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Criança que não quer fazer trabalhos na escola

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  • Criança que não quer fazer trabalhos na escola

    Tenho o meu filho na creche tem quase 4 anos.
    Tem sido muito complicado
    Desde os 3 anos que começaram a fazer actividades na creche. tem sempre se recusado a faze-las ou faze-as com muito custo.
    Depois tive uma conversa com ele, que os outros amigos faziam, e que ele tambem tinha que fazer etc...
    Agora como estou desempregada meti-o a meio tempo, primeiro ia depois de almoço, depois de repente deixou de querer comer, fazia birra e não comia mesmo nada. então decidi tirar-lhe a refeição e vir comer a casa.
    Agora não faz os trabalhos, chora, diz que quer fazer chici, cocó, assuar-se. que quer a mãe etc...
    Hoje a educadora diz que pediu para ele ir buscar o lapiz amarelo para pintar a abelha e nada.
    Os outros já estão a aprender a fazer o nome e os numeros e o meu vai muito atrasado, quando lhe pergunto filho porque nao fazes os trabalhos ele não me responde.

    Ja alguma mae passou por isso?
    qual a vossa opinião?
    será que o devia levar a um psicologo?

  • #2
    Olá ccmbc,

    Não acho que se passa nada de errado com o teu filho, provavelmente ele não está nada para aí virado. E tem todo o direito de não estar. Nem 4 anos tem, porque havia de querer fazer o nome e saber números e pintar uma abelha que se calhar nem foi ele que desenhou, apenas está a colorir um desenho pré-fabricado (presumo)?

    Aprender é um processo afectivo, o teu filho não vai aprender nada obrigado. Ou se vai resignar ou vai ganhar anti-corpos a letras e números.

    O ideal seria que ele desenhasse o que lhe apetecesse, com as cores que gostasse... livre. Livre para dar asas à imaginação e à criatividade. Se ele fosse para a escola de manhã, em vez de ir à tarde (é uma sugestão), teria a sessão de tapete com o grupo (isto é muito importante), ouviria a história (também é muito importante), participaria no tema de conversa que surgisse, faria as actividades que lhe apetecesse e brincaria com os colegas. Porque de manhã é o período em que as crianças estão mais abertas para ouvir, pensar, criar, cantar e aprender.

    O teu filho não está atrasado, porventura, não estão a seguir o melhor método para ele fazer essas aquisições, parece-me.

    Sabes qual a melhor maneira de aprender números? Com a música e a dança. O ritmo estimula a memória de curto-prazo que é utilizada pelo cérebro para saber que a seguir ao 1 vem o 2. A dança proporciona a consciência do corpo, da unidade, e para se saber os números temos que ter uma consciência mental do Um. É isso que é importante aos 3 anos... e aos 4 anos. (as letras e os números são para o 1º ano do ensino básico agora importa criar a estrutura para que a aprendizagem lá à frente aos 6 anos seja simples e lógica)

    Não caias na tentação de comparar o teu rapaz com os outros, não é muito bom para a auto-estima dele e cada crianças é única e tem o seu ritmo próprio. E nestas circunstâncias nem é uma questão de ritmo, parece-me que estão é a impôr aquisições. Imagino a frustração dele.

    Seria importante conhecer o que o cativa mais - ouvir histórias, "ler" livros, pintar e descobrir cores (misturando-as), brincar ao faz-de-conta, construir "cenas"... o que é que ele gosta? Deixá-lo ser livre de fazer o que gosta, é fundamental. E quando ele estiver preparado vai-se interessar pelo resto, sem dúvida.

    A minha opinião talvez não seja de acordo com as tuas expectativas, é que para mim a liberdade e criatividade das crianças são sagradas.

    Olha mãe, a lua! Está redonda e branca... podes ir lá pintá-la?

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    • #3
      o meu filho está no horário da manhã e não de tarde por isso mesmo. tambem porque a tarde já não dormia a sesta e limitava-se a ficar deitado a espera que os outros acordassem.
      Eu escrevo isto porque a educadora está sempre a chamar a atenção, e sempre-me a dizer que ele não consegue e que não quer.
      Em casa ele faz muitos desenhos e pinta com aguarelas (apensar de na creche dizer que tem de ser com com lapiz porque ele não faz muita força no lapiz) gosta que lhe leie e de fazer actividades aqueles jogos que há no computador. acerta quase tudo.
      a ultima é que ele não sabia rasgar uma folha. cheguei a casa e vi que ele puxava a folha em vez de rasgar, disse-lhe para ai umas 3 vezes que tinha que por uma mão para a frente e outra para tras e pronto rasgou uma folha toda.

      eu sei que ele consegue mas sei como tenho que o fazer para ele conseguir porque ele tem de ser incentivado pois é muito inseguro.

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      • #4
        Eu também acho que não é muito grave, ainda é pequeno e tens tempo.

        Mas eu acho que ele está sempre à espera que tu chegues para ir buscar, e por isso não quer participar.Quando o tiraste do almoço, ele percebeu que se não fizesses as coisas, tu o "salvarias".

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        • #5
          Já te questionaste se ele está a ser suficientemente motivado? Com essa idade não me parece nada normal estarem a aprender a escrever os nomes e os numeros... tal como foi referido acima, nestas idades eles têm que aprender por uma via mais afetiva e sensorial, por intermédio de histórias, musicas, dança, jogos... é muito mais facil motivar uma criança para aprender a escrever um número se lhe pedirmos para o desenhar em farinha ou em areia do que se pedirmos para desenhar no papel... essa é uma fase podterior, que só deveria ocorrer bem mais tarde. Ter que ir buscar um lapis amarelo para pintar uma abelha também me parece demasiado impositivo, o ideal nestas idades é deixa-los pintar livremente, de modo a que lhes possa fluir a criatividade ea imaginação, e esse tipo de trabalhos para colorir deveriam sempre ser facultativos.

          A mim parece-me que ele pode estar a desenvolver intoleância ao trabalho pelo facto de este não o motivar e não ser apropriado às caraterísticas da sua faixa etária, o que de pode traduzir em inseguranças, desmotivação e até aversão pela aprendizagem.

          Fala com a educadora, questiona-a, tenta perceber que tipo de trabalho ela faz na sala, que metodologia segue, se as outras crianças estão bem. E desvaloriza essa questaõ das letras e dos números. Isso é o menos importante...

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          • #6
            O meu filho é da idade do teu (ou quase). Anda num colégio desde Setembro de 2011. Concordo com a Maria Verde absolutamente. Com nem 4 anos não vejo drama nenhum em não saber escrever o nome ou os números. O meu filho já sabe imensa coisa mas aprendeu tudo com muita brincadeira, cantigas e acima de tudo com imenso gosto. Teve um episódio ou outro de não querer fazer as fichas (fazem registos das actividades do dia ou da história que ouviram ou outras, depende) mas porque queria ir brincar. A educadora dele insiste, se vê que não dá naquele momento diz lhe que é certo que no dia seguinte quando regressar vai acabar a ficha e pronto, não há problema nenhum.

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            • #7
              Cá pra mim a educadora é que precisa de ser estimulada para saber o que fazer com crianças tão pequenas :P desculpa a graça mas acho que foi tudo dito. Acrescento para dizer que já me apercebi que nem todas as educadoras foram feitas para a sua profissão. Quando o meu filho tinha 3 anos esteve num colegio todo chic, carissimo e a educadora revelou-se uma histerica. Agora, com 5 anos, está numa escola publica e meu Deus vejo uma diferença ABISMAL em tudo o que diz respeito à escola, tanto nos trabalhinhos como no ambiente, nas actividades, enfim... mto boa esta educadora. Ensinar números? Letras?? Não é nada assim o metodo dela. Ela ensina a aguçar a curiosidade, a estimular a criatividade! Quem me dera te-la mais este ano, pelo menos, pois ele ainda nao vai para a primária...

              Tenta saber o que fazem ao certo na escola. E poderás tirar as tuas elaçoes de outra forma. Não fiques triste pelas coisas que ouves da educadora, pois até pode ser ela que esteja a ver mal as coisas, não digo que seja nem que não, mas apenas te quero abrir os olhos que pode ser esse o caso e estás a arreliar-te e a por em causa o teu filho quando a culpa nem será dele...

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              • #8
                Não stresses, ele tem 3 anos! Nestas idades eles fazem o que lhes apetece e pronto! Letras e numeros...por favor!...vai ter muito tempo para levar com essas coisas! Nesta fase o que interessa é estimula-los o mais possível, brincar muito, mostrar muitas coisas novas...e que sejam felizes e saudaveis.

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                • #9
                  Olá

                  Concordo com quase tudo o que foi dito, uma criança com 3 anos não é suposto estar a aprender a escrever numeros nem letras. Tem tempo para isso no pré escolar ou mesmo apenas na escola primária
                  Com 3 anos ele tem é que se divertir, ouvir histórias, fazer desenhos livres, actividades com as mãos, muitas música, explorar a criatividade
                  A minha filha mais velha (modéstia à parte é bem inteligente ;o) ) só começou a pintar como deve ser quase aos 5 anos, desenhos "decentes" com 4 anos e meio.
                  Ninguém fez disso um drama, ninguém a obrigou a nada e ela aprendeu ao tempo dela

                  bjks

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