Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

DOENÇAS RESPIRATÓRIAS - o que fazer.

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • DOENÇAS RESPIRATÓRIAS - o que fazer.

    (Edidato a 20/12/2009 )

    A bronquiolite é uma infecção viral dos pequenos brônquios que ocorre em crianças com menos de 2 anos. É geralmente causada pelo vírus sincicial respiratório (VSR) e surge com maior frequência no Outono e Inverno.
    Manifesta-se de início como uma constipação (secreções nasais, tosse, e febre baixa) e, 2-3 dias depois, surge dificuldade em respirar (pieira) e dificuldade em alimentar-se.

    Cuidados a ter no domicílio:
    ? Cabeceira da cama elevada;
    ? Soro fisiológico no nariz, várias vezes ao dia (e antes das refeições);
    ? Aspiração nasal se tiver secreções nasais abundantes, 1 a 2 vezes ao dia;
    ? Aumentar a ingestão de líquidos;
    ? Refeições fraccionadas, sem insistir.

    Deve recorrer ao serviço de urgência se o seu filho:
    ? Estiver prostrado;
    ? Apresentar uma respiração rápida;
    ? Meter para dentro a pele entre as costelas, em cada respiração;
    ? Abrir e fechar as asas do nariz;
    ? Apresentar uma cor azulada dos lábios ou da pele;
    ? Tiver febre alta durante mais de 3 dias.

    Fonte: Hospital Fernando Fonseca (Amadora-Sintra)


    http://amrf.no.sapo.pt/Bronquiolite.pdf

    Inserido Inicialmente por Patchi
    Com o sistema imunitário em baixo, devido ao frio e à humidade, as crianças tornam-se mais vulneráveis às doenças típicas desta época. Saiba quais são e o que fazer - mesmo quando o melhor.

    AMIGDALITE
    Trata-se da inflamação das amígdalas, de causa viral ou bacteriana. As amígdalas têm por missão filtrar a entrada de bactérias no organismo por via aérea "fabricando anticorpos" mas, quando são afectadas pelos germes que deveriam combater, perdem essa capacidade, o que fragiliza o organismo.

    O QUE FAZER
    Durante o primeiro ano: A criança não tem amigdalites, uma vez que as amígdalas ainda não se encontram desenvolvidas.
    Do 1 aos 3 anos: Mais uma vez, sem a entrada em funcionamento das amígdalas, é impossível desenvolver uma amigdalite.

    Dos 3 aos 5 anos: O tratamento deve ter por objectivo a redução dos sintomas e ter início logo que é feito o diagnóstico. Convém que a criança permaneça em casa nos primeiros três dias, controlando-se a febre, os níveis de hidratação e fazendo-a ingerir alimentos líquidos, cremosos e sem ácidos. Os gargarejos com água salgada morna também costumam dar bom resultado. Se os sintomas não melhorarem pode ser necessária a toma de um antibiótico. O objectivo é prevenir eventuais complicações.


    BRONQUIOLITE
    A bronquiolite é a inflamação aguda dos bronquíolos, as pequenas ramificações pulmonares que partem dos brônquios e dão lugar aos alvéolos pulmonares, e é mais frequente em bebés até aos dois anos.

    O QUE FAZER
    Durante o primeiro ano: O tratamento consiste no alívio dos sintomas e o controlo da actividade respiratória. Para tal, é importante desobstruir frequentemente as vias nasais, com soro fisiológico ou aspiração. Se o bebé ficar muito aflito, com respiração ofegante e agravamento da pieira uma boa técnica é fazer aerossóis ou vapores de água, para humidificar as vias aéreas, fluidificando as secreções e facilitar a sua eliminação. Se a criança apresentar os lábios e língua com uma tonalidade azulada (cianose) é essencial levá-la de imediato ao hospital mais próximo, uma vez que as dificuldades respiratórias se tornaram muito graves e ela precisa de ajuda externa.

    Do 1 aos 3 anos: A cinesioterapia respiratória é um conjunto de técnicas de manipulação do tórax que auxiliam a mobilização desta parte do corpo, proporcionando uma melhor ventilação pulmonar, assim como uma drenagem das secreções.

    Dos 3 aos 5 anos: Nestas idades é muito pouco provável que a criança desenvolva uma bronquiolite com sintomatologia grave.

    CONSTIPAÇÃO
    As constipações são causadas, na maior parte dos casos, por um dos chamados «rhinovirus», dos quais existem mais de 200 tipos diferentes.

    O QUE FAZER
    Durante o primeiro ano: A melhor equação associa o repouso à ingestão de líquidos, o desentupimento do nariz, atmosfera húmida e inclinação da cama para ajudar a manter as vias aéreas superiores libertas.

    Do 1 aos 3 anos: A constipação transmite-se facilmente através de gotículas de secreções infectadas, expulsas ao espirrar ou tossir. Assim, é muito provável que uma criança contagie rapidamente os irmãos e a restante família.

    Dos 3 aos 5 anos: Os dois parágrafos acima são válidos.

    GRIPE
    Doença típica de Inverno, a gripe transmite-se por via aérea, através dos espirros e da tosse, por exemplo. Começa por provocar febre alta, dores de cabeça e nos músculos e mal-estar geral. Nas crianças mais pequenas, a febre não é sinal muito proeminente.

    O QUE FAZER
    Durante o primeiro ano: O controlo dos sintomas é fundamental. Se a criança manifestar dificuldades em respirar, não hesite em levá-la ao médico. Prostração e falta de apetite são sinais preocupantes.

    Do 1 aos 3 anos: É possível que surja uma infecção no ouvido. Não conte com o milagre dos antibióticos. Vigie a situação de perto e tenha como bússola o estado geral do seu filho: se ele estiver bem disposto e com vontade de brincar, não há grande motivo de preocupação. Para ajudar a desentupir o nariz, use soro ou preparados de água do mar.

    Dos 3 aos 5 anos: Esperar que passe é o melhor remédio.


    PIEIRA & FARFALHEIRA
    O som da pieira assemelha-se ao de um assobio. É um sintoma muito frequente nas crianças e traduz uma obstrução nas vias aéreas. Surge quando há uma inflamação dos brônquios.

    O QUE FAZER
    Durante o primeiro ano: Se a criança tiver pieira, é provável que esta decorra de uma bronquiolite e só o médico saberá prescrever o tratamento mais adequado, que poderá passar pela administração de um broncodilatador. Não caia na tentação de dar xaropes para a tosse ao bebé. No caso da farfalheira, se as secreções estiverem acumuladas no nariz, este deve ser o alvo dos pais. Um pouco de soro fisiológico ou água do mar esterilizada e já está.

    Do 1 aos 3 anos: As recomendações são as mesmas.

    Dos 3 aos 5 anos: Mesma atitude. E já sabe: nada de xaropes anti-tússicos ou expectorantes.

    RANHO
    É muito comum os bebés mais pequenos terem o nariz entupido ou andarem de ranho "pendurado". O ranho não é mais do que o lixo que o nariz apanha, evitando que entre no organismo e provoque infecções.

    O QUE FAZER
    Durante o primeiro ano: A principal preocupação deve ser manter o nariz desentupido, pois os bebés mais pequenos não sabem respirar pela boca. Pode usar-se soro fisiológico, nebulizadores com água do mar ou tentar os aspiradores nasais. Tudo isto pode revelar-se bastante difícil de aplicar no minúsculo nariz de um bebé que, ainda por cima, não pára quieto. As sessões de vapores (na casa de banho com água quente a correr) podem dar resultado mais facilmente.

    Do 1 aos 3 anos: Nesta idade, a criança já se deixa assoar e é mais fácil manter o nariz desentupido. Existem no mercado algumas gotas nasais que podem ajudar a secar as secreções.

    Dos 3 aos 5 anos: Ter o nariz a pingar pode ser o primeiro sinal de uma constipação. As bebidas quentes, como o chá de limão, ajudam a travar a evolução dos sintomas.


    TOSSE

    Apesar de ser aborrecida e cansativa, a tosse deve ser encarada como algo positivo, pois é um mecanismo de defesa do organismo que tem como objectivo expelir os micróbios que se encontram no sistema respiratório.

    O QUE FAZER
    Durante o primeiro ano: Os bebés não conseguem deitar fora a expectoração e correm o risco de acumulá-la na árvore respiratória. É normal, por isso, que bolcem ou vomitem alguma expectoração, pois é a única forma que têm de a deitar cá para fora.

    Dos 1 aos 3 anos: Se a tosse for acompanhada de febre ou de dificuldades respiratórias, a criança deverá ser observada.

    Dos 3 aos 5 anos: A criança repara que a tosse chama a atenção dos pais e acaba por adoptá-la como tique. Evite, por isso dar demasiada atenção.


    pais e filhos
    LIMPEZA DO NARIZ
    Susana e Afonso (14/09/2004)
    Nobody is perfect!!!
    I'm nobody.

  • #2
    RE:

    Olá Susana!
    Mais uma vez obrigada pela informação. Infelizmente, acerca da bronquiolite, já tenho experiência (uma aos 2 meses e outra aos 4). Em ambas nunca fez febre, no entanto, da 1ª já estava tão avançada que teve de ficar internado.

    Beijinhos
    Carla

    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá,

      Não tens que agradecer. Lembrei-me que tinha lá os folhetos e que podia passar a informação.
      Soube por uma mãmã do fórum que podíamos solicitar ao administrador que colocasse as mensagens como fixas. Foi o que fiz. Assim, estão sempre visíveis.

      Quanto a bronquiolites, o Afonso teve duas, muito ligeiras, mas começou cedo (5 semanas de vida; 5 meses), mas depois não teve mais nenhuma.
      Susana e Afonso (14/09/2004)
      Nobody is perfect!!!
      I'm nobody.

      Comentar


      • #4
        RE:

        Olá Susana

        Venho pedir a tua ajuda, como é que fazes para as mensagens ficarem sempre no inicio de todas, acho que é com o Stiky (não sei se escrevi bem) mas como é que faço? É que tenho o post da Lista da Mamãs e bebés no forum de "Outros Temas" e era giro qu ficasse logo no inicio, assim as mamãs novas do forum viam logo.

        Bjs e obrigada
        Maria Pereira

        Comentar


        • #5
          RE:

          Olá Maria,

          Mandas uma mensagem privada para a administração a solicitar que tornem essa mensagem em fixa.
          Susana e Afonso (14/09/2004)
          Nobody is perfect!!!
          I'm nobody.

          Comentar


          • #6
            RE:

            Obrigada, minha kida

            Beijocas para ti e para o Afonso e bom fim de semana
            Maria Pereira

            Comentar


            • #7
              RE:

              Olá mamãs.

              Alguma de vocês me pode dizer onde é que eu poderei pôr o me filho a fazer ginástica respiratória?
              É uma coisa que se pode fazer em casa, ou tem de ser feita por um médico \ enfermeiro?

              O meu filho vai na 2ª bronquiolite, e a médica diz que se para a semana ele não estiver a 100% vai ter de fazer ginástica respiratória...
              Andrea e João



































              Madrilhada: Isaferr JÁ NASCEU O AFONSO!!

              Comentar


              • #8
                RE:

                Ola Andrea,

                O meu filhote ja fez o mes passado e vai voltar a fazer a partir de amanha ( 2ª bronquiolite ja com inico de pneumonia...estev quase a ficar internado nas vesperas de natal....)
                Tems que ter um prescrição medica e é feito por um fisioterapeutico.
                Beijinhos

                Comentar


                • #9
                  RE:

                  ola!!

                  obrigado por me esclarecerem, passei o ano com o meu filho internado no hospital com esse problema, nao sabendo do que se tratava.
                  ele começou com uma constipaçao.. que se tornou de tal forma complicada que teve 5 dias a levar oxigenio em Santa Maria, felizmente o maior susto ja passou... e la no hospital estavam imensos bebes com o mesmo problema. e preciso ter muita atençao. eu nao fazia ideia quais eram os sintomas.. mas agora ja estou alerta... espero que nao haja proxima vez...

                  Tania


                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    Espero que já esteja melhor.
                    O meu filhote teve com 5 semanas de vida.
                    Susana e Afonso (14/09/2004)
                    Nobody is perfect!!!
                    I'm nobody.

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Olá a todas!
                      O meu bebé estás internado com uma bronquiolite.
                      Entrou na urgência na 6ª feira dia 11/01 e desde esse dia que está a oxigénio.
                      Fui à pediatra e liguei para a SAUDE24 e todos achavam que eu devia estar a exagerar, mas a realidade é que ele está internado e ainda não sei quando sairá. É a primeira, mas já me avisaram que poderá não ser a única. Pelo menos espero que não volte a ficar internado com niveis de oxigénio no sangue tão baixos.
                      A partir de agora vou é logo para as urgências.
                      Bjs e melhoras pra todos os lindos e lindas doentinhos.

                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Olá a todas!!!
                        É raro participar no forum mas ajuda-me imenso o que leio aqui.

                        A Sara desde que foi para o infantário (5 meses) volta e meia está constipada.Desde aí que todos os dias lhe coloco soro...aspiro...aerossois...etc...volta e meia começa com febres (38/39) e lá vamos nós para o Pediatra. O diagonóstico é sempre o mesmo: " muita ranhoca, ouvidos, garganta, nariz ligeiiiiramente inflamados e nada mais de alarmante... bronquios limpos. " As recomendações sempre as mesmas: muito soro, levantar a cabeceira da cama ( que se mantem desde o início), aerossol com atrovent 2 /3 vezes ao dia... e é tudo!!!
                        O pior é que ela está desde o início de Janeiro a fazer febre praticamente todos os dias (38` retal) e quase sempre ao fim da tarde quando a vou buscar ao infantário. Na semana passada fomos ao Pediatra e as recomendações as mesma de sempre!!! Apenas que aumentasse as vezes dos aerossois com atrovent (meia ampola) de 2 para 3 vezes por dia.
                        A Sara continua a fazer os 38 de febre de vez em quando, inclusive esta noite de madrugada fez 39`... esta cada vez mais obstruida do nariz e cheia de "gatos" (eu tanbem tenho estado muito costipada e como ainda estou a amamentar... )Estou com medo das bronquiolites!! Tenho o máximo quidado para que não apanhe frio,etc, etc, mas já não sei o que fazer???? Ela continua a comer bem e está bem disposta, dorme,etc... mas a maldita febre!!!
                        Desculpem o testamento mas o que acham que devo fazer???

                        Obrigada,
                        Manuela e Sara


                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Ola Manuela,
                          Mas ha quantos dias é que ela tem febre?
                          Eu por experiencia propria, o meu pimpolha ja andava com febre ha quase 10 dias.
                          No 1º dia urgencia ...conjuntivite....3 dias depois a febre não passava urgencia novamento....gastro viral....e uma semana depois....novamento as urgencias e 2ª bronquiolite ja com inicio de pneumonia....e é assim, das duas 1ª vezes estava com os bronquios limpos e no espaço de uma semana ficou assim...por pouco ficava la internado...tivemos la o dia inteiro a fazer aerosois com oxigenio....e como melhorou la o levamos para casa ( garças a Deus )
                          Se fosse a ti, ia a uma urgencia...acho que nunca é de mais termos preocupações com eles....pois febre ha mais de 3 dias ja é motivo de urgencia....quanto mais de mais....
                          Um beijinho grande e as melhoras

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            Obrigada Nevess,

                            Ando a ver se evito de ir com ela para o hospital...expecialmente nesta altura que andam para aí um monte de viroses...por volta das 8h da noite, antes do jantar estava com 39`outra vez:cry: dei-lhe um benuron. ..mesmo assim comeu a papa toda. Acabei de lhe fazer o 3º Aerossol do dia (mesmo com ela a dormir...por acaso sabem se há algum inconveniente de se fazer o Aerossol a dormir?? Vocês fazem?? ) e vamos ver como corre a noite. Se amanhã continuar com febre vou ligar ao Pediatra.
                            Os 38`de febre já duram há mais de duas semanas, com altos e baixos, mas ainda não tinha passado daí...e como tenho confiança no médico dela...amanhã veremos, ele tanbém da consultas no Garcia da Horta que é um exelente Hospital, uma vez disse-me para ir lá ter com ele, mas felizmente a Sara ficou melhor e não foi necessário. Só de pensar em Hospitais fico em pánico:? :cry:

                            Beijocas


                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Sim, não ha problema nenhum em fazer com eles a dormir, desde que o "fumo" esteja directionado para o nariz e a boca.
                              Eu como cheguei a fazer de 3 em 3 horas, era de dia e de noite
                              As melhoras

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X