Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Dieta Sem Glúten

Collapse
Este é um tópico fixo.
X
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #46
    RE: Dieta Sem Glúten

    Obrigadas,leram o rótulo e diz isento de gluten.

    E receitas de bolinhos sem Gluten??

    Alguém tem?

    como fazem mamãs com filhos com esta doença?



    bjs

    Comentar


    • #47
      RE: Dieta Sem Glúten

      Cristina&Gonçalo (15-05-2010)Obrigadas,leram o rótulo e diz isento de gluten.



      E receitas de bolinhos sem Gluten??



      Alguém tem?



      como fazem mamãs com filhos com esta doença?







      bjs


      Já te tinha respondido noutro tópico. Receitas não tenho mas eu experimentaria substituir a farinha de trigo por farinha de arroz e maizena.

      Comentar


      • #48
        RE: Dieta Sem Glúten

        Eu pensei que fosse um bocadinho mais complicado...afinal há muitos alimentos que podem ser consumidos...



        Já tenho aki a listinha da MOM2LUCAS e já me regulo por ela...







        Tenho que fazer o bolinho pra escola,mas há 3 meninos que tem esta doença,as educadoras dizem k lhes dão outra coisa ,quando nao podem comer o bolo,mas acho que devem ficar tristes...



        eu disse lhe que ia tentar fazer um bolo que desse pra todos comerem...Eu tb gostaria que fizessem o mesmo com o meu filhote.



        Só as mães dos que tem a doença é k fazem o bolo especial...











        Bjs meninas e obrigado!!

        Comentar


        • #49
          RE: Dieta Sem Glúten

          Cristina&Gonçalo (16-05-2010)Eu pensei que fosse um bocadinho mais complicado...afinal há muitos alimentos que podem ser consumidos...







          Já tenho aki a listinha da MOM2LUCAS e já me regulo por ela...















          Tenho que fazer o bolinho pra escola,mas há 3 meninos que tem esta doença,as educadoras dizem k lhes dão outra coisa ,quando nao podem comer o bolo,mas acho que devem ficar tristes...







          eu disse lhe que ia tentar fazer um bolo que desse pra todos comerem...Eu tb gostaria que fizessem o mesmo com o meu filhote.







          Só as mães dos que tem a doença é k fazem o bolo especial...























          Bjs meninas e obrigado!!


          Olá Cristina,

          Desculpa só responder agora mas como este tópico tem estado parado, nem sempre venho cá. Vou tentar responder às tuas questões, se bem que provavelmente já não vá a tempo:

          A Confetis & Cia é de confiança, faço sempre lá os meus bolos de aniversário e a Sílvia, que é quem os faz, é muito cuidadosa. A pasta americana que ela usa é brasileira e diz no rótulo que é isenta de glúten. Agora em Braga também temos uma loja que faz todo o tipo de bolos e biscoitos para intolerantes (leite, glúten, açucar) que é a Coisas Kom Sentido, em http://www.coisaskomsentido.pt

          Quanto a fazeres um bolo tenho duas receitas simples que podes experimentar (não faças como mencionaram aqui em substituir a farinha de trigo por farinha de arroz ou maizena, tem composições diferentes e não funciona bem, o trigo tem glúten que é o que lhe dá elasticidade e o arroz ou milho não, logo reagem de maneira diferente).



          1-Bolo de Fécula de Batata



          Ingredientes:

          7 a 8 ovos

          2 chávenas de açúcar

          200 g de fécula de batata

          Raspas de limão  

          Modo de Preparação:

          Bata as claras em castelo e reserve.

          Coloque as gemas na batedeira e bata bem, acrescente o açúcar, e continue batendo até ficar esbranquiçada. Vá batendo e despejando a fécula com o uso de uma peneira. Junte as raspas de limão.

          Fora da batedeira misture delicadamente as claras em castelo.

          Despeje uma camada numa forma alta e grande, pois, quantos mais ovos usar, maior será o bolo. Recheie a gosto. Complete com a outra camada. Pode cobrir com chocolate e coco para um ar mais festivo.



          2– Bolo de Amêndoa



          Ingredientes:

          5 ovos, gemas separadas das claras

          125 de açúcar

          175g de farinha de amêndoa

          Casca ralada de um limão grande

          Preparação:

          Pré-aqueça o forno a 180º. Unte uma forma de bolo redonda com 20 cm de diâmetro, de preferência com fundo amovível. Bata as gemas com o açúcar até ficar ligeira e cremosa. Adicione a farinha de amêndoa e a casca de limão. Bata as claras em castelo e deite uma parte sobre a mistura de gemas e açúcar. Depois de bem envolvida junte a outra metade. Verta a mistura na forma e leve-a ao forno durante cerca de 40 m.



          Se tiveres mais dúvidas, manda PM. E obrigada pelo empenho em incluir todos os meninos no aniversário do teu filho, sei bem o que é lidar com o facto das outras pessoas não terem essa sensibilidade, pois eu mando sempre bolo quando há festa no colégio do meu filho, mas ele fica triste por não comer o mesmo que os outros.

          Comentar


          • #50
            Bom dia,
            PRECISO MESMO DA VOSSA AJUDA....Ontem após mais uma ida ao pedi ( consulta dos 18 meses ) e após verificarmos que mais uma vez não aumentava de peso ( pois tem sempre diarreia )a pedi olha para mim e diz " não sei mais o k fazer...as análises da doença celíaca deram todas negativas..porque os sintomas encaixam nela mas deu negativo..não sei o k lhe diga..."
            A minha pergunta é se os v/ filhos deu logo positivo nas análises ou não? Se não o k fizeram?
            Obrigada

            Comentar


            • #51
              Olá Sancha,
              Há um tópico criado pela Eligee onde se fala das nossas aventuras com a doença celíaca, não sei por onde anda... mas posso-te adiantar que o meu filho é doente celíaco, confirmado por biópsia aos 18 meses, e as análises deram todas negativas. A médica que o assiste só avançou para biópsia porque ele tinha vários sintomas da doença, incluindo a falta de crescimento e a famosa barriga inchada. Se quiseres mais info, manda PM.

              Comentar


              • #52
                Olá pois eu tenho iniciado a famosa dieta mas no meu caso é sem gluten e sem lactose ..não está nada fácil, principalmente este meu menino tem 18 meses e só ker é comer...as bolachinhas está farto delas e manda-me a mim come-las....ker o nosso pão ...e o meu problema é k vivo numa vila pequena e os produtos são escassos....em casa só se come arroz e batatas nós k comiamos tanto massas....o k costumas dar-lhe...ele já aumentou de peso cerca de 1 Kg em 3 semanas ( comparado com as 300 gr em 3 meses...)podes dar-me umas dicas?
                Obg

                Comentar


                • #53
                  Sancha,
                  Como já disse anteriormente, não me parece que devas fazer a dieta sem a supervisão de um gastrenterologista pediátrico, porque ele indicaria a biopsia e confirmando a doença, apoiar-te-ia na dieta. Assim também terias direito aos 60 euros mensais da Segurança Social na compra de produtos sem glúten e poderias incluir as despesas com essas aquisições no IRS. Vi no Facebook da APC que te deram a mesma opinião.

                  O problema de tentares a dieta só para ver se ele melhora, reside na reintrodução do glúten. O que é que vais fazer quando o médico de família quiser pô-lo a consumir glúten outra vez? Pela resposta à dieta é provável que ele seja celíaco, ou seja, se consumir glúten, tudo o que recuperou será perdido e nenhuma mãe quer ver um filho doente. Agora se vais assumir pela resposta à dieta que ele é celíaco e tratá-lo como tal, aí é uma opção tua; então considera pôr o mais velho a fazer a dieta também: primeira porque o mais novo ia-se sentir mais apoiado e não criar resistência aos novos sabores; segundo porque, pessoalmente, penso que, apesar de serem sintomas algo diferentes, ele estará até mais afectado.

                  Quanto ao acesso a produtos sem glúten, não tens um Continente perto em Santarém? Digo Continente porque eles já têm até marca própria de produtos sem glúten. Se não consegues, tenta nas lojas online que enviam para casa. Visita este blog, nele encontras receitas e pontos de venda de rua e online.

                  Comentar


                  • #54
                    Olá e agradeço a tua resposta...pois eu sinto-me mto confusa isto é como um pau de 2 bicos...pois se por um lado o meu pekenito está mto melhor, nunca mais teve diarreia, e até parece mais bonito ...mas como me dizem que o terei k o põr doente novamente dá-me cá um aperto...ainda penso que isto não terá passado só de um mau periodo e que tudo volte ao normal....por outro lado ainda há o mais velho...que se isto for avante terá que se submeter á biopsia ...pois nunca lhe pus esta dieta....esta semana irei ao médico para avaliar o caso e pedir uma opinião do que posso fazer a seguir.....

                    Comentar


                    • #55
                      Inserido Inicialmente por sancha Ver Mensagem
                      Olá e agradeço a tua resposta...pois eu sinto-me mto confusa isto é como um pau de 2 bicos...pois se por um lado o meu pekenito está mto melhor, nunca mais teve diarreia, e até parece mais bonito ...mas como me dizem que o terei k o põr doente novamente dá-me cá um aperto...ainda penso que isto não terá passado só de um mau periodo e que tudo volte ao normal....por outro lado ainda há o mais velho...que se isto for avante terá que se submeter á biopsia ...pois nunca lhe pus esta dieta....esta semana irei ao médico para avaliar o caso e pedir uma opinião do que posso fazer a seguir.....
                      Olá,
                      Olha a única coisa que te posso recomendar é que (por seres de Santarém) leves os meninos ao Dr. Paulo Ramalho na Clínica Gerações, em Lisboa. Não sei das tuas possibilidades financeiras, mas vale a pena o investimento: ele trata crianças celíacas há anos e deve conhecer bem o dilema em que estás, e será a pessoa certa para abordar todas as alternativas. Pelo que já passei, desconfio de pediatras e médicos de família que não tratem regularmente doentes celíacos, pelo que, no teu caso, ia directa a um pediatra gastrenterologista como o Dr. Paulo. Infelizmente a ignorância é quase total na comunidade médica no que diz respeito à DC.

                      Comentar


                      • #56
                        Olá pois eu lá fui hoje ao médico ...aumentou 250 gr!,,o médico disse " bem terás k seguir a dieta por mais tempo visto k ele aumentou de peso..tens é k gastar mais dinheiro não é?..( k esta hipotese embora seja verdadeira,,,mas por ele faz tudo o k se pode não é pelo dinheiro das coisas k realmente são caras......e pronto ,,, acabou a consulta...,já penso k tudo foi um grande erro... k pus os carros há frente dos bois...desculpem lá o desabafo....
                        Bem em Janeiro voltarei lá para ele ir ao gastro...vamos ver o k dá....

                        Comentar


                        • #57
                          receita de bolachas I

                          Bolachas de Framboesa
                          Ingredientes:
                          Manteiga 200grs.
                          Açucar 200grs.
                          Gemas 3
                          Essência de Baunilha 1 CS
                          Farinha (Polvilho doce 100grs.+ Maizena 200grs.+ Leite em Pó magro 100grs.+ Farinha SG comercial 200grs.+ Goma Xantana 1 cc)
                          Doce de Framboesa 200grs
                          Preparação:
                          Bata a manteiga e o açúcar até fazer um creme, acrescente as gemas e por último, a essência de baunilha .
                          Incorpore a farinha aos poucos até que possa formar pequenos quadrados que enrolará até formar bolas do tamanho de uma noz. Esmague um pouco com as mãos e com um dedo forme uma cova no centro, onde irá colocar o doce de framboesa.
                          Coloque numa placa barrada com manteiga e maizena . Leve ao forno a cozer durante pelo menos 25 - 30 minutos ou até que tomem cor. Guarde em Tupperware pois aguentam cerca de 30 - 40 dias.

                          Comentar


                          • #58
                            Receita de bolachas II

                            Bolachas com pepitas de chocolate
                            Ingredientes:
                            2 1 / 4 Chávenas de farinha sem glúten (veja abaixo)
                            1 Colher de chá de fermento sem glúten
                            1 Colher de chá de bicarbonato de sódio
                            1 / 2 Colher de chá de sal
                            1/4 Colher de chá de goma xantana
                            3 / 4 Chávena de manteiga amolecida
                            3 / 4 Chávena açúcar mascavado
                            1/2 Chávena sugar
                            2 Ovos
                            2 Colheres de chá de essência de baunilha
                            2 Chávenas pepitas de chocolate
                            Preparação:
                            Aqueça o forno a 375 ° C. Misture a farinha, o fermento, o bicarbonato, o sal e goma xantana numa tigela média. Ponha de lado.
                            Combine a manteiga, o açúcar mascavado e o açúcar numa tigela grande. Bata em velocidade média, até ficar cremoso. Adicione os ovos e a baunilha. Continue batendo, até ficar bem misturado.
                            Reduza a velocidade para baixa. Junte gradualmente a mistura da farinha, até ficar bem misturado. Acrescente as pepitas.
                            Com a ajuda de uma colher coloque bolinhas de massa no tabuleiro. Asse por 9-12 minutos ou até dourar. Deixe repousar 1-2 minutos e remova.

                            Mistura para farinha sem glúten: misture 2 chávenas de farinha de arroz, 2 / 3 chávena de fécula de batata, 1 / 3 chávena de polvilho doce e 1 colher de chá de goma xantana.

                            Comentar


                            • #59
                              Receita de bolachas III

                              Bolachas no Dispára-biscoitos
                              Ingredientes
                              2/3 Chávena açúcar
                              1 Chávena manteiga
                              1 Ovo
                              1 Colher de chá extracto de baunilha
                              1 / 2 Colher de chá extracto de amêndoa (ou mais baunilha)
                              1 1 / 2 Chávena farinha de arroz
                              1 / 2 Chávena fécula de batata
                              1 / 4 Chávena polvilho doce
                              1 / 2 Colher de chá goma xantana
                              1 / 2 Colher de chá sal
                              Instruções
                              Na tigela, bata a manteiga e o açúcar por alguns minutos. Raspe as laterais da tigela e adicione o ovo e os extractos. Bata novamente por alguns minutos. Misture os ingredientes secos e adicione-os à tigela. Ligue a batedeira em baixa velocidade para incorporar a farinha. A massa deverá ficar mole mas maleável.
                              Coloque a massa no dispára-biscoitos com a ajuda de uma colher. Dispare a pistola apoiando-a no tabuleiro e leve os biscoitos a assar no forno a 190º graus por 6-8 minutos. Estarão prontos quando as bordas ficam ligeiramente douradas.

                              Opcionalmente pode acrescentar uma colher de chá de canela ou erva-doce aos ingredientes secos para variar o sabor.

                              Comentar


                              • #60
                                Receita de bolachas IV

                                Bolachas de gengibre
                                Ingredientes:
                                1 Chávena de açúcar
                                1 Chávena de manteiga
                                1 Ovo
                                1 Chávena de melaço de cana
                                2 Colheres de sopa de vinagre
                                5 Chávenas de farinha sem glúten
                                2 Colheres de sopa de gengibre em pó
                                1 1 / 2 Colheres de chá de bicarbonato de sódio
                                1 Colher de chá de cravinho em pó
                                1 / 2 Colher de chá de sal
                                Para preparar a cobertura: 6 colheres de sopa de manteiga, 4 1 / 2 chávenas de açúcar de confeiteiro e 1 colher de chá de essência de baunilha.

                                Preparação:
                                Numa tigela adicione o açúcar granulado e a manteiga até ficar cremoso. Junte o ovo, o melaço e o vinagre. Noutra tigela misture a farinha, o gengibre em pó, o bicarbonato, o cravinho e o sal. Acrescente aos poucos a mistura de farinha à mistura anterior. Divida a massa em 3 porções e embrulhe em plástico.
                                Refrigere a massa pelo menos por 3 horas.

                                Para preparar a cobertura: numa tigela bata a manteiga até ficar homogénea e cremosa. Reduza a velocidade e misture o açúcar de confeiteiro e baunilha aos poucos. Reserve.

                                Pré-aqueça o forno a 190ºgraus. Enfarinhe a superfície de trabalho e o rolo da massa. Trabalhar cada porção à vez. Estenda a massa até ficar com 0,5 centímetros de espessura. Usando um cortador de biscoitos, corte as formas e coloque-os pelo menos a 2 centímetros de distância no tabuleiro. Os biscoitos levarão cerca de 5 minutos para cozinhar. De seguida, transfira para uma grelha. Certifique-se que os biscoitos estão completamente frios antes de aplicar a cobertura.

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X