Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Alergia à BATATA

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Alergia à BATATA

    Olá!
    Tenho uma menina com 7 meses de idade, que rejeita qualquer alimento com batata.

    Ainda estou a amamentar (sorte dela).
    Esta rejeição começou quando ela tinha 4 meses de idade com a primeira sopa (batata + cenoura + azeite).
    Nas primeiras 3 vezes que comeu a sopa nada aconteceu, na quarta adicionei uma folha de nabiça (batata + cenoura + nabo + azeite) e foi aqui que começou o meu pesadelo.
    Ela dormiu e passado 1 hora, acordou, pediu mama, como já era hábito.
    Passados 30m acorda novamente e começa a vomitar de forma violenta, esteve das 14h até 17h neste estado.
    Quando olhei para a carita dela tinha os lábios cinzentos e ausência de cor no rosto, é claro que corri para o hospital.
    Colocaram-na a soro porque estava desidratada e fez exames ao sangue, (não havia nada de errado).
    Porque era a primeira vez que este episódio tinha acontecido, o médico pensou ter sido uma paragem de digestão devido à mama ou reacção ao novo alimento introduzido, a nabiça.
    Com receio durante o resto da semana, só lhe dei para além da mama as papas sem glúten de maçã ou pêra.
    No início da segunda semana achei que já era altura de experimentar novamente a sopa, desta vez voltei à de: (batata + cenoura + azeite).
    Passado 1 hora ela fica com os mesmos sintomas, vómitos violentos durante horas.
    Fui ao hospital novamente, tornou a ficar a soro e repetiu análises ao sangue, estas sem qualquer alteração. Ficou internada de um dia para o outro. Os médicos começaram a achar esta reacção muito estranha, mas mesmo assim ficaram na dúvida entre uma gastroenterite ou reacção à batata e à cenoura.
    Pediram-me para que a minha filha ficasse só a mama durante a semana seguinte para terem a certeza sobre a gastro.
    Ficou combinado que no final dessa mesma semana a bebé seria reinternada para experimentar a sopa em meio hospitalar.
    No final da semana foi reinternada para comer a sopa.
    Só consegui fazê-la comer duas colheres de chá de sopa, ela Chorou o tempo todo, até que o médico pediu para parar.
    Depois de uma hora e quinze minutos ela vomitou violentamente, novamente.
    É então que me é explicado que a bebé possivelmente tem uma intolerância alimentar.
    Readmitem-na novamentee passadas 3 semanas para fazer testes de alergias, que por mais incrivel que possa parecer não acusam batata nem cenoura mas farinha de trigo!!!
    No dia seguinte tenta-se a sopa de para arroz cozido sem sal e sem gordura para o almoço e ao jantar, arroz com frango cozido sem sal e sem gordura.
    Desta vez tolerou ambos os alimentos.
    Mais uma semana depois!!!!!! E novamente no hospital, o arroz é substituído pela batata (batata + frango), duas horas depois a reacção foi a mesma de sempre.... vomitos violentos.
    Desta vez, o médico disse que era uma intolerância alimentar.

    A minha filha está neste momento a ser seguida no CHE Estefânia, onde já fez novamente testes de alergias nos braçinhos e por mais incrivel que pareça não acusou nada!!! nem mesmo a farinha de trigo!!!!!
    Tirou sangue para análise e fezes.
    Vai entretanto fazer uma endoscopia ao estômago.
    Volto ao CHE no final do mês.....

    Quem está a seguir a minha filha é o Dr Pedro Martins (alergologista).
    Ele já me explicou que os testes de alergia não acusarem na pele não quer dizer nada, e ele pode ser mesmo alérgica à batata.

    Já não sei o que pensar!!!

    Deixo este meu testemunho com todos os pontinhos, para perceber se alguém já passou pelo mesmo!

    Existe por aí alguém com filhos na mesma situação que a minha???

    Obrigado

  • #2
    Só passei mesmo para dar uma força..tudo se há-de resolver pelo melhor..Nem imagino o k estejas a passar .
    Eu também fui com o meu filho mais novo ( 23 meses ) á Estefãnia ( suspeita de doença celiaca - os testes deram negativos )e fikei com optima impressão - são muito profissionais.
    No meu caso eram as diarrreias constantes..agora está melhor ...,mas foram meses de incerteza k ainda não passaram ...pois ele continua com diarreias embora seja de 1x ao dia mas é diarreia( ou seja já começo a ficar a matutar )só bebe leite de soja e iogurtes..
    Mas podes ir espreitar no tópico das alergias poderá ser k alguma mãma tb tenha este tipo de problemas.
    Não desesperes o k entressa é encontrar o problema depois será mais fácil de gerir..
    Boa sorte para ambas
    Bj

    Comentar


    • #3
      MaryB com o meu filho passa-se a mesma situação mas com o ovo.
      Vomita violentamente cada vez que come ovo e os primeiros testes nada acusaram tal como com a tua filha.
      Os testes são indicativos mas não são 100% e quanto mais nova a criança mais possibilidade de haver falsos negativos.





      O meu atelier.

      Comentar


      • #4
        Obrigado pela força Sancha!
        É que esta situação é desesperante!
        Na 2ª e 3ª vez que levei a minha filha com aqueles vómitos violentos para o hospital, até levei a sopa que tinha feito em casa para os médicos verem.
        Já tinha medo que pensassem que eu estava a prejudicar a minha filhota de alguma forma.
        Quanto às diarreias que me falas, tenho de dizer-te que me queixo desde os 4 meses da minha princesa. Mesmo com a introdução da papa nunca fez um cócó mais espesso, como seria normal (já é a minha 3ª filha). Mas a resposta da enfermeira era sempre a mesma, - Foi qualquer coisa que comeu! Tem de ter mais cuidado com alimentação!. Numa das vezes lembro-me que tinha jantado frango corado no forno com BATATA. Mal sabia eu que já era a batata a fazer-lhe mal. A batata e a cenoura foram eliminadas da minha alimentação, devido a estar ainda a dar mama.
        Mas vamos ver como tudo corre, estou um pouco preocupada com a endoscopia por ser ainda tão pequenina, mas vamos pensar positivo!
        Espero também que tudo corra bem para o teu filho.

        Bjs e boa sorte!

        Comentar


        • #5
          Olá! EducadoraLisa.
          Obrigado pelo teu comentário, mas diz-me lá se esta situação não é de arrancar os cabelos!
          Chegamos a um ponto em que não sabemos o que pensar...
          Principalmente esta alergia; à BATATA! Nem nunca tinha ouvido falar nisto.
          Mas é como se diz quando menos esperamos....

          Boa sorte para ti e para o teu filhote!

          Comentar


          • #6
            Eu já tinha ouvido falar de alergia à batata, não é tão comum mas existe.
            O meu filho tem n alergias incluindo a alface (também pouco comum) tem uma alimentação restrita e se comer alguma coisa diferente noto logo pelas diarreias mal cheirosas e pelos vómitos violentos.
            Lembro-me de uma vez ter-lhe comprado umas bolachas com feitios de animais giras para os miudos e assim que ele começa a comer a 1ª vomita de tal modo em jacto que o levei logo para as urgências.
            Não é fácil lidar com isto mas aprende-se e contornam-se as situações. Hoje em dia o meu filho não come nada diferente sem perguntar se pode, mas por vezes lá acontece comer alguma coisa que não deve (por exemplo em festas) onde nem nós sabemos como é feita a comida.
            Leio sempre os rótulos de todos os alimentos e se vamos a um restaurante preciso de explicitar exactamente o quer pode vir na travessa e assim faz-se uma vida normal, com tudo a que tem direito.
            Eu já lido com isto à quase 8 anos e por isso sinto-me mais tranquila e confiante mas tu também vais ultrapassar isto e se precisares de desabafar ou de algum conselho, estou aqui.
            bjs





            O meu atelier.

            Comentar


            • #7
              Olá MaryB,

              Estive 8 meses para que conseguisse saber que o meu filhote é intolerante à lactose.

              Eu dava de mamar e fizemos os testes todos e mais alguns às alergias/intolerâncias e nada acusou. O Pediatra esclareceu-nos que até aos 3 anos existem muitos falsos negativos como disse a Lisa. O que significa que dá negativo, mas que na realidade é positivo.

              Cada vez mais há alergias/intolerâncias em bebés cada vez mais pequenos e a dificuldade está quase sempre no diagnóstico.

              Por isso se já lá chegaram, já tens meio caminho resolvido. Agora têm que evitar a batata a todo o custo (mas pelo menos sabem que é da batata).

              Beijinhos e nada de desanimar!

              Comentar


              • #8
                passei só para dar força e apoio e para não te sentires sozinha pois existem imensos meninos com alergias alimentares.Tenta manter a calma e nao fazer um drama pois descoberta a alergia é só saber lidar com ela.O meu filho é alergico ao ovo ao principio não comia nada fora,era sempre complicado os dias de festa dos amiguinhos porque eles comiam bolo e ele nãi podia.Depois aprende-se a gerir....Hoje ele está quase a fazer 3 anos e sempre que alguem lhe oferece uma coisa nova pergunta "posso tem ovo?"
                Pior foi uma que vi na oprah que tinha alergia á água imagina!?Coitada já era uma sra e mãe,não pode dar banho ao filho,limpar uma lágrima dele,só pode tomar banho 1x por semana,s´podia beber coca cola,não pode comer legumes ....horrivel.
                Beijocas e força vais ver que tudo se resolve.

                Comentar


                • #9
                  Obrigado, Lisa! Tenho a certeza que ainda te vou fazer algumas questões e ter alguns desabafos. Como tu já bem sabes, sentimo-nos perdidas com os resultados inconclusivos. e com as reacções das nossas princesas e principes. Mesmo sendo novata nestas coisas, também eu estou aqui se necessitares de desabafar. Bjs

                  Comentar


                  • #10
                    Obrigado Mónica! Bjs

                    Comentar


                    • #11
                      Obrigado Amaga! Diz-me se tu também te queixavas que o teu filhote fazia diarreias constantes... Bjs

                      Comentar


                      • #12
                        Olá Agama,podes me dizer quais eram os sintomas?
                        O meu não bebe leite só de soja mas o cócó dele é sempre pastoso/mole é só 1 x /dia...e muito mal cheiroso...
                        O teu tb lhe acontece estas coisas?

                        Comentar


                        • #13
                          MaryB, alergia e intolerância são coisas diferentes. Ela pode ser alérgica à batata sim, e como bem referiu o alergologista, os testes cutaneos podem dar falsos negativos. Isto porque a reacção cutânea pode ser inexistente e ao ingerir os alimentos ser despoletada, ou seja: pode brincar com uma batata mas não comê-la!

                          Agora... eles referiram que detectaram reacção à proteína do trigo e falaram em intolerância alimentar. Acho que, pelo sim pelo não, deverias procurar um gastroenterologista e procurar fazer testes para a doença celíaca, que é basicamente uma intolerância alimentar ao gluten (que contém proteina de trigo).

                          Ela já come pão, bolachas e/ou papas com gluten?

                          Por norma os sintomas das alergias alimentares passam por vómitos violentos e/ou reacção na pele e/ou dificuldades respiratórias. Os sintomas das intolerâncias alimentares por vómitos, diarreias ou obstipação persistentes e é frequente que as pessoas que têm intolerâncias alimentares também façam reacção alergica a vários alimentos, por isso é possível que a tua filhota tenha uma combinação das duas coisas.

                          Tenta despistar isso o mais possível!

                          Comentar


                          • #14
                            Os sintomas eram cólicas agudas de noite e de dia até aos 8 meses (quando lhe tiramos a lactose), pouco crecimento e peso sem aumento e até perda, apesar do grande apetite, prisão de ventre. Após dieta rigorosa sem leite os sintomas mudaram: Diarreias fortes e sangue nas fezes


                            Inserido Inicialmente por sancha Ver Mensagem
                            Olá Agama,podes me dizer quais eram os sintomas?
                            O meu não bebe leite só de soja mas o cócó dele é sempre pastoso/mole é só 1 x /dia...e muito mal cheiroso...
                            O teu tb lhe acontece estas coisas?

                            Comentar

                            slot_bottomleaderboard_post

                            Collapse
                            Working...
                            X