Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Em vez de chupeta: um aerochamber! É-vos familiar?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Em vez de chupeta: um aerochamber! É-vos familiar?

    Olá a todas as mamãs!



    Desde bebé que eu sabia que a minha Luisinha tinha algo. Eram bronquiolites que não tinham fim, tosse quase todos os dias da sua vida, idas ao hospital um ou dois dias após um pique-nique no pinhal, ou uma ida ao parque...



    Enfim, eu não queria que fosse, mas como tenho tias com asma, sempre suspeitei. No entanto, não queria ver o óbvio, arranjáva sempre desculpas que ela tinha apanhado sol, ou que tinha apanhado vento e frio, ou sei lá mais o quê. Até uma peuqena pneuminia já teve sem apanhar frio nenhum, posso assegurar!



    Para ela, fazer 3 máscaras seguidas na pediatria não tem qualquer segredo, nem perturbação, até já pinta enquanto o faz.



    Faz em Setembro um ano que entrou na creche e começou o pesadelo. Pois, poque até então estáva em casa das minhas tias que têm asma.



    Entre Setembro e Fevereiro tomou 6 vezes antibiótico! A minha Francisca tem 6 anos e tomou antibiótico uma única vez em toda a sua vida porque teve escarlatina.



    Fiquei em pânico quando uma bronquiolite após tomar o antibiótico durante 10 dias, não deu sinais de melhoria, pelo contrário!



    Foi aí que a levei (com 2 anos e meio) a uma alergologista que lhe fez os testes cutâneos.



    Resumindo: Asma e rinite alérgica, além de pele atópica(isto foi na Dermatologista).



    Alergias por ordem de gravidade: Ácaros, fungos, gramíneas, relva, gatos, ovos (pode comê-los bem cozinhados, e não frequentemente), leite (pode bebê-lo, mas quando tem uma crise, vomita-o quase sempre, não o suporta).





    A Asma ainda não está controlada e eu ando com dificuldades em atacar as crises. Já estou um pouco cansada de ouvir de médicos e enfermeiras, gostaria de ouvir Mães que vivem diariamente com crianças assim.



    Não é um bicho de 7 cabeças, pode viver-se bem com estas doenças, mas ainda não consegui melhorar drasticamente a vida da minha filhota desde o prognóstico. A única diferença é ñunca mais ter tomado antibiótico e de já não ficar a tossir 3 quartos de hora sem para de tossir e a chorar ao mesmo tempo por não conseguir parar.



    Estou também cansada de ouvir todos dizer que não é nada, que vai passar, etc... Enquanto não passa ( eu não penso nisso porque não acredito que passe) está-me a ser difícil acertar com isto.



    O que faço é pulmicort todos os dias 1 puf, pulmicort em gotas para o nariz, um anti-histamíco (de vez em quando), e em SOS ventilan, mas acho que ataco sempre tarde e sempre sem a força necessária por ter medo de exagerar. Não sei se vicia, não sei bem nada, percebem?



    Acho que tenho de partir do zero outra vez! Ajudam-me?



    Ela vai fazer 3 aninhos dia 3 de Agosto e não tenho qq problema em dar-lhe medicaçã, poque ela colabora e até me lembra de lhos dar e quais são.



    Beijinhos,



    Lara


    As minhas princesas:

    A Lara Maria vuou com 16 semanas e 4 dias a 12 de Maio de 2006. Tenho saudades dela, embora nunca a tenha visto. Filha: fazes parte da minha vida.



    Uploaded with ImageShack.us

    Madrinha: bonekinha

    Afilhada 2009: asoares_1986

  • #2
    RE: Em vez de chupeta: um aerochamber! É-vos familiar?

    Percebo-te perfeitamente... eu tenho asma desde criança e só melhorei um pouco quando estive grávida. A médica sempre disse que pelos 21 anos ou passava ou ficava... e a verdade é que continuo asmática com crises ligeiras mas tenho a bomba sempre ao pé de mim para uma eventualidade!

    O meu filho quando nasceu senti logo que algo não estava bem... custava a respirar especialmente a dormir e aos 3 meses teve a primeira crise. Na altura ninguém disse é asma mas deram a entender que viria a ser. Adoece com facilidade e chegou a tomar antibióticos seguidos assim com n injecções de penicilina para "simples" amigdalites. Para além da asma tem rinosinusite alérgica e n alergias alimentares. Tem sido uma luta diária mas finalmente após 6 anos de angústia estou a ver sinais de estabilidade. O importante é acertar na medicação que resulta em cada caso. Ele já fez várias diferentes mas esta é que o está realmente a ajudar:

    manhã:

    1 puff pulmicort

    1 inalação nasomet (nariz)



    noite:

    1 puff pulmicort

    kestine (anti-histaminico)

    singulair



    sos: ventilan e antes da crise começar quando vem a primeira farfalheira fazer atrovent em aerossois

    posso ainda fazer + 1 puff de pulmicor a meio do dia se estiver em crise



    Para além disto toma as vacinas orais que estimulam o sistema imunitário entre setembro e dezembro e faz a vacina da gripe sazonal.

    Este foi finalmente o 1º inverno bem passado em que tomou apenas 1 antibiótico!

    Eu corri vários médicos até acertar porque a minha intuição de mãe dizia que algo não estava certo.. hoje em dia temos a mesma alergologista que assim que o viu soube logo identificar o problena... afinal tem o mesmo que a mãe!

    O meu filho tem 7 anos e duvido que algum dia deixe de ser asmático, mas hoje em dia sei que está bem e que tem uma boa qualidade de vida e isso é, sem dúvida, o mais importante.





    O meu atelier.

    Comentar


    • #3
      RE: Em vez de chupeta: um aerochamber! É-vos familiar?

      Muito obrigado! Não sei de que vacinas falas, mas apenas lhas deste no ano passado, já com 6 aninhos, não foi?



      A minha ainda tem 2 e o meu sonho é não a ouvir tossir durante alguns dias seguidos e poder identificar o início de uma crise, pois a mim parece-me que é sempre a mesma crise até que vou parar ao hospital com ela.



      Beijinhos
      As minhas princesas:

      A Lara Maria vuou com 16 semanas e 4 dias a 12 de Maio de 2006. Tenho saudades dela, embora nunca a tenha visto. Filha: fazes parte da minha vida.



      Uploaded with ImageShack.us

      Madrinha: bonekinha

      Afilhada 2009: asoares_1986

      Comentar


      • #4
        RE: Em vez de chupeta: um aerochamber! É-vos familiar?

        O David faz o mesmo tipo de medicação, contudo, quase todos os meses temos de usar antibiótico (conseguimos pela 1ª vez passar sem o antibiótico no último mês, só com brufen). Eu cá ficaria muito feliz se ele não usasse antibiótico todos os meses, seria uma vitória!



        As alergias que o David tem são as mesmas que a tua filha, ainda não podemos ter a certeza se é asmático, mas sabemos que tem rinite alérgica e é atópico.



        Há diferenças na medicação, nomeadamente: singulair, à noite e durante alguns meses usou seretaide em vez de pulmicort.



        (a alergologista dizia que o pulmicort não entrava nos brônquios e nos pulmões se estes estiverem "fechados", precisa da ajuda de um dos componentes do seretaide, que dilata a área para que a substância activa do pulmicort, que também está presente no seretaide, possa actuar posteriormente).



        Agora que ficou melhor, que não tem pieira constante há muitos meses, passámos recentemente para o pulmicort, abandonámos o fenolip nasal, mudamos o leite de Althera para Nan HA, introduzimos o ovo...enfim, estamos no bom caminho. Embora ele ainda só tenho 14 meses...



        Anti-histamínico, ventilan e atrovent só em SOS...



        Se sentes que a medicação não está a dar resposta, fala com a alergologista...se ela não for sensível a isso, considera mudar...



        Espero que ela melhore!












        Comentar


        • #5
          RE: Em vez de chupeta: um aerochamber! É-vos familiar?

          O meu piolho tm 25 meses e apesar de não ser asmático faz bronquilotiles recorrentemente. A medicação que fiz durante todo o invernos foi 2 pufs de plumicort de manhã e outros 2 à noite e o vantilan para SOS. Mas sinceramente não resultou nada e continuou a fazer bronquiolites, bem dando um bocadinho o braço a torcer, todas elas com menos gravidade... Comecei a fazer em Junho uma vacina oral chamada paspat (deve ser uma do género da que fala a educadora lisa) e desde então nunca mais teve sequer uma tosse! Não sei se foi coincidência ou não ,mas que ele já há quase 2 meses que não tem nada!

          Comentar


          • #6
            RE: Em vez de chupeta: um aerochamber! É-vos familiar?

            Mãe Lara (18-07-2010)Muito obrigado! Não sei de que vacinas falas, mas apenas lhas deste no ano passado, já com 6 aninhos, não foi? Estas vacinas sempre tomou desde bebé e servem para reforçar o sistema imunitário.





            A minha ainda tem 2 e o meu sonho é não a ouvir tossir durante alguns dias seguidos e poder identificar o início de uma crise, pois a mim parece-me que é sempre a mesma crise até que vou parar ao hospital com ela. Assim que aprenderes a identificar o inicio de uma crise vais sentir-te mais segura com os tratamentos é tudo uma aprendizagem... agora o importante é teres a certeza que é bem seguida por um profissional de saúde e se achares melhor consultar outra opinião... por vezes é necessário experimentar outras medicações que poderão resultar melhor..







            Beijinhos
            .





            O meu atelier.

            Comentar


            • #7
              RE: Em vez de chupeta: um aerochamber! É-vos familiar?

              Lisa



              As vacinas a que te referes são o lagtigen-B, broncovaxon etc?



              Mas sabes, Mão Lara, que por mais que te irrite ouvir (eu sei porque também ouço todos os dias) pode mesmo passar.



              A minha irmã tinha crises e passaou muitas noites no hospital e por volta dos 7 anos passou e nunca mais teve nada. Não faz nenhuma medicação preventiva e até fuma](*,).



              O meu filho vai fazer o latigen B em Setembro mas vai igualmente começar a tomar uma vacina (feita em Espanha) preparada individualmente caso a caso conforme a alergia (no caso dele é aos ácaros).



              NInguém tem experiências?
              [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

              Comentar


              • #8
                RE: Em vez de chupeta: um aerochamber! É-vos familiar?

                Sim as vacinas que falo são essas o meu costuma tomar o ribomunyl e eu o paspat mas também já tomou o broncovaxon.

                Quanto a essas vacinas especialmente preparadas para cada caso sei que costumam resultar muito bem mas só fazem para alguns tipos de alergias (o mais usual são os ácaros) e são carissimas... o meu filho não faz.





                O meu atelier.

                Comentar


                • #9
                  RE: Em vez de chupeta: um aerochamber! É-vos familiar?

                  Cá em casa a medicação é quase igual à do menino da educadora lisa:

                  manhã: plumicort inalador+zaditen+nasomet para o corrimento nasal



                  fim de tarde: singulair comprimidos mastigáveis 4 mg



                  noite: plumicort+zaditen



                  cinesiterapia: 2*/semana ou mais se em crise, q é o caso desta semana.



                  crises: ventilan (o espaçamento depende da intensidade da crise)+atrovent (só de 12 em 12h), se em aerosol

                  Em aerochambercomeçámos agora a largar e a substituir pelo aerosol pois no caso do meu faz-lhe bem fluidificar as secreções q permanentemente se acumulam e alojam, não saindo por si, criando atelectasias.



                  Vacinas fez: pulmonar OM/lantigen B e recentemente Ribomunyl (em 3 fases)



                  Tb fez 1 ano e tal seretaide em vez do plumicort pelas mesmas razões q a newbie apresentou.

                  Alergias detectadas: clara ovo e bacalhau (foi o q conseguimos saber por telefone, pois ainda falta confirmar se há mais)





                  Dificuldades que ainda sinto dps de 2 anos nisto:

                  . perceber níveis de saturação de O2 e quando determinar ou não a ida ao hospital

                  . perceber todas as possíveis causas para uma crise, de forma a poder evitá-las





                  Bjs e que corra tudo bem

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Em vez de chupeta: um aerochamber! É-vos familiar?

                    Obrigado a todas!



                    Esta noite acordou com mais um ataque de tosse pelas 4h30 e adormeceu logo se seguida agarrada a um biberon, mas eu já não voltei a dormir. E às 6h30 o despertador não dá trégua...

                    Neste momento estou a ouvi-la tossir violentamente. Já passou e nem acordou.



                    O que custa a toda a família é não poder fazer pique-niques ou ir ao parque andar de bicicleta, porque por mais anti-histamínico, ou por mais que eu não queira, se já não tosse à pelo menos 4 dias eu levo-a a um sítio desses dando-lhe o anti-histamínico AERIUS e é certíssimo que 1 dia depois já está aflita. Decidi deixar-me disso, para muita pena das duas.



                    Há por aí alguém com uma criança alérgica a gramíneas?



                    Eu acho que só quando estiver controlada à muito tempo é que poderei levá-la de vez em quando a esses sítios.



                    Beijinhos,



                    Lara
                    As minhas princesas:

                    A Lara Maria vuou com 16 semanas e 4 dias a 12 de Maio de 2006. Tenho saudades dela, embora nunca a tenha visto. Filha: fazes parte da minha vida.



                    Uploaded with ImageShack.us

                    Madrinha: bonekinha

                    Afilhada 2009: asoares_1986

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Em vez de chupeta: um aerochamber! É-vos familiar?

                      Mãe Lara (21-07-2010)Obrigado a todas!







                      Esta noite acordou com mais um ataque de tosse pelas 4h30 e adormeceu logo se seguida agarrada a um biberon, mas eu já não voltei a dormir. E às 6h30 o despertador não dá trégua...



                      Neste momento estou a ouvi-la tossir violentamente. Já passou e nem acordou.







                      O que custa a toda a família é não poder fazer pique-niques ou ir ao parque andar de bicicleta, porque por mais anti-histamínico, ou por mais que eu não queira, se já não tosse à pelo menos 4 dias eu levo-a a um sítio desses dando-lhe o anti-histamínico AERIUS e é certíssimo que 1 dia depois já está aflita. Decidi deixar-me disso, para muita pena das duas.







                      Há por aí alguém com uma criança alérgica a gramíneas?







                      Eu acho que só quando estiver controlada à muito tempo é que poderei levá-la de vez em quando a esses sítios.







                      Beijinhos,







                      Lara


                      Eu sou alérgica a gramíneas e quando era miuda não se falavam nestas coisas. A minha mãe é que topou que ficava pior no campo. Não te posso ajudar muito porque felizmente não tenho asma (tive bronquite asmática em criança mas nunca precisei de bombas nem nada, passava com Neufil).

                      Fiz as vacinas "personalizadas" há 10 anos e mais para os ácaros. resultaram durante uns tempos mas estão a perder a eficácia. Este ano tentei a homeopatia e anda a resultar bem.
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Em vez de chupeta: um aerochamber! É-vos familiar?

                        O David é alérgico às gramíneas...

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Em vez de chupeta: um aerochamber! É-vos familiar?

                          EducadoraLisa (20-07-2010)Sim as vacinas que falo são essas o meu costuma tomar o ribomunyl e eu o paspat mas também já tomou o broncovaxon.



                          Quanto a essas vacinas especialmente preparadas para cada caso sei que costumam resultar muito bem mas só fazem para alguns tipos de alergias (o mais usual são os ácaros) e são carissimas... o meu filho não faz.


                          A alergia do meu filho é precisamente aos ácaros. Já encomendei a primeira e custaram 140 €. São mesmo carotas.
                          [hr]\"Eu prefiro ser esta metamorfose ambulante, do que ter aquela velha opinião formada sobre tudo\" Raul Seixas

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Em vez de chupeta: um aerochamber! É-vos familiar?

                            Olá a todas!

                            Em primeiro lugar queria pedir desculpa à Mãe Lara por estar a utilizar o tópico dela, contudo muito do que se fala aqui é-me um pouco familiar... Desta forma, por estarem aqui mães já com certezas resolvi questionar-vos.. Passo a explicar.

                            Tenho um filhote com dois anos e meio. Quando o trouxemos para casa depois de ele nascer, no silencio da noite ouvia a respiração dele e era diferente, os famosos gatinhos. Abordei a situação com o pediatra que me aconselhou a mudar os cobertores pois poderia ser algum tipo de reação ao pelinho de um ou outro cobertor. Tudo se agravou por volta dos sete meses, otites, amigdaliates, bronquites, aliadas a eczema no Inverno, urticaria solar no Verão (estes dois problemas confirmados por dermatologista em Maio deste ano). Numa ida às urgências, uma pediatra aconselhou-me a consultar um otorrino por achar que ele tem as adnoides grandes, o céu da boca alto e o nariz pequenino. Tudo junto, agrava. Vamos agora ao otorrino. Pulmicort, atrovent outras vezes ventilan, é sempre o que consta na receita, mais o aerius e o neostil... Desde Janeiro deste ano tem estado doente mês sim, mês não, antibióticos já perdi a conta... Começou por infecção respiratória grave, um mês depois recaída da infecção respiratória (não sei como, estavamos há um mês em casa com ele), depois rotavírus, mês e meio depois exantema súbito... Hoje acordou com tosse "de cão" e cheio de ranho verde....

                            Tou cada vez mais preocupada... Tenho consulta no pediatra agora em Agosto e vou falar o que já falei com ele telefonicamente, não considero tudo isto normal... Sempre doente, tudo lhe pega... Baixa imunidade? Alergias quando está com problemas a nível repiratório?(que é na maior parte dos casos) Essa vacina de que falam que aumenta a imunidade, consideram-na eficaz?

                            Desculpem a intromissão mas pareceu-me haver semelhanças...



                            Beijocas,



                            Ana






                            Madrinhas: As minhas docinhas do tópico do almoço/jantar da Pipoca

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Em vez de chupeta: um aerochamber! É-vos familiar?

                              Olá Ana,



                              Não imaginas como te compreendemos! Há 2 meses que estou a dar a vacina Paspat que se faz 1º 28 dias para-se outros 28 e depois recomeça-se mais 28 e desde aí que nada! Não quero deitar foguetes, mas nem nariz ranhoso (que anda sempre) ele teve mais. nem acredito! Deixamos o plumicort e já não me lembro do ventilan e do atrovent. Pode ter sido coincidência... mas acho que era demais. Dei também há 1 mês a nova prevenar 13 que também previne pneumonias, pode tb ter contibuido.



                              Bjs

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X