Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mães Cristãs?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Mães Cristãs?

    Olá,



    Pertenço à renovação católica e ando aprocura de outras mães (católicas ou não, mas cristãs também), que como eu, tenha dicidido entregar a sua vida a Cristo e que enfrentem os desafios de criar os seus filhos deacordo com os valores tradicionais cristãos. Por isso recorri a este forum para que, se há outras mães neste mesmo Espirito possamos trocar algumas impressões e animarmo-nos umas ás outras a seguir enfrente. Mais alguma ?????

  • #2
    RE: Mães Cristãs?

    Eu sou cristã, embora não católica, mas o meu bebecas só tem 4 meses...mas estou disponível.



    Obrigada pelo tópico, vai ser interessante!

    Comentar


    • #3
      RE: Mães Cristãs?

      Bom, eu nao percebi bem.

      Olha eu sou Catolica Protestante, nao sei se isso tem algum interesse..


      Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

      Comentar


      • #4
        RE: Mães Cristãs?

        Clara, ou és católica ou és protestante...


        Comentar


        • #5
          RE: Mães Cristãs?

          Faz-me uma confusão essas coisas de ser católica ou protestante. Nunca entendi muito bem as diferenças entre as várias facetas da religião.

          Sinceramente nem sei em que posição me enquadro na igreja. Acho que sou uma amiga de Deus , com quem falo sempre, mas no meu canto. Sei bem quando ele me castiga e sei bem quando me dá aquilo que lhe peço. Raramente peço algo para mim. Já pedi muitas vezes para pessoas que gosto.

          Se me puderem ilucidar sobre este assunto gostaria de ler as vossas opiniões.

          Beijos

          Vera

          Comentar


          • #6
            RE: Mães Cristãs?

            Olá Newbie e Clara,







            Realmente aqui o interesse não é a denominação (católicos ou protestantes) antes bem que tenhamos a Cristo por centro das nossas vidas. Iniciei este tópico porque realmente sinto-me sozinha nesta viagem... tenho muitas amigas, mas nenhuma delas cristãs, e talvez tu percebes Newbie, como é dificil lidar com muitas formas de pensar e agir amplamente aceites no mundo, mas com as quais não podemos concordar (não entro em pormenores aqui para evitar tornar este canto em discusões e debates morais)



            Clara, para explicarte um pouco sobre o que é ser cristã, isto significa ter entregue as nossas vidas a Jesus. Recebemos o baptismo no Espirito Santo, passamos a integrarmonos num grupo de pessoas onde lemos a Biblia e aprendemos da palavra de Deus, oramos juntos uns pelas necessidades dos outros, cantamos louvores a Deus, e saimos de lá como novas! é reamente nascer de novo. Este tipo de grupos de oração da renovação Cristã, ainda não está mto difundida em Portugal. Aliás quase ningém sabe o que é. No contiente Americano, pelo contrario, está mto difundida, e foi lá que eu tive a minha conversão.



            É assim que se passa na tua comunidade newbie? quais são as tuas experiências?

            Comentar


            • #7
              RE: Mães Cristãs?

              Veragirl: essa parte de distinguir não é muito importante, eu só diz uma correcção à Clara, mas não era intenção levar o tópico para esse caminho.



              Basicamente somos todos cristãos! O que é mais importante é a tua ligação ou relação com Deus e não o nome das práticas que segues.



              Há muitos protestantes que não são crentes em Deus e há muitos católicos que também não o são.





              Verona, eu não quis centrar o interesse na denominação, até porque nem disse qual era a minha. Fiz só uma correcção à Clara, pois é quase como ser carne ou peixe (embora os dois tenham como origem animais).



              A minha experiência é idêntica à tua e realmente entendo a tua posição. Há coisas que faço por respeito ao próximo mas também por respeito a Deus e que é difícil explicar a outras pessoas. Ultrapassa a simples moral ou ser "uma boa pessoa", como às vezes oiço.



              Deus deu-nos 2 mandamentos que resumem os restantes: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com todo o teu entendimento" e "Amarás o próximo como a ti mesmo". É isso que tento colocar em prática.



              Por vezes, mesmo dentro do meu meio sou um pouco incompreendida, pois há determinadas situações a nível social nas quais me envolveria sem pensar duas vezes, mas as outras pessoas acham-me ingénua.



              Tenho um espírito tipo "igreja primitiva", onde quando um precisa, o outro dá, mesmo que tenha de vender alguma coisa para ajudar. Graças a Deus, o meu grupo já vai sendo mais assim (tivemos uma amiga com cancro que apoiávamos financeiramente, outro que perdeu o emprego e fizémos o mesmo...).



              Mas eu gostava de ir mais além...


              Comentar


              • #8
                RE: Mães Cristãs?



                Deus deu-nos 2 mandamentos que resumem os restantes: Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com todo o teu entendimento" e "Amarás o próximo como a ti mesmo". É isso que tento colocar em prática.





                Tenho um espírito tipo "igreja primitiva", onde quando um precisa, o outro dá, mesmo que tenha de vender alguma coisa para ajudar. Graças a Deus, o meu grupo já vai sendo mais assim (tivemos uma amiga com cancro que apoiávamos financeiramente, outro que perdeu o emprego e fizémos o mesmo...).



                Mas eu gostava de ir mais além...





                [/quote]



                Olá! Andava há muito tempo a pensar num tópico como este, mas não tive coragem!

                Sou cristã assumida e acho que tenho uma visão de Igreja semelhante à tua e seria excelente haver um espaço de troca de ideias e apoio.

                Bora lá falar e partilhar?




                Comentar


                • #9
                  RE: Mães Cristãs?

                  Eu quando disse catolica protestante foi no sentido, de termos ambas as religioes coisas muito comuns ou seja para mim eu acredito na reforma e a fe é entre mim e deus. Não acredito no inferno. Não acredito em santos. Vejo a biblia de outra maneira e sim eu sou baptizada, sou casada e vou baptizar os meus bebes.

                  Não tem nada de mal as pessoas protestantes, simplesmente vejo as coisas de outra maneira.




                  Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                  Comentar


                  • #10
                    RE: Mães Cristãs?

                    Clara, não percebi muito bem, misturas as coisas que consideras boas das duas?







                    hmrosario- eu acho que a Igreja deve ser um grupo de apoio para os bons e maus momentos. Para mim, a Igreja não são as 4 paredes, mas as pessoas que nela estão.







                    Para mim, uma Igreja cristã deve dar prioridade às pessoas que nela se incluem, e não se concentrar apenas nos pobrezinhos que há pelo mundo, esquecendo que há pessoas da própria Igreja a passar fome, ou sem conseguir pagar as contas. Se faz só para os de fora, é mais "show-off".







                    O que eu gostava mesmo de fazer (e conheço pouca gente que ache isto normal), era viver praticamente sem nada, e dar 90% do que tenho a quem precisa. Depender totalmente de Deus relativamente à comida, roupa, etc. Que o que ganhasse fosse quase na totalidade para quem necessita, porque acredito que Deus nunca me deixaria faltar o essencial. Claro que o meu marido acha que eu sou louca!







                    Há coisas que são básicas, que as famílias fazem e até os vizinhos (mas que, por vezes, as Igrejas não fazem):







                    * quando alguém está doente, levar comida feita, limpar a casa;



                    *quando alguém tem uma doença grave, dar um x por mês para ajudar a pessoa a pagar as contas;



                    * ir fazer companhia à pessoa que está doente;



                    *fazer as compras para a pessoa;



                    *quando alguém não tem emprego, dar o dinheiro necessário à pessoa (normalmente há famílias que dependem da pessoa) até conseguir um.



                    *ajudar a procurar emprego para a pessoa.



                    *ajudar a fazer o currículo;



                    *quando há pessoas com depressão, ajudá-las no processo de recuperação;



                    *se a pessoa precisa de uma consulta médica e não consegue no estado, ajudar a pagar a consulta.



                    *na altura do Natal, vamos fazer uma tarde de companhia a uns idosos num lar, com canções de natal à mistura (queremos ver se conseguimos passar a dar um apoio mais frequente).



                    *receber pessoas (por vezes desconhecidas) em casa que precisam de acomodação (uma vez a minha mãe recebeu um ucraniano que estava a ser perseguido por uma máfia, para dar o dinheiro da viagem para Portugal; foi um amigo nosso, que era missionário e que era nosso hóspede que o trouxe, não o conhecíamos de lado nenhum e falávamos por gestos e com algumas palavras em Inglês; tinham ameaçado matar a família dele na Ucrânia e se vissem a alegria com que ficou quando lhe dissemos para ligar para a Ucrânia para saber se estava tudo bem!!! Arranjamos trabalho, depois uma casa, enfim... Também tentámos tirar um sem abrigo da rua, demos alojamento, roupa, trabalho, mas ele quis voltar para a rua- era alcóolico e não conseguimos ajudá-lo na sua dependência, talvez porque ele não queria deixar de ser).







                    Isto a minha Igreja tem conseguido fazer e atenção que, em relação a dar dinheiro, é feito mesmo um compromisso entre as pessoas que querem ajudar (comprometem-se a dar x por mês a um representante que depois dá o dinheiro a quem precisa).







                    E isto é extra-dizímo (os tais 10% que são habituais para despesas da Igreja).







                    Também se recorre o dízimo acumulado para este tipo de situações, mas temos andando a guardar o dinheiro para ver se conseguimos ter um espaço próprio.







                    No fundo, o espírito da Igreja primitiva é um bocado comunista. Mas para mim faz sentido, porque na verdade, o que eu tenho é de Deus, pois foi Ele que me deu, logo, se quiser dar mais dá, se quiser tirar, também tira (lembram-se de Job?).











                    Por favor, não entendam os exemplos como auto-elogios. Para nós, fazemos MESMO MUITO POUCO e somos apenas 30 pessoas, algumas sem emprego fixo. Estamos a tentar encontrar uma forma de cumprir os dois mandamentos e fazer a diferença...sem ficarmos orgulhosos e sem show-off. Para agradar a Deus e para ajudar o próximo.







                    Os passos têm sido pequeninos, a Igreja é pequena, mas preferimos ir devagar para não cairmos...

                    Comentar


                    • #11
                      RE: Mães Cristãs?

                      newbie (01-10-2009)Clara, não percebi muito bem, misturas as coisas que consideras boas das duas?















                      hmrosario- eu acho que a Igreja deve ser um grupo de apoio para os bons e maus momentos. Para mim, a Igreja não são as 4 paredes, mas as pessoas que nela estão.















                      Para mim, uma Igreja cristã deve dar prioridade às pessoas que nela se incluem, e não se concentrar apenas nos pobrezinhos que há pelo mundo, esquecendo que há pessoas da própria Igreja a passar fome, ou sem conseguir pagar as contas. Se faz só para os de fora, é mais "show-off".















                      O que eu gostava mesmo de fazer (e conheço pouca gente que ache isto normal), era viver praticamente sem nada, e dar 90% do que tenho a quem precisa. Depender totalmente de Deus relativamente à comida, roupa, etc. Que o que ganhasse fosse quase na totalidade para quem necessita, porque acredito que Deus nunca me deixaria faltar o essencial. Claro que o meu marido acha que eu sou louca!















                      Há coisas que são básicas, que as famílias fazem e até os vizinhos (mas que, por vezes, as Igrejas não fazem):















                      * quando alguém está doente, levar comida feita, limpar a casa;







                      *quando alguém tem uma doença grave, dar um x por mês para ajudar a pessoa a pagar as contas;







                      * ir fazer companhia à pessoa que está doente;







                      *fazer as compras para a pessoa;







                      *quando alguém não tem emprego, dar o dinheiro necessário à pessoa (normalmente há famílias que dependem da pessoa) até conseguir um.







                      *ajudar a procurar emprego para a pessoa.







                      *ajudar a fazer o currículo;







                      *quando há pessoas com depressão, ajudá-las no processo de recuperação;







                      *se a pessoa precisa de uma consulta médica e não consegue no estado, ajudar a pagar a consulta.







                      *na altura do Natal, vamos fazer uma tarde de companhia a uns idosos num lar, com canções de natal à mistura (queremos ver se conseguimos passar a dar um apoio mais frequente).







                      *receber pessoas (por vezes desconhecidas) em casa que precisam de acomodação (uma vez a minha mãe recebeu um ucraniano que estava a ser perseguido por uma máfia, para dar o dinheiro da viagem para Portugal; foi um amigo nosso, que era missionário e que era nosso hóspede que o trouxe, não o conhecíamos de lado nenhum e falávamos por gestos e com algumas palavras em Inglês; tinham ameaçado matar a família dele na Ucrânia e se vissem a alegria com que ficou quando lhe dissemos para ligar para a Ucrânia para saber se estava tudo bem!!! Arranjamos trabalho, depois uma casa, enfim... Também tentámos tirar um sem abrigo da rua, demos alojamento, roupa, trabalho, mas ele quis voltar para a rua- era alcóolico e não conseguimos ajudá-lo na sua dependência, talvez porque ele não queria deixar de ser).















                      Isto a minha Igreja tem conseguido fazer e atenção que, em relação a dar dinheiro, é feito mesmo um compromisso entre as pessoas que querem ajudar (comprometem-se a dar x por mês a um representante que depois dá o dinheiro a quem precisa).















                      E isto é extra-dizímo (os tais 10% que são habituais para despesas da Igreja).















                      Também se recorre o dízimo acumulado para este tipo de situações, mas temos andando a guardar o dinheiro para ver se conseguimos ter um espaço próprio.















                      No fundo, o espírito da Igreja primitiva é um bocado comunista. Mas para mim faz sentido, porque na verdade, o que eu tenho é de Deus, pois foi Ele que me deu, logo, se quiser dar mais dá, se quiser tirar, também tira (lembram-se de Job?).























                      Por favor, não entendam os exemplos como auto-elogios. Para nós, fazemos MESMO MUITO POUCO e somos apenas 30 pessoas, algumas sem emprego fixo. Estamos a tentar encontrar uma forma de cumprir os dois mandamentos e fazer a diferença...sem ficarmos orgulhosos e sem show-off. Para agradar a Deus e para ajudar o próximo.















                      Os passos têm sido pequeninos, a Igreja é pequena, mas preferimos ir devagar para não cairmos...


                      Querida, eu estava a falar de protestantes, falei muito rapido daquilo que nos apoiamos e acreditamos como a reforma por exemplo.

                      Poderia, falar mais mas tenho medo de magoar alguem com as palavras mesmo achando que nao ha motivos para tal mas se quiserem explico.

                      Foi uma optima ideia a criaçao do topico


                      Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                      Comentar


                      • #12
                        RE: Mães Cristãs?

                        Olá a todas,



                        Pois é, como diz a newbie, o principal é o amor, e não detalhes (eu sou de Pedro eu sou de João, lembram-se dessa discussão entre seguidores de discipulos?). Estou familiarizada com o conceito de Igreja primitiva, pois a minha familia, já recebeu ajuda qndo o meu pai esteve para morrer, e não tinhamos €€ para pagar a conta do hospital e cuidados médicos.



                        Newbie, o que disseste sobre os 2 mandamentos principais: lindo! Eu tambem tinha pensado colocar este comentario, é mesmo isso que prentendo neste topico: partilhar sobre o amor de Deus. Gostava que quem lesse o que aqui está escrito ficasse a conhecer a Jesus. Que vissem a luz de Jesus e o amor que nos temos uns aos outros.



                        Olá Veragirl, respondedo ao teu post, não te posso explicar muito sobre o que cada denominaçao acredita, para já porque não sou teologa, porque demoraria mto tempo e porque desviaria a conversa para a religião. Penso que o que tu disseste sobre ser amiga de Deus é o que é realmente importante. Sabes que Jesus disse que nao fomos nós quem o escolhemos a Ele, mas sim Ele quem nos escolheu a nos? Se estás aqui é porque Ele está a chamar a tua porta. Ele te ama! Bemvinda e continua por aqui.



                        Clara, também es benvida a este cantinho, ficas conosco?



                        Hmrosario, eu pensei mto tempo antes de colocar este topico, pois receava que fosse mal interpretado, e que se tornasse numa discussão religiosa em vez dum cantinho de apoio....

                        Sim, tive de arranjar CORAGEM para iniciar este topico! Conta-nos o teu testemunho.





                        Todas: há outro motivo para eu ter iniciado este topico: ha umas noites atras, acordei no meio da noite e senti uma grande necessidade de orar por Portugal. Sinto que o ES levou-me a orar principalmente com aquela leitura que diz “orem para que o Pai envie mais trabalhadores, pois a colheita é mta, mas os trabalhadores são poucos” desculpem não dar-vos as “coordenadas” biblicas, mas não me lembro onde é que isto está. Assim que eu desafio-vos a que oremos juntas (cada qual no seu cantinho mas com um mesmo proposito) pelo nosso pais, para que o E.S. se derrame em força! Alinham?

                        Comentar


                        • #13
                          RE: Mães Cristãs?

                          Olá...

                          Um tema muito interessante. Parabéns Verona pela coragem.



                          Sou católica praticante pratico o Catolicismo(Vulgo chamada de Igreja católica) e não tenho nenhum pejo, nos dias que correm de o dizer.

                          " Deus é o caminho, a verdade e a vida!"

                          N'Ele encontro força para caminhar todos os dias, para ver no outro o meu retracto e por isso respeita-lo e trata-lo como se fosse a mim que estivesse a fazer...

                          "Deus é Amor! Atreve-te a viver por Amor"



                          Verona: quando dizes "renovação católica" refereste ao Renovamento Carismático Católico?!

                          Carla Sophia : acho muito bem que cada um assuma as suas crenças e as partilhe aos outros e por sua vez os outros as respeitem. Só assim podemos crescer em sociedade... Conheço muito bem o Protestantismo, embora como já disse pratique o Catolicismo.



                          Da Igreja Católica primitiva ao longo dos anos foram surgindo ou se transformando outras mas todas com a mesma base apenas com doutrinas diferentes da Igreja Católica actual



                          A doutrina da Igreja Ortodoxa é bastante parecida com a da Igreja Católica. As únicas diferenças significativas dizem respeito ao filioque(Espirito Santo derivar do Pai e não do Filho como a católica define), divergências da definição da salvação e do arrependimento e principalmente à compreensão do papel e função do Papa na Igreja, que para os ortodoxos não tem poder sobre as outras Igrejas

                          As Igrejas Protestantes, as diferenças mais significativas dizem respeito à Eucaristia(missa/comunhão), aos outros sacramentos , por norma os protestantes praticam apenas o Baptismo e a Eucaristia(comunhão), à existência do purgatório, à não adoração de Santos e na forma como se atinge a redenção dos pecados e o atingir da salvação que para os protestantes atinge-se ao praticar a fé, para os católicos a fé também se expressa na pratica de boas acções....



                          Mas no fundo são todas parecidas, tem rituais idênticos, o Deus é o mesmo até há cânticos comuns...



                          Depois há as seitas, que essas sim são muito diferentes...
                          __________________________________________________ _______

                          .

                          Comentar


                          • #14
                            RE: Mães Cristãs?

                            Newbie : Neocatecumenal?só perguntei... porque falas em Igreja primitiva....lol

                            e cá há esse movimento e fazem exactamente tudo como dizes... por isso a pergunta, mas não precisas responder.
                            __________________________________________________ _______

                            .

                            Comentar


                            • #15
                              RE: Mães Cristãs?

                              "Pai afasta de mim esse cálice! Mas se achas que sou digno de Ti, então faça-se em mim segundo as Tua Palavra...."



                              Embora pratique e tente ter em mente esta frase de Jesus, para mim mera mortal e pecadora é-me muito difícil aceitar sempre tudo o que me é dado.... o bom normalmente aceitamos e nem nos lembramos de Lhe agradecer, o menos bom normalmente reclamamos, barafustamos, perguntamos porque a mim, porquê meu Deus... e muitas vezes é esse menos bom que nos ajuda a crescer, a ganhar forças a nos levantarmos... e Ele sabe disso...

                              Mas há coisas que nos são difíceis de aceitar... eu falo por mim...



                              Esta lengalenga toda para chegar à oração pelo nosso país...

                              Teremos que aceitar o que Ele nos irá dar, mas podemos sempre orar para que sejam coisas boas....



                              " Deus é Amor, atreve-te a viver por Amor!"
                              __________________________________________________ _______

                              .

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X