Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mais uma vez...birras feias!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Mais uma vez...birras feias!

    O meu filho vai fazer 3 anos e é um miudo super bem disposto. O problema é que quando há alguma contrariedade manda-se para o chao a espernear de tal maneira e a bater com a cabeça no chão que parece possuído! Tem a testa cheia de marcas! Eu quando o vejo vou logo segura-lo e arrasto-o para um local seguro, mas ele tem tanta força que nem consigo pegar nele. Na verdade nem sei como reagir nessas alturas...na creche disseram que la ele faz o mesmo e que o melhor é ignora-lo que aquilo passa, outras pessoas ja me disseram que nao pode ser assim que tem que se ralhar com ele que isso não se faz e dar-lhe umas palmadas se for preciso. Sinceramente já fiz das 2 maneiras e nao vi resultados praticos. As vezes fica muito enervado com coisas simples, por exemplo estar a fazer um puzzle e nao conseguir encaixar alguma peça...começa logo a bater na mesa. Será uma fase? Os vossos filhos tambem fazem estas "habilidades"? Como são as birras deles? Estive a falar com uma mae que o miudo quando era pequeno tambem fazia destas coisas e agora tem de ter terapia...fiquei preocupada.

  • #2
    O meu mais velho também fazia algumas birras...nunca para se magoar...mas quando isso acontecia simplesmente o ignorava,ou falava com ele de maneira a que ele relaxasse e começasse a rir...só depois é que falava a sério com ele...
    vai ver que com o tempo as coisas melhoram..está numa idade de nos experimentar...

    Comentar


    • #3
      Inserido Inicialmente por anair Ver Mensagem
      O meu filho vai fazer 3 anos e é um miudo super bem disposto. O problema é que quando há alguma contrariedade manda-se para o chao a espernear de tal maneira e a bater com a cabeça no chão que parece possuído! Tem a testa cheia de marcas! Eu quando o vejo vou logo segura-lo e arrasto-o para um local seguro, mas ele tem tanta força que nem consigo pegar nele. Na verdade nem sei como reagir nessas alturas...na creche disseram que la ele faz o mesmo e que o melhor é ignora-lo que aquilo passa, outras pessoas ja me disseram que nao pode ser assim que tem que se ralhar com ele que isso não se faz e dar-lhe umas palmadas se for preciso. Sinceramente já fiz das 2 maneiras e nao vi resultados praticos. As vezes fica muito enervado com coisas simples, por exemplo estar a fazer um puzzle e nao conseguir encaixar alguma peça...começa logo a bater na mesa. Será uma fase? Os vossos filhos tambem fazem estas "habilidades"? Como são as birras deles? Estive a falar com uma mae que o miudo quando era pequeno tambem fazia destas coisas e agora tem de ter terapia...fiquei preocupada.

      Olá

      Tenho uma menina de 3 anos e desde os 2 q começou a fazer birras sempre q é contrariada... Tem fazes em q passa semanas sem fazer birras e outras em q as birras são uma constante ao longo dos dias. A mh postura nestas alturas passa por respirar fundo, contar até 10 e calmamente, tentar faze-la perceber q não é preciso fazer birra e agir assim, etc. Mas 90% das vezes acaba por não resultar E aí, então, deixo-a chorar e berrar à vontade (às vezes até tenho vergonha, daquilo q os vizinhos devem pensar...) até se acalmar! E resulta mesmo, pq depois de 1s minutos a chorar e a berrar desalmadamente ela acaba por vir ter cmg a pedir colinho, atenção e até desculpa (pois já sabe perfeitamente q agiu de forma errada). Qd já está + calma tento chamá-la à razão e tento mostrar-lhe q fazer birras é feio e não leva a lado nenhum e ela como já tem consciência daquilo q é ou não correcto diz sempre q não vai voltar a fazer (era bom era)! lol

      Mas acho q cm tudo na vida é uma fase q vai passar e dar lugar a outra.

      A mh é mt teimosa, mt mesmo e à minima coisa começa o festival... Na creche a única queixa q têm dela é a sua grande TEIMOSIA... Neste momento, estamos numa fase de birras, ainda ontém fez uma daquelas bem grds

      Enfim... Temos de ter mta calma e paciência!!! Mas é claro, q gostava de saber + "dicas" de outras mamãs sobre este assunto...

      Bjs

      Comentar


      • #4
        Ola!

        Mal da criança que nunca fez uma birra! As birras sao um sinal de que estao a começar a ter vontade propria, mas como ainda nao sabem muito bem como lidar com o que esta a volta ficam frustrados. Depois a forma como se manifesta depende do temperamento da criança.

        Na minha opiniao a unica forma efectiva de lidar com as birras é evita-las. Evitar as situaçoes que sao evitaveis (como levar uma criança com sono ou com fome ao supermercado) e tentra falar com eles logo no inico da birra, antes da explosao, explicando-lhe como funciona a coisa, ajudando-os ou dando alternativas... Mas acho impossivel evita-las todas e de vez em quando é viver com isso. Eu prefiro nao dar muita importancia, nem fazendo a vontade nem ralhando demaseado. Ou melhor nao ralhar pela birra, ralhar se com a birra faz outras asneiras (um classico ca em casa é atirar com os brinquedos).

        E vou te dar uma novidade. As vezes o que eles precisam é de um abraço. As birras nestas idade nao sao de proposito, sao mesmo uma incapicidade deles de lidar com algo frustrante. E se estao frustrados precisam da nossa a ajuda

        Beijinhos
        Rute

        O meu parto de 14 dias
        Bebes e Mamas marcianas de 2008
        Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
        CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
          Ola!

          Mal da criança que nunca fez uma birra! As birras sao um sinal de que estao a começar a ter vontade propria, mas como ainda nao sabem muito bem como lidar com o que esta a volta ficam frustrados. Depois a forma como se manifesta depende do temperamento da criança.

          Na minha opiniao a unica forma efectiva de lidar com as birras é evita-las. Evitar as situaçoes que sao evitaveis (como levar uma criança com sono ou com fome ao supermercado) e tentra falar com eles logo no inico da birra, antes da explosao, explicando-lhe como funciona a coisa, ajudando-os ou dando alternativas... Mas acho impossivel evita-las todas e de vez em quando é viver com isso. Eu prefiro nao dar muita importancia, nem fazendo a vontade nem ralhando demaseado. Ou melhor nao ralhar pela birra, ralhar se com a birra faz outras asneiras (um classico ca em casa é atirar com os brinquedos).

          E vou te dar uma novidade. As vezes o que eles precisam é de um abraço. As birras nestas idade nao sao de proposito, sao mesmo uma incapicidade deles de lidar com algo frustrante. E se estao frustrados precisam da nossa a ajuda

          Beijinhos
          Rute
          Obrigada Rute! Gostei de lêr o teu testemunho, principalmente, a parte final! Até pq a mh menina no final da birra vem sempre melosa, a pedir colinho e miminhos Acho q não é fácil para eles lidar com esses sentimentos todos...

          A mh também atira com brinquedos, qd está com a fúria e ás vezes tenta beliscar-me

          Evitar birras como tu disseste acaba por ser o melhor remédio! Nós também não gostavamos de ir ao Supermercado com sono ou com fome, entre outras coisas mais q ás vezes por força das circunstâncias somos obrigadas a sujeitar as nossas crianças.

          Bjs e Obrigada

          Comentar


          • #6
            Gostei do testemunho da Rute

            O mal muitas vezes é que estamos cansadas, irritadas, envergonhadas e não gerimos as coisas da melhor forma.

            Comentar


            • #7
              Olá
              A minha filha tem 2 anos e também faz das suas birras mas agora, tanto quando estava na creche ou agora que tem estado durante o dia com familiares, porta-se sempre (ou quase sempre) muito bem e bem disposta mas quando eu chego começam as birras e o "desgoverno", é stress acumulado, é por ser fim do dia, é porque estava com saudades minhas e é assim que as demonstra :-)...?

              É um facto que ao fim do dia é sempre pior, é birra certa (antes eram as cólicas agora são as birras). Enfim, mas também tenho às vezes dúvidas sobre como actuar mas quando me parece que é frustração ou cansaço, sono, o que faço é também pegar nela ao colo e acaba-se logo a birra, se lhe der a chucha ainda melhor! Depois, às vezes, falo com ela calmamente sobre o assunto em questão. Outras vezes, simplesmente deixo-a a fazer a birra sozinha e até é ela que depois me vem pedir colo.

              Às vezes também faz birras enormes se mudo alguma coisa de lugar, ou porque é um certo copo e não o outro, ou porque não quer tirar os sapatos ou coisas que nem eu consigo perceber...mas é normal, certo? Tem a ver com segurança e quererem ter autonomia, tomarem decisões e terem algum controlo sobre as coisas, ou não...?

              Comentar


              • #8
                ola, ha muito tempo que nao vinha aqui,mas nao queria sair deste topico sem dizer alguma coisa visto que tambem tenho a minha filha na mesma situaçao. ela tambem assim como outras meninas é muito muito teimosa (dizem que sai a mim!) mas de birras é mesmo com ela! tudo é uma birra para ela,se quer comer bolachas ou outra coisa antes das refeicoes,se quer ver um certo dvd e estao a ver televisao,se quer vestir uma certa roupa que bem entende a meio da manha ou ate mesmo porque lhe apetece estar nua em casa, se decidiu comer gelado ou umcerto gelado naquele momento...tudo é para era hora de birra! falar com ela? nem pensar! ela nao ouve mesmo nada nem ninguem! so vendo como ela fica. eu ainda nao consigo acertar-me com ela (acho que me conhecem e sabem o que passamos,as que nao me conhecem ficam a saber que eu tive depressao pos-parto durante uns 2 anos e pouco,sofri mt,alias sofremos mt,mas ja passou!),para mim é de veras mt dificil ouvir um certo tom de choro que a minha filha sabe que eu nao gosto,entao ela acerta em cheio,de resto,agora ela tambem faz com o pai. o problema é que eu nao ligo muito quando ela faz birra,mas por dentro fico muito irritada,e ela sente isso. o pior é só quando estamos cansados e a nossa filha adivinha quando é! ela acerta na muxe! lol as birras dela sao: chorar aos gritos,cruzar os braços e dizer que ja nao é mais nossa amiga e que ja nao brinca mais conosco,se ela esta ao colo do pai,bate-lhe,puxa-lhe o cabelo ou as orelhas,arranha-o ou ate chega a cuspir como ja aconteceu,comigo ela nao faz nem metade! eu tambem nem aceito que ela me bata embora ja tenha acontecido umas poucas vezes! isto tudo quando ambos os pais estao mesmo cansados! o pai tem muita paciencia,coisa que eu nao tenho! quando nao nos sentimos cansados,realmente as birras parecem bem menores! nessas alturas e bem rapido quando ela faz birra,se for com o pai,ele diz-lhe para nao fazer assim,para nao fazer assado que é feio etc mas ela acho que ainda faz pior! vira-se contra o pai e isso eu nao gosto nada de ver,passo muitas vezes mal por ver essas situaçoes mas quando é comigo,ja isso nao acontece,eu digo-lhe para ela chorar o que quizer que enquanto ela chora ta a ser muito feia e que ela so é linda quando ri muito! logo de seguida ela faz um riso forçado e ai ela fica tao linda! este resultado resulta em 80 por cento das birras que ela tem comigo. depois ainda tem aquelas birras em que eu lhe digo para ela se calar se nao ja nao vai sair onde ela queria ou entao que ja nao vai andar de carrocel. resulta sempre mas o pai nao quer que eu faça assim. sera que faço mal entao? para mim é bom porque resulta mesmo! lol (nao noto que ela fique mal,ela ate depois diz assim algumas vezes: mama,ja sou linda? ja vou ao carrocel? ....... acho que hoje em dia é muito dificil dar a educaçao certa a uma criança,pois eu tenho outro filho e nunca senti a dificuldade que tenho com ele como a que tenho com a minha filhota agora! ......se eu vos disser que a minha filha estando fora do pai e da mae porta-se lindamente,sem NENHUMA birra,mas logo que esteja com os dois pais ja age cheia de birras acreditam? eu ate as vezes tou todo o santo dia com ela,e ela nada faz,alias é completamente diferente! é uma santinha! mas logo que o pai entra passado um quarto de hora mais ou menos é logo o sufoco das birras! ao contrario,nao sei,porque ainda nao houve a hipotese de ser o pai a ficar com ela o dia todo. enfim,as crianças sao mesmo assim,cada dia elas querem ser donas de si,ter a autonomia para muita coisa e dai depois vem uma birra,dessa birra vem outra e por ai a diante... a maior parte das vezes a minha filha quando entra em birra costuma ate a dizer k ela é grande,tem uns braços grandes,umas pernas grandes,um pescoço grande,e no fim diz que tem um rabo grande! farto-me de rir quando ela diz isso! sao mesmo crianças,ate eu ás vezes sou uma criança quanto mais a minha filha! lol

                Comentar


                • #9
                  Faneka, o meu filho é ao contrario...com o pai porta-me muito melhor do que comigo. Isto porque o pai é muito mais firme com ele. Eu tento evitar a birra ao maximo enquanto o meu marido diz logo "não" e já está...eu ando ali às voltas a ver se lá o levo a bem mas o pai é logo "vai para o banho e acabou"...por isso acho que ele acaba por ter mais respeitinho ao pai.

                  Comentar


                  • #10
                    Birras.....Um fartote cá por casa lol
                    A minha filha começou á pouco tempo numa fase bem complicada...era birras por tudo e por nada, até de noite ela fazia birra s acordava a chorar e eu tentava pegar-lhe ao colo por exemplo, e ela nao queria...parecia possuida...
                    Na creche começou a ficar igual, birras de se atirar para o chão a espernear.
                    Um dia na creche disseram-me: "pode ser da idade, mas ela nao era assim...acho que vem por aí alguma coisa" e foi certinho...começou a fazer febre e além de ter nascido um dente, ganhou um abcesso enorme no pescoço... depois disso acalmou.
                    E, realmente, apesar de concordar com a Rute com aquilo de eles estarem a aprender a lidar com a frustração e assim (sou educadora e sei isso tudo) o que eu verifico é que não somos só nós que lidamos mal com as birras qd estamos cansados/doentes/stressados, são eles que fazem MUITO mais birras qd nao se sentem bem com alguma coisa.
                    Claro que ela continua a fazer as birras dela, mas dá perfeitamente para perceber quando é birra por "luta de poder" de quando é birra pq "não está bem"...eles não se conseguem expressar de outra forma...
                    O que eu acho muito importante (embora seja a primeira a dizer que nem sempre o consigo fazer) é mantermos a calma, porque nós somos o porto seguro dos nossos filhos, se nós perdeos a calma, eles acham que realmente há motivo para estarem sem calma e entra num circulo vicioso, eles gritam, nós gritamos para se calarem, e eles gritam mais... Se eles gritam e nós, com calma dizemos "já vai passar, sei que estás cansado, com sono, com dores, etc, etc" isso ajuda, pois além de os ensinar a dar um nome aos sentimentos eles verificam que nós conseguimos estar calmos, por isso a situação não deve ser grave.
                    Não quero com isto dizer para ceder ás birras, nem pensar... a minha filha foi habituada pela a vó a ir ao continente e ter um chupa. um dia foi cmg e, ao passar por eles gritou logo "QUERO UM CHUPA!!!" simplesmente lhe disse que não ia ter porque tinha gritado...fez uma birra descomunal, tive uma senhora que se ofereceu para lhe dar o chupa, eu tive que dizer que não :s, em casa, depois dela acalmar lá falei com ela, tentei explicar que nao se pede as coisas a gritar, etc...mas ela é pequenina e achei que metade ela nao tinha entendido, mas, passado uns 15min, ela vem ter cmg e diz"mamã quero um chupa se faz favor"... claro que me desarmou e dei-lhe um elogiando o bom comportamento. Tudo isto para dizer que eles entendem muito bem e sabem qual é o comportamento esperado deles. Estão só a testar os limites. Cabe-nos a nós mostrar-lhes onde ficam...


                    Madrilhada de parto: Pocaontas

                    Comentar


                    • #11
                      ola anair,quem me dera que fosse assim conosco! pelo menos a minha filha nao faria birra com um dos pais,ms ela e mesmo teimosa! lol espero bem que vá passando com a idade,mas vamos ver...lol

                      Comentar


                      • #12
                        ola bia26,eu gostei muito do teu post! vou ver se com a minha filha isso de dar nome a certas birras(lol) vai dar resultado,a minha filha faz birras mesmo por poder,nao tem haver com sono nem nada,é mesmo aquele tipo de querer ganhar! alias as brincadeiras dela sao todas a dizer k ela ganhou! por qualquer coisa ela diz: ganhei-te! as vezes ate faz birra porque nao ganhou por qualquer razao! tens razao quanto ao elas perceberem pois eu ja vi que a minha percebe mt bem sim. sabes,as vezes ha qualquer coisa que eu peço para ela fazer como arrumar os brinquedos etc e ela diz logo: nao,vai tu! eu ralho com ela mas é pior que ai ela grita e mtas vezes eu ate lhe acento a mao no rabo e ela para,mas tambem é chato porque se fosse assim eu estaria sempre a acentar-lhe a mao! entao mts vezes ela diz que nao faz e eu de seguida digo-lhe que ela nem consegue arrumar os brinquedos! que ela e tao linda mas que nem os brinquedos sabe arrumar. ai é só ve-la a correr a ir arrumar tudo! é demais! vou usar a tua estrategia haver como resulta. lol
                        Ultima edição por faneka; 13-08-2012, 16:16.

                        Comentar


                        • #13
                          Olá a todas!!
                          Mamas de filhotes birrentos, não desesperem!! Venho informar que desde que o meu filhote começou a escola está outro!! Isto sao mesmo fases! E gostava que esta durasse... Ele come bem, toma banho (e lava o cabelo!!!!) sem berrar, vai para a cama sozinho, acorda bem disposto!... Claro que de vez em quando ainda aparece a sra. birra mas nada comparado com o que era!! Ainda continua com as manias dele e fica todo enervado se alguem interfere com elas...isso ainda me preocupa um bocado, mas pelo menos já nao se manda para o chao.

                          Beijinhos!

                          Comentar

                          slot_bottomleaderboard_post

                          Collapse
                          Working...
                          X