Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Acordo Ortográfico

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Acordo Ortográfico

    Boas,

    A minha filhota frequenta o 2º ano do Ensino Básico e ontem qd particava um exercício de revisão, onde pedia que escreve-se os meses do ano, ela diz-me que agora com o acordo ortográfico os meses devem ser escritos em letra minúscula, eu que ainda estou um pouco fora das alterações questionei e até pesquisei um pouco e não encontrei resposta e claro não pude corrigir caso esteja errada. Pelas indicações da professora, o acordo ainda não entrou na práctica escolar, o que acho sinceramente que agora para ela era a melhor altura, pois está todos os dias a aumentar o seu vocabulário, mas a professora está aos poucos a fazer entrar o acordo para qd eles tiverem essa obrigação, eles já estarem bem encaminhados.
    Agradeço a ajuda, já aki neste cantinho temos várias professoras...

    Obrigada
    É tão bom ser mãe!!!:sunny:






  • #2
    Olá!
    Bem, eu não sou professora do ensino básico nem de português, mas dou aulas de Inglês no Ensino Básico e os meus alunos também já me disseram isso, pelo que deve ser de facto, assim. Estava eu a escrever a lição e escrevi o nome do mês com maiúscula. Surgiu logo uma voz muito certa de si que agora por causa do acordo geográfico os meses do ano eram escritos com letra minúscula. LOL

    Se pesquisares na Net encontras várias referências a isso mesmo, ainda que em blogues e não num site mais "oficial".
    Eu acho isto muito confuso, porque apesar de ser professora de Inglês, escrevo em português e não gosto de dar erros. Vamos ter que nos ir habituando.

    Beijinhos
    Cláudia



    \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

    Comentar


    • #3
      Sim, é verdade. Os meses (e penso que também as estações do ano) agora escrevem-se com minúsculas.

      Comentar


      • #4
        Sim, é verdade. Eu ainda ando de candeias às avessas com o acordo ortográfico e nem sei como me vou adaptar. Sempre fui tão rigorosa com a escrita e agora vou ter de mudar uma data de hábitos antigos. Já vi em várias revistas escreverem os meses assim. Mete-me uma confusão danada... Acho que só quando a minha piolha for para a primária é que me vou habituar
        Os franceses, por exemplo, escrevem sempre os meses e os dias da semana em minúscula mas como me habituei a fazer sempre assim não me faz confusão.
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          Yep, acabaram-se as maiúsculas em meses e estações do ano. É estranho ver janeiro e inverno, não é? Mas a verdade é que essa ainda é das coisas que menos me aborrece no malfadado acordo. Já escreviamos os dias da semana com minúscula há bastante tempo. Se fosse só alterações desse tipo estava eu mais conformada.

          Elsa

          Comentar


          • #6
            É verdade.
            O aborto ortográfico fez essas alterações. Eu à 2 anos trabalhei com uma brasileira que se virou para mim muito admirada do porquê de escrevermos tanta coisa com letra maiúscula se o "lógico" seria ser só os nomes próprios...
            Na altura não percebi mas agora já se viu que é oficial.

            Comentar


            • #7
              No portal da língua portuguesa criaram um "conversor para a nova ortografia". Aqui fica o link:

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
                É verdade.
                O aborto ortográfico fez essas alterações. Eu à 2 anos trabalhei com uma brasileira que se virou para mim muito admirada do porquê de escrevermos tanta coisa com letra maiúscula se o "lógico" seria ser só os nomes próprios...
                Na altura não percebi mas agora já se viu que é oficial.
                Ui, se ela achava que em português se escrevia muita coisa em maiúscula, que diria do alemão :P

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                  Ui, se ela achava que em português se escrevia muita coisa em maiúscula, que diria do alemão :P
                  E disse-me que o correcto seria dizer ônibus.

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por IN_AND_OUT Ver Mensagem
                    E disse-me que o correcto seria dizer ônibus.
                    Ah sim? Em que lingua? Há cada uma...

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                      Ah sim? Em que lingua? Há cada uma...
                      Em latim, claro está :-D

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por miosotis Ver Mensagem
                        Ah sim? Em que lingua? Há cada uma...
                        Por este andar daqui a bocado dizemos sim :x

                        Comentar


                        • #13
                          E o que é lindo é que eles acham que eles é que falam bem!!
                          Temos aqui um casal de amigos que sao brasileiros que sao os unicos que conheço que nao têm essas manias do é assim ou assado, antes pelo contrario gostam de saber como é que nos dizemos e tudo.
                          mas sao os unicos... de resto toda a minha gente do brasil tem a mania de nos corrigir e de achar que eles ´€ que estao correctos!
                          Nunca mais me esqueço de uma vez terem teimado comigo que nao era correcto dizer "mais pequeno"...segundo a moça era "menor" e a forma "mais pequeno" era um erro!!!
                          Olha ate se me ia dando uma coisinha...porque disse aquilo com um ar...de nao teimes senao levas...LOL ( nao foi bem assim...mas pronto...a burra ali era eu!
                          Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                          Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por evian Ver Mensagem
                            E o que é lindo é que eles acham que eles é que falam bem!!
                            Temos aqui um casal de amigos que sao brasileiros que sao os unicos que conheço que nao têm essas manias do é assim ou assado, antes pelo contrario gostam de saber como é que nos dizemos e tudo.
                            mas sao os unicos... de resto toda a minha gente do brasil tem a mania de nos corrigir e de achar que eles ´€ que estao correctos!
                            Nunca mais me esqueço de uma vez terem teimado comigo que nao era correcto dizer "mais pequeno"...segundo a moça era "menor" e a forma "mais pequeno" era um erro!!!
                            Olha ate se me ia dando uma coisinha...porque disse aquilo com um ar...de nao teimes senao levas...LOL ( nao foi bem assim...mas pronto...a burra ali era eu!
                            Isso é tão normal neles que mete impressão (não querendo meter toda a gente no mesmo saco mas todos os que conheço são assim).

                            Comentar


                            • #15
                              Obrigada pela confirmação.

                              A mim tb me vai fazer imensa confusão, não dispenso os acentos, pontuação entre outras coisas, sou exigente com a minha escrita, mas vou ter mesmo adaptar-me mesmo para q possa acompanhar os meus filhos...
                              Já conhecia o link aqui mencionado, mas ainda não testei e estou curiosa, já ouvi que palavras como hoje passam para oje, meus deus que horror... isto é mesmo bom para quem não sabe escrever e dá imensos erros...
                              É tão bom ser mãe!!!:sunny:





                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X