Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mamãs, preciso de ajuda!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Mamãs, preciso de ajuda!

    Boa noite,

    não sei se é aqui que devo colocar o tópico mas estou com um problema e preciso de saber se alguém passou por algo parecido.

    A minha filha está agora no 1º ciclo na escola pública. Calhou-lhe um professor que tem muito boas referências como professor mas que há 3 anos sofreu um esgotamento e teve de baixa. Voltou o ano passado a meio tempo e este ano ficou com esta turma.
    A nível de ensino acho que está a correr bem e a minha filha gosta do professor mas ele falta muito. Andou uma altura a faltar 1 dia/semana mas teve uma semana que faltou 3 dias. Desde que os pais começaram a contar já vamos em 10dias de faltas, ora são 2 semanas de aulas, é muito.
    Estamos preocupados e já muitos pais foram, individualmente, falar na escola mas dizem-nos que ele tem estado adoentado e parece que ficam ofendidos de irmos lá falar! Agora estamos a tentar juntar-nos mas parece-me que não vamos ser ouvidos (até agora não fomos). E o problema são eles não aprenderem, andarem atrasados, é que vão ficar com ele os 4 anos.

    Isto já me anda a deixar com a cabeça em água pois não sei a quem recorrer. Á DREL? Ao Ministério? Alguém já passou pelo mesmo? A quem posso recorrer?

    Obrigada*
    Mães OMS Sócia n.º 123

    Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

  • #2
    Olá

    Primeiro que tudo se a escola não vos "ouve" é reunirem-se e pedirem uma audiência com a presidente do agrupamento, se isso também não resultar , tem de ir à DREL e exporem o vosso problema

    Comentar


    • #3
      Dierctora da escola, agrupamento, DREL, penso eu.

      Houve uma situação com uma auxiliar do prolongamento com o meu filho, falei com a educadora coordenadora.
      Se voltar a acontecer falarei com a directora, caso ache necessário falarei na autarquia, porque as auxilares são da responsabilidade das Câmaras, pelo menos esta com que se passou a situação...

      Bjs,
      carmen


      Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
      Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

      Comentar


      • #4
        Obrigada meninas

        Quem não nos ouviu foi a educadora coordenadora, responsável pelo 1º ciclo, e a directora da escola daí acharmos estar de pés e mãos atados na escola. Vou falar com os pais para seguirmos para o director de Agrupamento, seguindo-se DREL e Ministério.

        Tenho razão em estar preocupada, certo?
        Mães OMS Sócia n.º 123

        Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

        Comentar


        • #5
          Surfie, a escola tem de arranjar mecanismos para que haja uma substituição do professor, normalmente é a Coordenadora da Escola que o faz, mas nesse caso, tens o azar de ser uma educadora. Não haverá uma professora bibliotecária ou professora de apoio educativo que possa assumir as ausências dele (infelizmente, no caso do professor de apoio, isso implica que outras crianças percam o apoio)?

          Mesmo assim, mesmo sendo substituído, o percurso fica com sobressaltos.

          Infelizmente, não sei se terás grande sucesso ao avançar para a DREL. Somente os atestados de 1 mês podem ser alvo de substituição, o ME deu um corte grande nos professores das escolas, logo não há professores para substituir, enfim...

          Tens toda a razão para estar preocupada, não sei é se vais conseguir alterar a situação. Eu investiria no meu acompanhamento em casa, estaria mais atenta do que o habitual.


          Espero sinceramente que eu esteja enganada!

          Maria

          PS- sou professora de educação especial mas também de 1º ciclo

          Comentar


          • #6
            Obrigada Maria!

            Quando o professor não vem eles são distribuidos aos pares para outras salas e fazem fichas de matemática ou português. Não ficam totalmente desacompanhados mas não é a mesma coisa, a minha, por exemplo, vai para a sala do 3º ano.
            O acompanhamento em casa é diário, aliás, ela tem acompanhado tudo muito bem, já faz mais que alguns coleguinhas com quem falei com as mães. Já escreve muita coisa, sozinha, com erros mas depois vem mostrar e corrigimos em conjunto, faz contas de cabeça, com algum raciocinio, bastante rápido, lê algumas frases também. Temos tentado compensar algum atraso que pode vir das faltas do professor mas não é igual.

            Não sabia isso de só serem substituidos depois de atestados de um mês, sendo assim, estamos feitos. Ele faltou, no máximo, 3 dias numa semana. O meu problema é que são 4 anos com ele, 4 anos de preocupação Já há mães a falar em tirar os miudos da escola, para outra do mesmo agrupamento mas não podemos fazer todos o mesmo, certo?

            Não sei que fazer...
            Mães OMS Sócia n.º 123

            Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

            Comentar


            • #7
              É difícil... Neste caso não basta pagar noutro lado, como se fosse num infantário...
              Vai acompanhando, sim, e corre os meios necessários...

              Bjs,
              carmen


              Tenho o Afonso e a Inês. Sou feliz.
              Uma coisa leva à outra, e vice versa!!!

              Comentar


              • #8
                Sim, se fosse em infantário era mais fácil, mas agora torna-se tudo mais dificil...
                Mães OMS Sócia n.º 123

                Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

                Comentar


                • #9
                  Lembrei-me de uma coisa que fazem na escola onde trabalho:

                  quando os alunos são distribuídos, ficam SEMPRE nas mesmas salas, ou seja, os professores que ficam temporariamente com eles já os conhecem e conseguem acompanhá-los melhor do que se tiverem sempre alunos diferentes.

                  Para além disso (e isto já depende do tamanho da escola) ficam em turmas do mesmo ano em que estão, ou seja, os do 1º ano são distribuídos entre turmas somente do 1º ano.

                  Os pais são todos assim interessados? Será que há possibilidade de combinarem com o professor irem avançando em algumas situações (algumas fichas de consolidação do livro, por exemplo), de modo a que ele se foque nas questões que só ele pode ensinar?

                  Consegues perceber que doença é? Será depressão? Experimentem perguntar, se estiverem dispostos a isso, de que modo poderão ajudá-lo (ir contar histórias aos alunos, falarem sobre a sua profissão, dinamizar alguma actividade, etc).

                  Quando existe uma ligação emocional com os alunos e famílias, custa muito faltar, vamos trabalhar doentes (às vezes acaba por ser pior, já vi muitas doenças agravarem-se porque o colega não quer faltar para evitar que os seus alunos sejam distribuídos, porque a matéria fica atrasada, etc).


                  Espero que seja uma situação temporária!

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por newbie Ver Mensagem
                    Lembrei-me de uma coisa que fazem na escola onde trabalho:

                    quando os alunos são distribuídos, ficam SEMPRE nas mesmas salas, ou seja, os professores que ficam temporariamente com eles já os conhecem e conseguem acompanhá-los melhor do que se tiverem sempre alunos diferentes.

                    Para além disso (e isto já depende do tamanho da escola) ficam em turmas do mesmo ano em que estão, ou seja, os do 1º ano são distribuídos entre turmas somente do 1º ano.

                    Os pais são todos assim interessados? Será que há possibilidade de combinarem com o professor irem avançando em algumas situações (algumas fichas de consolidação do livro, por exemplo), de modo a que ele se foque nas questões que só ele pode ensinar?

                    Consegues perceber que doença é? Será depressão? Experimentem perguntar, se estiverem dispostos a isso, de que modo poderão ajudá-lo (ir contar histórias aos alunos, falarem sobre a sua profissão, dinamizar alguma actividade, etc).

                    Quando existe uma ligação emocional com os alunos e famílias, custa muito faltar, vamos trabalhar doentes (às vezes acaba por ser pior, já vi muitas doenças agravarem-se porque o colega não quer faltar para evitar que os seus alunos sejam distribuídos, porque a matéria fica atrasada, etc).


                    Espero que seja uma situação temporária!
                    Gostei imenso destas sugestões!
                    Sou prof de 3º ciclo, por isso desconheço a realidade do 1º ciclo. a situação de saude do prof complica um pouco, mas têm de entender que o sr. qd falta é por doença certamente, deve andar a fazer algum tratamento semanal e há situações mt complicadas. Nem sempre há horas de consultas, exames que não coincidam com aulas... Nesta profissões ficamos mt expostos e todas as faltas são muito notadas!
                    É importante que esclareçam o que se passa, como farão ao longo de ano nas ausências dele, agora não entendo essa coisa da quiexa prá DREL?!
                    Blog de experiências simples: Pequenos cientistas

                    O meu babyblog desde 2007: http://persiana.blogs.sapo.pt/


                    Comentar


                    • #11
                      Newbie, eles aqui também vão sempre para a mesma sala e com o mesmo colega, nisso acho que corre bem e sou a favor.
                      Os pais com quem me dou são interessados e estamos a tentar compensar, sim, mas nunca é a mesma coisa. Há muitos pais novos este ano que ainda não conheço bem.

                      Mas o que nós queremos é mesmo isso, saber o que se passa, porque ele falta, que doença tem. É essa satisfação que pedimos e achamos justo ter. Houve uma altura que era sempre o mesmo dia da semana, depois faltou 3 dias numa semana (2ª, 3ª e 6ª) portanto não serão consultas fixas para tratamento, acho eu. E não defendo que ele deva trabalhar doente, defendo é que nos esclareçam e não nos enxotem ou fiquem ofendidos porque queremos respostas. Ele teve um esgotamento á 3 anos.

                      Será assim tão estranho? Persiana, certamente é por doença, ele não fica em casa de férias, de certeza, não acredito nisso mas queremos saber o que se passa. Não é uma queixa do professor para a DREL, é a esperança que eles possam ver o que se passa, já que na escola não o podem fazer.

                      Como eu disse no 1º tópico, nunca passei por isto, não sei o que fazer mas sei que é chato para os miúdos, sendo que é bastante desmotivante porque estão a começar o percurso escolar e ter várias pausas não é bom. Para ajudar o professor é uma pessoa fechada...

                      Obrigada!
                      Mães OMS Sócia n.º 123

                      Madrinha: Lila&Lucas, que espera a doce Lara A princesa nasceu a 20/9/2010 Parabéns!

                      Comentar

                      slot_bottomleaderboard_post

                      Collapse
                      Working...
                      X