Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Aplv

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Aplv

    Olá,
    Venho aqui desabafar um pouco com vocês e contar a minha história.
    A minha filhota com 4 meses foi agora diagnosticada com APLV. Desde que nasceu que bebeu logo Aptamil Ha e mama. teve sempre imensas cólicas. Aos 3 meses ela começou a recusar a mama e o leite foi acabando, comei então a dar mais Aptamil HA, o que coincidiu com um agravamento das cólicas. A pediatra aconselhou mudarmos para Aptamil Confort, grande erro, começou logo a vomitar. Fomos Às urgências mas disseram-nos que o mais provável era não ser mt tolerante aquele leite, mas para voltarmos a experimentar. Voltamos a experimentar e ela voltou a vomitar. Telefonamos à pediatra que desconfiou de APLV, para darmos Aptamil Pepti.
    As cólicas passaram completamente mas eu spr achei que não era nada, pq afinal não tinha muitos sintomas e desde que nasceu que bebia o HA.
    Pois....vieram agora os resultados das análises e sem sombra de dúvida é alergica.

    Estou triste, muito triste e sinto-me culpada. Por pensar que há tanto tempo que ela tinha dores, até a mamar se contorcia toda e podia ter evitado isso, culpada por não saber se foi alguma coisa que fiz durante a gravidez ou durante a amamentação...eu sei que não há causas específicas mas sinto-me assim.

    Conseguimos marcar consulta para segunda feira para uma alergologista, Susana Silva e vamos ver o que ela diz.

    Entretanto começamos as sopas e a fruta e ela odeia e fica mt irritada. Fico logo a pensar se sera alérgica a algum desses alimentos.

    Bem , vou ler estes vossos tópicos todos para aprender mais coisas sobre esta alergia.

    Obrigada por me lerem
    Bjs

  • #2
    Olá de novo,
    pelo que percebi depois de começar com o Aptamil Pepti a tua bébé está melhor certo?
    Não te sintas culpada por algo que não podes controlar ou antecipar. Fizeste o que podias para a ajudar, não podias imaginar que era aplv...
    Posso dizer-te que o meu filhote mamou em exclusivo até aos 6 meses e quando começou a comer as papas lácteas, algum tempo depois ficava com manchas vermelhas e pápulas à volta da boca. Apareciam segundos depois de comer e desapareciam pouco depois. Andou assim até aos 8 meses sem que ninguém me ajudasse a perceber o que se passava: na creche não achavam estranho, o pediatra não valorizou e não conhecia ninguém com uma experiência semelhante. Como ele não tinha nenhum outro sintoma fomos deixando andar. Aos 8 meses, mudei de papa láctea e dei-lhe Cerelac. Como tem maior % de leite, "abençoada Cerelac" o miúdo fez um urticária imediata na cara e no tronco como nunca tinha tido. Foi preciso isto para lhe ser diagnosticada aplv!

    Quanto à comida...bem o meu bébé até aos 9 meses quase que só sabia mamar...,na boquita dele a colher não entrava... as sopas e outras coisas era assim só para provar e se não agradava à 1ª colher vinham logo náuseas. Quase todos (famíla, creche..) me "chateavam" a dar conselhos e a dizer "pobrezinho, não sabe abrir a boca por causa da mama"...Isso e as infindáveis histórias de crianças mais novas que o meu filhote e que comiam como gente grande...
    Enfim era uma ansiedade imensa, até que 1 dia por magia o meu pequenino lá descobriu como é que se comia com a colher! Foi mesmo assim: quando ele lá entendeu e ...lhe apeteceu!

    Bem isto só para dizer que o único conselho que te posso dar é: " escuta" a tua bébé para te guiar na forma de lidares com ela. Tenta moderar a ansiedade e se precisares apoia-te em alguém em quem confies. Resumindo, não te deixes afundar nas opiniões de todos os que te rodeiam, que muitas vezes só aumentam a ansiedade em vez de a serenarem. Vai tentando as coisas com calma...imagina que te tinhas que alimentar com comida estrangeira de agora em diante...não ias apreciar tudo de imediato provavelmente...

    Quanto à aplv, normalmente passa com a idade e há alternativas ao leite. A alergologista e o pedi e as outras mães aqui do forum podem ajudar.

    Bjs e felicidades para vocês

    Comentar


    • #3
      Mendessa muito obrigada pela tua resposta!
      Ela está muito melhor desde que começou com os leites hidrolisados. Mais calma, não vomitou mais e já não tem muco no cocó.
      Não foi facil a confirmação a alergia, mas agora ando mais calma. Penso que o pior é quando for maiorzinha e vir os amigos a comerem a ela não poder, mas pode ser que passe até lá.
      Já fomos à alergologista e fez os testes cutâneos. Confirmou-se a alergia às plv e não é alérgica à soja, por isso vai ter bastantes alternativas.
      Em relação às sopas já percebi que não gosta muito mas lá vai comendo, uma colher de fruta uma de sopa e vai tudo. Fica é com muito sono do esforço que faz, tadinha!
      Comentários da família é aos montes, têm sempre uma opinião para dar sem ninguem lhes pedir nada, e é sempre pela negativa. Porque está mal habituada, é mimada, porque não tenho de lhe dar tanto colo, porque tem de comer a sopa sem fruta, comer e pronto, etc, etc. E adoram fazer comparações com outros miudos que não conheço de lado nenhum e que fazem sempre tudo bem e comem tudo e dormem bem....haja paciência.

      Beijinhos

      Comentar

      slot_bottomleaderboard_post

      Collapse
      Working...
      X