Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Estou indiganada

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Estou indiganada

    Não sei se estou a postar no local certo, mas se não for peço que o movam.

    Estou indignada. Esta semana fui a uma loja de rua da Kid´s com a minha mãe e a minha filha (3 anos). Andava-mos a ver roupas, até que a menina pede para fazer xixi. Fui com ela à funcionária perguntar onde era a casa de banho que me disse que não tinham. Como é possível um estabelecimento público, ainda por cima maioritariamente de crianças não ter casa de banho? A funcionária disse que não eram obrigados a ter, o que tinham era uma casa de banho para elas que por sinal naquele dia tb estava interdita.

    Por acaso a menina até aguenta, porque se fosse o rapaz teria feito no chão (e era o que mereciam), então a comprar roupas ia para onde com a criança, para a rua, para outro estabelecimento, onde não estava a comprar?

    No final, a minha mãe pediu o livro de reclamações, ao qual a funcionária disse e mostrou que na semana passada havia uma senhora que fez uma reclamação pelo mesmo motivo.

    Sei que as funcionárias não têm culpa, mas exigem tanto para se abrir um estabelecimento e não exigem um wc público para uma eventualidade? Que raio de leis são as nossas?

    Sei que o testemunho vai longo, mas sempre que virem situações menos desagradáveis não tenham pena das funcionárias e reclamem por escrito, ontem foi uma, hoje já vão duas e aos poucos pode ser que isto vá melhorando para melhor.









  • #2
    RE: Estou indiganada

    Olá

    De facto, não é obrigatória a existência de instalações sanitárias para o publico nesse tipo de estabelecimentos.



    Somente se tiverem mais de 150m2 de acesso ao publico, nestes casos a lei das acessibilidades obriga à existência de uma IS adaptada a cidadão com mobilidade condicionada (mas que, atenção, pode ser usada por qualquer cidadão, até porque uma gravida, acompanhante de crianças em carrinho, um idoso,... já entra na categoria de cidadão com mobilidade condicionada).



    É obrigatório em estabelecimentos de restauração e similares e pouco mais. Mais grave ainda é em estabelecimentos como cabeleireiros, em que não existe uma legislação especifica que obrigue à existência de instalações sanitárias para os utentes, o que faz com que, quem analisa os projectos/licecia os espaços, não tenha onde se "agarrar" para exigir IS para o publico. E ainda temos a situação caricata de não existir um minimo de IS defnido por lei, ou seja, num hipermercado (ou outro estabelecimento de grandes dimensões que receba publico) o promotor do espaço instala as IS em n.º que considere suficiente (imaginam um Jumbo ou Continente só com uma retrete para cada sexo?).



    Do ponto de vista do proprietário, temos de pensar que uma IS fica bastante cara e "rouba" espaço, pelo que a maioria, se puder escolher, opta por não ter IS para publico.



    No teu caso, grave é a funcionária recusar a ida da criança à IS deles (custa-me um bocado a aceitar que estivesse interdita...)
    tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


    Vendas em 1ª e 2ª mão;

    Comentar


    • #3
      RE: Estou indiganada

      O que ela me disse foi que a sanita estava entupida e estavam à espera do técnico (18.30 da tarde).

      Eu também não concordo com a lei, mas se nos mantirvermos "caladas", não formos reclamando por escrito é que ninguém vai fazer mesmo nada. Até porque ninguém está livre de ter necessidade de uma "descarga" imprevista.

      Atenção que não é andar a entrar nas lojas a perguntar se tem wc e se não fazer queixa, mas sim numa situação que estao a fazer compras e sentem essa necessidade.








      Comentar


      • #4
        RE: Estou indiganada

        Na minha opinião o mais grave foi a negação da ida à casa de banho dos funcionários por parte da empregada... duvido da interdição... quem fez a outra reclamação se calhar também foi interditada de ir à wc existente...

        Um dia fui com o meu filho ao minipreço (daqueles minusculos) e ele diz que quer ir a casa de banho, perguntei a uma funcionaria e deixaram-me levá-lo aos dos funcionários. Neste tipo de situações parece-me ser o mais adequado.





        O meu atelier.

        Comentar

        slot_bottomleaderboard_post

        Collapse
        Working...
        X