Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Chegada de um mano mais novo! Reacção do mais velho!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Chegada de um mano mais novo! Reacção do mais velho!

    Venho aqui procurar conselhos e respostas que ainda não consegui encontrar! E tb não sei se será motivo para ir a correr enfiar-me num consultório médico. O meu filho mais velho tem 3 anos quase 4, faz no final do ano, a bebe tem 7 meses e eu já não sei como lidar com ele como o ajudar, pois acho que ele não está a lidar nada bem com a chegada da irmã, embora a adore e nunca o tenha visto a ter qualquer ponta de agressividade para com ela.

    Ele não tem um feitio fácil, nunca teve e sempre foi muito agarrado a nós, com a chegada da irmã ele inicialmente reagiu muito bem, mas desde os 4/5 meses dela que já não sabemos o que fazer com ele, as birrras aumentaram o uso de chucha e biberon intensificaram-se, falar à bebe, já não adormece sozinho e acorda 4/5 vezes por noite a chorar para ir para a nossa cama, por vezes fica a chorar na escola, embora as educadoras nos digam que assim que viramos costas ele já está a rir e brincar com os amigos.

    Nós brincamos só com ele, fazemos programas só com ele, tivemos alguma permissividade relativamente à chucha e biberon, voltámos a estar com ele para adormecer e deixamo-lo ir para a nossa cama, e tentamos lidar o melhor possivel com as birras, mas já andamos nisto há 2/3 meses e já estamos a ficar saturados de birras para comer e de não termos uma cama só para nós.

    Como lidaram com os vossos filhos nesta fase? As reacções deles foram semelhantes à do meu? Não acham que já teve tempo para se acostumar à nova presença lá em casa?


  • #2
    Olá!

    As minhas têm menos de 3 anos de diferença, os ciumes da mais velha chegam por fases, a maior parte das vezes nem chego a perceber o motivo.
    De uma forma geral dão-se lindamente e brincam muito juntas, mas há alturas mais dificeis, com muitas birras, com muita intransigência, muito pedido de colo, muitas conversas do se a mana tem porque é que eu não hei-de ter.
    Tento falar muito com ela, explicar-lhe porque é que a irmã tem certas atenções que ela não tem, a importância que ela tem para mim, que é uma sortuda porque ninguém vai gostar tanto dela como a mana e por aí fora.

    Mas noto que tem muito a ver com o desenvolvimento dos irmãos. Normalmente os ciumes aumentam quando eles entram nas fases mais engraçadas ou interactivas, quando começam a exigir atenção, quando começam a mexer-se ou a falar.

    Tens que ter paciência, dar atenção mas saber explicar também.

    Comentar


    • #3
      Por cá contamos com 9m... de birras, que começaram logo bem cedo, e aos 2m do irmão, fez-me uma que só faltou morder-me. Agora está mais calma, felizmente, mas chega o pai a casa e ela entende que a atenção do pai tem que ser dela, e normalmente começa logo a falar torto ou a pinchar em volta do pai para atraí-lo só para ela.
      Chucha não pediu, nem regrediu nas fraldas, mas agora que dou ao mais novo a sopa, ela finge que não quer jantar mais, e depois acaba por comer tudo se for eu a dar-lhe. e se rimos de alguma gracinha que o mano faz, temos de rir de algo que ela faz também... quando ele andava com os sonos trocados, era um desatino ela ir dormir e ele ainda estar acordado...

      Olha, não há formulas, mas sei que piora tudo se nos enervamos mais com eles... agora só lhe pergunto se quer ver televisão e a coisa acalma... se está um cenário muito "negro", só lhe pergunto se quer apanhar no cu ou na cara; casos extremos: sacudo o pó do rabo e sossega a coisa.

      Ah, e nunca se vão habituar à nova presença, em certos aspectos será sempre uma competição pela atenção, mesmo que eles nem se apercebam de tal.
      Sabes ando a ler o livro do Mário Cordeiro sobre as "birras e medos", não trás formula mágica, mas ajuda na tua reflexão sobre as birras, e a "perspectiva" com que vês a birra. Já evitei algumas graças ao livro... agora só queria que o meu marido o lê-se:P

      bj e paciência, acima de tudo paciencia!

      Comentar


      • #4
        Olá!!li os vosso testemunhos atentamente,pois preparo me para uma situação que prevejo dificil cá em casa....estou grávida de uma menina e a menina mais velha da casa já mostra ciumes e a irmã ainda está na barriga.....engraçado que decidimos ter o 2º filho pois ela passava a vida a pedir um irmão...a ver vamos,espero que seja tudo bem mais fácil do que aquilo que estou à espera....
        bj

        Comentar


        • #5
          Olá mamãs pois este tema não é nada fácil...

          Eu tenho um piolho com 4 anos e outro com 6 meses. Na gravidez correu tudo óptimo de tal forma que se apaixonou pela barriga LOL e me pergunta várias vezes quando é que a vou ter outra vez...claro que se segue a minha pergunta, queres mais manos? Nãooooo quero a barriga!

          O nascimento do mano não podia ter sido mais complicado, ficou logo internado na incubadora 15 dias (e ele não o viu) e depois seguiram-se mais 2 internamentos até aos 3 meses...

          Ficou com uma crise de mimos louca como se pode compreender, chamava a atenção (e ainda o faz) a tempo inteiro e até nos avisa que vai fazer asneiras para olharmos para ele!

          Nunca teve ciumes diretos nem fez mal ao irmão, mas fazia birras de meia noite principalmente quando estava a dar de mamar.

          O que tem resultado melhor são os tais programas principalmente mãe-filho (chegou a pedir isto de prenda!) e perder bastante tempo a "ensiná-lo" sem que perceba a brincar com o mano.

          Agora tem-se divertido muito com ele, acha um piadão quando o bebé dá gargalhadas com as maluqueiras dele. Quando a birra tá demasiado grande ponho-o na cama até que sossegue. A seguir falo com ele com calma. Se não for BIRRA, então distraí-o e a coisa lá vai andado.

          O que noto em fases de birras sucessivas é que é necessário ser mais dura de modo a estabelecer bem os limites (q por vezes deixamos desvanecer um pouco devido à situação). Mas eles precisam das regras... às vezes é mesmo difícil,mas ás vezes tiro dias "não" e depois ele acalma.

          Beijinhos e muita energia e ânimo que é o que é preciso!

          Comentar


          • #6
            Olá mamãs pois este tema não é nada fácil...

            Eu tenho um piolho com 4 anos e outro com 6 meses. Na gravidez correu tudo óptimo de tal forma que se apaixonou pela barriga LOL e me pergunta várias vezes quando é que a vou ter outra vez...claro que se segue a minha pergunta, queres mais manos? Nãooooo quero a barriga!

            O nascimento do mano não podia ter sido mais complicado, ficou logo internado na incubadora 15 dias (e ele não o viu) e depois seguiram-se mais 2 internamentos até aos 3 meses...

            Ficou com uma crise de mimos louca como se pode compreender, chamava a atenção (e ainda o faz) a tempo inteiro e até nos avisa que vai fazer asneiras para olharmos para ele!

            Nunca teve ciumes diretos nem fez mal ao irmão, mas fazia birras de meia noite principalmente quando estava a dar de mamar.

            O que tem resultado melhor são os tais programas principalmente mãe-filho (chegou a pedir isto de prenda!) e perder bastante tempo a "ensiná-lo" sem que perceba a brincar com o mano.

            Agora tem-se divertido muito com ele, acha um piadão quando o bebé dá gargalhadas com as maluqueiras dele. Quando a birra tá demasiado grande ponho-o na cama até que sossegue. A seguir falo com ele com calma. Se não for BIRRA, então distraí-o e a coisa lá vai andado.

            O que noto em fases de birras sucessivas é que é necessário ser mais dura de modo a estabelecer bem os limites (q por vezes deixamos desvanecer um pouco devido à situação). Mas eles precisam das regras... às vezes é mesmo difícil,mas ás vezes tiro dias "não" e depois ele acalma.

            Beijinhos e muita energia e ânimo que é o que é preciso!

            Comentar


            • #7
              Ao fim de quase 9 meses, estamos a fazer grandes progressos, raramente temos birrar mas continuamos com as chamadas de atenção durante as refeições, principalmente se a mana estiver presente... brincam imenso um como o outro e acho que isso tem ajudado muito!

              Continua a ir para a nossa cama, mas já dorme muitas vezes na dele, sinceramente acho que a questão de ir para a nossa cama nada tem a ver com a mana, é mesmo uma fase dele!

              Anda muito mais tranquilo! E nós tb!

              Comentar


              • #8
                Ainda bem! Pois isso de ir para a nossa cama é um desastre... o meu mais velho (4 ano) tb tem ido de vez em quando, diz que tem sonhos maus e pronto! Tb não relaciono com o irmão. Mas quando nasceu o mais velho teve uma fase em que só dormia connosco, aqui foi mesmo uma regressão, mas felizmente durou pouco

                Bjs

                Comentar

                slot_bottomleaderboard_post

                Collapse
                Working...
                X