Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Mudança para Suiça, ajuda!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Mudança para Suiça, ajuda!

    Boa tarde mamãs,

    Preciso da vossa ajuda. O meu marido vai trabalhar para a Suíça (Zurique) dia 17 deste mês, no início ficará numa casa provisória paga pela empresa, nós (eu e as meninas) iremos depois de a Julieta nascer e depois do marido alugar uma casinha para nós.
    O meu marido vai receber 4700 francos e pelas nossas contas (facultadas pela empresa) dará bem para os primeiros tempos até eu poder arranjar um trabalho:

    1200 Francos para a casa
    900 Francos (anuais) para seguro de saúde
    200 Francos (trimestral) para eletricidade
    200 Francos (trimestral) para água e gás
    150 Francos (mensal) para tv, net e telefone

    Estas contas estão mais ou menos corretas? O meu marido depois vai depois ver tudo mais ao pormenor mas gostava de saber se está perto da realidade.
    Eu irei tratar do aluguer da casa que comprámos há pouco tempo em Lisboa, mas tenho imensas dúvidas:
    Mamãs que emigraram, como fizeram em relação ao mobiliário e eletrodomésticos?
    Estou a pensar em contratar uma empresa de mudanças internacionais mas, compensará? Penso que comprar tudo novamente sairá mais carro do que a mudança…
    A língua já vou começar aprender este mês, estou muito assustada porque de Alemão não pesco nada de nada!!! A empresa do marido vai tratar de toda a papelada, mas depois terei que falar com educadoras, médicos, supermercado, etc e será melhor pelo menos entender alguma coisa, visto que apenas falo fluentemente inglês e espanhol.
    Estou a sofrer de ansiedade por causa da Constança, como irá reagir ao facto de o papá estar longe, e depois o colégio com amigos e educadoras diferentes numa língua diferente… Ando muito ansiosa.
    Como reagiram os vossos bebés e filhotes à mudança? E vocês como se adaptaram?
    Beijinhos e obrigada pela ajuda

  • #2
    Ola, vi este teu topico e chamou me a atençao porque eu estou na suiça. Se ainda precisares de esclarecer duvidas posso te ajudar embora nao esteja nesse cantao mas estou perto. Apenas me chamou a atençao uma coisa: os 900 chf que falas do seguro, deves ter te enganado pois nao e uma despesa anual mas sim mensal. Quanto ao mobiliario e eletrodomesticos, nos optamos por comprar tudo aqui em 2a mao e ficou mais barato do que trazer as nossas coisas de PT, assim quando vamos de ferias temos a nossa casinha completa. Apenas trouxe tapetes e cortinas pois isso aqui e mto caro. Primeiro compramos apenas o basico, o essencial e ao longo do tempo fomos comprando o resto. Eletrodomesticos, todas ou quase todas as casas tem.
    Quanto a lingua, eu ja tou ca ha algum tempo no alemao falo apenas por palavras soltas, mas normalmente falo sempre em ingles pois quase toda a gente fala a lingua. A verdade e que eu nao me esforcei na lingua por ver que quase toda a gente fala ingles. Quanto a tua menina, bem, isso e o menos que tens de te preocupar. Digo isto porque na altura que vim, o meu filhote tinha 4 anos acabados de fazer. Ele simplesmente adorou e depoius de ir para o kindergarten, aprendeu o alemao em 3 meses. Hoje em dia fala tao bem o alemao como o portugues... A unica coisa que custa, e a despedida em PT depois de acabar as ferias, mas depois passa xd. Quanto a nos, estamos a gostar pois e outro nivel de vida que temos em relaçao ao nosso pais e ja estamos habituados. Temos em ideia de so regressar ao nosso pais na reforma...

    Comentar

    slot_bottomleaderboard_post

    Collapse
    Working...
    X