Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Discuti com uma estranha :-) Tenho razão ou não?

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    USF - unidade de saude familiar. É uma nova forma de organizar os centros de saude...

    Beijinhos
    Rute

    O meu parto de 14 dias
    Bebes e Mamas marcianas de 2008
    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

    Comentar


    • #32
      Mmm, quer dzer que nem todos os centros de saude têm isso? Tenho de investigar.

      Comentar


      • #33
        Inserido Inicialmente por deinhac Ver Mensagem
        expliquem me lá isso do USF???
        Como sei se o meu é isso? lol...
        USF = Unidade de Saúde Familiar

        Comentar


        • #34
          Inserido Inicialmente por ElsaTS Ver Mensagem
          Já fiz marcações de consultas online. Mais prático e fácil do que ir lá, mais barato do que telefonar ;-)

          O gostares vai depender do médico, mais do que da USF.
          Eu já conheço o médico porque é o médico de família e já lá levei o miúdo várias vezes às urgências. Eu própria já fui chamada uma vez para ir fazer o rastreio do colo do útero. Quando digo que não sei se vou gostar é por não saber como são as consultas de saúde infantil. Se vêem e medem tudo como a pediatra faz, ou se é a despachar. Mas isso só experimentanto é que sei e como a próxima rotina na pediatra é só aos 4 anos, estou a pensar marcar uma aos 3 e meio com o médico de família. Mas o meu receio prende-se com o facto de o médico, apesar de ser amoroso, não ser pediatra. Por exemplo, o meu filho tem um sopro cardíaco que a pediatra detectou numa consulta de rotina, depois disso ele já foi visto pelo médico de família diversas vezes, e no hospital também em urgências, e nunca nenhum médico detectou o sopro. Será assim uma coisa tão dificil de detectar e diagnosticar? Será que é preciso 'ter ouvido'? Faz-me confusão como é que tantos médicos auscultam o miúdo e nunca nenhum refere o sopro. São estas coisinhas que me deixam receosa.

          Comentar


          • #35
            Ás vezes Mio até podem ter dado conta do sopro mas não o referem, porque um sopro é uma coisa relativamente normal, entendes. Pode ser isso, ou sabem que não há nada a fazer e acham que não vale a pena por macaquinhos na cabeça das maes...

            Comentar


            • #36
              Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
              Eu já conheço o médico porque é o médico de família e já lá levei o miúdo várias vezes às urgências. Eu própria já fui chamada uma vez para ir fazer o rastreio do colo do útero. Quando digo que não sei se vou gostar é por não saber como são as consultas de saúde infantil. Se vêem e medem tudo como a pediatra faz, ou se é a despachar. Mas isso só experimentanto é que sei e como a próxima rotina na pediatra é só aos 4 anos, estou a pensar marcar uma aos 3 e meio com o médico de família. Mas o meu receio prende-se com o facto de o médico, apesar de ser amoroso, não ser pediatra. Por exemplo, o meu filho tem um sopro cardíaco que a pediatra detectou numa consulta de rotina, depois disso ele já foi visto pelo médico de família diversas vezes, e no hospital também em urgências, e nunca nenhum médico detectou o sopro. Será assim uma coisa tão dificil de detectar e diagnosticar? Será que é preciso 'ter ouvido'? Faz-me confusão como é que tantos médicos auscultam o miúdo e nunca nenhum refere o sopro. São estas coisinhas que me deixam receosa.
              Eu também acho que isso do despachar continua a depender do médico. A minha médica nunca, nunca apressa consultas, nem as nossas. Quando estamos cá fora à espera da nossa vez é frustrante ver que está lá uma pessoa há tanto tempo, mas quando estamos lá dentro é muito bom sentir essa calma. Ela é excepcional, e eu não me canso de a elogiar. Se as consultas começam ás 9h, ela ás 8 e meia já lá está a meter a cabeça na sala de espera para ver se já tem alguém :-) E pergunta pelo trabalho, interessa-se por coisas como a situação em relação ao pai da Luísa, por exemplo.

              Bom, aqui, nas consultas de saúde infantil vais primeiro às enfermeiras onde fazem as medições básicas, altura, peso, vêem os dentes, fazem algumas perguntas sobre alimentação, dormir, a chucha (ops, o meu ponto fraco), o desfralde, etc. Ao início era também aqui que falavam da amamentação, punham-me a dar de mamar para verem, ajudavam, essas coisas. Depois a médica vê perimetro cefálico, ouvidos, garganta, ausculta, faz aqueles testes quando são mais pequenos das pernas e da cabeça, apalpa a barriga, vê os genitais, e depois eu pergunto o que tenho a perguntar e ela fala muito de acidentes, alimentação, agora já faz aqueles testes de lhe dar uma caneta para ver se ela copia desenhos simples, se sabe as cores, essas coisas de desenvolvimento. Na última dos 3 anos perguntou-me se ela sabia copiar circulos e cruzes e eu juro que não sabia porque nunca tinha experimentado. Ela deu-lhe a caneta, a Luísa copiou a cruz, e acho que ela própria nunca tinha feito uma cruz, porque agora faz-me Xs em todo o lado (incluindo num sofá, grrr) e diz »Como a doutora ensinou», lol...

              É verdade que eles não são pediatras; mas uma médica que vê crianças de todas as idades há anos e anos tem uma grande experiência. Já contei aqui uma vez que ela diagnosticou mononucleose a uma das minhas sobrinhas e no hospital, nas urgências pediátricas para onde nos mandou, a pediatra torceu o nariz e disse que ainda era muito cedo para dizer que era isso porque só tinha 2 dias de febre. E depois fez-se a análise e era mesmo.

              Até parece que estou a fazer propaganda à doutora, lol, mas eu «uso-a» muito para dizer que há médicos e médicos no SNS e fora dele.

              Talvez em casos de coisas mais subtis como o do teu filho realmente faça diferença ser pediatra... Ou então tiveste azar nos outros lados, mas realmente é estranho.

              Comentar


              • #37
                Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                Eu já conheço o médico porque é o médico de família e já lá levei o miúdo várias vezes às urgências. Eu própria já fui chamada uma vez para ir fazer o rastreio do colo do útero. Quando digo que não sei se vou gostar é por não saber como são as consultas de saúde infantil. Se vêem e medem tudo como a pediatra faz, ou se é a despachar. Mas isso só experimentanto é que sei e como a próxima rotina na pediatra é só aos 4 anos, estou a pensar marcar uma aos 3 e meio com o médico de família. Mas o meu receio prende-se com o facto de o médico, apesar de ser amoroso, não ser pediatra. Por exemplo, o meu filho tem um sopro cardíaco que a pediatra detectou numa consulta de rotina, depois disso ele já foi visto pelo médico de família diversas vezes, e no hospital também em urgências, e nunca nenhum médico detectou o sopro. Será assim uma coisa tão dificil de detectar e diagnosticar? Será que é preciso 'ter ouvido'? Faz-me confusão como é que tantos médicos auscultam o miúdo e nunca nenhum refere o sopro. São estas coisinhas que me deixam receosa.
                A minha piolha tem uma CIA congénita que foi detectada numa eco depois de um internamento por outros motivos. A pedi foi a primeira a dizer que é extremamente difícil ouvir um sopro num bebé porque o coração bate muito depressa. Ela costuma prescrever sempre a eco aos doentes dela porque pelos vistos é muito frequente.
                Quanto ao resto, o meu medico de família faz uma consulta completa. Aliás, temos consulta de enfermagem antes, onde ela é pesada e medida e falamos sobre segurança e alimentação e vêem o boletim de vacinas. Depois é a consulta do médico onde ele pergunta 500 mil coisas sobre desenvolvimento, falamos um bocado e ele analisa-a da cabeça aos pés. Se houver vacinas a dar, vamos lá depois.
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • #38
                  Inserido Inicialmente por deinhac Ver Mensagem
                  Ás vezes Mio até podem ter dado conta do sopro mas não o referem, porque um sopro é uma coisa relativamente normal, entendes. Pode ser isso, ou sabem que não há nada a fazer e acham que não vale a pena por macaquinhos na cabeça das maes...
                  O dele por acaso até é inocente mas, la está, a pediatra preferiu jogar pelo seguro e mandou-o fazer eco e electrocardiograma para ter a certeza. Mesmo podendo ser uma coisa sem importância, acho que é sempre preferível explicar as coisas aos pais.

                  Comentar


                  • #39
                    Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                    O dele por acaso até é inocente mas, la está, a pediatra preferiu jogar pelo seguro e mandou-o fazer eco e electrocardiograma para ter a certeza. Mesmo podendo ser uma coisa sem importância, acho que é sempre preferível explicar as coisas aos pais.
                    O da minha também é. Aliás, na próxima semana temos consulta no pediátrico de coimbra para ver se já fechou. Seja como for, a pediatra explicou (e o médico de família confirmou) que é quase impossível de ouvir em bebés pequenos, com a velocidade com que o coração bate e com o berreiro que às vezes fazem. A pedi só conseguiu ouvir bem o coração na consulta dos 18 meses... Mais ridículo achei o comentário de uma pediatra que julgou ouvir um sopro no meu sobrinho com 3 dias. O puto berrava com fome e não faço ideia como ela ouviu o que quer que fosse. Mas souberam deixar a mãe que ainda nem se podia levantar sem o filho, desaparecendo-lhe com ele só dizendo "tem um sopro"... No exame chegaram à conclusão que não se consegue ver nada num bebé tão pequenino.
                    2 filhotes lindos

                    Comentar


                    • #40
                      Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                      O da minha também é. Aliás, na próxima semana temos consulta no pediátrico de coimbra para ver se já fechou. Seja como for, a pediatra explicou (e o médico de família confirmou) que é quase impossível de ouvir em bebés pequenos, com a velocidade com que o coração bate e com o berreiro que às vezes fazem. .
                      O do meu foi detectado na consulta dos 2 anos. O meu filho não berra no médico, porta-se muito bem, aliás. Deixa fazer tudo e faz tudo o que a médica manda, tomara eu que em casa fosse assim.
                      Bom, quanto ao sopro, segundo a pediatra e segundo a cardiologista que lhe fez o eco-doppler, este tipo de sopro só fecha por volta dos 5/6 anos por isso, até lá, nem penso mais no assunto.

                      Comentar


                      • #41
                        Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                        O meu filho não berra no médico, porta-se muito bem, aliás. .
                        Sortuda Agora a minha já não berra tanto... mas berra. No final, ainda tem o desplante de olhar escandalizada para o resto da pequenada que também berra, como se não tivesse feito a mesma figura 2 minutos antes!!
                        2 filhotes lindos

                        Comentar


                        • #42
                          Hoje calhou-me a mim. Fui à churrasqueira comprar o almocinho. Chego e tirei senha. De seguida uma senhora (que já lá estava) vem mto enervada tirar senha, a ralhar que tinha chegado primeiro, se tinha esquecido de tirar senha, que a minha senha devia ser para ela. Mas com um ar como se eu tivesse obrigação de lhe dar a senha e fosse um crime não o fazer.

                          Se tivesse tido um mínimo de educação até teria cedido a minha porque nestas coisas até que sou compreensível, quando posso.

                          Ora eu odeei o tom da senhora e fiquei-me na minha. Bem, não calculam. Chamou-me tudo. Enquanto estive a ser atendida chamou-me tudo o que lhe veio à cabeça.

                          Terminou dizendo com ar de desprezo e ironia "estou para saber o que tem de mais interessante para fazer do que eu, para estar cheia de pressa" Whaaat? falta aqui o bonequinho dos olhos esbugalhados. Imaginem-no. Foi assim que fiquei.

                          Comentar


                          • #43
                            Inserido Inicialmente por AnaGL Ver Mensagem
                            Hoje calhou-me a mim. Fui à churrasqueira comprar o almocinho. Chego e tirei senha. De seguida uma senhora (que já lá estava) vem mto enervada tirar senha, a ralhar que tinha chegado primeiro, se tinha esquecido de tirar senha, que a minha senha devia ser para ela. Mas com um ar como se eu tivesse obrigação de lhe dar a senha e fosse um crime não o fazer.

                            Se tivesse tido um mínimo de educação até teria cedido a minha porque nestas coisas até que sou compreensível, quando posso.

                            Ora eu odeei o tom da senhora e fiquei-me na minha. Bem, não calculam. Chamou-me tudo. Enquanto estive a ser atendida chamou-me tudo o que lhe veio à cabeça.

                            Terminou dizendo com ar de desprezo e ironia "estou para saber o que tem de mais interessante para fazer do que eu, para estar cheia de pressa" Whaaat? falta aqui o bonequinho dos olhos esbugalhados. Imaginem-no. Foi assim que fiquei.
                            Lol, é uma senhora do género da que eu apanhei, sim :-)

                            Olha, eu estou a chegar à conclusão de que não tenho o mesmo controlo sobre as minhas emoções do que antes, ou isto é uma fase ou não sei. Ando feita uma respondona, se me querem trocar as voltas salta-me logo a tampa, ainda ontem me enervei também ao telefone com o apoio ao cliente do Continente e as coisas saem-me da boca antes de ter tempo para pensar, é muito estranho, parece outra pessoa a falar por mim. Não sei se isto foi das hormonas da gravidez e do parto, porque só desde que a Luísa nasceu é que noto este descontrolo...

                            Elsa

                            Comentar


                            • #44
                              Inserido Inicialmente por AnaGL Ver Mensagem
                              Hoje calhou-me a mim. Fui à churrasqueira comprar o almocinho. Chego e tirei senha. De seguida uma senhora (que já lá estava) vem mto enervada tirar senha, a ralhar que tinha chegado primeiro, se tinha esquecido de tirar senha, que a minha senha devia ser para ela. Mas com um ar como se eu tivesse obrigação de lhe dar a senha e fosse um crime não o fazer.

                              .
                              Também já me aconteceu o mesmo quando fui comprar o passe. Um tipo também já lá estava mas devia estar a dormir e só quando me viu a tirar senha é que foi tirar a dele. Também não lhe dei a minha - era o que faltava - e ele também ficou muito ofendido. Azar! Para a próxima já toma mais atenção.

                              Comentar


                              • #45
                                Então imaginem-me a chegar à loja do cidadão para ir aos correios à hora de fecho. É claro que estava um mundo de gente mas por sorte uma senhora desistiu e ofereceu-me a senha dela. Fui atendida logo a seguir. Um homenzinho ainda veio refilar porque eu tinha acabado de chegar. Eu mostrei-lhe a senha e disse que foi a outra que ma deu por fazer anos naquele dia e fiz um ar angélico. Por acaso, eu fazia mesmo anos naquele dia
                                2 filhotes lindos

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X