Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Palestra cancelada - Tópico sobre Homeopatia vs Fitoterapia

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Palestra cancelada - Tópico sobre Homeopatia vs Fitoterapia

    ...
    Ricardo Lopes

    Homeopata - Naturologista



    naturalmente.pt

  • #2
    RE: Palestra cancelada - Tópico sobre Homeopatia vs Fitoterapia

    É pena não ser em aveiro.



    Boa sorte!

    Comentar


    • #3
      RE: Palestra cancelada - Tópico sobre Homeopatia vs Fitoterapia

      RMFLopes (23-03-2010)No dia 27, sábado, nova palestra. Desta vez sobre Fitoterapia caseira...



      Às 15h em Algés



      Quem quiser assistir, envie uma mensagem...




      Já agora, qual a diferença com a homeopatia?! Os resultados são os mesmos ou melhores?!
      http://manasecompanhia.blogspot.com/


      Comentar


      • #4
        RE: Palestra cancelada - Tópico sobre Homeopatia vs Fitoterapia

        Olá bom dia



        Essa é a pergunta de 1 milhão de euros



        Em Portugal existe uma grande confusão sobre esse assunto, um pouco culpa de todos: os media que informam mal, os terapeutas que praticam mal e os pacientes que não investigam mais...



        Tirado da página naturalmente.pt



        NATUROPATIA - A junção dos vários saberes milenares com a evolução da ciência dá origem a esta abordagem natural, que se socorre de produtos e técnicas naturais para alcançar o equilibrio do organismo. É dada uma especial importancia ao funcionamento dos emunctórios (rim, intestino, pulmão e pele) e do fígado.

        Os principios da Naturopatia:

        Vis medicatrix naturae - O poder curativo da Natureza

        Tollem causam - Identificação e tratamento das causas

        Primum non nocere - Primeiro não causar nenhum prejuízo

        Docere - Ensinar



        HOMEOPATIA - Desenvolvida há 200 anos por um médico convencional insatisfeito com os caminhos que a medicina tomou e com a sua baixa eficácia principalmente nos casos crónicos. Baseia-se no outro princípio de Hipócrates, que a medicina rtodoxa não seguiu, que é o "Similia similibus curentur" - o semelhante trata o semelhante.

        É o sistema terapêutico mais controverso dos nossos tempos, pois a comunidade cientifica médica não o aceita por não conseguir explicar a forma como actua. No entanto é por muitos considerada como a medicina do novo milénio pela sua alta eficácia e virtual ausência de efeitos secundários.



        Ou seja, simplificando:



        Naturopatia - produtos naturais (da ervanária - comprimidos, capsulas, xaropes), infusões, argilas, hidroterapia, massagem, educação alimentar e de hábitos,...



        É a medicina natural por excelência, que utiliza todos os recursos disponíveis que possam ajudar o paciente. Bem praticada tem um bom efeito curativo, mas que é relativamente demorado. Mexe directamente com a química orgânica, estimulando ou acalmando os órgãos e sistemas.



        É das mais aceites porque a farmácia química extrai os princípios das plantas para criar os seus medicamentos. No entanto é criticada porque não se consegue controlar correctamente a quantidade de princípios activos nos medicamentos. Acreditamos que a Natureza é sábia e tudo está equilibrado para que os efeitos sejam óptimos. E bem praticada... são.



        Homeopatia - medicamentos homeopáticos (de origem animal, vegetal, mineral e química), que têm a capacidade de curar pelos sintomas que produzem no homem são. Pode ser utilizado com segurança em todas as idades e condições de saúde, e mesmo em animais e plantas. As potências mais elevadas não contêm moléculas da substância original, são meramente energéticos.

        A prática da Homeopatia Clássica é das mais difíceis de entre todas as medicinas, pois existem cerca de 3000 medicamentos e apenas um deverá ser dado ao paciente (o mais similar)

        Muitas vezes confunde-se com a Naturopatia porque muitos terapeutas dizem estar a praticar Homeopatia e estão na realidade, na maioria das vezes, a fazer Fitoterapia (nem chega a ser Naturopatia pois muitas vezes nem dão indicações alimentares ou outras).



        O medicamento Homeopático actua a todos os níveis (mental - emocional - físico). Conforme a avaliação do terapeuta, a cura deverá começar no mental. Pode acontecer, por exemplo, uma pessoa com fraca memória melhorar a esse nível e piorar um eczema, por exemplo. Para a pessoa está pior, porque o físico é visível socialmente, enquanto que o esquecimento pode não ser tão perceptível. Na realidade está melhor, e se suprimir o eczema provavelmente agravará novamente a memória.



        Existem outros factores que jogam contra a Homeopatia, como a incompatibilidade com várias substâncias, que antidotizam; o efeito progressivo e raramente imediato nos problemas crónicos; a impaciência dos pacientes de querem ter logo o medicamento certo para tratar tudo, quando essa é uma dificuldade que muitas vezes só após algumas consultas é ultrapassada;...



        Tudo isto faz com que a Homeopatia seja difícil de praticar, especialmente no nosso País com a mente mais fechada a estes níveis, pois as pessoas para além de querem tudo para ontem sem mudar hábitos, vivem muito da imagem social. Daí a medicina ortodoxa ser tão "venerada", porque disfarça tudo (mas não cura nada). As pessoas vão-se vendo cada vez piores e dependentes de mais e mais medicamentos.





        Espero ter ajudado...
        Ricardo Lopes

        Homeopata - Naturologista



        naturalmente.pt

        Comentar


        • #5
          RE: Palestra cancelada - Tópico sobre Homeopatia vs Fitoterapia

          Obrigada pela explicação... Há que ter paciência... Cada vez há + clínicos com abertura a novos tratamentos. Vejo, por ex., a pedi dos meus filhos que recomenda imensa coisa homeopática ou + natural que os fármacos químicos...



          O problema cont a ser o interesse económico que muitos têm e que sobrepõem à cura do paciente... Falo, por exemplo, de quando se receita + do que se precisa, do laboratório X ou da Ervanária Y... :smooooth:
          http://manasecompanhia.blogspot.com/


          Comentar


          • #6
            RE: Palestra cancelada - Tópico sobre Homeopatia vs Fitoterapia

            Pois, isso é o que mancha principalmente a imagem da profissão. Quase todas as ervanárias têm gente a dar consultas. Porque será? Com certeza não é para ganharem muito dinheiro com as consultas, que muitas vezes custam 10 euros se o terapeuta for também o dono, mas sim com a quantidade inimaginável de produtos receitados, chegando facturar 300 euros de uma vez. No entanto há quem prefira, porque assim avia logo tudo ali. É como se o gabinete médico estivesse colado à farmácia e fosse só passar a porta. A quantidade de medicamentos é semelhante de um lado e outro.



            E a realidade dos laboratórios também existe. Nos produtos naturais não acontece tanto como nas farmácias, mas a oferta chega a ser 1=1. Ou seja, a pessoa compra 100 e o laboratório oferece 100. Equivale a um desconto de 50%. Mas esses 200 terão de ser escoados...



            Eu há muito que deixei de ter produtos para venda por isto mesmo. Não que receitasse muito, nem ninguém que comigo trabalhava, mas porque dá uma imagem mercantilista de algo que se quer pela saúde.

            Confesso que as dificuldades assim são maiores, porque as despesas parecem custar mais a pagar. Mas a honestidade subjacente e o sentimento de dever cumprido também são mais fortes.



            Um conselho que dou é... evitem profissionais de medicina tradicional com ervanárias associadas (abertas directamente ao público), pois a necessidade de vender os produtos da prateleira é grande e as instruções são normalmente para a venda. Eu sei porque já passei por isso... mas também foi por pouco tempo. Se não tiverem outra hipótese, tentem sondar a ver que tipo de receituário as pessoas trazem para casa. Se um Homeopata receitar mais de 3 coisas, e principalmente se não houver lá nenhum homeopático, nem que seja da Heel, duvidem que seja Homeopata.



            No entanto um Homeopata por vezes receita fitoterapia. Eu por vezes faço-o mas explico que aquilo não é Homeopatia, é Fitoterapia (igualmente válido e pode ajudar e muito, se bem feito, mas não se devem confundir as coisas). E raramente mais do que 1 ou 2 coisas. Daí também ter criado um serviço de fitoterapia personalizada, para chás personalizados para cada pessoa, em vez de 3 caixas diferentes...



            Claro que esta é a minha visão das coisas. Será a mais correcta? Isso cabe a cada um avaliar...


            Ricardo Lopes

            Homeopata - Naturologista



            naturalmente.pt

            Comentar


            • #7
              RE: Palestra cancelada - Tópico sobre Homeopatia vs Fitoterapia

              RMFLopes (25-03-2010)Pois, isso é o que mancha principalmente a imagem da profissão. Quase todas as ervanárias têm gente a dar consultas. Porque será? Com certeza não é para ganharem muito dinheiro com as consultas, que muitas vezes custam 10 euros se o terapeuta for também o dono, mas sim com a quantidade inimaginável de produtos receitados, chegando facturar 300 euros de uma vez. No entanto há quem prefira, porque assim avia logo tudo ali. É como se o gabinete médico estivesse colado à farmácia e fosse só passar a porta. A quantidade de medicamentos é semelhante de um lado e outro.



              E a realidade dos laboratórios também existe. Nos produtos naturais não acontece tanto como nas farmácias, mas a oferta chega a ser 1=1. Ou seja, a pessoa compra 100 e o laboratório oferece 100. Equivale a um desconto de 50%. Mas esses 200 terão de ser escoados...



              Eu há muito que deixei de ter produtos para venda por isto mesmo. Não que receitasse muito, nem ninguém que comigo trabalhava, mas porque dá uma imagem mercantilista de algo que se quer pela saúde.



              Confesso que as dificuldades assim são maiores, porque as despesas parecem custar mais a pagar. Mas a honestidade subjacente e o sentimento de dever cumprido também são mais fortes.



              Um conselho que dou é... evitem profissionais de medicina tradicional com ervanárias associadas (abertas directamente ao público), pois a necessidade de vender os produtos da prateleira é grande e as instruções são normalmente para a venda. Eu sei porque já passei por isso... mas também foi por pouco tempo. Se não tiverem outra hipótese, tentem sondar a ver que tipo de receituário as pessoas trazem para casa. Se um Homeopata receitar mais de 3 coisas, e principalmente se não houver lá nenhum homeopático, nem que seja da Heel, duvidem que seja Homeopata.



              No entanto um Homeopata por vezes receita fitoterapia. Eu por vezes faço-o mas explico que aquilo não é Homeopatia, é Fitoterapia (igualmente válido e pode ajudar e muito, se bem feito, mas não se devem confundir as coisas). E raramente mais do que 1 ou 2 coisas. Daí também ter criado um serviço de fitoterapia personalizada, para chás personalizados para cada pessoa, em vez de 3 caixas diferentes...



              Claro que esta é a minha visão das coisas. Será a mais correcta? Isso cabe a cada um avaliar...


              Parabéns por essa atitude! E não se arrependa: pode perder alguns €€€ mas ganha mais clientes que, obviamente, já sabem que vão encontrar um profissional e não um mercantilista!!! =D> =D> =D> =D> =D>



              O que escreveu é deveras importante e espero que esclareça muita gente, sobretudo, aquelas que dizem se ter dado mal com determinados tratamentos "homeopáticos".
              http://manasecompanhia.blogspot.com/


              Comentar


              • #8
                RE: Palestra cancelada - Tópico sobre Homeopatia vs Fitoterapia



                Ou bem que conseguem chamar muita gente, por vezes de formas desleais e deontologicamente duvidosas (a dizer que são especialistas nisto e naquilo, ou que tratam a 100% determinadas patologias), ou então é a dança na corda bamba.



                Felizmente vou tento sucesso, também porque investi muito na formação (já são 7 anos contínuos de formações nesta área). Mas vamos ver se a "honestidade" compensa. Normalmente é um processo de longo prazo. O mercantilismo tem resultados mais rápidos. E como o Português até gosta de estar sempre enfiado no médico e de preferência levar sempre qq coisinha para adoçar a boca... se calhar vou pelo caminho errado. lol


                Ricardo Lopes

                Homeopata - Naturologista



                naturalmente.pt

                Comentar


                • #9
                  RE: Palestra cancelada - Tópico sobre Homeopatia vs Fitoterapia

                  Olá Ricardo



                  Se for pelo caminho errado, será o da conta bancária e não o da consciência e profissionalismo.

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Palestra cancelada - Tópico sobre Homeopatia vs Fitoterapia

                    Se me sair o Euromilhões está prometido um centro multi-valências, mais virado para a medicina tradicional, para que toda a gente tenha acesso às capacidades destas terapias...



                    Agora só preciso começar a jogar lol



                    Por enquanto, espero conseguir continuar a ajudar quem me procura.



                    Mas já sabem... nestas coisas é necessária alguma perseverança. Quando forem a um terapeuta de medicina tradicional, mantenham o espírito aberto e não queiram tudo para ontem, porque se a medicina convencional não faz milagres, esta também não. Há quem diga que às vezes parece, mas o tiro certeiro à primeira é raro. Estamos todos muito intoxicados...
                    Ricardo Lopes

                    Homeopata - Naturologista



                    naturalmente.pt

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X