Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Pedido de opinião de pediatras - Açucar, sim ou não?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Pedido de opinião de pediatras - Açucar, sim ou não?

    Viva,

    Eu e a minha mulher, temos discutido o forma de educar e alimentar o nosso pequeno herdeiro, e claro que há coisas em que discordamos.

    No entanto, como este pondo de discórdia, traz um "amargo na boca" para o nosso Tiaguinho, gostaria de ouvir algumas opiniões (preferenciavelmente) de pediatras/pessoas com formação médica, que peço que se identifiquem como tendo formação nesse campo, para distinguir das opiniões gerais (que também são desejadas e muito bem vindas, porque já que este é o nosso primeiro rebento, haverá certamente muita gente com mais experiência do que nós).

    O que se passa, é que enquanto eu sou mais moderado, a minha mulher é capaz de posições mais extremas, e gostaria de saber neste caso, qual a correcta solução a adoptar.

    O nosso Tiago, como qualquer garoto / bébé (faz 3 anos em 27/Nov) gosta de doces, mas nós por principio não lhe damos guloseimas.
    No entanto, penso que umas bolachas poucas (3/4 por dia) não lhe farão grande mal, pelo que eu gosto de lhe dar quando ele pede, para que o garoto não ande sempre desconsolado.

    A minha mulher no entanto, é da opinião que o açucar não se deve dar ao garoto, por ser tão novo.

    Nós sabemos que seria desejavel que ele comesse antes o "doce" em fruta, mas como ele já come todos os dias 1 a 2 peças de fruta, não será por aí (a falta de fruta) que lhe vai fazer mal tomar outro tipo de doce/açucar.

    A questão não é se vale mais a pena dar fruta ou doces, porque aí a resposta é óbvia.
    É sim se é prejudicial dar-lhe algum açucar em forma de bolachas, quando ele pede.

    Será desejável que não se dê qualquer açucar, mas como ele pede para comer as bolachas, e quando não lhas damos, ele chora (o que nos parte o coração), queriamos então ter a certeza até onde é que é prejudicial, e/ou até onde podemos ir.

    Senhores Doutores, será prejudicial para o garoto dar-lhe 3/4 bolachas por dia (só se ele pedir), mesmo que seja todos os dias? Eu sei que não lhe devo dar um pacote se ele pedir, mas também penso que não devemos chegar ao ponto de não lhe dar nenhuma (conforme é opinião da minha mulher), pois o mal que daí advém não é mensurável.

    Como as bolachas não são todas iguais, vamos assumir um valor médio de 5g de açucar por bolacha, e que não toma mais nenhum açucar nesses dias, seja por que forma fôr (excepção feita para 1 ou 2 peças de fruta diárias)

    Se me pudessem ajudar, agradecia, pois se por um lado sei que se deve evitar o açucar, por outro lado acho que estamos a falar de tão pouco que não lhe vai fazer qualquer diferença, e o menino fica consolado com esse pouco de doce/alegria.

    Aguardo TODAS as vossas opiniões, mas como disse atrás, aqueles que tiverem algum tipo de formação médica, por favor digam isso mesmo (não é preciso especificar qual a formação), para podermos tomar em consideração essa diferença nas opiniões dadas.

    Atenciosamente, e ligeiramente ansiosos,

    O pai do Tiago,
    Titito

  • #2
    Que vontade imensa me deu de responder... mas falta-me a formação.

    Comentar


    • #3
      Olá isa.2009,

      Não seja por isso.... Eu não quero só "opiniões médicas"... Qualquer uma é bem vinda, pois nós (país do Tiago) somos completamente inexperientes no sentido em que este é o nosso primeiro...

      Assim, qualquer opinião é melhor do que a nossa de "ignorantes", e no "brain storm" é que se tira conclusões acertadas.

      Eu só pedi que as pessoas se identificassem como tendo algum tipo de formação médica quando forem dar opinião, pois como compreende, fará alguma diferença na nossa decisão uma opinião de um pediatra a dizer que (por exemplo) até 60gr de açucar diárias não é de todo prejudicial, comparada com uma opinião (que nós também temos) que o açucar deve ser evitado... É que "deve ser evitado" é para levar "à letra", ou é apenas um modo de dizer que não se deve exagerar (que é precisamente onde eu e a mãe discordamos, pois ela acha melhor não dar de todo, em quanto que eu penso que dar 3/4 por dia não lhe vai fazer mal e mantém o nosso menino consolado e satisfeito...)

      Por isso, venha de lá essa opinião, que desde já agradeço em adianto

      Comentar


      • #4
        Só para dizer que já dizia a minha mãe: «No meio é que está a virtude» :-) Não sendo médica, a sabedoria popular às vezes é isso mesmo: sábia!

        Comentar


        • #5
          Caro Titito, também não tenho formação médica, mas sabe, nem na questão do açucar os pediatras estão em consenso lol como diz a Elsa "no meu é que está a virtude"! A minha filha adora doces, e por norma dou-lhe se acho que ela pode comer e por regra após as refeições e não antes. Contudo, nao lhe dou doces se sei que ela vai passar o dia a casa das avós... e vai para lá com a indicação de comer "só uma coisa boa!", pois sei como são as avós....
          Mas sabe, nesta ultima gastro que ela me teve em Julho, veio do hospital (privado) com uma lista de coisas que poderia comer nos primeiros 2/3 dias para não sobrecarregar o estomago/intestinos, mas dar energia ao organismo: marmelada, goiaba, compota, doce de maça, agua ou chá com açucar... tudo que nunca lhe dei por causa do "acuçar não!"; digo-lhe que o mais novo vai provar essas coisas após fazer 1ano, com regra, mas vai provar para ir conhecendo os sabores.

          Ah, a minha filha desde os 20m que vai ao dentista, por se habituar ao dentista e porque eu cismava que ela ia ficar com os dentes tortos da chupeta (tal não aconteceu, fezlizmente); mas so para dizer que nem a dentista é contra os doces, é contra sim dar-se fora de "horas" em que se possa escovar os dentes, ou seja, dar-se os doces a seguir às refeições.

          bj
          Ultima edição por sdias; 24-09-2012, 17:46.

          Comentar


          • #6
            Açucar

            Inserido Inicialmente por Titito Ver Mensagem
            Viva,

            Eu e a minha mulher, temos discutido o forma de educar e alimentar o nosso pequeno herdeiro, e claro que há coisas em que discordamos.

            No entanto, como este pondo de discórdia, traz um "amargo na boca" para o nosso Tiaguinho, gostaria de ouvir algumas opiniões (preferenciavelmente) de pediatras/pessoas com formação médica, que peço que se identifiquem como tendo formação nesse campo, para distinguir das opiniões gerais (que também são desejadas e muito bem vindas, porque já que este é o nosso primeiro rebento, haverá certamente muita gente com mais experiência do que nós).

            O que se passa, é que enquanto eu sou mais moderado, a minha mulher é capaz de posições mais extremas, e gostaria de saber neste caso, qual a correcta solução a adoptar.

            O nosso Tiago, como qualquer garoto / bébé (faz 3 anos em 27/Nov) gosta de doces, mas nós por principio não lhe damos guloseimas.
            No entanto, penso que umas bolachas poucas (3/4 por dia) não lhe farão grande mal, pelo que eu gosto de lhe dar quando ele pede, para que o garoto não ande sempre desconsolado.

            A minha mulher no entanto, é da opinião que o açucar não se deve dar ao garoto, por ser tão novo.

            Nós sabemos que seria desejavel que ele comesse antes o "doce" em fruta, mas como ele já come todos os dias 1 a 2 peças de fruta, não será por aí (a falta de fruta) que lhe vai fazer mal tomar outro tipo de doce/açucar.

            A questão não é se vale mais a pena dar fruta ou doces, porque aí a resposta é óbvia.
            É sim se é prejudicial dar-lhe algum açucar em forma de bolachas, quando ele pede.

            Será desejável que não se dê qualquer açucar, mas como ele pede para comer as bolachas, e quando não lhas damos, ele chora (o que nos parte o coração), queriamos então ter a certeza até onde é que é prejudicial, e/ou até onde podemos ir.

            Senhores Doutores, será prejudicial para o garoto dar-lhe 3/4 bolachas por dia (só se ele pedir), mesmo que seja todos os dias? Eu sei que não lhe devo dar um pacote se ele pedir, mas também penso que não devemos chegar ao ponto de não lhe dar nenhuma (conforme é opinião da minha mulher), pois o mal que daí advém não é mensurável.

            Como as bolachas não são todas iguais, vamos assumir um valor médio de 5g de açucar por bolacha, e que não toma mais nenhum açucar nesses dias, seja por que forma fôr (excepção feita para 1 ou 2 peças de fruta diárias)

            Se me pudessem ajudar, agradecia, pois se por um lado sei que se deve evitar o açucar, por outro lado acho que estamos a falar de tão pouco que não lhe vai fazer qualquer diferença, e o menino fica consolado com esse pouco de doce/alegria.

            Aguardo TODAS as vossas opiniões, mas como disse atrás, aqueles que tiverem algum tipo de formação médica, por favor digam isso mesmo (não é preciso especificar qual a formação), para podermos tomar em consideração essa diferença nas opiniões dadas.

            Atenciosamente, e ligeiramente ansiosos,

            O pai do Tiago,
            Titito
            Olá Pai do Tiago.
            Partilho da opinião da moderação.
            Não sou apologista da ingestão diária das bolachas nem de qualquer outro tipo de doces/produtos alimentares processados (bolachas, bolos e afins) não só no sentido da promoção de hábitos saudáveis promotores de saúde, como também por questões que passam pela educação- formação da criança como pessoa.
            Não sou extremista (já fui mais mas o meu filho foi crescendo e não podia fazer dele um ET ).
            No entanto sou rígida em relação a algumas questões/situações relacionadas com a alimentação dele.
            Cá em casa não há nada, muito menos bolachas.Doces só os que lhe oferecem e são racionados para se irem comendo aos poucos. No verão come alguns gelados e durante o resto do ano come 1 vez por semana caso não haja festas (nestas come sempre..festa é festa!).
            Problema de muitas bolachas: açúcar, gordura (em especial a hidrogenada- péssima) e valor calórico.
            Problema do hábito diário: poderá criar a ideia na criança de que não há qualquer problema em comer diariamente e mais tarde, pex, na adolescência esse hábito estar incutido. Como sabe a partir de determinada idade é difícil controlar tudo o que eles comem e nestas fases os abusos são maiores em virtude da fome (que é superior), na quantidade ingerida, que é maior. Há também uma questão que considero importante. O "consolar" com a bolacha poderá criar também uma associação de bem estar, a esse "alimento". Algumas das dificuldades que temos em consulta de obesidade em adultos é conseguir realizar a dissociação de alimentos a sensações.
            Com isto não quero dizer deixe de dar as bolachas ao Tiago, pois afinal são crianças, seres humanos e vivem numa sociedade. Fica apenas a sugestão de começar a dissociar. Associe o bem estar do Tiago a outra situação que nao envolva comida. E de vez em quando uma ou 2 bolachas no final de 1 lanche ou de 1 refeição.

            Cumpts
            Luísa (nutricionista)

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por ElsaTS Ver Mensagem
              Só para dizer que já dizia a minha mãe: «No meio é que está a virtude» :-) Não sendo médica, a sabedoria popular às vezes é isso mesmo: sábia!
              Sem dúvida! para tudo na vida!


              \"Bom mesmo é ir à luta, com determinação, abraçar a vida e viver com paixão, perder com classe e viver com ousadia, pois o triunfo pertence a quem mais se atreve.\"

              \"Ter problemas na vida é inevitável; ser derrotado por eles é opcional\"

              Comentar


              • #8
                Obrigado a todos pelas opiniões.

                No entanto, gostaria de tornar um pouco mais especifico, neste sentido:
                3/4 bolachas por dia, é visto como fazendo parte do intervalo aceitavel correspondente a "no meio é que está virtude", ou qual seria o limite? (admitindo que cada bolacha teria em média 5gr de açucar, porque cada bolacha tem o seu valor em açucar diferente de outras bolachas de outras marcas, o que corresponde a 15gr/20gr de açucar por dia)

                Em resposta à nossa amiga Luisa (nutricionista), concordo que não se deve fazer da alimentação (seja em açucar ou não) uma recompensa/condição para o bem estar, porque senão estariamos a providenciar um genero de "vicio" que mais tarde poderia ser negativo na vida do Tiago.
                Daí, e do seu comentário, conclui-se desde já que o acto de comer as bolachas TODOS OS DIAS deve ser evitado, e feito apenas de quando em quando. Vamos admitir que seriam 3 vezes por semana, em condições do genero "dia-sim/dia-não", senão estariamos a incorrer no mesmo problema, apenas um pouco mais distanciado. Neste caso, seriam então as 3/4 bolachas muito/de evitar completamente, ou aceitavel?

                Sabem que quando me dizem que "no meio é que está a virtude", que é precisamente o meu pensamento (não quero nem atitudes de deixar comer tudo o que quer, e nem atitudes radicais do genero "não come nada"), a dificuldade está precisamente em encontrar/quantificar o que é "no meio"... Serão as 3/4 bolachas "no meio"? Serão "de mais"? Serão tão poucas que não têm qualquer peso na saude do Tiago?
                (NOTA: Ao falar em bolachas, consideremos sempre que falamos de uma bolacha com um teor de açucar de 5gr/bolacha, para termos valores reais e não cairmos novamente na duvida, porque há bolachas com quantidades de açucar muito dispares umas da outras. Assim, consideremos sempre as 5gr de açucar/bolacha)

                Comentar


                • #9
                  Olá na minha " formação " só poderei colocar de "mãe" e sempre em up-date...no entanto tenho dois filhos, em tudo diferentes ..pois se no 1º não tocou em sal e açucar até ter mais de 1 ano...do 2º não o pude evitar...pois via o irmão com um chupa/gomas...claro que faço os possíveis para lhe limitar estes alimentos ,no entanto ,se preferirem dou-lhes umas bolachas para irem petiscando enquanto aguardam o jantar...não creio que seja assim de tão terrível!!mas claro que não tenho formação académica...no meio é que está a virtude nem demais nem de menos!

                  Comentar


                  • #10
                    Eu acho é que estar a contar gramas de açúcar das bolachas é ir muito além da virtude do meio, lol... Não há já bom senso e instinto, funciona tudo por matemática? Oh pá é dar uma bolacha à criança de vez em quando, tem mesmo de haver um calendário específico para comer bolachas? Concordo com o que a Luísa disse numa coisa muito importante, nunca associar comida a consolo ou conforto. De resto acho que estás/estão a fazer uma complicação desnecessária com uma coisa tão simples como dar uma guloseima a uma criança.

                    Olha, a minha tem quase 5 anos, se me perguntarem quantas vezes por semana come uma guloseima nem sei. Há semanas que não come nenhuma, outras que come duas ou três. Não acho que seja coisa que se deva dar em dias certos e em quantidades medidas e pesadas, é preciso é, lá está, bom senso. Talvez por eu nunca ter feito disso um grande drama, a minha filha não liga particularmente a doces. Passa dias e dias sem se lembrar sequer, e eu tenho a caixa com gomas e bolachas à vista e ao alcance dela e nunca ela se lembrou de lá ir mexer sozinha. Quando me pede, se eu acho que devo dar dou, se acho que não devo dar digo que não e explico porquê e pronto. Recusar sempre, ou criar o hábito de dar todos os dias uma determinada quantidade é, na minha opinião, igualmente errado. Quanto mais stress nós fazemos com essas coisas pior.

                    Comentar


                    • #11
                      Eu devo ser uma mãe mesmo desleixada porque o meu filho come bolachas todos os dias... Não considero as bolachas maria, torrada, água e sal, de leite, de aveia como sendo guloseimas, considero serem uma fonte de cereais... considero bolachas guloseima as oero, as recheadas, essas o meu filho come de longe a longe... Mas todas as outras come todos os dias! Come a meio da manhã na escola, come na ceia e ao lanche come cereais ou pão, isto de acordo com a opinião do pediatra que é uma pessoa super simples e nada ligada a exageros e fundamentalismos. Não contabilizo gramas, acho que isso é cair no exagero... O meu filho tem o peso adequado à altura (tem 4 anos e tem altura/peso de uma criança de 6) e até o consideramos esguio!






                      Madrinhas: As minhas docinhas do tópico do almoço/jantar da Pipoca

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por ElsaTS Ver Mensagem
                        Eu acho é que estar a contar gramas de açúcar das bolachas é ir muito além da virtude do meio, lol... Não há já bom senso e instinto, funciona tudo por matemática? Oh pá é dar uma bolacha à criança de vez em quando....
                        Hehehe...
                        Olá amiga Elsa,

                        Nós não estamos a fazer disto "uma tempestade num copo de água"... A referência às gramas das bolachas tem a ver com o podermos ter um ponto de partida, porque há quantidades de tudo (vitaminas, proteinas, fibras, até mesmo metais...) que são consideradas como valor diário recomendado, e como cada alimento tem a sua quantidade especifica de cada "componente", a gramagem é para podermos partir todos de um valor que é independente do tipo de bolacha/alimento.
                        Tal como exemplificou a nossa amiga anareis, há diferenças a considerar entre cada tipo de bolacha, pelo que dar umas bolachas de água e sal, não é o mesmo que dar a mesma quantidade em oreos por exemplo.
                        Inserido Inicialmente por anareis Ver Mensagem
                        Não considero as bolachas maria, torrada, água e sal, de leite, de aveia como sendo guloseimas, considero serem uma fonte de cereais... considero bolachas guloseima as oero, as recheadas...
                        De um modo geral, eu sou apologista de dar as 3/4 bolachas (sejam elas quais forem) para ver o meu tesourinho feliz, mas a mãe já segue uma linha mais preocupada com a alimentação...

                        Nesta "discussão", eu pretendo ver até que ponto estou a agir de forma errada (sim, eu a agir de forma errada, porque sei que o pensamento da mãe não está errado) e a prejudicar o futuro do Tiaguinho, em função de uns momentos de alegria.
                        Julgo que o fundamental está não na quantidade de bolachas que dou ao Tiago / damos aos nossos filhos, mas sim nas associações que se fazem nesse acto de dar uma bolacha / um doce aos nossos meninos, tal como disse a nossa colega "Luísa (nutricionista)" anteriormente.

                        Bem haja a todos pelas vossas opiniões / ajuda.

                        Continuar esta discussão, penso que é do interesse de todos / é de utilidade publica. No entanto vamos alargar um pouco a discussão (se não se importam) e acrescentar uma questão relativamente a outro tipo de açucares (frutose), e perguntar se há um limite saudavel para ingerir açucar na forma de frutas.
                        Sem caír no exagero de comer fruta até "ficar a doer a barriga", os limites que impomos aos nossos rebentos relativamente aos açucares, devem ser abrangentes e considerar a fruta e os doces que os garotos comem diariamente, ou por serem açucares diferentes, devem ser considerados não tendo em conta se já comeu um chupa-chupa, ou um bolo de chocolate (para não ser sempre bolachas) e contar o que comeu/o que damos a comer separando os tipos de açucar?

                        Comentar


                        • #13
                          Continuo a achar que é uma questão de bom senso, em relação às bolachas, aos doces, à carne e ao peixe, aos legumes, à fruta, a tudo. Um bocadinho de tudo e nada em exagero. Tal e qual como devemos fazer para nós. Exatamente. Todos nós sabemos como devemos alimentar-nos, não sabemos? Não devemos comer barrigadas de doces, não devemos abusar das proteínas, nem do pão, nem de fritos, nem de nada... Na minha opinião, uma criança de 3/4 anos para cima deve fazer uma alimentação variada e correta, sem tabus nem alimentos proibidos. Aqui em casa é assim. A única coisa em que eu sou mais exigente é na sopa. Comemos sopa a todas as refeições, salvo raras exceções (tanto ela como eu), porque ela não come legumes no prato, portanto tem de comer na sopa.

                          De resto, não consigo ter uma abordagem tão «radical» à alimentação. Até me faz confusão dizeres coisas como «prejudicar o futuro do Tiaguinho, em função de uns momentos de alegria» quando se está a falar de 3 bolachas Maria, a sério, lol...

                          Comentar


                          • #14
                            É verdade Elsa... É quase como o "Vicio" das compras...
                            É prejudicial para o seu futuro, qualquer criança (ou adulto, já agora...) associar os momentos de satisfação há comida, no sentido em que depois procurará ter o prazer diário como qualquer pessoa, e vai encontrar em grande medida no acto de comer, o que leva na direcção de um futuro obeso...

                            Naturalmente todos nós temos algum prazer em comer, mas é errado ensinar que há recompensa em forma de doce, tal e qual como o comprar o carinho através de prendas, pois depois faz-se associação no seu cerebro, e mais tarde durante a sua vida adulta, vai ser um adulto que procura a satisfação imediata através do que aprendeu em novo:Comer (no nosso caso, comer doces).

                            A forma de evitar isto, não é o extremismo / corte radical. O correcto é apenas dissociar as recompensas, e as rotinas (tais como comer sempre bolachas mal chega da escola, por exemplo), e dar a comer esporadicamente.

                            É até engraçado eu aqui a falar como se soubesse o que digo e fosse um especialista na matéria... Não é nada disso.. Eu apenas acredito mesmo nisto, e então defendo as minhas convicçoes de acordo com os meus conhecimentos

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por Titito Ver Mensagem
                              É até engraçado eu aqui a falar como se soubesse o que digo e fosse um especialista na matéria... Não é nada disso.. Eu apenas acredito mesmo nisto, e então defendo as minhas convicçoes de acordo com os meus conhecimentos
                              Como todos nós: mães e pais fazemos; sempre a aprender Por isso acho que ninguém lhe vai responder factualmente: "sim, pode dar", "não, não dar"; porque cada pai e mãe, são um pai e mãe, e cada criança uma criança logo tente falar com a sua esposa e arranjaar um consenso para as ditas bolachas: 1x-3x por semana, 2-4 bolachas... o que resultar convosco
                              bj

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X