Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

2 anos. Como lidar com as birras constantes?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • 2 anos. Como lidar com as birras constantes?

    Queridas Mamãs

    Venho aqui pedir a V/ opinião, os V/ conselhos e a V/ partilha sobre este tema - Birras!

    O meu pequenino tem 2 anos e como já se sabe as birras fazem parte do nosso dia a dia. No entanto, por vezes há dias em que se torna verdadeiramente insuportável e confesso que tenho imensas dificuldades em lidar com a situação porque não sei como hei-de agir.

    Faz birras atrás de birras sobretudo em casa! Não se quer vestir, não quer tirar a fralda, não quer vestir o uniforme do Colégio, não se quer calçar, não quer tomar banho, não quer comer, não quer dormir etc etc. Quando digo birras são mesmo daquelas de se atirar para o chão rebolar e bater com os pés!

    Quando não há birras, é muita criança muito bem disposta,alegre e brincalhona. Há dias em que se "passa" completamente e há birras de manhã à noite!

    Ora a minha questão é: como agir? Muitas vezes opto por ignorar, às vezes resulta outras vezes não, mas se tenho mesmo pressa não posso esperar que lhe passe! Outras vezes envervo-me acabo por lhe dar 2 gritos e ele em gritos fica. Também temos o castigo, mas lá está só resulta quando temos tempo.

    Fico a aguardar os V/ testemunhos.

    Beijinhos a todas



  • #2
    UI... tens um topico "igualinho" a este colocado por mim há uns meses, aqui mesmo na pediatria!

    Conclusão?!?! É preciso muita, muita, muita paciência e bom senso... o resto varia com os nossos feitios e feitio deles! Não há receitas... temos de ir tentanto e vendo o que melhor resulta para cada criança e cada pai!

    Há dias em que temos tão pouca paciência e parece que eles conseguem acertar exactamente nesses dias!

    O que melhor resulta cá em casa, é evitar as birras, porque depois de começar uma temos grantidamente 30/45minutos de inferno. Evitamos mas não cedemos, fazemo-lo pensar que ele é que tomou a iniciativa... por exemplo a hora do banho lá em casa é por volta das 20h... às 19:15h começamos logo a dizer que daqui a pouco vamos tomar banho e vamos falando no assunto de tempos a tempos até chegar a hora, geralmente antes das 20h ele ou vem ter connosco já meio despido ou vem sem refilar quando o chamamos!

    Bom senso e muita Paciência, Beijinhos

    Comentar


    • #3
      Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
      UI... tens um topico "igualinho" a este colocado por mim há uns meses, aqui mesmo na pediatria!

      Conclusão?!?! É preciso muita, muita, muita paciência e bom senso... o resto varia com os nossos feitios e feitio deles! Não há receitas... temos de ir tentanto e vendo o que melhor resulta para cada criança e cada pai!

      Há dias em que temos tão pouca paciência e parece que eles conseguem acertar exactamente nesses dias!

      O que melhor resulta cá em casa, é evitar as birras, porque depois de começar uma temos grantidamente 30/45minutos de inferno. Evitamos mas não cedemos, fazemo-lo pensar que ele é que tomou a iniciativa... por exemplo a hora do banho lá em casa é por volta das 20h... às 19:15h começamos logo a dizer que daqui a pouco vamos tomar banho e vamos falando no assunto de tempos a tempos até chegar a hora, geralmente antes das 20h ele ou vem ter connosco já meio despido ou vem sem refilar quando o chamamos!

      Bom senso e muita Paciência, Beijinhos

      Sunflower

      Muito obrigada pela sugestão - Evitar as birras, mas não ceder, excelente conselho! Vamos ver se resulta cá em casa

      Mais sugestões?


      Comentar


      • #4
        Olá,
        eu sou um pouco suspeita pois a minha miuda não é muito de fazer birras. Só para teres uma ideia, no meu prédio estão mais três crianças da idade da minha e estou sempre a ouvi-las chorar. As mães, quando nos encontra-mos estão sempre a perguntar que nunca ouvem a B. chorar. Eu só digo "que bom". Mas já aconteceram algumas. A estratégia que nós temos é como a da sunflower, evitas as birras. Por exemplo, quando estamos perto do almoço ou jantar, nunca mostrar bolachas, ou outro tipo de guloseimas, eles querem e depois é um desastre se dizemos que não (pelo menos com a minha é), para se vestir, acordo-a bem cedo para ela estar desperta quando for na altura de a vestir e normalmente digo-lhe que temos que nos despachar, pois se a mãe chega atrasada o patrão vai ralhar com a mãe e depois a mãe fica triste e ela não quer que a mãe fique triste. Em relação a tomar banho podes sempre dizer que ele tem de tomar para te ensinar como se faz, pois tu esqueceste-te (eu brinco muito assim com a minha, e vamos dizendo "agora vamos molhar o cabelo, a seguir colocar o champoo, passas o champoo à mãe que a mãe não chega lá?! depois vamos vestir, está muito frio e depois ficamos doentes, bora lá vestir depressa senão vem aí uma constipação e apanha-nos, vamos fazer uma corrida até ao quarto para não nos apanhar) coisas deste género. O meu marido por vezes diz-me que eu sou tontinha de andar sempre a fazer estas macacadas, mas a verdade é que resulta imenso e eles tornam-se autonomos mais rapidamente e levam as coisas sérias, na brincadeira.

        Muita paciência e nunca ceder... lá em casa quando se diz não, é não! Normalmente quando eles se apercebem que mesmo chorando muito nós não cedemos eles acabam por acalmar.
        Beijinhos e boa sorte.
        Minha Filha, Minha Vida!

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por rosazul Ver Mensagem
          Olá,
          eu sou um pouco suspeita pois a minha miuda não é muito de fazer birras. Só para teres uma ideia, no meu prédio estão mais três crianças da idade da minha e estou sempre a ouvi-las chorar. As mães, quando nos encontra-mos estão sempre a perguntar que nunca ouvem a B. chorar. Eu só digo "que bom". Mas já aconteceram algumas. A estratégia que nós temos é como a da sunflower, evitas as birras. Por exemplo, quando estamos perto do almoço ou jantar, nunca mostrar bolachas, ou outro tipo de guloseimas, eles querem e depois é um desastre se dizemos que não (pelo menos com a minha é), para se vestir, acordo-a bem cedo para ela estar desperta quando for na altura de a vestir e normalmente digo-lhe que temos que nos despachar, pois se a mãe chega atrasada o patrão vai ralhar com a mãe e depois a mãe fica triste e ela não quer que a mãe fique triste. Em relação a tomar banho podes sempre dizer que ele tem de tomar para te ensinar como se faz, pois tu esqueceste-te (eu brinco muito assim com a minha, e vamos dizendo "agora vamos molhar o cabelo, a seguir colocar o champoo, passas o champoo à mãe que a mãe não chega lá?! depois vamos vestir, está muito frio e depois ficamos doentes, bora lá vestir depressa senão vem aí uma constipação e apanha-nos, vamos fazer uma corrida até ao quarto para não nos apanhar) coisas deste género. O meu marido por vezes diz-me que eu sou tontinha de andar sempre a fazer estas macacadas, mas a verdade é que resulta imenso e eles tornam-se autonomos mais rapidamente e levam as coisas sérias, na brincadeira.

          Muita paciência e nunca ceder... lá em casa quando se diz não, é não! Normalmente quando eles se apercebem que mesmo chorando muito nós não cedemos eles acabam por acalmar.
          Beijinhos e boa sorte.
          Eu costumo fazer o mesmo. A minha é teimosa e de algumas birras mas essa estratégia costuma resultar. Se não quer deixar a minha mãe sair (ela às vezes fica com os meus pais) eu digo-lhe que a avó tem de ir para a escola e digo-lhe para dizer para a minha mãe "ó avó, despacha-te, olha os teus meninos à espera", faço patetices de me enganar na cor do champô e coisas do genero. Se for brincadeira ela vem muito mais depressa e é mais fácil de se esquecer das birras.
          2 filhotes lindos

          Comentar


          • #6
            Pois, cá por casa tvb há cenas dessas... mas já percebi q qto mais me irrito pior... então tb opto pela macada ou por lhe explicar as coisas... normalmente resulta, mas às vezes nem assim e tem mm q ser com mta paciência.
            Força!! Bom senso e mtaaaaaaaaaaa paciência...


            Madrilhada: a minha querida Kellinha_1980 já com o seu merecido positivo e a minha doce Lanjos com o Guilherme nos braços!!

            Comentar


            • #7
              Bem estou já com algumas ideias!

              Rosazul grandes ideias que me deste! Obrigada. Vamos ver se resultam no meu pequeno terrorista.

              Uma coisa que experimentei hoje de manhã foi o seguinte: ele anda sempre com um carrinho, adora carrinhos. Estavamos a vestir e ele não quis lá se atirou para o chão. Eu disse: olha o carrinho vai embora assim, não queres brincar, a mamã fica com o carrinho"- Remédio santo! Passou a birra e vestimo-nos sem stress. É um pouco causa/ efeito não sei bem se é correcto.


              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por AMMMama Ver Mensagem
                Bem estou já com algumas ideias!

                Rosazul grandes ideias que me deste! Obrigada. Vamos ver se resultam no meu pequeno terrorista.

                Uma coisa que experimentei hoje de manhã foi o seguinte: ele anda sempre com um carrinho, adora carrinhos. Estavamos a vestir e ele não quis lá se atirou para o chão. Eu disse: olha o carrinho vai embora assim, não queres brincar, a mamã fica com o carrinho"- Remédio santo! Passou a birra e vestimo-nos sem stress. É um pouco causa/ efeito não sei bem se é correcto.
                Quando as birras são feias uso a mesma técnica. Quero lá saber se é correcto, resulta, fico contente.
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por AMMMama Ver Mensagem
                  Bem estou já com algumas ideias!

                  Rosazul grandes ideias que me deste! Obrigada. Vamos ver se resultam no meu pequeno terrorista.

                  Uma coisa que experimentei hoje de manhã foi o seguinte: ele anda sempre com um carrinho, adora carrinhos. Estavamos a vestir e ele não quis lá se atirou para o chão. Eu disse: olha o carrinho vai embora assim, não queres brincar, a mamã fica com o carrinho"- Remédio santo! Passou a birra e vestimo-nos sem stress. É um pouco causa/ efeito não sei bem se é correcto.
                  O meu marido chama-lhe suborno, eu chamo-lhe recompensa e já é um pouco adoptado pelos dois quando estamos em dias "dificeis"... é que o meu piratinha não tem um feitio nada fácil!
                  Por exemplo a birra de não querer comer... qd vejo que ele começa a entrar por ai, digo-lhe logo que temos de comer tudo depressa que a sobremesa é um suissinho, uma gelatina ou um quadradinho de chocolate... às vezes até ponho logo em cima da mesa para ele ver... e marcha tudo num instante sem birras... isso porque já percebeu que só come mesmo a sobremesa se comer tudo (mas já passamos pela fase em que tivemos birra na mesma porque a sobremesa voltou para o frigorifico porque sua excelencia tentou a sorte de não comer na mesma a sopa e o prato).

                  Comentar


                  • #10
                    Miacela24 - exacto, pode não ser correcto mas resulta certo?

                    Sunflower - boa ideia a do Suissinho! Vamos chamar-lhe recompensa E resulta muito bem!
                    O meu para comer não faz birra, por norma é preciso mandá-lo parar de comer. Iniciar a refeição é que é mais complicado, porque não quer o babete X e quer o Y, justamente o que está sujo, ou porque não quer que seja eu a dar a sopa, quer que seja o pai que está ocupado no momento, este tipo de coisas.

                    Com as v/ ideias e sugestões confesso me sinto mais tranquila! Acho que percebi como lidar com a situação sem stressar. Obrigada!

                    Aceito mais ideias!

                    Beijinhos


                    Comentar


                    • #11
                      Eu descobri um truque infalivel, mas não contes a ninguém que a SS ainda é capaz de me vir tirar a criança. O meu é igualzinho, birras por tudo e por nada.
                      Começou tudo por acaso numa brincadeira na casa da minha mãe, eu estava na tanga com a minha irmã e apareci-lhe com a mascara do scream ( o filme) o meu filho estava com ela na cozinha e ficou aterrorizado, não saiu do meu colo por mais de 1hora, a partir daí começei a dizer que era o mau, e batia às escondidas numa porta ou assim e fazia uuuuuh! sem ele notar, te garanto que quando a birra começa e eu faço o barulho, a birra passa logo, nem é preciso mostrar mascara nenhuma, é só dizer olha o mau e tá feito, de vez em quando lá tenho de mostrar a mascara porque ele lá se esquece, mas depois de lhe reavivar a memoria, fica pianinho. Eu sei que isso não se faz, mas olha é o que resulta, não tenho orgulho mas dá-me mt jeito principalmente nos dias que estou atrasada e ele lembra-se de fazer o espetaculo porque não se quer vestir, ou porque a camisola não tem o mickey....
                      Lógico que não uso o trunfo por tudo e por nada, mas nas vezes que dá mm muito jeito não hesito. Boa sorte

                      Editei só para dizer que a tecnica do soborno não funciona com o meu, mm a avó com a historia do dá-me um beijinho que eu dou X, não adianta não quer dar não dá, se ele faz birra e eu digo vou te tirar isso, ele só diz não e continua na birra, se lhe tiro ele berra na mm, cada criança tem a sua panca, temos é de tentar lhe dar a volta.
                      Ultima edição por tábita; 09-11-2011, 14:17.




                      Madrinha querida Caty80
                      Madrilhada fofucha Julit

                      Comentar


                      • #12
                        Desculpa, tábita, mas seria incapaz de usar o teu método. A minha filha já tem pesadelos pelas coisas mais ridículas, nem pensar em usar uma coisa dessas para a fazer parar uma birra. Ela já se queixa dos maus que vêm fazer isto e aquilo e eu tento sempre tirar-lhe esse medo. Eu em miúda tinha pesadelos horríveis e sonambulismo pelo pavor que tinha da minha professora.
                        2 filhotes lindos

                        Comentar


                        • #13
                          Até agora nesse sentido tem corrido bem, adormece sozinho e se acorda de noite volta a adormecer e não tem medo nenhum do escuro, se vai brincar para o bidé apago-lhe a luz senão molha-se todo e ele lá continua, às escuras :/ para já pelo menos, não tenho esse problema. Acho que depende das crianças, se tivesse a tua filha por exemplo não dava para fazer isto, mas com o terrorista cá de casa funciona bem sem consequencias.




                          Madrinha querida Caty80
                          Madrilhada fofucha Julit

                          Comentar


                          • #14
                            Olá felizmente lá por casa não tem hábito de fazer birras ,mas quando as há tenho 2 hipóteses, ignoro o k fazem ou " keres k a mãe se zangue contigo ?" costuma resultar lol, eles detestam k eu me zangue...porém noto k resulta melhor com o mais velho( k é um paz de alma..quando nãolhe dá akeles vipes....) do k com o mais novo k está nakela fazer de me fazer frente...esse é mais complicado mas tb não faz grandes birras...é o k me vale!Ufa

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por tábita Ver Mensagem
                              Até agora nesse sentido tem corrido bem, adormece sozinho e se acorda de noite volta a adormecer e não tem medo nenhum do escuro, se vai brincar para o bidé apago-lhe a luz senão molha-se todo e ele lá continua, às escuras :/ para já pelo menos, não tenho esse problema. Acho que depende das crianças, se tivesse a tua filha por exemplo não dava para fazer isto, mas com o terrorista cá de casa funciona bem sem consequencias.
                              Deve ser mesmo feitio. A minha até medo das moscas ganhou, com a mania que a minha sogra tem de as enxotar. Tive de andar a convencê-la de que as moscas são só uns bichitos.
                              2 filhotes lindos

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X