Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Puxar as orelhas

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Puxar as orelhas

    Andava eu a "passear" na net qd me deparei com um forum onde tema de momento era "puxar as orelhas ou não às crianças" onde claro havia os prós e os contra.
    Tb me pus a pensar sobre o assunto e lembrei-me de levantar tb aqui a questão.
    Acham que por vezes um pequeno puxão de orelhas ou uma palmadinha é necessária?
    Pessoalmente, prefiro pensar que a falar é que a gente se entende, mas por vezes não será preciso usar destes meios não muito didáticos para chamar os nossos "anjinhos" à razão?
    É uma questão muito pertinente e no fundo se calhar só perante as situações é que saberemos avaliar a necessidade de utilizar estes meios.
    O meu filho só tem 19 meses e eu tento desde já explicar-lhe o que deve ou não fazer, mas até que ponto o diálogo resultará sempre...
    Foi só um pensamento em tom de testamento, desculpem.
    Maria+Pedro

  • #2
    RE:

    Pois é Maria, eu sou totalmente contra as palmadas mas confesso que quando as minhas filhas me tiram do sério, lá sai uma em direcção ao rabo. E depois fico num desassossego exagerado porque acho que a bater não alimentas nem respeito nem educação, mas antes medos e receios. Já me aconteceu algumas vezes, inclusive, pedir desculpa às minhas filhas quando lhes dou uma palmada.

    Acredito que tudo se resolve a conversar e/ou a dar entender o que está certo e errado. É muito mais rápida a palmada, não é? Mas muito menos eficaz que 5 minutos perdidos a explicar ou a mostrar (quando eles são mais pequenos) como se fazes as coisas.

    Bjs,
    Alda

    Comentar


    • #3
      RE:

      Olá!

      Olha, eu achava que uma palmadinha no rabo (fralda)não fazia mal a ninguém ... mas verdade é que, como posso aperceber-me com o Martim, apesar de ser uma solução fácil, não é própriamente eficaz...

      Aprendi (sim, porque também aprendemos com os nossos filhos!!!) que falando, explicando e conversando, os resultados são muito melhores e mais duradouros, do que qualquer palmadinha sem explicação...

      Devo dizer que o puxão de orelhas me faz mto mais confusão, pois é uma agressão na zona da cara, e acho que qualquer tipo de agressão na cara/cabeça é extremamente violenta!

      Ou seja, realmente sou CONTRA AS PALMADAS ou qualquer outro tipo de cofronto físico COMO MODO DE EDUCAR, pois acho que isso não é educar, é subjugar!

      Mas também nem tanto ao mar, nem tanto à terra, uma palmadinha esporádica na zona da fralda, quando já se tentou tudo o resto nada mais resulta, não quer dizer que não ajude a pôr um ponto final na questão. Mas numa base exclusivamente ocasional. Fico mais de 15 dias sem lhe dar uma, e se puder evitar, é sempre preferível.

      Acho também qdo se dá uma palmada, nunca, mas NUNCA SE DEVE ESTAR ENERVADA, isso é fundamental!!!!

      Há outros métodos que, esses sim, são eficazes como é o caso do "time out".

      Beijinhos e muita calma,

      Filipa

      Comentar


      • #4
        RE:

        Maria!

        É, de facto, uma questão muito pertinente, essa da "palmadinha pedagógica", ou do puxão de orelhas...
        Pessoalmente, acho que dar uma palmada ou um puxão de orelhas, não lhes transmite nada de nada, a não ser que já estamos a perder a paciência, nada mais. E isso equivale a uma sessão de gritaria (também sou contra gritos).

        Sou mais a favor do "aquilo que queres, não tens durante um bocadinho". Por exemplo: a criança está impaciente, quer qualquer coisa que vê nas mãos de outra criança. Como não lhe cedemos no capricho, desata a dar-nos pontapés. Talvez a atitude mais acertada, será continuar a não ceder ao capricho, agravado de não a deixar brincar com aquilo que mais gosta, durante um espaço de tempo, e explicar-lhe, devidamente e à parte dos olhares das outras pessoas, que fez mal e por que razão é que aquilo não se faz...
        Se, passado algum tempo, repetir a mesma proeza, repetimos também a mesma atitude: não ceder e explicar porquê.

        Eu bem sei que eles põem a nossa paciência à prova, e que é difícil não desesperarmos perante certas situações, mas devemos lembrar-nos sempre que ele não são parvos e, uma vez sabendo que nos podem atingir dessa maneira, não hesitarão em tentar novamente!

        É o que eu penso. E digo que uma pessoa que, em vez de lhes dar uma palmadinha, não lhes cede, ou que não lhes dá o que eles querem, tem o maior respeito das crianças e o maior carinho, porque as crianças sabem que, quem lhes impõe limites é quem realmente se importa com eles.

        Anna e Sara

        Comentar


        • #5
          RE:

          Maria!

          É, de facto, uma questão muito pertinente, essa da "palmadinha pedagógica", ou do puxão de orelhas...
          Pessoalmente, acho que dar uma palmada ou um puxão de orelhas, não lhes transmite nada de nada, a não ser que já estamos a perder a paciência, nada mais. E isso equivale a uma sessão de gritaria (também sou contra gritos).

          Sou mais a favor do "aquilo que queres, não tens durante um bocadinho". Por exemplo: a criança está impaciente, quer qualquer coisa que vê nas mãos de outra criança. Como não lhe cedemos no capricho, desata a dar-nos pontapés. Talvez a atitude mais acertada, será continuar a não ceder ao capricho, agravado de não a deixar brincar com aquilo que mais gosta, durante um espaço de tempo, e explicar-lhe, devidamente e à parte dos olhares das outras pessoas, que fez mal e por que razão é que aquilo não se faz...
          Se, passado algum tempo, repetir a mesma proeza, repetimos também a mesma atitude: não ceder e explicar porquê.

          Eu bem sei que eles põem a nossa paciência à prova, e que é difícil não desesperarmos perante certas situações, mas devemos lembrar-nos sempre que ele não são parvos e, uma vez sabendo que nos podem atingir dessa maneira, não hesitarão em tentar novamente!

          É o que eu penso. E digo que uma pessoa que, em vez de lhes dar uma palmadinha, não lhes cede, ou que não lhes dá o que eles querem, tem o maior respeito das crianças e o maior carinho, porque as crianças sabem que, quem lhes impõe limites é quem realmente se importa com eles.

          Anna e Sara

          Comentar


          • #6
            Como mãe, sou autoritária. Puxei as orelhas ao meu filho muitas vezes. Até achava uma certa graça a isso, chegava ao pé dele, agarrava-o por uma orelha e dizia: "anda cá" e lá o levava. Às vezes, bastava perguntar-lhe: "é preciso que eu vá aí?". Ele já sabia o que aconteceria se não me obedecesse.
            Agora, estou com um enorme sentimento de culpa. O meu filho tem 8 anos, está no 3º ano, é muito bom aluno e tem frequentes otites. Além disso, tem a acuidade auditiva um pouco diminuída. Eu penso sempre que talvez seja a culpada por lhe ter dado puxões de orelhas durante anos coisa que já deixei de fazer há algum tempo. Nem tenho coragem de falar nisto à médica de família.

            Comentar


            • #7
              Palmada pedagógica?? LOL oh meu Deus!
              Eu sou apologista de conversar, explicar, isso tudo com calma, agora... às vezes só com uma palmada é que lá vai e a coisa acalma. Nem precisa de ser com força. Basta ser dada na altura certa.
              eu estou-me mesmo a ver: "Oh T., (e o T a correr que nem um desalmado por todo lado) anda cá à mãe que assim vais magoar-te..." Pois, funciona nos primeiros minutos.

              Uma palmada nunca fez mal a ninguém, nem nunca traumatizou ninguém. E não é na zona da "fralda", é no rabiosque mesmo, quando tem de ser. Aliás, apenas quando não vai lá com diálogo, é claro. Eu levei algumas e sou uma adulta plenamente equilibrada. Acho que uma palmada na hora certa não os vai traumatizar.

              Quanto ao puxão de orelhas, nunca levei por isso nunca o fiz.

              Comentar


              • #8
                A Princesa Mary da Dinamarca não hesitou em puxar as orelhas ao seu filho, no primeiro dia de aulas, porque ele estava agitadíssimo. Eu acharia que fez bem, porque dar uma palmada à frente dos fotógrafos seria bem pior. Mas receio tanto que haja consequências futuras.

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por IsabelMir Ver Mensagem
                  A Princesa Mary da Dinamarca não hesitou em puxar as orelhas ao seu filho, no primeiro dia de aulas, porque ele estava agitadíssimo. Eu acharia que fez bem, porque dar uma palmada à frente dos fotógrafos seria bem pior. Mas receio tanto que haja consequências futuras.
                  Consequencias futuras a que nível? Físico? como a user que falou ali em cima?

                  Comentar


                  • #10
                    Sou totalmente contra puxões de orelhas ou palmadas. Por imensas razões, mas uma delas é porque não é correto, ético agredir outra pessoa por mais pequena e indefesa que seja.
                    Outra razão é porque a palmada só surge como ultimo recurso, uma prova do que o pai ou mãe perde o controlo. A mim já apeteceu dar uma palmada.... Imensas vezes..... claro que sempre sob o efeito da fúria. Ora a minha fúria é problema meu, não da minha filha. E a educação é acima de tudo auto-controlo. Como vou ensina-lo, se eu própria não o pratico?
                    Obviamente não podemos cair na permissividade , e temos que aprender a usar outras estratégias e ferramentas. Creio que isso vem com pratica e imaginação. Da é muito mais trabalho do que dar palmadas. É requer muita paciência, o que as vezes é difícil depois de um mau dia de trabalho. Mas é possível.






                    http://<a href="http://foruns.pinkbl... alt="" /></a> Sócia n.º 4

                    Comentar


                    • #11
                      Dekinhas, sim, refiro-me a consequências físicas. A user sou eu própria. Eu não sei se tenho alguma responsabilidade pelas otites do meu filho, mas fica-me para sempre esse peso na consciência.
                      Consequências psicológicas acho que deve haver menos do que com uma palmada. Francamente um puxão de orelhas não é traumatizante, de um modo geral.

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por IsabelMir Ver Mensagem
                        Dekinhas, sim, refiro-me a consequências físicas. A user sou eu própria. Eu não sei se tenho alguma responsabilidade pelas otites do meu filho, mas fica-me para sempre esse peso na consciência.
                        Consequências psicológicas acho que deve haver menos do que com uma palmada. Francamente um puxão de orelhas não é traumatizante, de um modo geral.
                        Desculpa, confesso que não fui verificar quem tinha dito o quê...
                        Este assunto é daqueles que há-de sempre ter opiniões multiplas.
                        Na verdade, o problema dos dias de hoje, e uma das razões (quanto a mim) para vermos por aí miúdos que não têm educação nenhuma (e a quem, desculpem se ofendo, muitas vezes se chamam de hiperactivos) passa um pouco por esta questão. Não queres falar com a médica porquê? porque tens medo que ela pense que bates indiscriminadamente na criança? Eu não acredito... Mas... Agora, basta andares na rua e veres, se dás um puxão de orelhas, uma palmada na mão, uma nalgada, és logo olhada de lado e só não chamam a SS por um acaso!
                        Por isso é que eu sou da opinião que sim, às vezes só lá vai com uma palmadita enxota moscas, ou com uma palmada na mão. Não te censuro, porque acredito que se o fizeste foi porque não tinhas mais como o/a controlar.

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por Dekinhas Ver Mensagem
                          Não queres falar com a médica porquê? porque tens medo que ela pense que bates indiscriminadamente na criança?
                          Não tenho esse medo, francamente.
                          Tenho um certo sentimento de culpa e alguma vergonha. Tenho medo que a médica diga que as otites e a perda de acuidade auditiva têm como causa os puxões de orelhas.
                          Eu sei que não fiz mal psicologicamente ao meu filho. Ele habituou-se a obedecer-me e a não fazer asneiras. Faz parte da aprendizagem e de cumprir regras.
                          Eu ia achando alguma graça quando lhe puxava as orelhas. Muitas vezes, agarrava-o por uma orelha e lá vinha ele obedientemente. Agora, tenho medo de lhe ter causado algum problema físico.

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por IsabelMir Ver Mensagem
                            Não tenho esse medo, francamente.
                            Tenho um certo sentimento de culpa e alguma vergonha. Tenho medo que a médica diga que as otites e a perda de acuidade auditiva têm como causa os puxões de orelhas.
                            Eu sei que não fiz mal psicologicamente ao meu filho. Ele habituou-se a obedecer-me e a não fazer asneiras. Faz parte da aprendizagem e de cumprir regras.
                            Eu ia achando alguma graça quando lhe puxava as orelhas. Muitas vezes, agarrava-o por uma orelha e lá vinha ele obedientemente. Agora, tenho medo de lhe ter causado algum problema físico.
                            Pois, percebo-te. Mas espero que não!

                            Um abraço e boas festas!

                            Comentar


                            • #15
                              Eu sou totalmente contra a palmada, pois acho que não se resolve nada com a violência, pois a palmada doi no momento em que se leva e depois passa, enquanto que a conversa nao doi mas faz perceber que esta errado e para a próxima ele ou ela ja não volta a fazer, pois percebe o porque de nao poder fazer isso... Agora um pai/mae, bate no filho e depois nao explica ele volta a fazer porque nao vai entender pk levou.

                              Este e o meu pensar espero que nao ofenda ninguem....
                              Suh_Rodrigues


                              Amo-te Filhota linda <3
                              És a minha vida....

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X