Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

2 anos. Como lidar com as birras constantes?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #61
    Olá,

    Eu tenho uma menina com 4 e um menino com 2 anos e 2 meses, não é costume haver birras à hora da refeição, mas também jantam cedo. Eu chego a casa entre as 18.45 e as 19, depois são banhos,fazer o jantar a correr, ou aquecer o que está feito e dar-lhes jantar. Sopa, depois carne ou peixe e fruta. O mais pequenino desde um ano que deixou de comer a carne ou peixa na sopa, a mais velha demorou mais tempo, foi por volta dos 18 meses.
    Às 20h está tudo despachado da cozinha, pronto para brincar um bocadinho. O pai chega entre as 20.30 e as 21.00 e já tem tudo limpinho e comidinho, é só brincar. Eu achei que eles não têm de esperar pelos horários do pai, porque por volta das 21.00, 21.10 o pequenino vai para a cama. A mais velha espera pelas 21.30, para que o mano já esteja a dormir, caso contrário temos galhofa no quarto até depois das 22.

    Nós só jantamos depois de estar tudo na cama. às 7.00 é hora de levantar e começar o dia.

    Aos fins-de-semana tudo muda, as refeições são conjuntas e os horários um pouco diferentes, mas de qualquer forma o mais pequenino por volta das 21.30 já está a pedir cama e à 7.00, já está acordado, mas eu perfiro ter de me levantar às 7.00 todos os fins de semana e não ter birras de sono às refeições. Com os meus funciona bem assim, mas cada casa é um mundo...

    Comentar


    • #62
      Inserido Inicialmente por AlimG Ver Mensagem
      Olá,

      Eu tenho uma menina com 4 e um menino com 2 anos e 2 meses, não é costume haver birras à hora da refeição, mas também jantam cedo. Eu chego a casa entre as 18.45 e as 19, depois são banhos,fazer o jantar a correr, ou aquecer o que está feito e dar-lhes jantar. Sopa, depois carne ou peixe e fruta. O mais pequenino desde um ano que deixou de comer a carne ou peixa na sopa, a mais velha demorou mais tempo, foi por volta dos 18 meses.
      Às 20h está tudo despachado da cozinha, pronto para brincar um bocadinho. O pai chega entre as 20.30 e as 21.00 e já tem tudo limpinho e comidinho, é só brincar. Eu achei que eles não têm de esperar pelos horários do pai, porque por volta das 21.00, 21.10 o pequenino vai para a cama. A mais velha espera pelas 21.30, para que o mano já esteja a dormir, caso contrário temos galhofa no quarto até depois das 22.

      Nós só jantamos depois de estar tudo na cama. às 7.00 é hora de levantar e começar o dia.

      Aos fins-de-semana tudo muda, as refeições são conjuntas e os horários um pouco diferentes, mas de qualquer forma o mais pequenino por volta das 21.30 já está a pedir cama e à 7.00, já está acordado, mas eu perfiro ter de me levantar às 7.00 todos os fins de semana e não ter birras de sono às refeições. Com os meus funciona bem assim, mas cada casa é um mundo...
      Olá!

      Definitivamente cada casa é um mundo

      Incrivel como consegues chegar a casa entre as 18:45 e 19:00 e às 20:00 teres os meninos jantados com banho tomado!

      Eu também o chego a casa a essa hora e antes das 20:00 não lhe consigo dar banho! Está sempre "mamã anda brincar anda brincar anda brincar" interrompo tudo mais de 1000 vezes! Se não brincar com ele tenho um birra de todo o tamanho e ainda atraso mais as coisas.


      Comentar


      • #63
        Inserido Inicialmente por AMMMama Ver Mensagem
        Olá!

        Definitivamente cada casa é um mundo

        Incrivel como consegues chegar a casa entre as 18:45 e 19:00 e às 20:00 teres os meninos jantados com banho tomado!

        Eu também o chego a casa a essa hora e antes das 20:00 não lhe consigo dar banho! Está sempre "mamã anda brincar anda brincar anda brincar" interrompo tudo mais de 1000 vezes! Se não brincar com ele tenho um birra de todo o tamanho e ainda atraso mais as coisas.
        Lá por casa é igual à tua... e tudo uma questão de rotinas! Tenho noção que me despacharia muito mais rapido se assim que entrasse em casa o pusesse dentro da banheira... mas não consigo!!! Ele quer é brincadeira ou ir relaxar uns 20/30 minutos para o sofá a ver desenhos animados... eu aproveito e vou avançando o jantar, para qd desco do banho estar tudo feito! Só com o banho, limpar e vestir levo eu uns 20/25 minutos! POrtanto e impossivel jantarmos antes das 20:30h

        Comentar


        • #64
          Inserido Inicialmente por AMMMama Ver Mensagem
          Olá!

          Definitivamente cada casa é um mundo

          Incrivel como consegues chegar a casa entre as 18:45 e 19:00 e às 20:00 teres os meninos jantados com banho tomado!

          Eu também o chego a casa a essa hora e antes das 20:00 não lhe consigo dar banho! Está sempre "mamã anda brincar anda brincar anda brincar" interrompo tudo mais de 1000 vezes! Se não brincar com ele tenho um birra de todo o tamanho e ainda atraso mais as coisas.
          Nem sempre foi assim, fui aperfeiçoando a técnica. Lembro-me à pouco mais de um ano, que enquanto eu dava banho à mais velha tinha o meu M. a chorar o tempo todo sentado na esperguiçadeira a olhar para nós, o meu estado de nervos e stress era tanto que só me apetecia chorar. Ele chorava, ela nem queria saber, quando ele começou a gatinhar passou a chorar agarrado às minha pernas, mas foi uma fase. Hoje chego a casa ligo a televisão no Panda e dou-lhe banho primeiro a ele, enquanto ela vê alguma coisa na televisão ou brinca no quarto. Depois vem ela para a banheira e ele fica a brincar e a fazer disparates, mas nada de grave.

          A sopa é feita ao fim-de-semana para a semana, muita carne ou peixe também e o arroz ou massa cozem enquanto eles comem a sopa. Batatas fritas nunca comem, puré só em dias que consigo chegar mais cedo e legumes cozidos ficam para o fim de semana (sei que na escola comem todos os dias). Sento-me no meio dos dois e tenho de dar a sopa ao mais novo, o resto come sózinho. Conto uma história, ou só contamos as colheres de sopaou então dizemos que uma é para a avó e outra para o pai e 95% das vezes resulta...

          Comentar


          • #65
            Inserido Inicialmente por AlimG Ver Mensagem
            Nem sempre foi assim, fui aperfeiçoando a técnica. Lembro-me à pouco mais de um ano, que enquanto eu dava banho à mais velha tinha o meu M. a chorar o tempo todo sentado na esperguiçadeira a olhar para nós, o meu estado de nervos e stress era tanto que só me apetecia chorar. Ele chorava, ela nem queria saber, quando ele começou a gatinhar passou a chorar agarrado às minha pernas, mas foi uma fase. Hoje chego a casa ligo a televisão no Panda e dou-lhe banho primeiro a ele, enquanto ela vê alguma coisa na televisão ou brinca no quarto. Depois vem ela para a banheira e ele fica a brincar e a fazer disparates, mas nada de grave.

            A sopa é feita ao fim-de-semana para a semana, muita carne ou peixe também e o arroz ou massa cozem enquanto eles comem a sopa. Batatas fritas nunca comem, puré só em dias que consigo chegar mais cedo e legumes cozidos ficam para o fim de semana (sei que na escola comem todos os dias). Sento-me no meio dos dois e tenho de dar a sopa ao mais novo, o resto come sózinho. Conto uma história, ou só contamos as colheres de sopaou então dizemos que uma é para a avó e outra para o pai e 95% das vezes resulta...

            Bem AlimG és mesmo super mulher É que eu só tenho um, não me imagino, para já, a fazer o que faço com 2!!!

            Pois a questão da organização é fundamental! Eu faço sopa de 3 em 3 dias, mais ou menos. A nossa e a dele, porque na dele ponho batata e na nossa não.
            Mas já sei que quando ele me vê com a panela da sopa da mão não me larga Opto assim por fazer a sopa na véspera e à noite, fica a cozer enquanto jantamos.

            O resto da comida é tudo muito simples, nada de coisas muito sofisticadas não tenho mesmo tempo e já acho que jantar por volta das 20h45/21h é tarde. Verduras é que acompanham sempre o nosso jantar. O Wook é fantástico com legumes frescos (não aprecio francamente aqueles pré-preparados) e relativamente rápido O mais pequeno adora!

            E passar a ferro? Conseguem com eles acordados?


            Comentar


            • #66
              Eu chego a casa pelas 18h30, mais ou menos. Estou um bocadinho com a piolha e ponho a sopa a fazer, se for caso disso. Muitas vezes como em casa dos meus pais mas ontem por exemplo fiz o jantar. Fiz a sopa dela no microondas e fiz frango e batatas assadas. Enquanto estava tudo a cozinhar em segurança, dei banho à piolha. Depois de vestida, passei a sopa e dei-lha ainda não eram 20 h... As comidas de forno dão um jeitaço nestas alturas.
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #67
                Organização ajuda mesmo muito

                Algumas vezes oriento menu semanal, não parece mas facilita. Porque assim à noite ou de manhã sei o que tenho de tirar do congelador para a refeição seguinte. Não perco tempo a ponderar nem a correr para comprar algum ingrediente que à última hora faça falta.

                Sopa faço para 2 ou 3 dias e tenho sempre algumas doses individuais congeladas para uma eventualidade. A ementa é sempre composta por pratos simples e rápidos.

                Ao chegar a casa o pequeno infante vai matar saudades das suas coisinhas enquanto adianto o jantar. Enquanto a comida se prepara dou-lhe banho, depois sopa, comidita, fruta e vai brincar mais um pouco. A esta hora é um bocadinho mais complicado porque eu tenho a mania de não poder ver a cozinha desarrumada e para ter tempo para brincar com o pequeno tenho mesmo de fazer tudo a correr. Ás 21h30 é hora de ir para o quarto para ver livros, cocegas e história para às 22h estar a dormir.

                Passar a ferro com ele acordado não é possível porque uma vez tentei e não saía das minhas pernas e das pernas da tábua de engomar. Não dá mesmo. Faço-o ao fim-de-semana ou à noite enquanto dorme.

                Gosto e tenho de ter tempo para ele, para brincar, falar, rir... Para ter isso não posso parar um minuto até à hora de dormir, mas já me habituei.

                Comentar


                • #68
                  Fundamental a organização, sem dúvida!

                  Isa tal como tu também oriento o menu semanal, sei de véspera o que vamos comer e se é necessário comprar alguma coisa antes. Vou todas as semanas ao Continente e oriento-me a partir daí

                  Também quando chego a casa a prioridade é o pequeno. Tento ter sempre tudo pronto para poder estar com ele, aliás já reparei que quando perco mais tempo na cozinha ele fica muito mais birrento e as coisas correm muito pior!

                  Também tenho comida congelada e é só fazer acompanhamento, outras vezes faço mas tudo de forma simples. Por acaso sopa nunca congelei... O meu marido está sempre a dizer que passo a vida a fazer sopa!

                  Micaela sem dúvida os assados são muito bons nestas alturas, tenho que pensar mais nisso Aceito sugestões de assados

                  Passar a ferro... pois com ele nem pensar! Até mesmo por questões de segurança é impossivel, até tenho medo só de pensar!
                  O meu método é simples: tenho roupa seca passo de imediato, não deixo juntar senão é a desgraça total. Faço máquinas de roupa todos os dias, se deixar juntar tudo ao fim de semana não fazia mais nada! Assim todas noites passo a máquina de roupa do dia anterior. 1 hora 1.5 hora e fica tudo pronto. Ah faço isto enquanto o marido arruma a cozinha já o pequeno está a dormir.

                  Assim organizada evito muito mais birras, acreditem!

                  E mais? Ideias de organização?


                  Comentar


                  • #69
                    Na minha casa não se passa roupa a ferro, só numa emergência... há muita roupa que diáriamente vai direitinha da corda ou da maquina de secar para as gavetas, "passadinha com as mãos"como as toalhas, pijamas, interiores e grande parte da roupa do miudo... a restante vai para a engomadoria 75 peças/mês -31,50€, que vão buscar a casa às 3ª e entregar às 5ª. Detesto passar a ferro e levo uma eternidade, portanto para mim são os 30€ mais bem gastos do mês.

                    Em compensação tenho 200m2 de casa e mais uns tantos de exterior para limpar!

                    Comentar


                    • #70
                      Olá, mais uma vez.

                      Eu tenho uma vantagem que pelos vistos a maioria de voces não tem. Tenho empregada, por isso limpar a casa e passar é ela que faz, o que liberta muito do meu tempo.

                      Quanto à organização de cada uma no final no dia, não existem métodos perfeitos. No meu caso, o facto de fazer sopa para toda a semana, o que acontece desde que separei a sopa do prato principal, faz com que os meus filhos cheguem a sexta-feira e já seja dificil comerem a sopa toda, estão fartos...
                      O meu filho adora broculos e a minha filha tomate, mas só ao fim-de-semana é que os comem em casa.

                      Mas são opções, cada um toma as suas, eu sou um pouquinho obsecada com horários e rotinas, já a minha mãe também é e provavelmente o que faço com os meus filhos também os vai tornar. Por isso se chega às 19.45 e eles ainda não estão sentados à mesa, começo a ficar em 'panico'. Começo a pensar que às 9.10 ele tem de se deitar e já não vamos ter tempo para brincar e como não o faço antes os meu pequeninos vão ficar com 'défice' de mãe, e que não tenho tempo para eles, etc, etc, etc...

                      Depois do meu pirata ir para a cama chega a hora da minha princesa, fazemos brincadeiras que não podemos fazer com ele acordado (porque ela está na fase de construir e ele na de destruir), tipo puzzles, legos, brincamos às professoras... temos momentos mais calmos. Nem sempre é perfeito, mas tenho conseguido manter um nível baixo de birras. Infelizmente não consigo manter sempre um nível baixo de choro, porque sempre que viro costas, ou ele lhe bate, ou puxa os cabelos, ou atira-se para cima dela, e nos útimos dias ela começou a optar por responder. Mas se não fosse assim também não tinha graça.

                      Comentar


                      • #71
                        Pois empregada e engomadoria, não tenho A empregada vai apenas de 15 em 15 dias para uma limpeza mais profunda e engomadoria infelizmente €€ torna-se complicado.

                        Não me importo de passar a ferro, claro que à noite em vez de estar sentadinha no sofá estou a passar, mas prefiro as folgas ao fim de semana

                        AlimG - a minha mãe costuma dizer-me que sou obcecada com horários e rotinas, mas estou a ver que encontrei alguém ainda mais que eu!!! A questão das horas à noite sou mais benevolente - às 20h o meu pequeno tem que tomar banho e entre as 20:30/45 tem que estar a comer, mas sou flexivel. Acredito que contigo seja mais complicados, afinal tens 2 crianças a chamar a tua atenção!

                        Quanto à restante organização sou mais obcecada no passar a ferro e na roupa suja As máquinas estão programas, por exemplo à 3ªf roupa preta, à 4ª roupa branca, à 5ªf toalhas etc etc e tenho que passar logo no dia em que fica seco senão entro em stress!

                        Sunflower - a única coisa que aprendi a não passar a ferro são os lençóis, toalhas e roupa inteirior, de resto passo tudo. As peças de roupa saiem muito amarrotadas da minha máquina de secar e não consigo deixar de as passar.

                        E os maridos nestas rotinas onde entram?


                        Comentar


                        • #72
                          Mamãs se me permitem a CARMEN fez aqui:
                          http://foruns.pinkblue.com/showthrea...para-crescidos...

                          um excelente post de como podemos nos reorganizar na confeçao de refeiçoes e n só,espreitem podem tirar algumas dicas.

                          e sim com 2 piolhos fazemos uma ginastica incrivel e depois de eles dormirem"ainda o dia vai a meio"
                          beijos a todas
                          Mãe babada de dois meninos

                          http://tudousado2.blogspot.com/

                          Comentar


                          • #73
                            AlimG embora ache que as rotinas são muito importantes principalmente para os miudos... nós lá em casa acabamos por as alterar muita vez, dado que nem sempre é garantido que sou eu a ir busca-lo e que chegamos a casa sempre à mesma hora! Desde que tenha as coisas minimamente organizadas, o dia a dia vai andando sem percalços! Não abdicamos das brincadeiras ao final do dia, em ultimo caso ele deita-se 20/30minutos mais tarde!

                            Realmente empregada dava muito jeito mas não dá mesmo para ter, se a casa não andar mais limpa anda mais suja... tb temos truques para a manter minimamente em condições! Os sapatos ficam imperativamente à porta, não se come nada fora da cozinha, etc! Não dá para ter tudo... compràmos casa nova há pouco tempo, ainda há muita mobilia para comprar e outro filho a caminho (os infantarios vão-nos levar uma boa fatia do orçamento - +/-800€)... por agora já me dou por muito contente por ter quem me passe a ferro, e o maridão ajuda muito nas limpezas!

                            Comentar


                            • #74
                              Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
                              AlimG embora ache que as rotinas são muito importantes principalmente para os miudos... nós lá em casa acabamos por as alterar muita vez, dado que nem sempre é garantido que sou eu a ir busca-lo e que chegamos a casa sempre à mesma hora! Desde que tenha as coisas minimamente organizadas, o dia a dia vai andando sem percalços! Não abdicamos das brincadeiras ao final do dia, em ultimo caso ele deita-se 20/30minutos mais tarde!

                              Realmente empregada dava muito jeito mas não dá mesmo para ter, se a casa não andar mais limpa anda mais suja... tb temos truques para a manter minimamente em condições! Os sapatos ficam imperativamente à porta, não se come nada fora da cozinha, etc! Não dá para ter tudo... compràmos casa nova há pouco tempo, ainda há muita mobilia para comprar e outro filho a caminho (os infantarios vão-nos levar uma boa fatia do orçamento - +/-800€)... por agora já me dou por muito contente por ter quem me passe a ferro, e o maridão ajuda muito nas limpezas!
                              Sunflower deste-me umas ideias!
                              Também temos a politica de andar de chinelos em casa e sapatos à porta! Tem que ser!

                              Não se comer fora da cozinha, no entanto vivendo num apartamento é mais complicado. Pelo menos tento que não coma fora da sala, senão as bolachas ficam em todo lado! Houve uma altura que até bolachas tinha na cama!


                              Comentar


                              • #75
                                Vocês são muito organizadas para mim

                                Eu tenho só 3 horários estipulados: ir buscar as minhas filhas sempre à mesma hora; jantar por volta das 20.00 e pô-las na cama às 21.30
                                O resto arranja-se, se me apetecer fazer menos ao fim de semana sobra para durante a semana, há semanas que tenho a roupa toda em ordem outras parece que passou lá um tornado. Sou um bocado desorganizada confesso, prefiro mil vezes ter tempo de qualidade com as minhas filhas do que andar stressada sobre se elas deixaram os sapatos no sitio certo ou se há migalhas no chão.
                                Mas tenho uma vantagem: uma manhã por semana tenho uma fada do lar a arrumar e limpar tudo

                                Beijinhos

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X