Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Desabafo…a velha história das caixas prioritárias

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Desabafo…a velha história das caixas prioritárias

    Acabei de me engalfinhar no Pão de Açúcar Amoreiras à hora de almoço, claro está devido à caixa prioritária estar cheia de gente que não necessita de prioridade.
    Eu sei que a caixa não é exclusiva, mas não é suposto numa caixa identificada como prioritária, haver prioridade para quem tem direito a ela? Pois, pelos vistos não!
    Quando cheguei à caixa estavam umas 8 pessoas que aparentemente não necessitavam de prioridade, a seguir um casal com um bebé e depois eu. O casal depois de esperar que alguém lhe desse passagem foi chamado por uma outra funcionária para serem atendidos noutra caixa que foi aberta, claro que a seguir a eles entraram logo outras pessoas na fila, por isso mantive-me na fila da caixa prioritária.A funcionária que está na caixa tem o nariz tão enfiado para baixo que nem sequer temos hipótese de lhe fazer sinal a dizer o quer que seja!
    Quando chegou a minha vez, perguntei à funcionária se afinal aquela caixa tinha ou não prioridade, disse que sim, mas que não ia adivinhar que eu estava grávida.
    Pedi que chamasse a chefe (a pessoa que tinha passado o casal com o bebé para outra caixa)
    e fiz-lhe a mesma pergunta: Respondeu-me muito aflita que não tinha reparado que eu estava grávida. Não reparou que eu estava grávida, mas reparou que o casal tinha uma bebé e que ninguém os deixava passar e em vez que fazer exercer o direito deles de passarem à frente das pessoas que estavam na caixa, remediou o assunto passando-os para outra caixa.
    Está mal!!!
    Pois apenas remediou o assunto do casal e por acaso a grávida que estava atrás ficou a arder! Na verdade com tanta gente na fila é realmente difícil ver que está uma grávida na fila!!!! Mas enquanto não educarem as pessoas, não vai haver ninguém a cumprir!
    Passei-me e disse que olhasse para as outras caixas, ditas normais, e contasse o número de pessoas nelas. Tinham em médias 2/3 pessoas na fila e na prioritária umas 5/6 pessoas, aparentemente sem necessidade de prioridade.
    Mas isto faz algum sentido!


    desclupem lá, mas estas hormonas estão mesmo aos saltos...

    Ana
    (3ª ervilha a caminho c/ 13s)

  • #2
    Ó Ana...mas estás de 13 semanas? No meu caso, com 13 semanas seria normal não repararem que eu estava grávida...

    Comentar


    • #3
      eu sei,nem estava à espera que conseguissem ver que eu estava grávida, mas caramba estava um bébé num carrinho e nem isso foi suficiente para que as pessoas se afastassem, nem que a funcionária da caixa visse!
      Já para nem falar da opção de desviarem quem estava na fila certa, porque esta fila estava cheia de gente!

      Comentar


      • #4
        Ana, no PD onde trabalho as placas das caixas prioritárias dizem "Idosos, pessoas com deficiências, grávidas e crianças ao colo"... Repara que não diz "crianças DE colo", diz "crianças AO colo". É que uma criança de colo até pode, como tu descreves, vir no carrinho e bem-disposta, enquanto que uma mãe ou pai com uma criança ao colo já terá muito mais trabalho.

        Não estou a dizer que não tens razão, mas acredita que não se trata apenas de uma questão de educação. O trabalho numa caixa de supermercado pode parecer simples, mas quem está a atender tem de olhar para muita coisa: o cliente que está a atender, os produtos que está a passar, muitas vezes ensacar as compras, ver se não está a passar nada a mais, etc...
        A verdade é que, grande parte das vezes, as pessoas nem fazem sinal, limitam-se a esperar que a pessoa que está na caixa veja que a mulher X está grávida. E convinhamos que não custa nada chegar um pouco por trás da pessoa e dizer "posso ter prioridade?"...

        E quanto tu dizes "e por acaso a grávida que estava atrás ficou a arder! Na verdade com tanta gente na fila é realmente difícil ver que está uma grávida na fila!!!! Mas enquanto não educarem as pessoas, não vai haver ninguém a cumprir!", bem, estás de 13 semanas, não propriamente num estado em que se veja uma barriga saliente... E não há educação que dê para adivinhar (ainda!) o estado de graça das pessoas...

        Um beijinho
        Receitas da Lótus

        Comentar


        • #5
          Se obviamente não repararam que estava grávida nao vejo problema nenhum.

          Bem sei que nem toda a gente se rege pelo mesmo, mas eu estando grávida nunca fiz questao da diferenciação porque me sentia muito bem. E quando vou com o meu filho às compras (sempre) nunca passo à frente.

          Tem de haver bom senso de parte a parte, certo?

          Comentar


          • #6
            Isso das caixas prioritários, assentos prioritários, atendimento prioritário e afins é um must... no pingo doce daqui da zona nenhuma das funcionárias me diz para passar à frente e as pessoas que estão na fila muito menos e admito que nem sequer abro a boca pois parece que me estão logo a rogar pragas e isso longe.
            As pessoas não se tocam, querem é despachar e realmente também noto que as caixas de atendimento prioritário, tipo as do jumbo/pingodoce que é caixa aberta para todos, são as que têm mais afluência. nisso já me sinto mais à vontade para usar as caixas do Continente, em que tens de ligar para te aparecer quem te registe as compras; mas por mais de uma vez estou a ser atendida e surgem logo 2/3 pessoas atrás na fila, que são educadamente avisadas que ali é atendimento prioritário e ainda ficam a olhar como quem não percebeu a coisa...

            Isto lembra-me de quando decidi ir com a filhota de metro ao porto.. todas as carruagens estão lotadas (se fosse hoje tinha esperado pelo seguinte, mas a M. já me estava a azucrinar a paciência), entrei e para ela não ficar esmagada entre as pessoas, toca a pegar nela ao colo... pois bem, achas que alguém se levantou? Se não fosse pela barrigona, pelos menos porque estava com uma criança ao colo e mal me conseguia agarrar a mim e a ela. Só uns bons 15min depois, já na senhora da hora, é que saiu muita gente e lá consegui um lugar.

            Conselho: não te stresses, escolhe as tuas lutas, mas lembra-te que não podem ganhar todas.

            Parabéns pelo pimpolho/pimpolha.

            Comentar


            • #7
              Depois de muitos filmes em vários sítios, eu agora sou descarada. Já pedi descaradamente a prioridade para mim, na Seg. Social e no SEF, estando grávida, porque estava um calor horrível e estava a sentir-me mal. tenho atendimento preferencial por ser advogada e em toda a vida profissional só o usei uma única vez e por uma questão que não vale a pena explicar.
              Se me estava a sentir bem, não pedia prioridade. no pingo doce ainda ouvi uma vez uma senhora a reclamar por eu ser atendida primeiro e eu respondi-lhe para experimentar andar com uma barriga de 11 kg a ver como se sentia de pé numa fila.
              Agora também sou descarada nas filas. Se vejo uma grávida ou alguém com crianças pequenas, digo alto e bom som"olhe, a fila é prioritária, pode ser atendida primeiro".
              Já cheguei ao cúmulo de ceder o meu lugar enquanto grávida barriguda a dois palermas que estavam atrás de mim a discutir sobre quem tinha cehagdo primeiro. como eu ofereci a minha vez tocaram-se e calaram-se.
              Esta história das prioridades dá pano para mangas mas resume-se no fundo à falta de educação.Se houvesse educação e as pessoas respeitassem os outros não era preciso haver caixas prioritárias.
              2 filhotes lindos

              Comentar


              • #8
                Ana73, venho em teu socorro! Pois todos os fins de semana me acontece o mesmo que a ti!

                Mas eu resolvo o assunto da seguinte forma! Pergunto a toda a gente que esta a minha frente se tem prioridade, se me respondem que não eu informo que estou gravida ou que tenho uma criança de colo e passo à frente! Tão simples quanto isso... por regra nunca tenho/ apanho uma unica pessoa prioritária na fila, pois é a caixa que mais gente tem e quem tem prioridade foge dela a sete pés. farto-me de ouvir bocas, mas "cago" de alto para elas e ignoro totalmente quem mas dirige, o que deixa as pessoas fulas, mas eu quero lá saber!

                Quanto ao pouco tempo de gravidez... até podiam ser 5 semanas que tinhas todo o direito em passar à frente! Não é o tamanho da barriga que faz a prioridade! Para mim até às 18/20 semanas as gravidezes são um suplicio, depois ando contente da vida, portanto preciso da prioridade é nessa altura e não qd tenho uma pança enorme! Oiço de tudo, mas nas duas gravidezes já por 2/3 vezes saquei do livrinho de gravida para comprovar uma gravidez não visivel a pessoas mal formadas... que ficaram com o melão daqueles e sem argumentos para dizer isto e aquilo!

                Com os bebes de colo a missa é a mesma... bebes de colo são crianças até aos 3 anos e não bebes que estejam ao colo! Quem tem filhos desta idade bem sabe o dificil que é mantê-los quietos 20 minutos numa fila de supermercado, os bebes/crianças desesperam, estejam ao colo, em carrinhos ou soltos (esta então á pior das hipoteses). Quando estou em caixas prioritarias deixo passar todas as crianças até esta idade à minha frente, mesmo estando grávida e quase a vomitar as tripas, poruqe sei que se ali estivesse com o meu pirata estaria a desesperar.
                Do mesmo modo da gravidez, e visto ter um filho XXL, já tive que puxar do cartão do cidadão dele, qd ele tinha 15 meses, para calar uma boca mal educada. E se não fosse estar gravida novamente continuava a usar o meu filho como prioridade! Se repararem, nas caixas do continente tem lá escrito, por baixo das crinaças de colo (crianças até aos 3 anos)

                Eu nem argumento, mostro os documentos e passo à frente.

                Se todas as pessoas com prioridade fizessem isto as caixas prioritárias deixavam de ser as mais preenchidas dos supermercados!

                No PD então até me passo com as funcionários, pois no Jumbo, LIdl e afins ainda vão estando atentos e chamando as prioridades, mas no PD ignoram simplesmente, mas tem ordens superiores para isso, deixarem os clientes resolver o assunto, pelo menos assim argumentaram no PD da minha zona!

                PS: Claro é que a questão das prioridades se soloca qd hà supermercados/estabelecimentos à pinha e não qd tenho 2/3/4 pessoas à minha frente
                Ultima edição por Sunflower; 28-10-2011, 16:12.

                Comentar


                • #9
                  O velho dilema...

                  Só peço mesmo em sitios tipo Segurança Social, Centro de Emprego, Correios (quando está muita gente À minha frente) e em estado mais avançado de gravidez em que realmente me custa horrores estar parada de pé.
                  Nos hipers, no Continente toco sempre na campainha da caixa prioritaria e nunca tive de me chatear, no PD e afins, depende, se so tiver duas pessoas a frente nao me importo de esperar, caso contrario chamo a atenção de quem está na caixa, não custa nada.
                  Quem normalmente fica possesso sao realmente as pessoas da fila, temos de apontar para o sinal e mesmo assim refilam, já na anterior gravidez cheguei a dizer a um sexagenário que se quisesse lhe dava a minha prioridade, mesmo estando grávida, uma vez que os deficientes também têm direito a ela... tal foi a falta de modos do homem, levou esta resposta ao insinuar que eu tinha uma almofada na barriga para lhe passar à frente.

                  Vai muito das pessoas, da educação e do nosso bom senso acima de tudo, mas dou-me por feliz de já não andar de transportes publicos como andei na 1ª gravidez, aí sim, sofria um bocado com a estupidez das pessoas...



                  Years shall run like rabbits... luv ya babyluv

                  Love should heal all wounds... not just time alone.

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por Sunflower Ver Mensagem
                    Quanto ao pouco tempo de gravidez... até podiam ser 5 semanas que tinhas todo o direito em passar à frente! Não é o tamanho da barriga que faz a prioridade! Para mim até às 18/20 semanas as gravidezes são um suplicio, depois ando contente da vida, portanto preciso da prioridade é nessa altura e não qd tenho uma pança enorme! Oiço de tudo, mas nas duas gravidezes já por 2/3 vezes saquei do livrinho de gravida para comprovar uma gravidez não visivel a pessoas mal formadas... que ficaram com o melão daqueles e sem argumentos para dizer isto e aquilo!
                    Pelo menos eu, quando me referi ao pouco tempo de gravidez, foi no sentido de explicar que uma barriga de 13 semanas é praticamente invisível, não sendo possível aos funcionários adivinhar que as pessoas estão grávidas.

                    E sim, no PD a ordem que temos é, das duas uma: ou vemos que efectivamente a pessoa tem prioridade ou, na dúvida, esperamos que peça. Porque vocês não imaginam o constrangimento que é dizer a uma senhora "passe, está grávida" e ela dizer-nos que está é gorda! E ainda ficar ofendida...
                    Receitas da Lótus

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por isa.2009 Ver Mensagem
                      Se obviamente não repararam que estava grávida nao vejo problema nenhum.

                      Bem sei que nem toda a gente se rege pelo mesmo, mas eu estando grávida nunca fiz questao da diferenciação porque me sentia muito bem. E quando vou com o meu filho às compras (sempre) nunca passo à frente.

                      Tem de haver bom senso de parte a parte, certo?
                      Não tens um piratinha dos meus... ou lhe encho a boca de pão e bolachas o que dura no máx 8/10 minutos, ou posso contar com um menino desesperado para ir para a rua! Como é que faço, deixo-o ir? Ou largo as compras e vou a correr atrás dele? Portanto tenho de dar uso à prioridade. Embora agora já esteja melhor (mais calminho) até ao verão era um terror ir ao supermercado sozinha com ele! Conseguia ir, mas tinha de dar uso à prioridade!

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
                        Pelo menos eu, quando me referi ao pouco tempo de gravidez, foi no sentido de explicar que uma barriga de 13 semanas é praticamente invisível, não sendo possível aos funcionários adivinhar que as pessoas estão grávidas.

                        E sim, no PD a ordem que temos é, das duas uma: ou vemos que efectivamente a pessoa tem prioridade ou, na dúvida, esperamos que peça. Porque vocês não imaginam o constrangimento que é dizer a uma senhora "passe, está grávida" e ela dizer-nos que está é gorda! E ainda ficar ofendida...
                        Eu imagino... já o fiz na minha boa vontade num autocarro... so me apeteceu sair pela janela lool



                        Years shall run like rabbits... luv ya babyluv

                        Love should heal all wounds... not just time alone.

                        Comentar


                        • #13
                          Eu vou com o Afonso às compras (também sempre, ou raras excepções em que ele fica nos meus pais) e nunca pedi prioridade em caixa alguma. Ele porta-se lindamente pois já está habituado à espera.

                          Tive apenas e só, um unico episódio enquanto grávida, de prioridade, que foi nos CTT's. A senhora da caixa olhou para mim, eu estava encostada a uma parede, e fez-me sinal com a mão. Até olhei para os lados a ver se estaria mesmo a olhar para mim, já que a minha barrigota ainda não era de final de tempo (lembro-me que estava a chover, tinha casaco impermeável de Inverno e o meu filho nasceu em Agosto - talvez Março...).

                          Comentar


                          • #14
                            Pois o meu piqueno por norma é bem comportado

                            Eu sei que há casos e casos. Também a mim me chegaram a atender primeiro (por acaso tb nos correios) por estar grávida. E atenção que acho muito bem que existam as caixas prioritárias que sejam respeitadas as prioridades.

                            Mas há pessoas que exageram na questão do "ter direito", do "está escrito". Se me sinto bem fisicamente, se o puto está calmo e sem fome sinto-me mal em passar à frente dos outros. Mas sou eu e cada um faz como melhor entender.

                            Já assisti no continente uma grávida (não sei se estava bem ou não mas) toda zangada porque tocara no botão da caixa e não aparecera de imediato alguém para a atender. Acho demais.

                            Comentar


                            • #15
                              Eu lembro-me de estar gravida ainda de poucas semanas e ter pedido a prioridade na segurança social, aquilo estava mesmo apinhado... e quando fui atendida uma senhora veio perguntar a funcionária porque é q eu passei á frente, ela respondeu q era gravida e a outra senhora lá foi... por norma tb costumava passar á frente afinal é nosso direito mas por várias vezes me olharam de lado é q por eu ser magra a barriga só se notava quando tava de lado... engim... e uma vez no lidl tava com a minha ao colo e a srª chamou-me para passar á frente até fiquei admirada... mas se é nosso direito acho bem q o gozemos, seja com 5 ou 30semana
                              http://mundodeprata.blogspot.com/

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X