Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Alterações do Plano de Vacinação

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Alterações do Plano de Vacinação

    Olá mamãs,

    Ontem ouvi na TV que o plano de vacinação vai ser alterado. Uma das alterações que ouvi é a antecipação das vacinas da rubela e do Sarampo para os 2 meses (em vez dos 15 meses actuais), mas tb ouvi que ía haver redução nomeadamente nas vacinas da Meningite.

    Alguém sabe alguma coisa em concreto?

    Bjs

  • #2
    2 meses? Tão cedo?

    Comentar


    • #3
      Eu também ouvi na radio, não consegui fixar tudo, mas lembro-me qua da meningite vai passar a ter uma só dose em vez de 3...




      Madrinha querida Caty80
      Madrilhada fofucha Julit

      Comentar


      • #4
        é para os 12 meses.
        E sim, já anunciaram essa medida muitas vezes na televisão, mas nos centros de saude ainda não tem qualquer indicação/norma

        Comentar


        • #5
          No meu c.saúde ainda não têm informação sobre isso. Já ouviram na comunicação social, mas não têm "ordens superiores"...
          Como as minhas pequenas têm 13m, não sabemos se devem levar a vacina agora ou se esperamos pelos 15m :S O que combinei com a Enf.ª da vacinação é ir ligando até se saber como fazer.


          Afilhada mais linda: 2&stitch - É uma menina!!!
          Madrilhada: Sara Carvalho

          Comentar


          • #6
            A vacina do sdarampo/rubeola/papeira vai ser antecipada por causa dos surtos... Como muitso miudos nao vacinados por opçao dos pais os bebs pequeninos que ate estavam mais ou menos protegidos porque nao havia casos, passaram a a estar em risco

            Beijinhos
            RUte

            O meu parto de 14 dias
            Bebes e Mamas marcianas de 2008
            Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
            CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

            Comentar


            • #7
              A questão dos surtos não tem só a ver com bebés não vacinados. Ouvi um médico pediatra a falar sobre este assunto e gostei bastante.

              Ele explicou que até agora os bebés que nasciam eram filhos de mães que tinham tido efectivamente o sarampo e ficavam mais protegidos pois as mães passavam os anticorpos através do leite.

              Os bebés filhos de mães que foram vacinadas, não recebem anticorpos em quantidade suficiente no leite e portanto ficam mais expostos.

              Voltando ao tema, pelo que percebi vão cortar algumas vacinas e a questão da meningite pareceu-me um corte e não uma substituição de doses 3 em 1.

              Esperemos ter notícias mais em breve, pois vou ter mais um piolho em Abril e fiquei desconfiada destas alterações...

              Bjs

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por Agama Ver Mensagem
                A questão dos surtos não tem só a ver com bebés não vacinados. Ouvi um médico pediatra a falar sobre este assunto e gostei bastante.

                Ele explicou que até agora os bebés que nasciam eram filhos de mães que tinham tido efectivamente o sarampo e ficavam mais protegidos pois as mães passavam os anticorpos através do leite.

                Os bebés filhos de mães que foram vacinadas, não recebem anticorpos em quantidade suficiente no leite e portanto ficam mais expostos.

                Voltando ao tema, pelo que percebi vão cortar algumas vacinas e a questão da meningite pareceu-me um corte e não uma substituição de doses 3 em 1.

                Esperemos ter notícias mais em breve, pois vou ter mais um piolho em Abril e fiquei desconfiada destas alterações...

                Bjs

                Ola

                Acho que deve haver ai alguma confusao. As declaçoes do ministerio da aude dizem que os anticorpos que passam durante a gravidez nas maes que tiveram sarampo limitavam a efectividade da vacina e por isso so se vacinava aos 15 meses. Como agora menos mulheres estao imunes por terem tido doença a questao ja nao é tao grave e pode-se antecipar. O que eu vej como um risco para os filhos de maes que tiveram o sarampo e que com a antecipaçao da vacina poderam nao ficar imunes...

                A amamenaçao ajuda muito mas nao é milagrosa. Para dar-te um exemplo o meu filho mais novo apanhou varicela do irmao antes do ano, numa altura em 80% da sua alimentaçao era mama. Eu tive varicela, tanto que nao apanhei agora (o marido sim apanhou do filho) e a mama nao impediu que o pequeno tivesse um mega surto com febre alta e milhares de borbulhas.

                Beijinhos

                Rute

                O meu parto de 14 dias
                Bebes e Mamas marcianas de 2008
                Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                Comentar


                • #9
                  E a vacinação contra varicela e sarampo para os adultos faz-se?
                  Estou um bocado receosa, indo de encontro ao que a rbalmeid disse, acho que não nos podemos "fiar" na amamentação eu practicamente não fui amamentada, nunca tive varicela nem sarampo, tive primas e amigas que tiveram e a minha mãe chegou a me mandar dormir com elas, para ver se eu apanhava logo enquanto era criança e nada.
                  Sei que mais cedo ou mais tarde, o pequeno vai apanhar e preocupa-me apanhar nessa altura, porque tenho receio de não me sentir bem o suficiente de tomar conta dele doente e eu doente junto. A pedi dele deixou ao meu criterio dar-lhe a vacina ou não, eu optei por não dar ( quando fico na duvida, pergunto-lhe como ela fez com os filhos dela e aí obtenho a resposta), mas pergunto-me se não era melhor toma-la eu, não sei se alguma vez já tomei, de qualquer maneira já faz tanto tempo, se calhar era melhor um reforço, não? alguém na mesma situação?




                  Madrinha querida Caty80
                  Madrilhada fofucha Julit

                  Comentar


                  • #10
                    Tu não levaste vacina do sarampo, Tábita? Acho estranho. És mais nova que eu e no meu tempo já havia vacina em Portugal. Eu não fui vacinada porque apanhei sarampo logo aos 3 meses e a vacina era dada mais tarde.

                    Comentar


                    • #11
                      Pois lá está se tomei não sei, se calhar até sim, mas mesmo que tenha levado já faz tanto tempo, não seria melhor tomar um reforço? é que normalmente essas doenças apanha-se mais em criança, os anticorpos ainda estarão em "funcionamento"?!




                      Madrinha querida Caty80
                      Madrilhada fofucha Julit

                      Comentar


                      • #12
                        Boa tarde!!
                        tenho acompanhado mais ou menos este tópico e depois do post da tábita fui ver o meu boletim de vacinas.

                        Penso que não se dê esta vacina/reforço em adulto... eu fui vacinada contra o sarampo com 1 ano e depois fiz a VASPR (sarampo, papeira e rubéola) com 12 anos mesmo já tendo tido a rubéola 2 anos antes.
                        Não tenho nenhum registo de reforço assinalado no boletim de vacinas a não ser a do tétano de 10 em 10 anos!

                        é uma questão de verem no vosso boletim... estará na parte das "outras imunizações" =)

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por tábita Ver Mensagem
                          Pois lá está se tomei não sei, se calhar até sim, mas mesmo que tenha levado já faz tanto tempo, não seria melhor tomar um reforço? é que normalmente essas doenças apanha-se mais em criança, os anticorpos ainda estarão em "funcionamento"?!
                          olha, eu tive rubeola á 17 anos e fui vacinada á 15... agora quando fiz as analises por causa da gravidez o meu medico até ficou espantado com a minha imunidade, tinha os valores altíssimos!!! =)

                          -edit-
                          nas minhas analises o valor de referencia é imune para >10 e eu tenho mais de 400!!!
                          Ultima edição por chilli; 17-12-2011, 17:03.

                          Comentar


                          • #14
                            Afinal tomei a vacina, (disse a minha mãe, o telefone estava mais à mão que o boletim ). Eu sei que normalmente não se faz reforço desta vacina, ms pergunto-me se não será mais por uma questão de não haver necessidade visto que a maior parte das pessoas tem em criança, de qualquer maneira vou perguntar ao meu médico, já que tenho de lá ir levar as analises, se puder levar outra dose tomo, senão fico com a que já tomei e espero que tenha efeito suficiente para quando precisar




                            Madrinha querida Caty80
                            Madrilhada fofucha Julit

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por tábita Ver Mensagem
                              E a vacinação contra varicela e sarampo para os adultos faz-se?
                              Estou um bocado receosa, indo de encontro ao que a rbalmeid disse, acho que não nos podemos "fiar" na amamentação eu practicamente não fui amamentada, nunca tive varicela nem sarampo, tive primas e amigas que tiveram e a minha mãe chegou a me mandar dormir com elas, para ver se eu apanhava logo enquanto era criança e nada.
                              Sei que mais cedo ou mais tarde, o pequeno vai apanhar e preocupa-me apanhar nessa altura, porque tenho receio de não me sentir bem o suficiente de tomar conta dele doente e eu doente junto. A pedi dele deixou ao meu criterio dar-lhe a vacina ou não, eu optei por não dar ( quando fico na duvida, pergunto-lhe como ela fez com os filhos dela e aí obtenho a resposta), mas pergunto-me se não era melhor toma-la eu, não sei se alguma vez já tomei, de qualquer maneira já faz tanto tempo, se calhar era melhor um reforço, não? alguém na mesma situação?
                              A vacina do sarampo nas crianças tem um reforço aos 6 ou 7 anos acho e depois nao é preciso mais.

                              A da varicela acho que tens de a comprar tu, porque nao esta no plano de vacinaçao. Esta acho memso que devias fazer. O meu marido apanhou este verao e passou mal para alem de que nos adultos a taxa de complicaçoes é muito alta. Eu nao sou apologista de vacinar os miudos (nao vacinei os meus e eles ja a tiveram os dois) mas os adultos sem duvida!

                              Beijinhos

                              RUte

                              O meu parto de 14 dias
                              Bebes e Mamas marcianas de 2008
                              Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                              CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X