A minha filha também anda nessa fase, mas pior É com o que é dela e com o que é meu. Se vê alguém segurar na minha mala, não descansa enquanto não ma devolvem. É um alarme anti-roubo. Eheh.
Tem alguma dificuldade em emprestar bonecos às crianças que não conhece, mas dentro da família aceita melhor. Elogio-a sempre que empresta e, se não quer emprestar, peço-lhe que o faça mas sem insistir. É uma fase, todos passam por ela.
Comunicação
Collapse
No announcement yet.
slot_topleaderboard_post
Collapse
20 meses_A fase do "É meu!"- Dicas
Collapse
X
-
Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver MensagemAcho que a forma de incutir a partilha é pelo exemplo. O que acontece quando ele pega nas tuas chaves, ou no teu telemovel? Se tu lho tiras de imediato ou lhe dizes que nao se mexe porque é da mama estas a fazer o memso que ele LOL
Nos tentavamos evitar essas situaçoes e de ele pegava em algo desse genero aproveitavamos a deixa para um "Isso é da mama , mas eu empresto um bocadinho. Com cuidado. Pronto agora vamos guardar?"
Beijinhos
Rute
LOLOL, mt engraçado Rute! É exactamente isso que nós fazemos, dizer: "Isso é da mamã, n se mexe!"
Acho que tenho que adoptar outras estratégias
Obrigada e beijinhos
Escreva um comentário:
-
Acho que a forma de incutir a partilha é pelo exemplo. O que acontece quando ele pega nas tuas chaves, ou no teu telemovel? Se tu lho tiras de imediato ou lhe dizes que nao se mexe porque é da mama estas a fazer o memso que ele LOL
Nos tentavamos evitar essas situaçoes e de ele pegava em algo desse genero aproveitavamos a deixa para um "Isso é da mama , mas eu empresto um bocadinho. Com cuidado. Pronto agora vamos guardar?"
Beijinhos
Rute
Escreva um comentário:
-
Eles chegam lá. Há dias eu disse à minha que tinha uma vaca da minha cama e que ela não morava lá (era o peluche dela) e ela virou-se para mim muito séria, do alto dos seus 2 anos e meio: "mamã, eu empresto-te os meus brinquedos se quiseres, podes brincar com eles, só tens de pedir". Desmanchei-me a rir ao lembrar-me dela a gritar "é meu, é meu" quando lhe dá a telha...
Escreva um comentário:
-
Obrigada a todas! Eu acredito que seja uma fase importante e fico feliz por isso que escreveste AlimG (pena n saberes onde leste o artigo). Ele leva sempre 2 bonequitos para a creche e qnd lá chega os colegas tentam sempre pegar neles e ele defende-se dizendo que nãaaooo, a franzir o sobrolho e zangado. Mas em casa, comigo ou com o pai tinha gosto que ele partilhasse mais...e emprestasse.
Está a brincar sózinho lá em casa e diz : "meu, meu", assim do nada. Eu observo e só me faz lembrar a cena do filme do Senhor dos anéis: "My precious..." , e dá-me vontade de rir, lol. Bem...n há-se ser drama nenhum.
Beijinhos
Escreva um comentário:
-
Mas acrescento que a fase em que o irmão nasceu Ele teve mto mtos ciumes.Só queria a Mãe e n descolava.
Por isso prepara-te
mtas felicidades.
Escreva um comentário:
-
Aprender a partilhar é dificil!
Tenho tenhos 2 piolhos cm 4 anos e 19meses,o + velho foi dificil de aprender a partilhar vou conseguindo com calma ,na teoria...esse brinquedo é do mano mas ele empresta-te e tu emprestas o teu ao mano.
Quando n resulta ficam os dois sem brinquedo (em casos extremos).O pequenino ganha tudo na mordida o + velho chora.
Esta semana foi "o meu pior pesadelo"queriam o mesmo brinquedo o +novo de chatiado mandou-o ao irmão o +velho fez igual e acertou-lhe num olho...sangue,choro...um filme terror.
Foi o pior cenário ate hoje mas sei que vai acontecer +...ficou de castigo ,pediu desculpa+beijo...e sabe que fez mal.
Ora moral da historia...n há truques vai-se doseando entre ambos e falando em partilhar.
...o mano empresta-te isto tu empresta-lhe akilo.
Escreva um comentário:
-
Agora é q reparei no pontapé na gramática que dei : "voÇês!", VOCÊS desculpem!
Obrigada Micaela, vou tentar mostrar o que é emprestar e que é bonito fazê-lo.
Escreva um comentário:
-
Felizmente o meu mais novo já passou a essa fase...não dava nada e punha tudo na boca para não partilhar...agora já dá algumas migalhas,mas dá ):,nunca dei mta importância a isso e acho que fiz bem....são fases e como todas elas passarão ...
Escreva um comentário:
-
Há uns tempos li um artigo, que não consigo reproduzir (até porque foi na fase que a minha mai velha tinha essa idade), onde diziam que é importante eles passarem por esta fase, nós devemos contrariar, mas não em demasia. Eles começam a ter o sentido de posse que é importante no desenvolvimento de qualquer ser humano.
Eu ao meu digo-lhe muitas vezes que não é dele é da mana ou é meu, mas as coisas que são realmente dele (o que num filho mais novo são poucas), digo-lhe sempre sim é teu, mas vamos brincar os dois, ou mas vais brincar também com a mana. Por vezes resulta. Na minha opinião, nunca os devemos obrigar a partilhar com esta idade. Devemos tentar que mesmo sendo o brinquedo dele, ele até brinca com os outros.
Na idade da minha mais velha (4 anos) por vezes já a obrigo a dividir com o irmão ou com amigos. É outra fase e ela já percebe o que é realmente dela e tem de aprender a partilhar.
Escreva um comentário:
-
Eu não gosto muito de fazer teatro. Quero que ela perceba que deve emprestar porque isso é uma boa acção. Assim, quando ela está bem disposta, explico que emprestar é bonito e que as pessoas ficam contentes. Se ela empresta, gabo-a e quando lhe empresto alguma coisa minha faço notar que estou a emprestar porque ela empresta as coisas dela. Se calha a ser uma cena de pancadaria tipo a que aconteceu há dias nos anos do primo, em que todos queriam o mesmo e ninguém queria partilhar, chateio-me e tiro o brinquedo que ela não quer emprestar. explico que ou empresta alguma coisa ou não brinca e ela lá cede.
Escreva um comentário:
-
20 meses_A fase do "É meu!"- Dicas
Olá a todas! Estamos a passar por esta fase lá em casa com o nosso filhote (mais-que-tudo) que tem 20 meses. Sei q é uma fase e q, como tudo na vida, há-de passar mas como é que voçês fazem ou fizeram!? Vão incutindo a partilha e o emprestar agora? Eu bem digo para me emprestar o brinquedo q ele tem na mãe e finjo que choro c a cara tapada e ele diz que não e faz beicinho.
Não quero dramatizar mas faz-me alguma confusão esta fase de egoísmo... alguém tem dicas para dar a volta à situação? Fico preocupada q ele se torne naquelas crianças q n emprestam nada a ninguém. Não tem grandes hipóteses pq, se Deus quiser, vai ter um irmão/irmã em Julho.
Obrigada pela ajuda!
BeijinhosTags: Nenhum(a)
slot_bottomleaderboard_post
Collapse
Escreva um comentário: