Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

o que é suposto saber com 2 anos e 8meses?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • o que é suposto saber com 2 anos e 8meses?

    ola a todos,
    nao sei se sera este o sitio correcto para colocar a minha questao mas queria saber o seguinte.
    O meu filho esteve sempre em casa comigo ou com os avós. Na consulta dos anos e meio a pediatra achou que para ele estava muito bem tendo em conta que está em casa.

    no entanto pretendia saber o que os meninos que andam na creche já sabem ou aprendem com esta idade.

    Ele ja sabe contar ate 10, conhece as cores (preto, verde,azul,rosa,laranja,roxo, branco..), conhece os animais e imita os sons deles, sabe que a vaca dá o leite e a ovelha a lã por exemplo..
    não é muito espanholado,apenas algumas palavras que se confudem mas que ele explica logo de outra forma, conhece as partes todas do corpo, inclusive, tornozelos, cotovelo, umbigo.., distinge direito do esquerdo, conhece os legumes, fruta e o que esta a comer.. sabe os nomes dos familiares e amigos mais proximos..

    nem sei que mais dizer pois nao sei o que é suposto ele saber mais..
    alguem me da uma ajuda?
    obrigada

  • #2
    O local indicado seria a pediatra, mas isso não é, creio, muito importante.

    Quanto à questão, o que é suposto saber? EU, pessoalmente acho que até aos 3 anos, não é suposto saber-se nada especifico.
    Acho que importam os afectos, as relações e a integração na vida familiar.
    Ok, há quem defenda a entrada precoce nos infantários, eu não o faço. Deixa lá o teu filho sossegado, ensina-o a ser feliz, falha-lhe do que te apetecer e não aquilo que aches que ele deve saber.
    Tem tanto tempo para a escolaridade...
    Aliás, mesmo após os 3 anos, no infantário, eles "trabalham" competencias sociais e rotinas e essas coisas muito mais que "coisas escolares"

    Comentar


    • #3
      Olá,

      Percebo a tua dúvida. O meu filho esteve em casa comigo até aos 3 anos e durante o crescimento dele várias vezes me perguntei se estaria a adquirir as "competências" exigidas aos meninos da idade dele. Sinceramente acho que as minhas preocupações eram mais por sofrer alguma pressão social e até de conhecidos. Ouvia sempre bocas do género "o filho do X tem a idade do teu e já faz bla bla bla". Comprei uns livros de actividades para crianças de dois anos, tirei também algumas de sites e todos os dias fazia com ele um bocado de brincadeira orientada, onde metia estas actividades. Isto também servia para dividir um bocado o dia com ele e para o entreter, claro está. Quando foi para o colégio estava exactamente igual aos outros em termos destas aprendizagens, teve foi que aprender as rotinas e o esquema de funcionamento da sala, etcs. Na 1ª reunião que tive no colégio a educadora chamou a atenção para o facto de algumas crianças terem muito pouca destreza com o lápis e disse que era um aspecto que iam focar durante o ano. O meu filho não era o caso porque começou a rabiscar aos 18 meses, quando lhe comprei os primeiros lápis de cor.

      Concordo muito com a opinião da giz, já agora. Considero que o meu filho entrou na idade óptima, nem cedo nem tarde.

      Beijinhos

      Comentar


      • #4
        Olá meninas,
        antes de mais obrigado pelas respostas.

        Inserido Inicialmente por giz Ver Mensagem
        O local indicado seria a pediatra, mas isso não é, creio, muito importante.

        Quanto à questão, o que é suposto saber? EU, pessoalmente acho que até aos 3 anos, não é suposto saber-se nada especifico.
        Acho que importam os afectos, as relações e a integração na vida familiar.
        Ok, há quem defenda a entrada precoce nos infantários, eu não o faço. Deixa lá o teu filho sossegado, ensina-o a ser feliz, falha-lhe do que te apetecer e não aquilo que aches que ele deve saber.
        Tem tanto tempo para a escolaridade...
        Aliás, mesmo após os 3 anos, no infantário, eles "trabalham" competencias sociais e rotinas e essas coisas muito mais que "coisas escolares"
        Confesso que não sou apologista de colocar as crianças logo no infantario, mas tb considero que tenho alguma sorte porque quando trabalho o menino fica com as avós! Se assim não fosse teria obviamente que o colocar no infantario.
        Não sou excepção e tento mesmo que ele seja uma criança feliz e satisfeita, com o seu dia a dia e nos relacionamento com as pessoas que estão ao seu redor.

        Inserido Inicialmente por trcosta Ver Mensagem
        Olá,

        Percebo a tua dúvida. O meu filho esteve em casa comigo até aos 3 anos e durante o crescimento dele várias vezes me perguntei se estaria a adquirir as "competências" exigidas aos meninos da idade dele. Sinceramente acho que as minhas preocupações eram mais por sofrer alguma pressão social e até de conhecidos. Ouvia sempre bocas do género "o filho do X tem a idade do teu e já faz bla bla bla". Comprei uns livros de actividades para crianças de dois anos, tirei também algumas de sites e todos os dias fazia com ele um bocado de brincadeira orientada, onde metia estas actividades. Isto também servia para dividir um bocado o dia com ele e para o entreter, claro está. Quando foi para o colégio estava exactamente igual aos outros em termos destas aprendizagens, teve foi que aprender as rotinas e o esquema de funcionamento da sala, etcs. Na 1ª reunião que tive no colégio a educadora chamou a atenção para o facto de algumas crianças terem muito pouca destreza com o lápis e disse que era um aspecto que iam focar durante o ano. O meu filho não era o caso porque começou a rabiscar aos 18 meses, quando lhe comprei os primeiros lápis de cor.

        Concordo muito com a opinião da giz, já agora. Considero que o meu filho entrou na idade óptima, nem cedo nem tarde.

        Beijinhos
        ´

        trcosta identifico-me com o que disses-te, principalmente em relação à comparação que é feita..
        já tinha comentado com o meu marido sobre este assunto do que já deveria ele saber. A semana passada chegou a casa e disse-me, esteve lá no trabalho o F( filho de colega trabalho 1 mês mais novo do que o meu) e a M para ele se distrair deu-lhe papel e lapis e o miudo desenha bem fez logo uma bola e disse que era uma bola!!
        o meu por acaso não tem muita tendencia para pintar..não é a falta de lapis de cor e marcadores e desenhos para pintar, mas ele ou dá so um rabisco e diz que já está ou então quer que sejamos nós a pintar. faz inclusive mta pressão nos marcadores e rasga as folhas..
        no entanto acredito que todas as crianças têm o seu timing para aprender o quer que seja. Às vezes sinto que sou a unica a pensar assim..ate contrario a pediatra nesse sentido..como foi na questão da chucha..ela queria que as 2 anos ele tiresse a chucha..e eu tentei uns 4 dias...desisti porque achei que ele não estava preparado chorava e dormia mal..aos 2 anos e meio largou praticamente por ele sem stress nem birras.
        Irrita-me no entanto as comparações e ate ja me cairam mal algumas coisas que disseram e fizeram, mas cujas pessoas têm agora bebe e afinal não é mto diferente do meu filho!
        Prefiro ensinar o meu filho a saber compartilhar e a não fazer mal aos outros meninos, do que ensina-lo já a "ler".
        Ainda assim preocupa-me que se o meter no proximo ano no infantario ele se sinta "diferente" dos outros meninos porque já fazem isto ou aquilo e ele não!
        alias se pudesse colocava-o apenas umas horas para ele se ir adaptando e fugir um pouco da rotina ca de casa!
        já agora podes dizer-me o nome do livro das actividade e onde os posso encontrar?
        vou tentar pesquisar sites sobre actividades.

        e vou tentar começar a "destressar" sobre este assunto..eu vou tentar!

        bejiocas e obrigado

        queria só acrescentar que o que ele sabe não lhe foi nada obrigado nem imposto..
        umas a pediatra questionou se ele sabia e outras fomos falando e ele aprendeu rapidamente.

        Comentar


        • #5
          A minha filha tem, praticamente, a idade do teu. Sinceramente, não me preocupo em ensinar-lhe nada. As coisas vão surgindo naturalmente com as brincadeiras do dia-a-dia e brinquedos adequados. A minha faz o mesmo que o teu (cá está, a comparação ), excepto contar até dez. Para ela todos os números são três. E adora pintar (mal, é claro), também faz bolas algo imperfeitas. Só conto colocá-la na creche aos quatro anos, porque tenho essa possibilidade. Como vejo que é uma menina com as capacidades próprias da idade dela, preocupo-me mais que brinque muito e em proporcionar-lhe experiências giras que lhe despertem a curiosidade: oceanário, zoo, quintas pedagógicas, etc e tal.

          Comentar


          • #6
            Olha o meu filho também nunca gostou muito de desenhar e fazia um pouco como o teu, dois rabiscos e já está, passava para outra actividade. Mas isso é diferente de nem saber pegar no lápis, percebes? De qualquer das formas ele quando começou a frequentar o colégio começou a desenhar muito mais (que remédio..) e agora faz desenhos muito mais elaborados. Continua a dizer que não gosta de desenhar mas já vai muitas vezes buscar a caixa das pinturas e senta-se na mesinha dele a fazer desenhos, não tem nada a ver. A pediatra do meu nunca ligou a nada disso nem nunca me mandou fazer isto ou aquilo. Em relação a impôr, também nunca forcei nada. Se ele não queria fazer certa actividade, arrumava-se o assunto. Outra coisa que me lembrei que fazia (e faço) muito sempre foi ler-lhe livros. Há imensos engraçados para estas idades e eles acabam também por aprender muitas coisas novas.
            Agora não tenho aqui os livros mas comprei-os na wook.

            Não te rales mesmo com este assunto, vais ver que o teu filho vai ser igual aos outros todos quando começar a escola, foi como eu achei o meu.

            Bjs

            Comentar


            • #7
              Boa tarde,

              O meu piratinha tem mais 1 ou 2 meses que o teu, anda na escola desde o berçário e faz mais ou menos o mesmo.
              Mesmo que fizesse muito mais, não me parece que te tivesses de preocupar, se for uma criança activa e feliz é o essencial, o resto vem com o tempo.

              Comentar


              • #8
                Olá!

                As minhas sempre andaram no infantário, a questão do concordar ou não concordar nunca foi posta em causa.
                Nós trabalhamos, os avós trabalham e moram longe por isso não tinhamos alternativa.

                O que posso dizer é que todas as crianças são diferentes, há criança na sala das minhas, com a idade delas e no infantário desde bebés com competências e conhecimentos completamente diferentes.

                Na escola eles falam da família, cores, profissões, animais, histórias etc
                Não é muito diferente do que ensinamos em casa
                Podes fazer quase tudo que eles fazem, até porque há muitas actividades gratuitas como a hora do conto nas bibliotecas

                Em relação a desenhar não te preocupes, a minha mais velha detestava desenhar, eu comprava lápis, canetas, coisas giras e ela ligava 2 minutos. Só mudou a partir dos 4 anos, mais ou menos

                Comentar


                • #9
                  Afinal ate nem estou a fazer as coisas mal! bem sinto-me muito melhor..
                  Faço com o meu menino praticamente tudo o que mencionaram... ainda este fim de semana estivemos novamente na quinta pedagogica dos Olivais. Ele delira de cada vez que lá vamos.. O Oceanario e o Zoo tb delirou ate o "pestana" chegar.
                  Se puderem informem-se sobre o concerto musical para bebes do Oceanario..é divinal e todos gostaram os muidos e graudos.. quero ver se repito..
                  Mencionaram a leitura e é coisa que ele adora..alias tenho-o convencido a ir ao bacio assim.. há um muito giro que se chama " à procura das palavras com Felicio o coelho, de Michel Rainaud edições Asa, que substitui palavras pelas imagens das coisas( tipo abelhas, sol, colher..) ele adora este e já "lemos" os dois em conjunto.

                  Realmente nunca me tinha lembrado das horas do conto nas bibliotecas..a ver se me informo!

                  So vos posso agradecer por tudo, fiquei bem mais tranquila..

                  obrigado e beijocas

                  Comentar


                  • #10
                    Experimenta plasticinas. Pode ser que goste. A minha fica tempos esquecidos com o kit de plasticinas

                    Comentar


                    • #11
                      A minha filha fez 3 anos em Maio e eu tb me preocupava com as mesmas coisas, até ler os objectivos dos 3 anos para o infantário. Ela vai entrar em setembro e por mera curiosidade um dia li-os. Acho que ela está dentro da "normalidade". Sei que precisa de trabalhar as relaçoes com os outros, porque lida pouco com crianças da idade dela. Agora em termos de "trabalho" acho que faz o suficiente: sabe pintar com pincéis, com lápis de cor, canetas, etc. Adora desenhar e já desenha círculos completos e faz "retratos" de pessoas. Sabe usar a tesoura e a cola, sabe várias canções simples ou com gestos... Acho que sabe o suficiente para não se sentir completamente a leste na escolinha e não demasiado para se sentir aborrecida com trabalhos simples.
                      2 filhotes lindos

                      Comentar


                      • #12
                        A Micaela mencionou a questão social. Neste campo, sim, a minha filha precisa de incrementar as relações sociais com crianças da sua faiza etária. Gosta imenso de brincar com meninos mais velhos (talvez porque na minha família ela seja a mais pequena), mas nem tento com os da mesma idade.

                        Comentar


                        • #13
                          Eu acho sinceramente um exagero agora esperar-se que as crianças aprendam tanta coisa ainda tão novinhas. Eu sou da opinião que devemos os nossos bebés desfrutarem da infância deles. Se ele for para o infantário aos 3 ou 4 anos rapidamente vai apanhar os outros. Tenho um sobrinho que só foi para a creche com 3 anos e acho que foi o suficiente, a minha cunhada até o inscreveu mais pela experiência de criar amizades e ter mais crianças à volta dele.

                          Eu sempre fui criada pela minha avó e acho que até me saí muito bem

                          Beijinhos

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                            A minha filha fez 3 anos em Maio e eu tb me preocupava com as mesmas coisas, até ler os objectivos dos 3 anos para o infantário. Ela vai entrar em setembro e por mera curiosidade um dia li-os. Acho que ela está dentro da "normalidade". Sei que precisa de trabalhar as relaçoes com os outros, porque lida pouco com crianças da idade dela. Agora em termos de "trabalho" acho que faz o suficiente: sabe pintar com pincéis, com lápis de cor, canetas, etc. Adora desenhar e já desenha círculos completos e faz "retratos" de pessoas. Sabe usar a tesoura e a cola, sabe várias canções simples ou com gestos... Acho que sabe o suficiente para não se sentir completamente a leste na escolinha e não demasiado para se sentir aborrecida com trabalhos simples.
                            Um ganda like

                            Já agora alguém sabe onde se compra tesouras pequenas? é que as que tenho aqui para a miúda acho-as todas enormes e por isso não a deixo recortar tanto quanto ela quer :/ a única que encontrei pequena (do tamanho das tesouras das unhas deles) era para esquerdinos.

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por sdias Ver Mensagem
                              Um ganda like

                              Já agora alguém sabe onde se compra tesouras pequenas? é que as que tenho aqui para a miúda acho-as todas enormes e por isso não a deixo recortar tanto quanto ela quer :/ a única que encontrei pequena (do tamanho das tesouras das unhas deles) era para esquerdinos.
                              Comprei uma espectacular, de plástico bom, que só corta mesmo papel. Comprei numa papelaria boa, que tb fornece escolas. Não é pequena, tem o tamanho de uma tesoura normal pequena, mas ela dá-se muito bem com ela.
                              2 filhotes lindos

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X