Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Baixou de peso e de percentil

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Baixou de peso e de percentil

    Olá mães,
    há coisa de um mês a minha Nocas teve um aumento de peso mínimo, e tive em vias de ter de lhe dar LA como suplemento do meu. Introduzi as papas e a coisa lá foi, aumentou bem na vez seguinte. A segir aumentou a média mínima, mas como a pediatra não valorizou, eu também não.
    Ontem fui pesar e tinha diminuido de peso e percetil.
    A 10 de Novembro tinha 7110kg, ontem tinha 6950kg, na mesma balança.
    Ela tem quase 6m, chegou a ter de percentil quase 90, agora ficou abaixo dos 50.

    Para dizer a verdade, estou um pouco inquieta com alimentação dela, principalmente na escolinha, que frequenta há cerca de 1m, desde a adaptação. De início nem comia lá e depois era só a sopa, os horários eram meus.
    Agora a rotina tem sido mamar às 8.30h, almoçar entre 11.30h e meio-dia, lanchar às 15.30h, mais ou menos. Depois mama ao fim da tarde, início da noite janta e antes de dormir mama, bem como de noite.
    Como achei muita diferença entre o almoço e o lanche sugeri que espaçassem menos, porque em casa ela mamava com intervalos de 2h... Disseram que depois não ia comer tudo e que ficava com cólicas, porque sopa e fruta era uma digestão grande, mas pedi para não fazerem mais de 3h.
    No di seguinte disseram que não tinha comido a papa toda porque fizeram 3h e precisava de mais tempo. Que quem quer emgracer é que come muitas vezse pouca quantidade, mas que seria melhor comer espaçado e tudo.
    Como fiquei a pensar nas duas opções e não cheguei a conclusão nenhuma, disse para fazerem como era hábito e que no dia do peso via se tinha evoluído bem e falava com a enfermeia.
    Não evoluiu nada bem.
    A enferemeira disse que entre a mamada da manhã e o almoço tinha de comer (o meu filho comia, por ex...), que o intervalo de 3,5h não era demais para sopa e fruta, mas que entre o lanche e jantar teria de dar mama (eu já dava, mas no infantário achavam que era desnecessário...).
    hoje mandei um iogurte para darem de manhã, e presumo que à tarde me venham dizer que almoçou mal por causa do iogurte...
    A enfermeira insinuou novamente que o suplemento seria uma opção, até porque ela ainda mama muito de noite, mas após a minha relutância disse que íamos vêr assim e, também, com a sopa com carne jantar. Depois avaliava-se.
    Eu estou a dar sopa de legumes e carne ao almoço, à noite só de legumes (este fds passo a dar com carne também), o lanche da tarde tem sido papa ou iogurte natural de soja com bolacha se glúten. Agora mandei 1º danone para a manhã, também com um poco de bolacha (ela não aprecia doce de fruta, iogurtes e papa, mas o da bolacha simpatiza, então mando assim que come melhor e nutre mais).

    Que me dizem? Ah, ela faz 6m dia 31.
    tenho receio de estar a fazer mal não querer dar suplemeto, que a minha "obcessão" pelo LM a esteja a prejudicar... Mas o esquema também pode não estar a ser o melhor.
    A pediatra, na consulta, tinha dito que ela podia fazer 2 lanches se tivesse fome, já que mamava com intervalos de 2h, para ir vendo. Mas elas não acharam muito bem e ainda disseram que depois comia mal. A enfermeira acha bem o intervalo grande!! Quantas mais pessoas oiço, pior!

    Bjs e obg,
    carmen


    Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
    Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

  • #2
    Carmen,

    quanto a horários: a minha bebé desde que entrou no infantário, com a idade da tua, que faz esses horários sensivelmente, mais meia hora, menos meia hora e para ela é o melhor porque, como te dizem no infantário, se come a meio da manhã já não almoça bem (pode comer uma bolacha mas não pode comer um iogurte, por ex.) ou se faz 2 lanches já não janta bem. Ela começou mais tarde a fazer o jantar portanto quando saía só mamava até se ir deitar e nessa idade só mamava durante a noite pelas 2h mas aos 7 meses essa refeição também saltou.
    Ah! Ela era a única do berçário que não comia a meio da manhã.

    Quanto a percentil: por altura da introdução dos sólidos não perdeu peso mas não engordou muito, desceu de percentil (do 25 para o 5-10) e pelo que me informei é normalíssimo em bebés amamentados, daí não ter ficado alarmada. A pedi queria uma dieta de "engorda" mas como eu me recusei combinámos trocar algumas refeições de sopa por papa (aí 2x/semana) e ao lanche iogurte com bolacha e fruta. Também combinámos que em vez de a ir pesar daí a 2 meses, como previsto, pesar daí a um mês e ela tinha recuperado, sim(duvido que tenha sido á conta da papa, o organismo deve ter-se habituado a sólidos).

    Tudo isto para dizer o quê? Que essa questão dos horários pode ser verdade mas também não ser, depende dos miudos, tens de ver como é a Inês, se suporta comer a meio da manhã ou não, eles não são todos iguais. Do peso eu sou muito relaxada e não esmoreço muito por aí, estou habituada a que sejam magras, nenhuma delas nunca passou do percentil 50 ao que quer que fosse e não é por aí que não têm energia, vitalidade, saúde. O peso é um parametro penso que, por vezes, sobrevalorizado. O que acho que tens de despistar é se mais alguma coisa estará "mal", ou seja, se está doentinha, murcha, chorona..

    De resto, relaxa e aproveita a cachopa, crescem num instante E peço desculpa se não ajudei muito!

    Beijinhos*
    Mães OMS Sócia n.º 123

    Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

    Comentar


    • #3
      Olá Carmen,isso é verdade quantas mais opiniões piores ficamos.
      Em relação ao percentil como por diversas vezes mencionei noutros post,tive que desligar ..pois o meu Gustavo ( agora com 7anos)continua sem ter percentil de peso desde os 6meses...desde as primeiras semanas só aumentava 100gr!foi um martírio..se o leite chegava( ele mamou até cerca dos 6 meses, depois acabou-se o leite )actualmente pesa cerca de 16Kg e mede 1.10cm ,veste para 4/5 anos...tem dias que come tem dias que não....
      O mais novo o João tem 2.5anos pesa cerca de 11 kg e mede 92 acho eu!como vés aqui por casa a gorducha sou mesmo eu..lol..no entanto o meu João foi sempre um menino de muito alimento,mamava bem ,até aos 8 meses depois com o ínicio da comida,deixou de crer a mama e ela também se acabou...no entanto tem, tido alguns problemas com as diarreias constantes ,que agora desde k bebe leite de soja diminuiram bastante!e como sabes é o que tem tido crises de asma/ falta de ar...o que vale é que como é mais cheinho que o irmão tem aguentado bem!
      Na minha opinião continua a dar mama até puderes,esta baixa de percentil pode ter a haver com as alterações de rotina da tua menina,já pensas-te nisso?Foi o deixar a mamã ( por melhor que seja as creches,nada chega ao miminho da mãe,não é ?).
      Tem calma e fala com a pedi e a enfermeira que te acompanha e pode ser que para a semana o peso estabilize, eles nem sempre aumentam o mesmo peso!
      Beijos
      Sandra

      Comentar


      • #4
        Olá, Carmen

        O meu post é principalmente para dizer que te compreendo perfeitamente. Tenho um menino com quase, quase cinco meses e que em breve vai começar a fazer a adaptação à creche.
        De todos os aspectos possíveis o que mais me preocupa é mesmo o da alimentação. Se ele vai comer lá bem, se vai estranhar muito quem lhe dá a comida, se elas vão seguir o que lhes digo
        neste sentido... enfim...

        Penso que a perda de peso se pode realmente dever às mudanças na rotina da Inês, como outras meninas já referiram. Mas também pode realmente precisar de comer mais vezes do que os
        outros bebes lá do infantário... Penso que no infantário não devem deixar de experimentar um intervalo mais pequeno entre refeições só porque com outras crianças não resulta.

        Outra questão: referiste a perda de peso, mas não falaste em altura. Ela evoluiu na altura? Se sim, então acho que não te deves preocupar tanto.

        Beijinhos

        Comentar


        • #5
          Olá!

          A minha filha mais velha começou a descer de percentil com a introdução dos sólidos, e a entrada na creche e as viroses fizeram o resto, passou dum percentil 25-50 para baixo de todas as linhas em menos de 6 meses.
          Procuramos tudo, testamos para todas as doenças possíveis nesta idade de deu tudo negativo, o facto é que a partir de dada altura ela foi seguindo o crescimento dela estável.
          Ela nunca perdeu peso, aumentava era muito pouco.
          Quando ela tinha à volta de 3 anos tanto chateei a médica que fomos a uma consulta de endocrinologia e mais uma vez fizemos testes específicos que deram todos normais. A informação que a médica me deu na altura é que o peso com os bebés nascem tem mais a ver com o ambiente uterino do que com qualquer outra coisa e que ao longo dos primeiros 2 anos eles acertam o percentil com a genética.

          Ou seja, podes estar a preocupar-te muito e não haver problema absolutamente nenhum Se ela come bem, está bem desenvolvida cognitivamente e a nível motor à partida não há grande problema até porque é normal eles baixarem de percentil com a introdução dos alimentos e com a entrada nas creches.

          Em relação aos horários, a minha mais velha andou em 2 escolas e a mais nova anda na mesma desde que entrou e o horário é esse 11.30 almoço e 15- 15.30 lanche. Também me fazia alguma confusão mas o facto é que se eles comerem bem e pelo meio tiverem uma boa sesta não vale de muito dar mais cedo porque eles não vão comer

          Comentar


          • #6
            Obrigada a todas.
            A minha questão não é o percentil em termos de peso, não faço questão de ter uma gorducha a deitar pelas costuras!! ;-) Ela é gorducha normal...
            E também seio que é estar sempre abaixo do percentil, o Afonso tem 5 anos e meio e veste para 3, 4 anos em termos de calças, lá umas camisolas sõ o 5, mas geralmente anda pelos 4. Ele teve imensos problemas de saúde que, aliados à estatura da família do meu marido, não lhe têm permititdo ter um percentil razoável... Mas agora praticamente nem faz crises, isso é que interessa!
            A minha questão é mais de horários, ela está num polo diferente da escolinha, precisamente para prevenir problemas respiratórios (o local do Afonso é mais velho e mais húmido), e a cargo de pessoas diferentes também. Tenho lá uma pessoa de família afstada, mas tenho. Isso descansa-me, de certa forma...
            A Inês é, de facto, diferente do irmão. Estranhou mais as pessoas, o espaço, os outros bebés (que também são mais barulhentos que os da sala do mano, na altura, choram muuuuito...), e etranhou também darem-lhe comida.
            Mas agora está mais adaptada, já vai comendo razoavelmente bem, a maior parte das vezes já sem chorar.
            Quanto a sopas e papas, eu também coloquei a questão de dar mais papa, em vez de ir alternando com o iogurte de soja com bolachas, mas no fundo ela não aprecia muito o sabor de nenhuma dastas coisas, embora tolere melhor o iogurte por causa das bolachitas. Ela não aprecia doce, come a sopa toda a ab logo a boca, mas a fruta, por ex, repugna-a, até treme quando sente o sabor, parece que lhe dou limão!!
            Ela tem vitalidade, está um pouco ranhosita, mas nada de mais. É viva, fala, ri muito, os olhos brilham, é atenta.
            Quanto a altura, na médica, que foi uma pesagem e medida intermédia (mas que já apresentava uma descida que eu pensei ser da balança), aumentou. No entanto, quanto muito não pesava mais... agora perder peso... Por isso nunca passei! E olhem que já passei por muito...
            Enfim, vamos vêr como comeu hoje.

            Bjs,
            carmen


            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

            Comentar


            • #7
              Carmen com toda ignorancia duma Mãe pode ter eu vou dizer o seguinte.

              Feitas as contas a tua menina "emagreceu" 160gramas ,n se pode dizer que é mtoooo.
              E este baixar de peso n podes atribuir á nova rotina dela??Já sei que n gatinha n faz esforços mas tb agora tem outro tipo de vida que antes n tinha.

              Será? fica a questão.
              Se ela está bem ,n demonstra tristeza,n chora,come bem...
              N fiques preocupada,vai estando atenta e vamos vendo

              Desculpa a minha ignorancia.

              (eu sei que Mãe se preocupa cm tudo ,eu sou igual)
              Mãe babada de dois meninos

              http://tudousado2.blogspot.com/

              Comentar


              • #8
                Carmen é muito comum baixarem d epercentil na introduçao dos solidos. Repara que lhes estamos a dar alimentos que custam mais a digerir e que acabam por ter menos energia que o leite materno que é muito gordo. Por isso a teoria do nao substituir leite por solidos... Calro esta que nao se fazem milagres e se nao estas com a bebe nao podes! Mas podes ao jantar! Da mama antes, como se fosses so dar mama e depois oferece-lhe o jantar por cima. uma sopa de verduras, mesmo com carne tem menos calorias que o leite!

                Sobre a creche... Um bebe dessa idade ter horarios para comer parece-em uma aberraçao. Deve comer quando tem fome. Come o que quer e pronto! E elas so teem que oferecer! E se acham que a o iogurte lhe tira o apetite para oalmoço troca: que deem a fruta a meio da manha e o iogurte de sobremesa! LOL


                Agora o suplemento nao tem por onde se lhe pegue! Entao se mama muito de noite nao precisa de mais leite! So se for para dar suplemento na creche mas para isso mais vale tirares um bocadinho de leite e fazer uma papa. O leite materno nas papas rende muito!

                Mas nao stresses que ha muitos bebecas a pregar esta partida.

                Beijinhos
                Rute

                O meu parto de 14 dias
                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                Comentar


                • #9
                  Eu não li tudo porque li o teu post e lembrei-me logo da minha filha. Ela nasceu no percentil 50 de altura e peso, onde se manteve até começar a AC. Aos 4,5 meses começou a sopa e um mês depois a papa. Foi o descalabro. No 1º mês de AC não aumentou um único grama e desde que começou o percentil de peso dela veio por ali a baixo. Com muitas flutuações, foi andando entre o 25, o 10 e chegou a nem ter percentil. Até aos 2 anos foi um castigo para a manter num peso aceitável. Chegou ao ano com pouco mais de 8 kg e aos 2 anos com 10,750... Agora aos 2 anos e meio finalmente pesa 13 kg e está outra vez no percentil 50. Sempre a mantive só com LM e desmamou aos 2 anos e 4 meses (as papas eram lácteas e dei iogurtes porque não conseguia tirar LM). Começou a beber LV perto dos 2 anos.

                  Esqueci-me de dizer que para compensar a dificuldade dela em se manter com a AC, dava mama imensas vezes e ela própria começou a pedir mama mais vezes de noite. Portanto, só lá para depois do ano é que as mamadas diminuiram pelo facto dela estar a comer outras coisas, e mesmo assim até aos 2 anos pedia mama de noite.
                  2 filhotes lindos

                  Comentar


                  • #10
                    Quanto a percentis e motivos para descer de percentis, já te falaram muito e a verdade é que pode ser pela alteraçõe de rotinas, pela alteração da alimentação ou pelas duas juntas.

                    Os meus filhos entraram para cresce por volta dos 4,5 meses e os horários eram os mesmos que os teus. No início só almoçavam, o resto era leite, quando os ía buscar dáva-lhes de mamar e depois dava até à moite. Tanto um como outro por volta dessa altura começaram a fazer a noite completa (última mamada 24h e a primeira da manhã por volta das 8). Depois foram-se introduzindo as outras refeições e chegou uma altura por volta dos 7 meses onde apenas lanchavam uma vez, mas jantavam às 7 e mamavam às 12 para fazerem a noite toda. Nunca tive descidas de percentil que se notassem. No peso ela andou sempre por volta do 75 e ele entre o 75 e o 90. Mas eu só os pesava no pediatra, nunca fiz pesagens intremédias.

                    Só te estou a relatar o caso dos meus filhos porque no caso da maioria das crianças estes horários resultam e numa cresce existe sempre alguma dificuldade em alterar rotinas só para uma criança.

                    O meu concelho é falares com a pediatra, eu concordo com as outras meninas e acho que deve ser só uma fase de adaptação. Boa sorte.

                    Comentar


                    • #11
                      Olá.
                      Bem no caso da minha filha ela nunca baixou de peso engordava pouquinho.... Fiquei sem leite aos 4 meses não gostava muito de leite adaptado uma complicação...A juntar a isto nasceu prematura ou seja a paranóia do peso perseguia-me.
                      Quando entrou para a creche a uns dias de fazer 6 meses, por causa dos Horários eu fazia o seguinte. Tentava-lhe dar o leite por volta das 7.30H, depois mandava um iogurte para comer lá pouco depois dela chegar ela ia para lá as 8.45H depois 11.30 comia a sopa e a fruta e depois ás 15.30 comia a papa como a ia buscar por volta das 17H mas chegava a casa tentava sempre que bebe leite ou come-se uma papa de fruta com bolacha para aguentar até a hora do Jantar.
                      Também tive o problema de dizerem que ela não comia por causa do iogurte e havia dias que não lhe davam pois ás vezes ela adormecia....Então comecei a dar-lhe eu antes de sair de casa....E ás vezes quando bebia pouco leite dava-lhe um bocado de papa o que ainda hoje faço antes de sair ou come um iogurte ou papa depende. O que notei que fez com que ela aumenta-se mais um bocadinho era a papa com leite em vez de papa com água. Até porque ele come melhor a papa com leite do que com água....
                      Espero ter ajudado em algo...
                      Bjs.




                      O Gui nasceu a 31-07-2005 Com 34 Semanas



                      A Erica nasceu a 7-03-2010 Com 34 semanas

                      Comentar


                      • #12
                        Olá! Tb não li tudo, mas o que tenho visto nos fóruns e pelos filhos das amigas é que bebés amamentados a LM geralmente descem de percentil quando introduzem os sólidos e isso é normal. Tenho uma amiga a quem aconteceu isso com os 3 filhos, eram umas bolinhas até aos 6 meses e depois foram "emagrecendo" à medida que bebiam cada vez menos LM.
                        Com as minhas foi exatamente o oposto: como só bebiam LA e em pouca quantidade, a introdução dos sólidos veio ajudar a aumentar o peso. Apesar de tudo, com 6 meses, faziam poucas refeições: biberão de LA ao acordar - 180-210ml (9h); almoço de sopa e fruta às 12.00; lanche às 16.00 (alternavam para Cerelac e iogurte natural+banana+bolacha maria); sopa ao jantar às 20.00; biberão por volta das 23.00 já a dormir. Eu achava poucas refeições, mas elas não aceitavam mais e o pediatra achava suficiente.

                        Comentar


                        • #13
                          Olá!

                          A minha filha mais velha tinha creche com comida incluída, mas a mais nova era opcional por isso eu mandava tudo de casa
                          Ela não gostava de nada doce, as papas eram uma desgraça e não pegava no biberão de maneira nenhuma por isso o que eu fazia era mandar papas menos doces que fazia com LM que tirava, elas davam o que podiam de leite e como podiam e depois era a sopa que eu mandava de casa
                          Isto para dizer que elas davam de comer o que eu dizia que tinham que dar de comer, não era o que elas decidiam

                          Não me lembrei também da idade, as horas fixas para comer só começaram a partir da sala da transição, antes disso elas comiam aos horários delas. Eu chegava e dizia que ela tinha mamado às x horas e que tinha que comer às y horas, elas apontavam num quadro e davam
                          Os bebés muito pequenos comem nas rotinas deles e não das da escola

                          Bjks

                          Comentar


                          • #14
                            Olá,
                            já comecei a trabalhar, portanto é-me mais difícil vir cá, quer de dia, quer de noite, como compreendem...
                            Ora então é assim:
                            De facto, não foi uma perda do outro mundo, mas já é o segundo susto com o peso... anda a ser controlada por isso. Com o Afonso também só pesava nas consultas, mas era outra médica.
                            A piolha começou bem as sopas, fruta não gostava nem gosta muito, pelo que a papa só deu para fazer com leite de lata, porque estas mamocas aqui estão muito fraquitas e estou meia hora a bombar para tirar um nadinha que mal cobre o recipiente...
                            Agora a papa já posso fazer das lacteas também, mas acho que ela não gosta muito porque comprei com sabor de fruta. Foi para vêr se se acostumava à fruta, mas acho que está a rejeitar a papa, saiu-me o tiro pela culatra! Agora a papa já só come bem até meio, depois é empurrada...
                            Até a sopa está a comer pior. Ela prefere o sabor da sopa, que não é doce, mas este fds tive muita dificuldade em que comesse bem, só o almoço de sábado foi descansado (a fruta é sempre chato de dar, mas como é só um pouquito, e no fim...), de resto foi com palhaçada e algumas lágrimas da rapariga...
                            Não está fácil.
                            Se comia melhor e perdeu, como será agora?!... Enfim, não pensar nisso!!...

                            No infantário, bem, não sei bem que horários faça... na sexta tinha mandado 2 bolachas, deram uma porque ela não mostrou querer mais... As bolachas comia bem, agora também só come metade, e são umas espanholas, pequenas, com o formato de um dedo mindinho gordo. Estão a vêr o stress, não estão? Não quer nada...
                            Não sei se é melhor dar comida mais vezes e o que entrar fica, se espaço para que coma tudo por ter fome, como elas aconselham...
                            Amanhã mando na mesma 2 bolachitas para o meio da manhã e vejo o que me dizem depois, mas- realmente - não sei bem o que fazer... É aqui que tenho mais dúvidas, tenho pensado em ligar à pediatra, mas também não queria estar a incomodar com uma dúvida aparentemente tão simples.. também receio que me aconselhe o suplemento...

                            Comprei uma lata de papa no Celeiro, sem sabor de fruta. Não tinham sem gluten para fazer com água, como me aconselharam aqui no forum, mas estava lá o médico homeopata e disse que aquela, que recomenda ser feita com leite, dá para fazer com água e com leite de soja, além do leite de vaca adaptado. Disse que é muito boa, e deve ser, pelo preço, quase 6€!!...
                            Estou a pensar comprar leite de soja em pacotes pequenos para experimentar ao fds cá em casa e depois mandar para a escolinha, se comer bem. Alguém escreveu que o seu bebé melhorou o peso com as papas feitas com leite, vou tentar!... Eu fazia assim, mas para a escolinha mandei lacteas e não sei se não ajudou a que houvesse esta derrapagem...

                            De nopite ela mama muitas vezes, mas não mama bem. As primeiras goladas são boas, mas depois deixa-se dormir. Eu mexo nos pés, mas mãos, na cara, na barrigota,... e ela só se mexe ligeiramente, dá uma ou duas goladas e pára. Se voltar a mexer já não reage. Se ficar mais tempo, faz da mama xuxa e não suga o leite, acabo por a deitar, mas sem que encha bem a marriga. Deve ser por isso que acorda muitas vezes, tem fome...
                            Já pensei em ter uma luz suave, um pouco mais for que a penumbra em que amamento de noite, mas também receio que desperte e não volte a adormecer bem...

                            Enfim, olhem, vou fazendo o melhor que sei e posso, dia 12 logo se vê o peso...

                            Bjs, obg...
                            carmen


                            Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                            Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                            Comentar


                            • #15
                              Olá Carmen, isto de ter os filhotes uns piscos são sempre uma dor de cabeça!
                              O meu João ( mais novo) comia muito bem e todo o dia petisca,acho que é por isso que não engorda,mas também não me preocupo tanto pois " quem come por ter comido,a doença não é de perigo",mas este fds mal comeu,dormiu mto, coça e pisca mto os olhos,espirrou bastante e tossiu também ( deve vir alguma coisa a caminho ).
                              A tua menina tem estado bem disposta?
                              Quanto ás papas já lhe experimentei todas que conheço,embora algumas sejam para juntar leite,nem sempre o faço , como sabes o João bebe só de soja , mas algumas ele come melhor se juntar água.
                              Normalmente faço assim: de manhã leite, ao meio da manhã fruta( pode ser de boião ou natural e por vezes cozo maçã e pera que ele adora) depois o almoço faço questão de comer a sopa, depois o segundo come pouco,fruta só dou depois, á tarde dou-lhe papa ou leite ou iogurte com bolacha derretida e sumo de laranja que ele adora( as avós costumam dar isto ) ao jantar sopa e segundo e antes de dormir leite...isto agora com 2,5anos ..
                              Com o Gustavo ( o mais velho ) come somente as principais e não me posso esquecer senão nunca me pede para comer,...
                              Como vês cada criança tem o seu ritmo e tens que descobri o da Inês...
                              Boa Sorte
                              Beijos
                              Sandra

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X