Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

2 anos. Como lidar com as birras constantes?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    Eu acho que há duas birras: as birras de "estou a fazer uma coisa muito mais interessante e não me apetece ir comer sopa ou seja lá o que for" e as birras de testar a ver quando a mãe se passa dos carretos. As últimas são as mais difíceis mas com jeito a coisa leva-se. Este fim de semana por exemplo fomos a uma festa de anos com demasiada gente e pouco espaço. Nem tentei dar a sopa à Leonor sem a conseguir acalmar. Depois de ela ter andado aos saltos na cama da madrinha e de ter ficado bem cansada, dei-lhe a sopa nas calmas.
    2 filhotes lindos

    Comentar


    • #47
      Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
      Eu acho que há duas birras: as birras de "estou a fazer uma coisa muito mais interessante e não me apetece ir comer sopa ou seja lá o que for" e as birras de testar a ver quando a mãe se passa dos carretos. As últimas são as mais difíceis mas com jeito a coisa leva-se. Este fim de semana por exemplo fomos a uma festa de anos com demasiada gente e pouco espaço. Nem tentei dar a sopa à Leonor sem a conseguir acalmar. Depois de ela ter andado aos saltos na cama da madrinha e de ter ficado bem cansada, dei-lhe a sopa nas calmas.
      Qual quê... o meu fora de casa só como comida, iogurtes e pacotes de sumo ou leite! ... alguma vez eu neste momento me arriscava a dar-lhe sopa fora de casa (excepto casa dos avós e tios... essas já estão batidas, não há novidades)... há coisas muito mais importantes para fazer! Ai está o que eu chamo de evitar uma birra!

      Comentar


      • #48
        O meu fez 2 refeições seguidas sem sopa (jantar e almoço dia seguinte). Não fiz drama mas com cara séria disse-lhe "não queres agora tudo bem, mas logo vais comer a bem ou a mãe mete pela goela abaixo, entendido?" (ups!). O engraçado é que ao fim do dia passamos de fugida na casa do meu irmão e ele vai pedir sopa (!!!!) e come. Mãe toma e embrulha!

        Comentar


        • #49
          O meu relativamente a comer não me posso queixar. Nas festas tenho que estar atenta para ele parar de comer Ainda este fim de semana fomos a casa dos meus pais, comeu castanhas, madalenas, doce de leite condensado (pouquinho mas comeu e queria mais), jantou sopa e ainda comeu uma pêra. Fora de casa porta-se lindamente, é um facto!

          Em casa temos o problema de se sentar na cadeira, não quer sentar-se atira-se para o chão, depois do pai lhe perguntar se vai a bem ou a mal, lá se senta, depois temos o problema da escolha do babete, outro stress! Segue-se o problema de quem dá a sopa - se eu ou o pai. Resolvidas estas questões tentar sempre comer a fruta antes da sopa. Outro dia gritou, esperneou, durante 20m porque queria a fruta antes. Nâo lhe dei - findos os 20m aos berros, pediu-me um abraço, um beijinho e comeu a sopa toda antes da fruta. Ainda não voltou a pedir a fruta antes, vamos ver se se lembra.


          Comentar


          • #50
            Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
            Qual quê... o meu fora de casa só como comida, iogurtes e pacotes de sumo ou leite! ... alguma vez eu neste momento me arriscava a dar-lhe sopa fora de casa (excepto casa dos avós e tios... essas já estão batidas, não há novidades)... há coisas muito mais importantes para fazer! Ai está o que eu chamo de evitar uma birra!
            Eu levo sempre sopa para onde vou e não sei que tipo de comida vamos ter à disposição. O truque é não lhe mostrar logo a sopa: começo com a fruta de boião que ela adora e depois de já estar embalada a comer a fruta e a jogar no telemóvel ou qualquer coisa do género a sopa costuma ir. Por acaso não pensei que ela a comesse toda mas decidi tentar e resultou muito bem. Até no Macdonalds já lhe dei sopa. Ela pediu um gelado e eu disse que as meninas da loja só vendem gelados às meninas que comem a sopa toda. QUando ela fugia dizia-lhe que elas estavam a ver se ela comia ou não e comeu todinho. Foi um regalo e depois da fruta teve direito ao gelado de morango. Foi engraçado estar no Mac de termos de sopa numa mesa ainda sem ter pedido. Estava toda a gente a olhar...
            2 filhotes lindos

            Comentar


            • #51
              Pois, o meu tem mesmo odio de estimação à sopa... e se antes de introduzirmos os solidos não tinha alternativa... agora já tem e a comida solida ganha sempre, a menos que a comida não lhe agrade e a fome pese, ai já come a sopa sem refilar! Mas comer não é mesmo uma prioridade para ele... há coisas muito mais importantes para fazer na vida, ainda mais quando esta em ambientes novos!

              Quase sempre é aliciado pela fruta ou sobremesa, tento ter coisas que ele goste muito à sobremesa e ir variando o mais possivel (manga, papaia, melão/meloa, banana ou pera cortada a boiar em sumo de laranja, boião de fruta, suissinho, gelatina) assim que se senta tem logo à vista o prato, sopa e sobremesa e sabe que para chegar ao final tem de passar pela sopa... e assim come tudo bem! Ás vezes antes de começar pede só para provar a sobremesa e nós deixamos e parece que ainda corre melhor.

              Fora de casa... sopa é para esquecer! Nem vale a pena insistir! Estivemos uma semana em Palma dde Maiorca, e nem comida comia... só de nos ver a ir para o restaurante passava-se, esteve 7 dias a iogurtes, sumos, leite e papas liquidas! Enfim... mas assim passei umas férias sem birras!

              Comentar


              • #52
                Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                Eu levo sempre sopa para onde vou e não sei que tipo de comida vamos ter à disposição. O truque é não lhe mostrar logo a sopa: começo com a fruta de boião que ela adora e depois de já estar embalada a comer a fruta e a jogar no telemóvel ou qualquer coisa do género a sopa costuma ir. Por acaso não pensei que ela a comesse toda mas decidi tentar e resultou muito bem. Até no Macdonalds já lhe dei sopa. Ela pediu um gelado e eu disse que as meninas da loja só vendem gelados às meninas que comem a sopa toda. QUando ela fugia dizia-lhe que elas estavam a ver se ela comia ou não e comeu todinho. Foi um regalo e depois da fruta teve direito ao gelado de morango. Foi engraçado estar no Mac de termos de sopa numa mesa ainda sem ter pedido. Estava toda a gente a olhar...

                Também ando sempre com a sopa atrás de mim para todo lado! Bem sei que já tem 2 anos mas sopa é sopa
                Evidente que se ouvem as famosas criticas, as minhas cunhadas, então, são peritas


                Comentar


                • #53
                  Por aqui ninguém se atreve a criticar sopa Afinal é sopinha e é saudável. Em SOS, na rua dou-lhe canja se tiver de ser, ou então compro peixe para mim e ela come muito bem.
                  2 filhotes lindos

                  Comentar


                  • #54
                    Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                    Por aqui ninguém se atreve a criticar sopa Afinal é sopinha e é saudável. Em SOS, na rua dou-lhe canja se tiver de ser, ou então compro peixe para mim e ela come muito bem.
                    A Joana ainda é pequenita.. mas apesar de ser de boa boca..ainda não come um 2.º prato em conidições!

                    Então nós temos sempre 1.º sopa (carne ou peixe), e fruta. Depois quando vamos para a mesa, ela senta-se na cadeirinha dela e petisca do nosso comer. Come de tudo.. até ao momento ainda não rejeitou nada. Acho que a unica coisa que ela ainda não experimentou foi tomate e pepino na salada.

                    Nas segundas-feiras... temos uma tradição lá por casa! Como é um dia "mau" e chegamos a casa rotos.. é dia "massinha com agua" como diz o meu filho! É que já nos habituamos de tal forma, que já não conseguimos passar na2.ª feira sem "canjinha de galinha"!

                    Comentar


                    • #55
                      A minha tem 2 anos e meio e só agora é que deixei de colocar carne na sopa. O peixe comia bem fora da sopa mas a carne custava. Só agora é que nos acompanha decentemente nas refeições. Mesmo assim, é raro não comer sopa. Nós também temos o hábito de comer sempre sopa.
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #56
                        O meu filho tem 2 anos e come carne ou peixe na sopa. No Colégio já come a comida dos crescidos, ou seja, a sopa não tem carne nem peixe, mas em casa ainda lhe faço.

                        Come sempre a sopa antes de nós, depois vamos para a mesa grande e ele come do que houver. Também temos o hábito de comer sempre sopa no inicio da refeição e ele por norma também quer provar da nossa. (A nossa sopa é sem batata, para ele faço sempre com batata.)

                        As birras à refeição não são problema, só mesmo para escolher babete e para se sentar quieto Bem sei que é uma altura propícia a birras!

                        Onde mais há birras? O sono? Não há birras no sono?


                        Comentar


                        • #57
                          Geralmente todas as birras de final do dia, incluindo a da refeição, são derivadas do sono! Se bem que à refeição temos feito progressos e as birras já não existem! O R. come refeição completa desde os 18meses connosco á mesa, pois achamos que a hora das refeições deve ser feita em familia... jantamos é um pouco tarde, 20:30h/20:45h porque o meu marido so chega por volta desta hora... é claro que lancha duas vezes... uma na escola e outra quando o vou buscar por volta das 18:30h (iogurte, fruta, pacote de leite)! Desde que comemos todos juntos que notamos melhorias significativas no comportamento dele à hora da refeição.

                          Na hora de deitar não costuma haver guerra... é mais para tomar banho ou lavar os dentes!

                          No fim de semana trocamos-lhe um pouco os horários, pois é impossivel dar-lhe almoço às 11:30h/12h e deitá-lo às 12:30h/13h como na escola, e às vezes ao final da manhã/hora do almoço temos birras de sono bem "feinhas"... ainda mais se a manhã tiver sido muito agitada!

                          Noto que com a idade a questão do sono está a ser mais bem tolerada por ele... agora são mesmo birras de "mau feitio" e de "braço de ferro" que abundam!

                          Comentar


                          • #58
                            Pois o sono! Muito complicado o sono lá por casa.

                            O meu as grandes birras são maioritariamente por causa do sono. De manhã para vestir e comer a papa temos birra porque não se dormiu o que se devia ter dormido e temos muito muito sono, claro.

                            O meu filho já na maternidade me disseram que ia ser uma criança dificil para adormecer e de facto confirmou-se! Terrivel mesmo! Não gosta de dormir, muito menos de adormecer. Creio que se contam pelos dedos de uma mão as noites completas que ele dormiu. 6/7 horas de sono, que não é seguido, para ele chegam perfeitamente! Evidente que isto repetidas vezes cansam-no e as birras são muito muito complicadas.

                            À noite não temos birra para lavar os dentes, pelo contrário, gosta imenso. Temos birra para tirar os sapatos e ir para a cama. Depois de deitado esperneia e grita o que pode, pelo que opto por sair do quarto dele. Quando percebe que não há nada a fazer chama-me vou para a beira dele fazer-lhe miminhos. Nessa altura tem tanto sono que vejo os olhos a fecharem-se mas faz um esforço brutal para se manter acordado, desde tirar as meias, esfregar os olhos, cantar, levantar-se etc etc. Temos um resitente ao sono!

                            Outras vezes grita em plenos pulmões que não quer dormir, faz isso sobretudo quando está completamente cansado, mas quanto mais sono tem menos quer dormir. Nesta altura é mesmo muito complicado acalmá-lo.


                            Comentar


                            • #59
                              AMMMama... o meu vê a hora de ir dormir como um momento de mimo connosco! Tem historia na cama, muitos beijinhos de boa noite do Papa e da Mamã e depois fica sempre e sempre ficou um de nós com ele até adormecer e ainda lhe cantamos uma musica já às escuras! Desde os 2 anos que se não adormecer em 10/15 minutos, nós já podemos abandonar o quarto que ele não se importa! Geralmente adormece em menos tempo!

                              E depois é na cama que estão o seus objectos de conforto, que não tem durante todo o dia... o cãozinho de peluche e a chucha! Até revira os olhos quando lhes pega! Dorme cerca de 10h, quase sempre seguidas... alterou um bocadinho este padrão com o desfralde noturno, mas parece estar a voltar a normalidade! Por isso as nossas manhãs quase sempre são pacificas... o rapaz acorda mesmo descansado!

                              Comentar


                              • #60
                                A minha também faz as birras à hora de dormir. tem sono, está cansada mas recusa-se a ir dormir. finalmente resolvi: é hora de mimo na mesma, deitamo-nos com ela até ela dormir, mas não há mais historinhas e canções, é mesmo na base do "cala-te e dorme". E ela adormece muuuuuuito mais depressa.
                                2 filhotes lindos

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X