor, nesta idade (2 anos) é, sempre que se conseguir, evitar as birras e os conflitos, porque depois da birra começar, nós não podemos ceder, eles ficam tristissimos e o dia torna-se pior para todos.

    Não falta muito para eles começarem a perceber melhor as coisas. A minha filha que está com 4 anos já é muito mais fácil, basta eu dizer-lhe que não lhe dou nada enquanto ela estiver a chorar e a coisa melhora, às vezes ainda me diz que não consegue parar de chorar, mas se é assim... paciência. Continua a fazer disparates, mas se eu falo com ela ela percebe que fez mal e pelo menos durante um bocadinho lembra-se. Já percebeu que mesmo nos dias de festa só pode comer gelado se comer a sopa toda; que smarties são coisas para comer 2 ou 3 de 15 em 15 dias; que quando vamos ao super mercado só há brinquedos se nós dissemos com antecedência que podia escolher uma coisa... e muitas outras coisas. Quanto ao pequenino é esperar e tentar levar as coisas da melhor forma.

    Escreva um comentário:


  • Rosinhas
    respondeu
    Inserido Inicialmente por SCGSLC Ver Mensagem
    Infelizmente não vêm com livro de instruções nem com botão de "off", não é?

    Também uso o sistema de consequência/recompensa e sei que há pessoas que não concordam com isso, mas resulta muitas das vezes e o dia-a-dia não permite que vivamos num mundo perfeito, há que vivê-lo o melhor possível.

    O evitar a birra também resulta cá em casa, mas é mais no sentido de ir avisando (faltam 5 minutos para o jantar/banho ... já estou a encher a banheira...), porque não concordo com a distracção (fazer macacadas), pois acho que não educam. Na prática, eles só não fazem a birra porque estão distraídos.
    Subscrevo tudo completamente!!!!!!!

    Com a minha filha também faço isso de merecer ou não algo. Não creio que seja suborno, mas que eles percebam que as acções têm consequências! E depois de começarmos o não não podemos voltar atrás (as vezes não é fácil)!

    Se faz uma birra no supermercado (fez me isso o mes passado) já não lhe posso comprar os ganchos que ela queria! Até lhe explico que tenho muita pena mas não posso dar prenda depois daquele atitude! (aqui entre nós foi pior a emenda que o soneto, a pequena birra transformou-se na birra do ano) mas tenho esperança que tenha ficado lá alguma coisa...

    Sim, vamos fazendo o melhor que sabemos e vamos vendo o que resulta em cada dinâmica familiar!

    Escreva um comentário:


  • MdeMãe
    respondeu
    Olá a todas!

    É verdade que por alguma razão nos países de língua inglesa/americana se chama a esta fase : "terrible twos". Eu acho graça ao termo mas um pouco injusta, na mh opinião. Não são terríveis, são incompreendidos. Ora pq querem explicar alguma coisa e nós n entendemos ora pq estamos a entender td mas n lhes queremos fazer a vontade pq n achamos apropriado/seguro. Eles têm razão para fazer birras! Nós tb fazemos e somos adultos, e há pessoas a amuar durante horas, pq é q eles n hão-de fazer as cenas deles?!

    O meu filhote tem 20 meses e n é de fazer mts birras mas qnd as faz, e fá-las mais em casa e comigo (thank God!), não é mt obstinado, passam depressa. Deixo-o no local onde está (tipo sala, quarto) sózinho e fica ali a "curtir" durante uns segundos, eu saio para outra divisória e ponho-me a falar sobre outra coisa qq, ele vem logo atrás de mim. Tipo: "olha tão giro o gombby na televisão"; ou "Anda cá fazer a comida para o Noddy". Acredito q uma boa distracção evita mts birras. Qnd sinto q ele está a preparar uma birra, no trocador qnd o visto depois do banho, digo logo q tenho ali uma coisa mt gira p ele brincar, e dou-lhe a chucha termómetro da avent ou outra coisa sem grande importância, mas falo como se fosse o objecto + divertido do mundo.

    Depois, o que resulta connosco n resulta c outras famílias, e isso é o mais importante. Não acho é q a distracção tenha a ver c falta de educação, discordando c a SCGSLC (sorry!), mas c o melhor método q cd mãe/pai aplica no dia-a-dia do seu filho e consequentes birras. Acho q educação n tem nada c isso, é a mh opinião, respeito a vossa! O q resulta p uns, n resulta p outros e vice versa. Eu prefiro 1000 vezes a distracção, n dando importância/relevância à birra do que uma palmada no rabo como 1º ou 2º recurso.

    Bjinhos

    Escreva um comentário:


  • SCGSLC
    respondeu
    Infelizmente não vêm com livro de instruções nem com botão de "off", não é?

    Também uso o sistema de consequência/recompensa e sei que há pessoas que não concordam com isso, mas resulta muitas das vezes e o dia-a-dia não permite que vivamos num mundo perfeito, há que vivê-lo o melhor possível.

    O evitar a birra também resulta cá em casa, mas é mais no sentido de ir avisando (faltam 5 minutos para o jantar/banho ... já estou a encher a banheira...), porque não concordo com a distracção (fazer macacadas), pois acho que não educam. Na prática, eles só não fazem a birra porque estão distraídos.

    Por fim, também raramente cedo (a não ser que eu mesma chegue à conclusão que fui injusta ou que estou a exigir demais para a idade dele). De resto, nunca cedo à birra, e normalmente perde um regalia qualquer (ver televisão, comer uma guloseima). A pior consequência, para o meu filho, é perder a história antes de dormir, pelo que guardo esta para grandes crises apenas.

    O segredo (quando, apesar de tudo, não conseguimos evitar a birra), é nós não stressarmos, caso contrário acabaremos por fazer algo de que nos vamos arrepender (gritar, bater...).

    Mas infelizmente não há receitas milagrosas...

    Escreva um comentário:


  • Sunflower
    respondeu
    Inserido Inicialmente por AMMMama Ver Mensagem
    Bem esta questão dos horários varia também de pessoa para pessoa! Lá está cada casa, é um mundo

    Não sou escrava de horários, mas infelizmente tenho que me reger por eles. No emprego costumo chegar entre 9:00/9:15 e não gosto de me atrasar mas se acontecer, paciência. Trabalhei numa empresa que às 9:00 tinha que estar sentada a trabalhar, se às 9:01 não estivesse era complico, felizmente saí

    Depois ainda tenho que contar com situações adversas, quem vive numa grande cidade tem trânsito e as deslocações por norma são maiores. Eu nem me posso queixar muito porque trabalho perto da minha casa e do colégio do meu filho, mas o meu marido demora 45 a 50m a chegar ao local de trabalho dentro da cidade. É nestas alturas que gostava de viver numa vila!

    Em relação ao pequenino é a mesma coisa no toca aos horários. Há horários mais ou menos estipulados, se se cumprirem melhor, se não se cumprir tenho que arranjar planos alternativos para que tudo corra bem
    Ao fim de semana não há horários! Às vezes dorme a sesta antes de almoço é conforme calha. Uma regra que temos é não o deixar dormir a sesta depois das 17:00, senão temos uma sessão nocturna até às 00:00 ou mais.
    Uiiii como eu sei o que isso é... mas lá em casa esse limite è 18:00h como máximo para acordar da sesta, para até às 22h ter tempo de se cansar novamente!

    E qd eles dormem pouco na sesta da escola e adormecem no caminho para casa, ou mesmo já em casa no sofá, já depois das 19h, sem banho, sem jantar sem nada! Quando ele era pequenino, era biberon a dormir e ia direitinho para a cama dormir o soninho da noite! Mas agora se ele dorme a esta hora acorda passada uma hora cheio de pica... e ninguem o deita antes das 23h/24h! Passo-me quando ele adormece nesta altura do dia!!!!!

    Escreva um comentário:


  • AMMMama
    respondeu
    Bem esta questão dos horários varia também de pessoa para pessoa! Lá está cada casa, é um mundo

    Não sou escrava de horários, mas infelizmente tenho que me reger por eles. No emprego costumo chegar entre 9:00/9:15 e não gosto de me atrasar mas se acontecer, paciência. Trabalhei numa empresa que às 9:00 tinha que estar sentada a trabalhar, se às 9:01 não estivesse era complico, felizmente saí

    Depois ainda tenho que contar com situações adversas, quem vive numa grande cidade tem trânsito e as deslocações por norma são maiores. Eu nem me posso queixar muito porque trabalho perto da minha casa e do colégio do meu filho, mas o meu marido demora 45 a 50m a chegar ao local de trabalho dentro da cidade. É nestas alturas que gostava de viver numa vila!

    Em relação ao pequenino é a mesma coisa no toca aos horários. Há horários mais ou menos estipulados, se se cumprirem melhor, se não se cumprir tenho que arranjar planos alternativos para que tudo corra bem
    Ao fim de semana não há horários! Às vezes dorme a sesta antes de almoço é conforme calha. Uma regra que temos é não o deixar dormir a sesta depois das 17:00, senão temos uma sessão nocturna até às 00:00 ou mais.

    Escreva um comentário:


  • Sunflower
    respondeu
    AlimG... horarios la em casa ao fim de semana nem existem... almoço ao 12:30h?!??!?! Para dormir a sesta ás 13h! A maior parte das vezes toma dois pequenos almoços, dorme a sesta no carro e almoça depois, lancha outra vez duas vezes e janta as 21h/21:30h... e conforme der jeito! Fim de semana é a desforra!!!

    Escreva um comentário:


  • AlimG
    respondeu
    Eu no geral até sou bastante desorganizada, as minhas colegas estão sempre a arrumar a minha mesa e o meu roupeiro parece uma tenda da feira de Carcavelos (das piores), mas no que diz respeito a horários, não consigo evitar sou mesmo compulsiva. Eu sou a única pessoa que conheço que põe o despertador para as 7.03. No meu primeiro emprego picava ponto e a hora de entrada era até às 9.30, um dia uma colega minha viu a minha folha de horas e ficou espantada, em 3 meses tinha entrado todos os dias entre as 8.54 e as 8.58.
    É inevitável, sou assim. Sou daquelas mães que fica preocupada se vamos a algum sítio almoçar por causa da hora da sesta, fazer o quê...

    Com os miudos tento relaxar, mas o que nos está no sangue não conseguimos evitar. Pode ser que com o tempo eles me mudem. O meu marido é o oposto, muito mais organizado, mas não tem horas para nada, tanto chega ao emprego às 8.00 como às 9.30, ora se levanta mais cedo do que eu ora mais tarde e chegar a casa ... já sei que não posso contar com ele para nada, mas conseguiu que eu descontraísse nalguns pormenores.

    Escreva um comentário:

slot_bottomleaderboard_post

Collapse
Working...
X