Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

2 anos. Como lidar com as birras constantes?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Olá meninas.

    Gostei de todas as vossas sugestões e "truques", mas desculpem já esta indiscrição, nós não temos "tempo" para aturar as birras dos miúdos e por que é que eles têm que ter "tempo" de aturar as nossas.?!?!?!?!?!

    Muitas vezes, somos nós pais que não temos nem "tempo" de dinheiro, nem "tempo" de paciência nem mesmo "tempo" de tempo, pois o que nos falta mais é "tempo" interior, de mente e espírito.

    Gosto muito de fazer meditação, tenho um nível de tom de voz que dificilmente altero e tenho esta postura "ou ouves ou não repito", mas quando passo-me, como todos os pais, passo-me, mas aviso-o primeiro e ele lá se acalma. Normalmente peço a ele que escute a minha voz (num tom mais elevado do que o normal) e cada vez que ele pára para ouvi-la falo mais baixo e ele é obrigado a ficar mais tempo calado para ouvir o que tenho para dizer. Seguidamente peço-lhe para respirar fundo e com calma e ele lá se vai acalmando. As crianças têm que aprender a superar as frustações do dia-a-dia, pois só assim conseguirão superá-las quando forem maiores e com maiores desafios.

    Em relação às escolhas, dou 2 ou 3 opções e ele tem que escolher, e com isso aprender a aceitar as consequências de tal opção. Como por exemplo, um dia de chuva o menino quis levar uns sapatos de verão para a escola, consequência: molhou os pés, ficou com frio. Não pensem já mal de mim, LOL não sou assim tão inflexível, claro que levei uns ténis para a escola que posteriormente que foram calçados. Agora, remédio santo, assim que digo que é roupa de verão e ele diz logo que não quer ficar com frio.

    Bom meninas como todas referiram o bom senso e a paciência é o melhor recurso.

    Bjos grandes para todas e para os vossos pimpolhos.

    Ana

    Comentar


    • #17
      Ana Piloto - Muito obrigada pela tua resposta. Gostaria de muitas vezes manter a tua calma e ter o tom de voz constante, mas a verdade é que muitas vezes com aquelas birras que passam todos os limite, não consigo! Já de mim sou um pouco electrica por natureza, o miúdo acaba por ter este meu gene a duplicar Mas sim aprendi mais a ter calma e a não me alterar muito porque ele percebe de imediato.
      Que idade tem o teu pequenino? O meu para já com a roupa ainda não faz grandes birras, vamos ver...

      Tábita - pois, a tua técnica com o teu pequenino resulta! Lá está cada mamã acaba por ter o método para o seu pequeno. Eu teria também um pouco de receio em utilizá-la, ele para já não tem grandes medos, mas nunca se sabe...
      No nosso tempo dizia-se: "vem aí o policia ou o homem do saco para te levarem se te portas mal" tu tens um método semelhante mas com figurino mais actual

      Sancha - poucas birras lá em casa? Nem sabes a sorte que tens!!!! Ontem eu estive 20m para tentar que ele saisse do carro, 10m para tentar que ele entrasse no elevador! Até no chão da garagem rebolou! Que dose de paciência!


      Comentar


      • #18
        A questão do "tempo" quando está na hora de sair de casa para apanhar os transportes, entrar no emprego ou outra actividade com hora marcada, pode não ser assim fácil.

        O meu não faz grandes birras, quando faz distraio-o com "está um gato ali vamos ver", "olha um cão tão grande, assim a chorar não vais ver" ou então canto e brinco enquanto ele esperneia. Nas birras mais sérias deixo-o no local onde está (em casa), passados uns minutos vou busca-lo e já passou. Mas sei que o meu filho é um menino habitualmente fácil.

        Acho que omelhor é paciência (se gritarmos mais choram, mais stress demonstram e pior fica) e alguma astúcia (por exemplo dar-lhes as "opções" que queremos). Mas uma coisa que acho importante é firmeza. Procurarmos ser serenos mas firmes, porque eles são pequenitos mas percebem muito bem as coisas e a forma de nos dar a volta.

        Agora quando é preciso zangarmo-nos, zangamos e pronto. Não somos de ferro e uma vez não são vezes.

        Em relação á mama que usa a máscara eu não o conseguiria fazer, porque ele tem pavor a máscaras e porque na idade em que está (2 anos) já tem sonhos maus.

        Comentar


        • #19
          O mal é que quando temos tempo até há paciencia, quando já estamos mais em cima da hora é mais complicado conseguir manter a calma.
          Ainda ontem chegou a casa e berrou mais de 20 min, não sei porquê!!! estava em cima da cama aos berros perguntei milhentas coisas e nada :/ deixei-o chorar e fiquei a olhar para ele,depos peguei-o ao colo enquanto esperneava e manti sempre a calma, nem elevei o tom de voz, ao fim de 20 min cedi e disse vamos tomar banho? pronto passou!!!!
          O mal é que nem sempre posso dizer vamos tomar banho, e não sou apologista de dizer vamos tomar banho e depois nãolho dar porque sei que ele gosta muito.
          Quanto à mascara, não fiquem com pena dele, às vezes pergunto-lhe só se quer ir ao mau, e ele diz logo que sim e pega-me pela mão para irmos ao mau :/ acho que tem mais respeito que receio da mascara, a 1ª vez que a viu é que foi a pior, depois dessa vez, a unica coisa que faz quando vê a mascara é vir para a minha beira, e 2 min depois já me larga para ir à vida dele.
          No halloween viu mascaras que até a mim assustavam e ele nem uma nem duas, só não queria que mexessem com ele.

          Tipo isto:




          Madrinha querida Caty80
          Madrilhada fofucha Julit

          Comentar


          • #20
            Olá!

            As birras são normais e fazem parte do crescimento de todas as crianças.
            A minha filha mais velha nunca foi de grandes birras, foi sempre uma criança que se conseguia levar bem, mas a mais nova.... até quando era bebé se ela passasse o limite da paciência ou do sono chorava desconsolada às meias horas por volta dos 12-18 meses mandava-se para o chão, gritava e mandava para o chão tudo o que tivesse à mão.

            Melhorou à medida que foi adquirindo a capacidade de comunicar e aprendemos a anteceder as birras.
            Quando ela começa a ficar muito irritada tentamos distraí-la ou mudar o registo da conversa

            Em relação à roupa ela tentou mas eu tenho 2 para vestir de manhã e não posso ceder, veste o que eu ponho de lado e acabou, posso negociar alguma coisa se ela sentir que está apertada (que ela detesta). Geralmente só as visto mesmo 5 ou 10 minutos antes de sairmos de casa para evitar grande margem de manobras

            E paciência, montes e montes de paciência, quanto mais atenção damos às birras e quanto mais eles vêem que cedemos pior é

            Comentar


            • #21
              Inserido Inicialmente por tábita Ver Mensagem
              O mal é que quando temos tempo até há paciencia, quando já estamos mais em cima da hora é mais complicado conseguir manter a calma.
              Ainda ontem chegou a casa e berrou mais de 20 min, não sei porquê!!! estava em cima da cama aos berros perguntei milhentas coisas e nada :/ deixei-o chorar e fiquei a olhar para ele,depos peguei-o ao colo enquanto esperneava e manti sempre a calma, nem elevei o tom de voz, ao fim de 20 min cedi e disse vamos tomar banho? pronto passou!!!!
              O mal é que nem sempre posso dizer vamos tomar banho, e não sou apologista de dizer vamos tomar banho e depois nãolho dar porque sei que ele gosta muito.
              Quanto à mascara, não fiquem com pena dele, às vezes pergunto-lhe só se quer ir ao mau, e ele diz logo que sim e pega-me pela mão para irmos ao mau :/ acho que tem mais respeito que receio da mascara, a 1ª vez que a viu é que foi a pior, depois dessa vez, a unica coisa que faz quando vê a mascara é vir para a minha beira, e 2 min depois já me larga para ir à vida dele.
              No halloween viu mascaras que até a mim assustavam e ele nem uma nem duas, só não queria que mexessem com ele.

              Tipo isto:
              Tu és a mãe e tu conheces melhor que ninguém o teu filho. Eu só acho que não há necessidade nenhuma de criarmos ou mantermos mais medos do que aqueles que eles já têm. E posso dizer que a minha filha gostava muito de ver a dinossaura Doroteia e tinha pesadelos com ela de noite. PAra já, a minha filha é pequenina, só tem 2 anos e meio, e tenciono preservar a imaginação dela. Ela deve ser a única criança que conheço que não vê filmes da Disney, por exemplo. Impressiona-se com a cena da floresta na Branca de Neve, por exemplo. Eles têm tempo de se assustar a sério.
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #22
                Mamãs

                Tenho lido atentamente todos os v/ testemunhos e tenho mais uma pergunta para vocês - como se evita uma birra?

                A minha pergunta surge mediante o comportamente do meu pequeno. O meu filho faz sempre birra de manhã, ou porque não quer mudar a fralda, ou porque não se quer vestir, ou porque não se quer calçar. Isto eu não posso evitar!

                Como evitam estes tipo de birra? Não tenho mesmo maneira, porque ele tem mesmo que fazer isto. Tenho é que encontrar estratégias de contornar a situação de maneira a que não seja muito complicado vesti-lo, calça-lo penteá-lo etc.

                Opiniões? Como evitam birras?


                Comentar


                • #23
                  Acima de tudo temos de ter tempo, se isso implicar a perca de meia hora de sono nossa e deles que assim seja! Porque por vezes para se evitar birras é preciso tempo!

                  Se vês que ele vai começar, tentas ir por outro caminho! Não quer mudar a fralda?!? Veste-lhe a camisola primeiro e a seguir muda-lhe a fralda! Tenta que ele não esteja muito focado no que lhe estas a fazer, tenta entrete-lo com um livro um brinquedo, etc! Por exemplo o meu teve uma fase em que so vestia o casaco e calçava os sapatos sem birra se estivesse entretido a tentar abrir o carro com o comando.

                  Pede-lhe para ele te ajudar, que eles nessa idade gostam muito, do tipo pede-lhe para te segurar na mala enquanto tu lhe vestes o casaco... dá o dobro do trabalho a vestir, mas não há birra porque ele se sente util e nem sequer esta a pensar no casaco que lhe estas a vestir...

                  Não quer lavar os dentes!?!? Mas quem te disse que iamos lavar os dentes?!?! Vamos lavar a lingua! Ele acha um piadão, faz "cochegas" e no meia das escovadelas de lingua os dentes vão indo também! E sem birra!

                  Acho que dá para entender a ideia!

                  PS: Por exemplo o meu ontem de manhã foi integralmente vestido de pé enquanto seleccionava todas as letras verdes e as colava no quadro magnético, qd acabou de colar as ultima letra verde, estava o pai a penteá-lo.
                  Ultima edição por Sunflower; 10-11-2011, 16:37.

                  Comentar


                  • #24
                    Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
                    Acima de tudo temos de ter tempo, se isso implicar a perca de meia hora de sono nossa e deles que assim seja! Porque por vezes para se evitar birras é preciso tempo!

                    Se vês que ele vai começar, tentas ir por outro caminho! Não quer mudar a fralda?!? Veste-lhe a camisola primeiro e a seguir muda-lhe a fralda! Tenta que ele não esteja muito focado no que lhe estas a fazer, tenta entrete-lo com um livro um brinquedo, etc! Por exemplo o meu teve uma fase em que so vestia o casaco e calçava os sapatos sem birra se estivesse entretido a tentar abrir o carro com o comando.

                    Pede-lhe para ele te ajudar, que eles nessa idade gostam muito, do tipo pede-lhe para te segurar na mala enquanto tu lhe vestes o casaco... dá o dobro do trabalho a vestir, mas não há birra porque ele se sente util e nem sequer esta a pensar no casaco que lhe estas a vestir...

                    Não quer lavar os dentes!?!? Mas quem te disse que iamos lavar os dentes?!?! Vamos lavar a lingua! Ele acha um piadão, faz "cochegas" e no meia das escovadelas de lingua os dentes vão indo também! E sem birra!

                    Acho que dá para entender a ideia!

                    PS: Por exemplo o meu ontem de manhã foi integralmente vestido de pé enquanto seleccionava todas as letras verdes e as colava no quadro magnético, qd acabou de colar as ultima letra verde, estava o pai a penteá-lo.

                    Sunflower

                    Muito obrigada! Grandes sugestões! Já aplico algumas, mas não há nada melhor que outras experiencias também.

                    Beijinhos e obrigada.


                    Comentar


                    • #25
                      Eu evito as birras da mesma forma: Não queres comer? mas não vamos comer, vamos só sentar na cadeira. Não queres vestir as calças? Vamos vestir as meias para ir à rua passear... e por aí fora. Se puder distraí-la poupo muita chatice.
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #26
                        Só para terem uma ideia, a minha diz que não gosta de diospiro. Se digo que lhe vou dar diospiro, berra desalmadamente. Eu digo "diospiro? não, achas que te dava diospiro? é fruta". Ela come passado com a varinha e adora, lambe-se toda. A técnica da sopa é diferente. Se anda sem comer bem a sopa, faço sopa com um pouco de beterraba. Fica cor-de-rosa e passa a ser comida de princesas. Come tudinho
                        2 filhotes lindos

                        Comentar


                        • #27
                          Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                          Só para terem uma ideia, a minha diz que não gosta de diospiro. Se digo que lhe vou dar diospiro, berra desalmadamente. Eu digo "diospiro? não, achas que te dava diospiro? é fruta". Ela come passado com a varinha e adora, lambe-se toda. A técnica da sopa é diferente. Se anda sem comer bem a sopa, faço sopa com um pouco de beterraba. Fica cor-de-rosa e passa a ser comida de princesas. Come tudinho
                          Essa da sopa de princesas é muito boa! Já tinhas falado nela noutro tópico! Será que algum truque para a sopa ficar azul?!?! Se bem que o meu cor de rosa acho que tb ia achar piada! Quando estiver com o amuo de sopa vou tentar essa da beterraba.

                          Comentar


                          • #28
                            Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
                            Essa da sopa de princesas é muito boa! Já tinhas falado nela noutro tópico! Será que algum truque para a sopa ficar azul?!?! Se bem que o meu cor de rosa acho que tb ia achar piada! Quando estiver com o amuo de sopa vou tentar essa da beterraba.
                            Só se for corante Há dias fiz sopa de bróculos com abóbora mais branca. Depois de cozinhada, juntei uns cubos de beterraba que tenho sempre pré-cozinhados e congelados (e que descongelei enquanto a sopa cozia). Ficou tão, mas tão bonita que até eu tive vontade de comer. Giro foi numa festa de anos dar sopa com aquela cor, estava tudo a olhar com cara de caso...
                            2 filhotes lindos

                            Comentar


                            • #29
                              Eu tento evitar as birras previsiveis com brincadeiras ( nem sempre resulta é certo, mas as vezes pega) por exemplo na hora de calçar os sapatos, digo que são os sapatos do Lucas (o primo) entre uma palavra e outra vou fazendo cocegas e dando um cotonete para ele limpar os dedos! ( deve ser de me ver a pintar as unhas que uso o cotonete p tirar os exessos) na hora de vestir mostro os bonecos na camisola, mais umas cocegas e vamos vestir o patinho ou mickey, na hora da comida, vamos ver o pingu ( desenhos animados) fixa os olhos na tv e fica hipnotizado, não quer sentar à mesa connosco? a mãe vai dar batatas ( cereais de pacote) se quer sumo meto um bocadinho até tingir a agua ele fica todo contente. Se começa a querer ir para a rua, vou até à porta finjo que faço muita força mas a porta não abre e digo ah! não dá.
                              As vezes resulta, outras não e dependendo da birra vou eu ou o pai, na hora de vestir depois do banho tem de ir o pai, veste-se todo contente, na hora da comida só eu lhe dou a volta, ah! uma infalivel na muda da fralda, são cocegas nos pés e cheirar e fazer má cara e dizer uuui! cheira mal. É preciso é tempo e colaboração da parte deles que nem sempre estão para isso...




                              Madrinha querida Caty80
                              Madrilhada fofucha Julit

                              Comentar


                              • #30
                                Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                                Tu és a mãe e tu conheces melhor que ninguém o teu filho. Eu só acho que não há necessidade nenhuma de criarmos ou mantermos mais medos do que aqueles que eles já têm. E posso dizer que a minha filha gostava muito de ver a dinossaura Doroteia e tinha pesadelos com ela de noite. PAra já, a minha filha é pequenina, só tem 2 anos e meio, e tenciono preservar a imaginação dela. Ela deve ser a única criança que conheço que não vê filmes da Disney, por exemplo. Impressiona-se com a cena da floresta na Branca de Neve, por exemplo. Eles têm tempo de se assustar a sério.
                                Fogo coitadinha aconteceu alguma coisa para ela ter esse comportamento? já falaste com a pedi? nunca ouvi nenhum caso assim, eu até pensei que os medos só começavam por volta dos 4, 5 anos...




                                Madrinha querida Caty80
                                Madrilhada fofucha Julit

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X