Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Banco Alimentar

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Banco Alimentar

    Olá

    Bom tenho pessoas familiares que recebem do banco alimentar e queria saber com alguém que recebe ou que trabalhou como voluntária se isto já aconteceu:

    - produtos fora da validade;
    - darem trufas, chocolates, etc etc
    - oculos de sol
    - 4 litros de leite para 2 crianças pequenas (uma de 4 e outra de 5 anos)

    Não estou a recriminar a Instituição nem quem lá é voluntário, apenas pergunto pois acho estranho estes produtos e fora da validade, eu como graças a deus nunca passei por isso, acho um pouco fora do normal...

    Obrigada pelas vossas respostas (ah se preferirem mandar um PM - compreendo perfeitamente que possa haver pessoas que tenham vergonha)
    O nosso sonho és tu - A história do sonho de sermos papas e da nossa Luta!
    Lavores dos Babinhos


  • #2
    Não conheço ninguém que receba do BA (pelo menos assim penso) mas falo no meu dia-a-dia falo com responsáveis de instituições que recebem do BA (ou ajudas de hipers, por exemplo) e é relativamente frequente os produtos virem fora da validade ou, pelo menos, em cima da validade. O que acontece é que muitos hipers cedem os produtos que não são vendidos a estas instituições, mas só os cedem quando eles próprios já não os conseguem vender... numa instituição deram-me o exemplo de umas bananas que receberam, já quase completamente negras, ou receberem n pacotes de manteiga com a validade a expirar numa semana...
    Quanto à composição do cabaz, suponho que também varie consoante os produtos que vão recebendo...
    tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


    Vendas em 1ª e 2ª mão;

    Comentar


    • #3
      Obrigada Filomena

      É normal ou melhor habitual darem também oculos de sol?!?! E chocos e trufas e congitos??? Isso faz-me um pouco especie, porque sempre pensei Banco Alimentar - sinal de bens essenciais e nunca pensei que essas coisas fossem dadas... no maximo acho aceitavel bolachas de agua e sal ou maria.. mas os que referi... mas isto sou eu que tambem nunca recebi nem nunca fui voluntária
      O nosso sonho és tu - A história do sonho de sermos papas e da nossa Luta!
      Lavores dos Babinhos

      Comentar


      • #4
        Óculos de sol não sei, mas doces e bolachas podem ser provenientes de algum hiper, que esteja a escoar o produto... (não estariam também a terminar a validade?)
        tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


        Vendas em 1ª e 2ª mão;

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por babinhas_1 Ver Mensagem
          Olá

          Bom tenho pessoas familiares que recebem do banco alimentar e queria saber com alguém que recebe ou que trabalhou como voluntária se isto já aconteceu:

          - produtos fora da validade;
          - darem trufas, chocolates, etc etc
          - oculos de sol
          - 4 litros de leite para 2 crianças pequenas (uma de 4 e outra de 5 anos)

          Não estou a recriminar a Instituição nem quem lá é voluntário, apenas pergunto pois acho estranho estes produtos e fora da validade, eu como graças a deus nunca passei por isso, acho um pouco fora do normal...

          Obrigada pelas vossas respostas (ah se preferirem mandar um PM - compreendo perfeitamente que possa haver pessoas que tenham vergonha)

          Babinhas, não me admiro.

          O banco alimentar fornece alimentos a um sem numero de pessoas directa e indirectamente. Imagino que sejam toneladas atras de toneladas.
          Aqui na terriola tenho conhecimento de 2 instituições que se "abastecem" no banco alimentar. Isto é, 1 vez por mes, vão aos armazens do vbanco alimentar e carregam o que tem estioulado com o banco. Uma das instituições distribui em cabazes, para as pessoas referenciadas. Distribuem para mais do que a real capacidade que teriam. Assim sendo, imagino que em vez de mandar o leitre suficiente para 2 familias, distribuam por mais, e em vez de ser o leitre suficiente será um pouco menos.
          Não consegue ser um substituito, apenas uma ajuda.
          E as validade... ora, acredito que o grosso das dádivas venha de hiper´s, que, como é evidente não podem estar a dispensar produtos que sejam válidos para venda. Atenção, o banco alimentar não pode ser encarado como lixo, mas sinceramente, não me faz confusão que entreguem alimentos perto do final do prazo. Deste modo, e como o produto sai dos hiper´s para o banco e do banco para diversas instituições, ionde depois os voluntarios fazem os cabazes, será comum os prazos findarem.
          Bolachas são um produto como outro qualquer. Se está a terminar o prazo, o hiper cede-os, e acho preferivel alguem os comer que deitar ao lixo.

          òculos de sol... bem, porque não? Aqui a minha vizinha, que faz os cabazes para uma das instituições uma vez recebeu de uma marca de tintas uns kits de pintura do SLB... Deixou alguns miudos felizes por terem o seu quarto pintado com as cores do seu clube.
          Cada um dá o que tem ÀS INSTITUIÇÕES e elas depois distribuem.

          Aos teus familiares que recebem do banco alimentar desejo que seja uma situação temporária e que rapidamente deixem de precisar.

          Comentar


          • #6
            Concordo com a Giz.
            Quando era mais nova tive a oportunidade de visitar uma instituição que vivia em grande parte de donativos. Provavelmente a maioria dos alimentos que recebiam vinham fora do prazo... lembro-me de falarem disso. Mas eram na mesma aproveitados com os devidos cuidados. O arroz, massas e muitos outros produtos não se estragam só porque o prazo terminou há 1 semana. Eu já bebi leite azedo (blec) que estava bem dentro do prazo. Falaram que tinham especial cuidado com os iogurtes e lacticínios em geral especialmente por causa das crianças. Normalmente os que estavam fora de prazo eram consumidos por adultos pois conseguem avaliar melhor a mudança de "sabor". Na altura frizaram que as embalagens dizem normalmente: "consumir preferencialmente até X"... preferencialmente! Ainda hoje me lembro disso quando vejo que deixei passar alguma coisa do prazo. Não dou ao meu filho, mas eu como. Mas também ganhei o hábito de provar sempre iogurtes, leites, purés de frutas e afins antes de dar ao miúdo mesmo estando dentro do prazo. Valeu-me a experiência do leite azedo!!!

            Comentar


            • #7
              Pois o facto é que o BA vive com aquilo que é angariado e dão aquilo que lhes fornecem a eles, e o facto é que lá por estarem com necessidades as pessoas também precisam de um miminho e por isso porque não um chocolate ou seja o que for ?

              Comentar


              • #8
                Faço voluntariado nos armazéns do BA já alguns anos.

                As contribuições são feitas por grandes e pequenas empresas e é claro que depois há ajuda dos civis. A distribuição dos alimentos é feita diretamente ou indiretamente, por isso, a comida pode dar algumas voltas até chegar as famílias.
                Quando recebemos os alimentos, não controlamos as datas de validade porque é impossível. A única coisa que fazemos é realizar a separação dos alimentos para depois estes serem arrumados e mais tarde facilitar o processo de escolha.
                O BA não consegue alimentar as famílias durante um mês inteiro, ainda não recebemos o suficiente para tal. Sinceramente, se há pessoas a reclamarem pelo que recebem talvez a solução seja essas pessoas irem a procura de ajuda a outro lado e assim esses alimentos podem ajudar realmente quem precisa de comer.
                As pessoas sabem que devem dar certos alimentos, até porque têm uma validade maior mas cada um dá o que quer. Não vamos recusar nenhum donativo como é óbvio e muitas vezes só sabemos o que recebemos na hora da separação.


                Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                Comentar


                • #9
                  Como devem compreender eu nunca passei por esta situação e para mim era o que eles pediam nos sacos ou seja arroz, massas e afins. Quando a primeira vez que lá foram buscar foi 3 sacos hiper cheios - tipo 12 litros de leite, massas, farinhas e fiquei surpreendida ao darem queijos, manteigas, compotas e tortas e até disse: - isto é que são bens de primeira necessidade...

                  Sabem que a pessoa quando só conhece o diz que me disse, ou seja sempre ouvia dizer que primeiro a malta escolhia para eles e os restos é para quem precisa... e como vamos com esta conversa achei estranho estas coisas... por isso é que eu faço estas perguntas.

                  Como achei que devia ir directamente à fonte, enviei um e-mail ao BA e do qual ficaram de me ligar a esclarecer toda esta situação, agora no e-mail dizem que eu fiz uma denuncia, por isso impoe-se mais duvidas nestas questões....

                  Não quero ser eu a ganhar o meu, pois nao é uma area que domino, nem quero prejudicar ninguem nem a propria instituição...
                  O nosso sonho és tu - A história do sonho de sermos papas e da nossa Luta!
                  Lavores dos Babinhos

                  Comentar


                  • #10
                    A minha mãe é voluntária numa institituição que recebe bem do banco alimentar e que os distribui a famílias carênciadas. Nunca a ouvi falar em nada estranho. Infelizmente, ouvi-a duizer que a ajuda do BA está a falhar, porque o banco não tem recebido bens em quantidades satisfatórias.

                    Relativamente à validade dos alimentos, em grande maioria a validade expira antes do final da vida útil que um alimento pode ter. Atualmente está a ser discutido alterar a validade de vários alimentos, e alguns deles poderão mesmo a deixar de ter validade.

                    Comentar


                    • #11
                      Viva,

                      Eu trabalho numa instituição que tem uma parceria com o banco alimentar, recebemos desde produtos alimentares a detergentes para lavar a loiça, de vez em quando os frescos podem vir um bocadinho menos frescos, como já foi referido por aqui cabe-nos a nós (ou melhor às colegas da cozinha) fazer essa triagem.

                      De resto acho perfeitamente natural a variedade dos artigos que distribuem, os alimentos são doados pelos particulares mas não só, também têm uma série de todos artigos que são doados por organizações.

                      Cada cabaz é elaborado para aquela pessoa ou organização especificamente, quem o faz tenta utilizar os critérios standart para cada situação. Arroz, massa, leite e afins são sim bens de 1ª necessidade, mas tendo em consideração a escassez dos recursos não podem fazer um cabaz só com esses produtos pois correm o risco de não haver para outras pessoas que também deles necessitem.


                      Só é merecedor da liberdade e da vida. Quem tem de conquistá-la de novo todos os dias.
                      Johann Wolfgang Von Goeth

                      Comentar


                      • #12
                        Falei com o BA na sexta-feira, pois antes de colocar este post mandei um mail, como ja aqui tinha referido claro disseram tudo o que voces disseram. E explicaram-me que existe outra instituição (que desconhecia de todo) de produtos não alimentares dos quais claro os oculos possam ter vindo de lá.

                        Quanto aos produtos alimentares fora de validade, é normal pois existem grasndes superficies a oferecer produtos em que possam estar com o prazo quase a terminar e quando vai para as instituições que distribuem ja pode estar fora de prazo (mas antes é inspeccionado por alguem que dá ordens que este produto possa ser fornecido as pessoas necessitadas).

                        Obrigada a todas pelos vossos esclarecimentos.
                        O nosso sonho és tu - A história do sonho de sermos papas e da nossa Luta!
                        Lavores dos Babinhos

                        Comentar

                        slot_bottomleaderboard_post

                        Collapse
                        Working...
                        X