Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Adaptação ao infantário, qual melhor abordagem?preciso ajuda!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Adaptação ao infantário, qual melhor abordagem?preciso ajuda!

    Olá a todas..

    O meu filho de 4 anos entrou este ano pela 1ª vez na creche.Faz amanha 1 semana!
    Tem estado comigo ( á excepção de quando consigo arranjar trabalho, onde ficava com as avós) desde que nasceu, mas já estava mais que na hora de ele começar a socializar e aprender novas coisas.
    Quando soube que ia para a escolinha ficou muito feliz e no 1º dia a coisa correu até melhor do que se esperava. Era suposto ficar a almoçar e vir pra casa apos o mesmo, de forma a adaptação ser mais fácil.
    Quando o fui buscar disse-me logo que não queria vir pra casa, que ainda ia brincar mais..
    No dia seguinte tb ficou bem,apesar de á tarde estar a chorar, no 3º dia já começou a "torcer" o nariz de manhã e tb a chorar a tarde quando o fui buscar. Durmu inclusive muito mal de noite e na 6ªfeira estava "insuportável" de manha, fez logo birra que não queria ir escolinha, e ao aproximarmo-nos da escola começou mesmo a chorar compulsivamente. De tarde dormiu um bocadinho e de tarde quando o fui buscar estava calminho.
    Já não sei que abordagem devo ter com ele, uma vez que hoje a coisa ainda foi pior que na 6ªfeira...
    Sei que a adaptação nem sempre é fácil, falamos imenso do porquê de ele ter de ficar na escola, explico-lhe tudo, digo-lhe e demonstro o meu amor por ele, digo-lhe especificamente as horas a que o vou buscar, explico-lhe inclusivé as "fases" do dia até ir busca-lo para ele "visualizar" as coisas, combino idas ao parque ou andar bicicleta com ele... até já o fui buscar com a minha mãe!e até já lhe fiz a vontade numa comida que ele pediu na 6ªfeira, dizendo sempre que foi por ele se ter portado bem e não estar a chorar quando o fui buscar
    Sei lá já fiz tudo, e apesar de ainda não ter feito 1 semana que ele está na escola, não sei que abordagem ter, parece que nem as recompensas funcionam..
    Hoje então foi de partir o coração!
    sinto-me de mãos atadas porque preciso que ele fique na escola mas tb me custa deixa-lo no estado em que ele fica!
    Sei que não posso e não quero ceder ao choro dele, mas não sei que abordagem ter com ele..

    Preciso de ajuda meninas, como ultrapassaram estas questão com os vossos filhotes?
    Obrigado e beijocas

  • #2
    uma resposta: TEMPO
    Eu costumo dizer ás mães: quando nós mudamos de empregos nos primeiros dias é dificil não é? E se não choramos ás vezes bem temos vontade.
    Agora ponha-se no lugar de uma criança de 4 anos: a minha mãe sempre ficou comigo, agora leva-me pra ficar noutro sitio e vai-se embora... é dificil não é?
    Colocando de parte tudo aquilo que pode correr mal e que tem que estar atenta (sim, existem sitios onde não são tratados como deviam), mas partindo do principio que tudo corre bem, é uma questão de tempo. Dicas? as do costume, de manhã não prolongar a despedida, perguntar sempre o que fez na escola, incentivar a levar qualquer coisa para mostrar na escola (pode ser um trabalho, um livro especial, um jogo...). E, acima de tudo, mostrar-se segura de que está a fazer o correto ao deixá-lo lá, porque eles pressentem as nossas inseguranças e ficam eles inseguros.
    No caso de o coração ficar mesmo apertadinho, peça á educadora (isto não é possível em todos os infantários) se pode ir "espreitá-lo" passado uma hora sem ele a ver, vai ver que fica descansada
    Força, isto é a experiência de quem já viveu os dois lados, sou educadora e quando arranjei trabalho tive que por a piolha no jardim


    Madrilhada de parto: Pocaontas

    Comentar


    • #3
      Inserido Inicialmente por Bia26 Ver Mensagem
      uma resposta: TEMPO
      Eu costumo dizer ás mães: quando nós mudamos de empregos nos primeiros dias é dificil não é? E se não choramos ás vezes bem temos vontade.
      Agora ponha-se no lugar de uma criança de 4 anos: a minha mãe sempre ficou comigo, agora leva-me pra ficar noutro sitio e vai-se embora... é dificil não é?
      Colocando de parte tudo aquilo que pode correr mal e que tem que estar atenta (sim, existem sitios onde não são tratados como deviam), mas partindo do principio que tudo corre bem, é uma questão de tempo. Dicas? as do costume, de manhã não prolongar a despedida, perguntar sempre o que fez na escola, incentivar a levar qualquer coisa para mostrar na escola (pode ser um trabalho, um livro especial, um jogo...). E, acima de tudo, mostrar-se segura de que está a fazer o correto ao deixá-lo lá, porque eles pressentem as nossas inseguranças e ficam eles inseguros.
      No caso de o coração ficar mesmo apertadinho, peça á educadora (isto não é possível em todos os infantários) se pode ir "espreitá-lo" passado uma hora sem ele a ver, vai ver que fica descansada
      Força, isto é a experiência de quem já viveu os dois lados, sou educadora e quando arranjei trabalho tive que por a piolha no jardim


      Olá Bia26 e obrigado pela partilha..

      O meu grnade medo era que eu estivesse a fazer algo de errado e que estivesse a despoletar esta angustia nele.
      É verdade que no 1º dia eu tentei estar tranquila, mas no fundo estava super ansiosa com a separação dele, no entanto "portei-me" bem estive sempre calma, e nos dias seguintes tb por isso acho que é mesmo ansiedade na separação.
      Ontem foi dia horrivel, quando coloquei o post estava mesmo desesperada pois nunca o tinha visto assim, mas hoje a coisa ja correu melhor, e é mesmo como diz...TEMPO!
      A dica de levar qq coisa tb foi boa, hoje levou umas bolotas para mostrar aos amigos e á educadora..
      Não o fui ainda espreitar pois se ele me vir... mas na sexta liguei para saber como ele tinha ficado, ontem e apesar de me "doer" a alma achei que devia confiar nas pessoas que ficam com ele e não disse nada para nao criar ainda mais ansiedade.

      Obrigado por tudo, beijocas

      Comentar

      slot_bottomleaderboard_post

      Collapse
      Working...
      X