Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dieta Sem Glúten

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    RE:

    Inserido Inicialmente por EliGee
    Obrigada!

    Pelo menos já sei que o E412 e o E415 são seguros, porque sei o que são!

    Beijinhos!
    Mas cuidado que o Magnum que me falaste não estava na lista da Olá... infelizmente...

    Comentar


    • #17
      RE:

      Pois... não vou voltar a dar. Tem uns E's como espessantes mas não sei quais e não vou confiar... é estranho, se pudessemos dar estaria na lista, acho eu...

      Comentar


      • #18
        RE:

        Já tenho a lista da Haagen Daz:

        "As a general rule, the gluten in any of our ice cream, frozen yogurt or novelty products is present only in added backery products such as cookies or shortcake. In most cases the ice cream itself contains no gluten. The modified food starch is derived from a vegetable source and is, therefore, gluten free.In addition, all of our Sorbet flavors are gluten-free.
        This list was mailed from Haagen Daz in September, 2006. You have to email or call them, and then they will mail you the list. The following flavors are reported to be GF:

        ICE CREAM

        Banana Split
        Black Raspberry Chip
        Black Walnut
        Butter Pecan
        Cherry Vanilla
        Chocolate
        Chocolate Chocolate Chip
        Chocolate Peanut Butter
        Coffee
        Creme Brule
        Dulce De Leche
        English Toffee
        Macadamia Brittle
        Mango
        Mayan Chocolate
        Mint Chip
        Mocha Almond Fudge
        Peaches & Cream
        Pineapple Coconut
        Pistachio
        Rocky Road
        Rum Raisin
        Strawberry
        Vanilla
        Vanilla Bean
        Vanilla Chocolate Chip
        Vanilla Fudge
        Vanilla Swiss Almond
        White Chocolate Raspberry Truffle

        FROZEN YOGURT

        Coffee
        Dulce De Leche
        Strawberry
        Strawberry Banana Swirl
        Vanilla
        Vanilla Raspberry Swirl

        ICE CREAM BARS

        Chocolate & Dark Chocolate
        Coffee & Almond Crunch
        Dulce de Leche
        Mint & Dark Chocolate
        Vanilla & Almonds
        Vanilla & Dark Chocolate
        Vanilla & Milk Chocolate"

        A informação que obtive da Baskin Robbins e da Ben & Jerry (que tem o fantástico Cherry Garcia) é a mesma: só os gelados que contém ingredientes com glúten (tipo com pedaços de bolachas) é que não são próprios para celíacos.

        Comentar


        • #19
          RE:

          Inserido Inicialmente por mom2lucas
          Já tenho a lista da Haagen Daz:

          "As a general rule, the gluten in any of our ice cream, frozen yogurt or novelty products is present only in added backery products such as cookies or shortcake. In most cases the ice cream itself contains no gluten. The modified food starch is derived from a vegetable source and is, therefore, gluten free.In addition, all of our Sorbet flavors are gluten-free.
          Tantos!!!

          E olha, acho que vou tranquilizar-me em relação ao Magnum... afinal de contas não têm bolachas e assim...

          Mas vou cuscar os E's na mesma, just in case, se não os conhecer não dou!

          Comentar


          • #20
            RE:

            Uma receita rápida, fácil e sem glúten, ideal para os pequeninos:

            Bolo de Caneca sem glúten
            (para microondas)

            Ingredientes
            1 ovo pequeno
            4 colheres (sopa) de leite ou leite de coco
            3 colheres (sopa) de óleo
            2 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
            4 colheres (sopa) rasas de açúcar
            4 colheres (sopa) rasas de creme de arroz
            1 colher (café) de fermento em pó

            Modo de Preparo:
            Coloque o ovo na caneca e bata bem com garfo. Acrescente o óleo, o açúcar, o leite, o chocolate e bata mais.
            Acrescente o creme de arroz e o fermento e mexa delicadamente até incorporar. Leve por 3 minutos no microondas na potência máxima.

            Calda:
            Ingredientes:
            2 colheres (sopa) de leite ou leite de coco
            1 colher (chá) de manteiga
            1 ou 2 colheres (sopa) rasas de açúcar
            3 colheres (sopa) rasas de chocolate em pó
            Modo de Preparo:
            Misture tudo e coloque por 30 segundos no microondas na potência máxima. Coloque no bolo ainda quente.

            Dicas Importantes:
            * Dimensões desta caneca: 9,5 de coprimento (altura), 8,5 de diâmetro (largura da boca da caneca)
            Capacidade de 300ml

            Se o bolo ficar duro depois que esfriar um pouco, tente diminuir na receita a quantidade de creme de arroz e chocolate.

            Comentar


            • #21
              RE:

              Uma alternativa futura à dieta sem glúten... haja esperança!
              Do blog Sem Espiga a 14-03-2009, http://sem-espiga.blogspot.com

              "Novos Horizontes

              Actualmente o único tratamento para a doença celíaca consiste, como bem sabemos, numa dieta isenta de glúten durante toda a vida. Esta dieta nem sempre é fácil, sendo geralmente dispendiosa e dificultada pela variedade reduzida de opções – ainda que este ponto tenha melhorado nos últimos anos.

              Com o avançar da ciência novos horizontes têm sido abertos, sendo as hipóteses actualmente mais próximas de efectivação a vacina, que curaria (ao contrário da maior das vacinas que apenas previne) a DC, e os comprimidos que permitiriam que o celíaco pudesse ingerir glúten sem uma resposta negativa do seu organismo.

              Relativamente à vacina, esta vem sendo desenvolvida por uma equipa de cientistas australianos, tendo já sido testada com sucesso em animais. Espera-se que os testes em humanos comecem em breve e, segundo o responsável pela investigação, a vacina conteria um fragmento de glúten que faria com que o corpo “aprendesse” a ser tolerante, isto é, existiria uma dessensibilização ao glúten. Esta é uma hipótese francamente animadora para todos os celíacos, contudo, ainda tem um longo caminho a percorrer…

              Já os comprimidos parecem ser uma realidade mais próxima uma vez que a sua testagem já se encontra na fase 2b (sendo que a 3 é a última fase antes da comercialização, durando cada fase cerca de 10 anos). Estes comprimidos formariam um grupo denominado antagonistas dos receptores da zonulina, que é uma proteína relacionada com a permeabilidade dos tecidos epiteliais que apresenta valores mais elevados nos celíacos do que na restante população. Estando actualmente a ser testado num grupo de 180 pessoas, este fármaco deveria ser ingerido antes de cada refeição, uma vez que a sua eficácia seria por períodos de cerca de 2 a 3 horas.

              O avanço da ciência abriu também novas possibilidades na cura da DC, entre as quais a desintoxicação da gliadina, a realização de suplementos orais de enzimas especiais, a fabricação de compostos que possam bloquear o local de adesão das moléculas nocivas aos celíacos e administração nasal de gliadina por forma a adquirir tolerância à mesma. É relevante o facto de todas estas possibilidades poderem ocorrer apenas com recurso à engenharia genética e, por isso, ainda se encontrarem numa fase “embrionária” de desenvolvimento.

              Por agora, temos a dieta que nos permite levar uma vida perfeitamente normal. E vivemos bem com ela, estamos mestres na rotulagem e temos os bolsos cheios de estratégias de sobrevivência. Às vezes não é fácil, mas nunca é difícil. Absolutamente “sem espiga”.

              * Todas as informações apresentadas neste post foram retiradas de publicações científicas certificadas."

              Comentar


              • #22
                RE: Dieta Sem Glúten

                Olá

                É importante frisar que em qualquer altura da vida que descubra que é intolerante ao glúten deve manter-se o mais informado possível sobre a dieta sem glúten e para isso poderá precisar de ajuda!

                Existe em Portugal a APC - Associação Portuguesa de Celíacos, que existe para aconselhar e ajudar os celíacos portugueses. Eu, autora do livro 100% Sem Glúten, pretendo também ajudar a facilitar a tarefa de preparação de menus, com este livro que tem cerca de 100 receitas desde entradas, acompanhamentos, pratos de carne, peixe, sobremesas, compotas, licores, etc...

                Sabemos o nº de celíacos em Portugal através do nº de sócios inscritos na APC, que rondam os 1500. Aconselho que se inscreva como sócio para podermos ter um nº real e para podermos ser sufucientes para lutarmos pelos nossos direitos! A APC tem ao dispor dos sócios uma dietista a tempo inteiro para aconselhamento ( ela é 5 estrelas! ) e além disso se for necessário dão formação nas escolas para preparação da dieta sem glúten, além dos workshops sem glúten que já começaram a arrancar por todo o país...

                Bem hajam e obrigada

                Comentar


                • #23
                  RE: Dieta Sem Glúten

                  Mamãs das dietas sem gluten



                  Eu faço os cones de gelado em casa para o meu filhote por causa da alergia ao leite e já deixei aqui a receita e comprei a máquina no LIDL numa promoção. Só queria deixar indicação que a máquina vai estar novamente em promoção na segunda feira dia 08 por 14.99 €.



                  Está a um ótimo preço e como não se vende em Portugal (procurei em todo lado) é uma oportunidade única (por acaso é o que diz o folheto) LOL. POdem substituir a farinha por maizena ou polvilho doce.



                  Jinhos
                  [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

                  Comentar


                  • #24
                    RE: Dieta Sem Glúten

                    Experimentei este biscoito ontem. Há muito tempo que o queria fazer mas não encontrava polvilho doce.



                    O meu filhote adorou!!!!!!!!!



                    Biscoito de Polvilho Doce

                    Ingredientes1 kg de polvilho doce



                    3 Xícara de açúcar

                    1 Colher(cafe)de sal

                    250g de mantega

                    200 de leite coco ralado

                    1 Ovo



                    Modo de PreparoColoque numa tijela o polvilho o açúcar, sal, mistura tudo

                    ingredientes seco. Depois, coloque a mantega, o leite de coco,

                    ovo, mistura com a mão até ficar uma massa firme e que solte da

                    mão. Faça bolinhas e masse com um garfo no meio. Leve ao forno

                    por 20 min. Está pronto.







                    Eu pus tudo na máquina de pão e amassei.
                    [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

                    Comentar


                    • #25
                      RE: Dieta Sem Glúten

                      Olá a todos!



                      Sou nova aqui... E antes de mais apresento-me: 42 anos, casada e mãe de três raparigas LINDAS:

                      a Gisela, 14 anos, saudável (mas agora doente, porque adolescente!!!!!!!);

                      a Gabriela, 7 anos, diabética tipo I desde os três, e terrível;

                      a Francisca, 11 anos, celíaca recém descoberta, mas um doce, por vezes um pouco amargo, que está a cumprir à risca a sua dieta.

                      O pai das minhas filhas, um homem preocupado e sempre atento à dieta das filhas, enviou um mail para a Olá e prontamente lhe responderam que, por exemplo, da linha magnum só um contém glúten, o Temptation, e claro o magnum sanduiche que tem bolacha.



                      Aproveito também para pedir uma receita de pão sem glúten (gostoso!), pois as que tenho experimentado são horríveissssss...



                      Beijinho para todas as mamãs, papás e filhotes.

                      Comentar


                      • #26
                        RE: Dieta Sem Glúten

                        Olá a todos!



                        Sou nova aqui... E antes de mais apresento-me: 42 anos, casada e mãe de três raparigas LINDAS:

                        a Gisela, 14 anos, saudável (mas agora doente, porque adolescente!!!!!!!);

                        a Gabriela, 7 anos, diabética tipo I desde os três, e terrível;

                        a Francisca, 11 anos, celíaca recém descoberta, mas um doce, por vezes um pouco amargo, que está a cumprir à risca a sua dieta.

                        O pai das minhas filhas, um homem preocupado e sempre atento à dieta das filhas, enviou um mail para a Olá e prontamente lhe responderam que, por exemplo, da linha magnum só um contém glúten, o Temptation, e claro o magnum sanduiche que tem bolacha.



                        Aproveito também para pedir uma receita de pão sem glúten (gostoso!), pois as que tenho experimentado são horríveissssss...



                        Beijinho para todas as mamãs, papás e filhotes.

                        Comentar


                        • #27
                          RE: Dieta Sem Glúten

                          Olá a todos!



                          Sou nova aqui... E antes de mais apresento-me: 42 anos, casada e mãe de três raparigas LINDAS:

                          a Gisela, 14 anos, saudável (mas agora doente, porque adolescente!!!!!!!);

                          a Gabriela, 7 anos, diabética tipo I desde os três, e terrível;

                          a Francisca, 11 anos, celíaca recém descoberta, mas um doce, por vezes um pouco amargo, que está a cumprir à risca a sua dieta.

                          O pai das minhas filhas, um homem preocupado e sempre atento à dieta das filhas, enviou um mail para a Olá e prontamente lhe responderam que, por exemplo, da linha magnum só um contém glúten, o Temptation, e claro o magnum sanduiche que tem bolacha.



                          Aproveito também para pedir uma receita de pão sem glúten (gostoso!), pois as que tenho experimentado são horríveissssss...



                          Beijinho para todas as mamãs, papás e filhotes.





                          Os espessantes nunca são seguros para um celíaco independentemente do número.

                          Em relação aos gelados, a Olá mandou-me esta singela informação:



                          "Em relação á informação que nos solicitou, gostaríamos de informar que, á data de hoje, os produtos referenciados não têm Glúten na sua constituição.



                          - Epá

                          - Perna de Pau

                          - Super Maxi

                          - Mini Milk

                          - Calippo Morango

                          - Calippo Limão

                          - Calippo Laranja

                          - Calippo Refresh



                          No entanto, antes do consumo, aconselha-se sempre a leitura atenta da lista de ingredientes para confirmação. Todos os produtos têm lista de ingredientes impressa na embalagem pelo que se deve sempre confirmar antes do consumo."



                          Penso que os Haagen Daz especificam mesmo se tem glúten ou não, mas não tenho a certeza.

                          [/quote]

                          Comentar


                          • #28
                            RE: Dieta Sem Glúten

                            ola, eu sou o Ricardo tenho 28 anos de idade e sou de Braga. Sou casado e tenho um filho de nome Vasco com 20 meses de idade. desde os 9 meses foi-lhe diagnosticado a doença celiaca. desde essa data tenho cumprido com a sua alimentação. hoje andava a procurar marcas de gelados para lhe poder dar e encontrei este foram. sobre a duvida do gelado magnum, existe uma analise efectuada pela A. P. C onde o magnum classico não releva teor de gluten. existe também o gelado Copo Nesquik Baunilha Chocolate

                            Gelado de sabor a baunilha e chocolate, sem glúten.

                            Xau

                            Comentar


                            • #29
                              RE: Dieta Sem Glúten

                              TITAN (09-07-2009)ola, eu sou o Ricardo tenho 28 anos de idade e sou de Braga. Sou casado e tenho um filho de nome Vasco com 20 meses de idade. desde os 9 meses foi-lhe diagnosticado a doença celiaca. desde essa data tenho cumprido com a sua alimentação. hoje andava a procurar marcas de gelados para lhe poder dar e encontrei este foram. sobre a duvida do gelado magnum, existe uma analise efectuada pela A. P. C onde o magnum classico não releva teor de gluten. existe também o gelado Copo Nesquik Baunilha Chocolate



                              Gelado de sabor a baunilha e chocolate, sem glúten.



                              Xau


                              Olá Ricardo,

                              Eu também sou de Braga... imagino que o Vasco seja seguido pela Dra. Henedina no São Marcos, como o Lucas. Quanto a gelados, não procurei muita informação, porque o meu filho não é grande fã, logo não se coloca a questão, mas podes ver a listagem que já coloquei neste tópico da Olá.

                              Já agora aproveito que és cá do burgo para recomendar os bolos de aniversário fantásticos da Confetis e Cia, isentos de glúten. Tenho encomendado os bolos lá para as festas da família, depois de explicar como é a culinária sem glúten, e tem saído todos muito bons e bonitos. Assim, para quem anda à procura de bolos infantis para crianças celíacas na região, deixo aqui o site: http://confetisecia.pt.vu

                              PS: não ganho comissão , mas sei o que é a dificuldade de organizar uma festa de aniversário com uma criança celíaca...

                              Comentar


                              • #30
                                RE: Dieta Sem Glúten

                                cristina brito (06-07-2009)Olá a todos!







                                Sou nova aqui... E antes de mais apresento-me: 42 anos, casada e mãe de três raparigas LINDAS:



                                a Gisela, 14 anos, saudável (mas agora doente, porque adolescente!!!!!!!);



                                a Gabriela, 7 anos, diabética tipo I desde os três, e terrível;



                                a Francisca, 11 anos, celíaca recém descoberta, mas um doce, por vezes um pouco amargo, que está a cumprir à risca a sua dieta.



                                O pai das minhas filhas, um homem preocupado e sempre atento à dieta das filhas, enviou um mail para a Olá e prontamente lhe responderam que, por exemplo, da linha magnum só um contém glúten, o Temptation, e claro o magnum sanduiche que tem bolacha.







                                Aproveito também para pedir uma receita de pão sem glúten (gostoso!), pois as que tenho experimentado são horríveissssss...







                                Beijinho para todas as mamãs, papás e filhotes.


                                Olá Cristina,

                                Lamento a resposta tardia, mas tenho andado afastada destas lides. Deixo duas receitas de pão, as que faço em casa, um pão de forma (em Espanhol, espero que dê para perceber) e um pão brioche, que resultam bem:



                                PÃO DE FORMA

                                INGREDIENTES:

                                •350 ml leche

                                •130 gr harina (Beiker, Proceli..)

                                •130 gr maizena

                                •1 huevo

                                •1 pizca de sal

                                •3 cucharadas de aceite

                                •1 cucharadita de azúcar

                                •1 sobre levadura panificable de maizena



                                •1er PASO: Para evitar grumos en la harina es mejor usar las varillas que se acoplan a la minipimer, pero si no se dispone de ellas también puede hacerse con las manuales.

                                Se pone en el horno el cazo de agua a punto de hervir.

                                En un recipiente se templa la leche, el azúcar, la sal.

                                Se echa en un bol la harina y luego se pone la mezcla anterior y se bate bien con las varillas.

                                Se echa el sobre de levadura y se sigue moviendo como 2 o 3 min, hasta que que la masa esta homogénea y sin grumos. Finalmente se añade con cuidado la clara batida a punto de nieve, para que no se baje.

                                Se unta un molde con mantequilla y se vierte la masa, procurando que quede bien estiradita por arriba, se puede alisar pasando el reves de una cuchara o una paleta.Se mete en el horno y se deja fermentar sobre el suelo del horno con su cacito de agua. Unos 3/4 de hora, hay que dejarlo hasta que doble su volumen.

                                2º PASO: Precalentar el horno 10 min a 190º (posición arriba y abajo) y meter el pan en el centro del horno sobre el suelo sin rejillas ni alturas. Si a la 1/2h no se ha tostado por arriba el pan, hay que subirlo un par de alturas para que coja color y tenerlo 15 min mas en esa posición.

                                Cuando pasen los 3/4 de hora de cocción se demolda y enfría sobre una rejilla. Como la corteza suele quedar dura se puede poner todo el pan en una bolsa de plástico o usar film transparente para envolverlo, así al día siguiente la corteza esta blandita. También puede congelarse en rebanadas con el mismo film y luego al sacarlas pasarlas unos segundos por el microondas.



                                Pão brioche



                                Ingredientes



                                500g de Farinha Schär Mix B (usei Farina)

                                400g de leite

                                3 ovos

                                1 tubinho de essência de rum (usei desta)

                                100 de açúcar

                                50g de óleo

                                15g fermento seco/30g de fermento fresco

                                Preparação





                                1. Untar a cuba da máquina de fazer pão (MFP).



                                2. Misturar a farinha, o fermento e o açúcar.



                                3. Misturar o leite, o óleo e os ovos.



                                4. Deite na cuba a mistura líquida e em seguida a farinha.



                                5. Programe pão doce, 1 kg, crosta de cor média (na Tefal XXL este programa é de quase 4h).



                                Há ainda uma receita de baguette que me parece fantástica, mas ainda não consegui acertar com ela. Deixo, contudo, o link:

                                Ingredientes Huevo 1 Aceite 2 cucharadas Levadura 50 grs . Sal a gusto * Maizena 150 grs . *Mandioca 150 grs . *Leche en Polvo descremada ...




                                Se precisar de ajuda com o espanhol, diga.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X