Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ando triste...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Ando triste...

    Tenho um filho com 2 anos e outro com 3 meses. São lindos e saudáveis e bem sei que isso é o mais importante. No entanto, ando triste com as atitudes do mais velho.
    O que se passa é que desde o nascimento do mano ele mudou radicalmente de comportamento. Sei que são ciúmes e que são normais, também sei que os 2 anos são, habitualmente, uma idade difícil, mas custa-me vê-lo tão "mauzinho". Ele sempre foi uma criança teimosa, mas era um miúdo que NUNCA fazia birras, agora fá-las todos os dias e mais do que uma por dia. Mas o que mais me custa mesmo é o facto de ele descarregar a frustração dele em mim. Antes de o irmão nascer queria a mãe para tudo, tinha que ser eu a dar a sopa, tinha que ser eu a dar o banho, tinha que ser eu a adormecê-lo... o pai era só para as brincadeiras. Com o nascimento do mais novo, e como eu amamento em exclusivo, passou a ser o meu marido a ocupar-se mais do mais velho. O que acontece é que agora mesmo que eu queira, ele não me deixa ser eu a dar-lhe banho e recusa-se a comer se for eu a dar. Quando estou a fazer qualquer coisa com ele, diz-me muitas vezes que quer o pai e se eu insisto em ficar com ele, faz logo birra. Quanto ao irmão, ignora-o ao máximo. Se chega a casa e não o vê pergunta por ele, mas depois não lhe liga. Se lhe falamos no mano, ele finge que não nos ouve e tem tendência para ignorar por completo a pessoa que tem o irmão ao colo.
    Provavelmente vão dizer-me que isto é tudo normal, que é apenas uma fase e que vai passar... mas a verdade é que isto anda a moer-me. Estou sempre na esperança que melhore, mas já dura há 3 meses e começa a fazer mossa.
    Alguma dica milagrosa?

  • #2
    Ola!

    Com 2 anos mesmo sem irmao estarias a queixar-te. É uma fase mais complicada. Começam a querer pensar por eles e como nao sabem bem o que querem veem as birras e a frustraçao. Normalissimo! E acho que nem sequer tem noçao do irmao. O meu era mais velho e nao tinha. Simplemente ve que tu estas diferente e reage. O facto de ele querer o pai para muitas coisas ate me parece bom. Aproveita. Deixa as tarefas como dar-lhe banho, ajuda-lo a comer ou a adormecer para o pai e contigo a brincar. Eu muitas vezes estive com um na mama, sentada no chao do quaqrto a brincar aos comboios ou aos carros com o mais velho. E pede.lhe ajuda para tratar do mais novo! Vamso mudar a fralda ao bebe? Vamso dar-lhe banho? Deixa-o participar.

    e sim melhora, como tempo!

    Beijinhos
    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #3
      Pois, é mesmo normal... O que não faz com q seja fácil. Dicas milagrosas não há, mas tens de ter presente que a culpa não é tua. É uma adaptação que ele vai ter de fazer e que é difícil. Neste momento ele sente-se trocado. Com o tempo e c a vossa ajuda vai perceber q o amor n se divide, multiplica-se! Eu acho que o melhor é ignorar as birras até determinado limite, claro. Depois por outro lado elogiá-lo por todas as pequenas coisas. E criar novas rotinas apenas com ele. Por ex, deixar o pai com o bebé e levá-lo ao parque ou pedir-lhe ajuda para ir comprar o pão. Tenta q seja o pai a dar banho ao bebé para nesse bocadinho fazeres algo com ele e ele perceber q o bebé é de todos.. E se lhe queres dar o banhinho a ele ou dar a sopa, q seja o pai a dizer "hoje é a mãe q dá, o pai n pode". Não insistas para que se interesse pelo irmão, dá-lhe tempo... À medida q o bebé vai crescendo o mano vai começar a achar-lhe graça e como tb se torna mais autónomo torna-se mais fácil.

      Vais ver q vai mesmo passar e n fiques triste. Mantem a objectividade p perceberes qual a melhor maneira de o ajudar.

      Beijinhos

      Comentar


      • #4
        Como as outras meninas já disseram a reacção do teu menino é mesmo normal. Ainda para mais com dois anos!
        Eu tenho uma Pipoca com quase 4 anos e um Pipoco com 5 meses e meio e mesmo assim logo a seguir ao nascimento
        foi um cadinho complicado.

        A Pipoca sempre me quis para fazer tudo, mas sempre foi muito obediente (dentro do razoável numa criança pequena)
        e de um momento para o outro começou a fazer birras comigo por tudo e por nada. Esta fase das birras durou cerca
        de um mês, mas foi bastante complicada para mim. Além disso, teve uma regressão em relação ao fazer chichi na cama.
        Antes do mano nascer, chamava-me sempre a meio da noite para ir com ela à casa de banho fazer chichi. Assim que eu
        voltei da maternidade deixou de me chamar e voltou a fazer chichi na cama. Tivemos de lhe voltar a vestir as fralda-cueca e tudo.
        Durou cerca de dois meses, depois de um dia para o outro voltou a chamar-me e disse que já não precisava das fraldas para nada.

        Acho que cada criança reage de maneira diferente ao aparecimento de um mano/a. Tens de lhe dar tempo para ele se adaptar e perceber
        que apesar de teres de cuidar do mano, continuas disponível para ele.

        Beijinhos

        Comentar


        • #5
          Obrigada a todas por responderem.

          Rute, também já me sentei a brincar com ele enquanto o mais novo estava na mama, mas ele disse-me logo: mãe, mano cadeia! (mãe, põe o mano na cadeira!) Ontem, por exemplo, estava sentada com ele no chão da sala e o mais novo estava ao nosso lado na espreguiçadeira. Quando choramingava, eu esticava um braço e baloiçava-o. O Lucas puxava-me logo o braço, não queria que eu tocasse na cadeirinha do irmão. Enfim, é complicado.
          Quanto ao deixá-lo ajudar-me, nos primeiros dias até funcionou, principalmente quando chegava a hora de dar banho ao pequenote. Como ele adora mexer na água, vinha sempre ver o mano tomar banho e eu dizia-lhe: agora lava os pés do mano, agora lava a barriga.... e ele lá ia chafurdando na água ali ao pé de nós. Entretanto desinteressou-se.

          Sandra, também penso que assim que o mano cresça e comece a interagir mais, ele lhe irá achar piada e o amor entre os dois começará a crescer. Assim espero.

          Buboeta, acho que as meninas reagem um bocadinho melhor pois têm aquele instinto maternal presente em qualquer "fêmea". Também ouço muito falar nessas regressões, no meu não noto muito isso mas ele ainda usa fralda e chucha nunca gostou. A nível da linguagem até acho que tem progredido nas últimas semanas. Noto é que era um rapaz cheio de apetite e muito boa boca e agora é um castigo para comer. :S Há sempre birra na hora da refeição. Sempre adorou sopa e agora não lhe toca. Gostava de tudo e agora não gosta de nada. E mesmo em quantidade passou a comer bastante menos. :S Será que esta alteração nos hábitos alimentares também está relacionada com os ciúmes?

          beijos a todas

          Comentar


          • #6
            Bem no nosso caso, o Martim tem 3a e a Ema 1 mês. Ele sempre foi muito mimado e pensava que iria reagir pior mas até tem corrido bem.

            Durante a gravidez nao podia fazer nada que estava em repouso absoluto então o meu marido é que fazia quase tudo ao menino. Quando a Ema nasceu, devido a cesariana e noites mal dormidas continou.
            O Martim é mt carinhoso com ela, se a vê chora fica aflito e chama logo. Está sempre em cima dela a dar beijinhos e abraços, gosta de ajudar e vai buscar fraldas, cremes, etc.... No entanto, apesar de achar que ele não regrediu tornou-se um pouco mais difícil, mais teimoso e respondao mas tb é a maneira deles de chamar a atenção.

            No outro dia quis o deitar e ele so chorava que queria o pai, aquilo mexe connosco mas é normal. O que fiz foi insistir (o pai nunca mais o foi deitar, dar banhos,etc a partir do momento que estou em casa), comecei a organizar o tempo que ele está em casa para me dedicar mais a ele e dizia-lhe: "agora é a vez da mamã que tem mts saudades do meu menino crescido!"
            Quando estou no sofá a dar a mama, agora ganhou o habito de se encostar a mim mas deixo. Mts vezes ele diz: "Agora é o Martim!" e quando faço tensões de lhe dar responde logo: "nao que nao gosto de maminha, é da mana. So quero dar bjinhos!"
            Tentamos nao dramatizar mts situações para ele nao pensar que só nos dedicamos a ela!

            Isso da falta de apetite, tb pode ser forma de chamar a atenção.
            A minha irma mais velha era mt dificil para comer quando nos nascemos (tenhos uma irma gémea) a minha mae conta que ela começou a comer de tudo e muito


            Comentar


            • #7
              Olá,

              Como dizes não há receitas milagrosas. Vou só dar-te o meu exemplo. Tenho uma filha com 4 e um filho com 2, no caso dos meus a diferença é de 22 meses.
              Quando o irmão nasceu a minha princesa também sentiu, não houve birras mas houve tristeza e também me ignorou e queria o pai. Confesso que o facto de ela só querer o pai para algumas coisas me dava jeito, mas ao mesmo tempo deixava-me triste. É dificil explicar, mas penso que me entendem,

              O método que eu usei foi o seguinte, todos os dias depois do mano ir para a cama, ía antes dela, eu dedicava-lhe em exclusivo cerca de 15 a 20 minutos. Faziamos um puzzle, brincavamos com os legos, lia-mos um livro, qualquer coisa que ela escolhesse. Ainda hoje dura, mas agora é diferente, ela aproveita para brincar esse tempo com coisas que o irmão destroi.

              Comigo resultou, a minha princesa acalmou. Nunca forcei que ligasse ao irmão ou brincasse com ele, isso surgiu naturalmente à medida que ele foi crescendo.
              Hoje tenho outra vez em casa 'alguém' com 2 anos, não tenho nenhum bebé, mas não é melhor....

              Enfim acredita que é uma fase.

              Boa sorte.

              Comentar


              • #8
                Venho deixar-te um beijinho.
                Tenho um menino de 5A e uma bebé de 6m, mas a diferença de idades e lavagem cerebral desde a gravidez tem vindo a resultar...
                Se lhe fores dizendo que o bebé o adora, que está sempre a olh para ele cada vez que estão juntos, etc... a coisa vai entrando, penso.
                Mais devagar, porque o teu tem 2A, mas vai...
                Arranja forma do pai não estar quando é hora do banho e da teres o bebé a dormir ou na espreguiçadeira ao lado, para seres mesmo tu a dar, e faz o mesmo com a refeição e as outras coisas.
                Sabes qual é o lado positivo? Ele é possessivo contigo por te amar muito e pensar que te vai erder para o irmão!!... "Só" terá de perceber que não te perde, que ganha um maninho!! E isso, aos 2A, leva o seu tempo. Deixa o bebé no colo do pai para brincares com ele, deixa o pai no quarto também, mas com o bebé. assim habitua-se à presença do bebé e mais tarde deixa que passe para o teu colo, alternando a brioncadeira com o pai. Vais vêr que,epois, ainda brincam todos!!
                Leva tempo? Leva. Dói? Sim. Faz parte? Faz. Então se não podes vencer, junta-te a eles e arranja forma de ires dividindo o bebé e o mais velho...

                Beijinhos grandes!!
                carmen


                Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
                Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X