Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

creches e autocarros...outra vez!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    Inserido Inicialmente por tortulia Ver Mensagem
    Bom dia

    Desculpem minha ignorancia mas, gostava de fazer uma pergunta. Numa saida damos a nossa cadeirinha, esta é fixada em dois pontos. É legal e seguro? Bjs

    Teresa
    Não percebi bem a pergunta...



    \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

    Comentar


    • #32
      Rufer,

      Quando é no carro fixas a cadeirinha em 3 pontos, certo? Mas, nos auto carros fixam em 2. É legal e seguro? Bjs

      www.avicultura.com.pt
      http://www.facebook.com/teresamfneves

      Comentar


      • #33
        Inserido Inicialmente por tortulia Ver Mensagem
        Bom dia

        Desculpem minha ignorancia mas, gostava de fazer uma pergunta. Numa saida damos a nossa cadeirinha, esta é fixada em dois pontos. É legal e seguro? Bjs

        Teresa
        Depende da cadeira. A minha e a do meu pai permitem a utilização com cinto de 2 pontos. resta saber é como eles a prendem...
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #34
          É assim, daquilo que eu consegui apurar nas minhas recentes "pesquisas" os autocarros só podem colocar as cadeiras se tiverem cintos de 3 pontos. Muitos dos autocarros só têm cintos de 2 pontos, ou seja, sub abdominais e em crianças pequenas não é seguro pelas inúmeras lesões que pode causar, nem legal porque deviam andar com cadeirinha mas lá está neste ponto a lei é omissa e é o que se vê.



          \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

          Comentar


          • #35
            Inserido Inicialmente por rufer Ver Mensagem
            É assim, daquilo que eu consegui apurar nas minhas recentes "pesquisas" os autocarros só podem colocar as cadeiras se tiverem cintos de 3 pontos. Muitos dos autocarros só têm cintos de 2 pontos, ou seja, sub abdominais e em crianças pequenas não é seguro pelas inúmeras lesões que pode causar, nem legal porque deviam andar com cadeirinha mas lá está neste ponto a lei é omissa e é o que se vê.
            A lei nao é nada omissa neste ponto! É obrigatorio o uso de cadeirinha em autocarros que fazem transporte escolar!
            Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

            Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

            Comentar


            • #36
              Inserido Inicialmente por evian Ver Mensagem
              A lei nao é nada omissa neste ponto! É obrigatorio o uso de cadeirinha em autocarros que fazem transporte escolar!
              Evian, não é omissa nesse ponto mas é ambígua noutros e é por esse motivo que reina esta confusão. Há vários artigos da APSI sobre este tema, com mais tempo posso depois deixar aqui alguns



              \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

              Comentar


              • #37
                Inserido Inicialmente por rufer Ver Mensagem
                É assim, daquilo que eu consegui apurar nas minhas recentes "pesquisas" os autocarros só podem colocar as cadeiras se tiverem cintos de 3 pontos. Muitos dos autocarros só têm cintos de 2 pontos, ou seja, sub abdominais e em crianças pequenas não é seguro pelas inúmeras lesões que pode causar, nem legal porque deviam andar com cadeirinha mas lá está neste ponto a lei é omissa e é o que se vê.
                Mas se usares uma cadeira compatível com cinto de 2 pontos, estás a assegurar a segurança do teu filho. A multa, eles que se amanhem com ela ou que arranjem autocarros compatíveis.
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • #38
                  Olá!

                  Qt às saidas nesta instituição os pais assinam uma autorização no inicio do ano que é válida para todo o ano...ou seja, está assinado e a partir daqui saem qd querem...eu assinei uma declaração em como não autorizava que o meu filho saisse pq nao havia cadeiras e fui a ave rara do sitio...

                  Eles alegam que como nunca sabem qd é que o autocarro esta livre nao conseguem avisar pois se num dia de manha o dito estiver livre e apetecer à educadora sair eles simplesmente saem e os pais sabem ao fim do dia...o mais incrivel é que os outros pais, mesmo os das outras salas, lidam bem com isso e ja tentei fazer ver que nao é aceitavel estarmos descansados que os nossos filho estão na creche/JI e de repente telf a dizer que ele partiu um braço num parque infantil ou pior do que isso o autocarro teve um acidente...eles lidam tao bem com isso que riram-se qd eu disse que isto nao fazia sentido nenhum e que mais importante que sabermos as saidas e as cadeiras era eles explorarem o mundo e que eu estou a fazer o meu filho sofrer...enfim...

                  Nos dias em que eles saem o meu filho fica na sala dos bebés...sala que tb é usada "verbalmente" (espero que nao passem mesmo à acção) para castigar os meninos que se portam mal (outra coisa completamente parva) o que para o meu filho é uma tortura pois associa esta sala ao "castigo"...

                  Estas pequenas coisas dão.me a volta e sinceramente com tanta tolice e falta de vontade tanto de quem gere como dos pais que parece que tem medo de alguma coisa a minha vontade é tira-lo no fim deste ano lectivo e muda-lo de instituição.


                  TORTULIA:
                  A minha cadeira da Chicco, a new zenith, da para instalar so com um cinto de 2 pontos e no manual ate o diz que o ideal é o banco do meio do carro od a maioria dos carros antigos tem um cinto de 2 pontos, o meu tem de 3 mas o do meu marido so tem 2. Sinceramente nao me parece que fique bem e esta "teoria" do manual da cadeira é simplesmente parva.

                  Ve se a tua cadeira premite esta instalação.

                  jinhos


                  (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                  Comentar


                  • #39
                    Olá

                    Santi&mami,

                    Pois exactamente, eu coloco a cadeirinha da Laura fixa em 3 pontos. Minha questão é: nos auto-carros isto acontece ou só fixam em 2 sitios? Pelo que a Rufer me diz, a lei é ambigua na legalidade mas, é seguro fixar só em 2 sitios? Bjs

                    www.avicultura.com.pt
                    http://www.facebook.com/teresamfneves

                    Comentar


                    • #40
                      Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                      Mas se usares uma cadeira compatível com cinto de 2 pontos, estás a assegurar a segurança do teu filho. A multa, eles que se amanhem com ela ou que arranjem autocarros compatíveis.
                      Bem, eu até fiquei um bocadinho baralhada (mas deve ser da camada de gripe que tenho em cima) a cadeira que eu tenho para o meu filho é com cinto de 5 pontos, são as que ainda têm arnês e não é o cinto de segurança do carro que passa no corpo. Mas em termos de cinto de carro, suponho que são 3 pontos. As cadeiras que sejam adequadas a cintos de 2 pontos poderão ser instaladas com cintos sub abdominais, que julgo haver cada vez menos em carros novos. Mas não tinha conhecimento que era possível.

                      Respondendo à tortulia, se há cadeiras homologadas para serem instaladas em cintos de 2 pontos, acredito que sejam minimamente seguras, se é a situação ideal já não sei, só vendo testes e estatísticas. A homologação não confere necessariamente a melhor segurança mas nem sei de que cadeiras estamos a falar por isso não me posso adiantar.

                      Em relação às cadeiras andarem no banco do meio, sejam elas quais forem sempre li que, apesar de possível (muitos carros têm cinto 3 pontos no meio) não é aconselhável.



                      \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

                      Comentar


                      • #41
                        Inserido Inicialmente por rufer Ver Mensagem
                        Bem, eu até fiquei um bocadinho baralhada (mas deve ser da camada de gripe que tenho em cima) a cadeira que eu tenho para o meu filho é com cinto de 5 pontos, são as que ainda têm arnês e não é o cinto de segurança do carro que passa no corpo. Mas em termos de cinto de carro, suponho que são 3 pontos. As cadeiras que sejam adequadas a cintos de 2 pontos poderão ser instaladas com cintos sub abdominais, que julgo haver cada vez menos em carros novos. Mas não tinha conhecimento que era possível.

                        Respondendo à tortulia, se há cadeiras homologadas para serem instaladas em cintos de 2 pontos, acredito que sejam minimamente seguras, se é a situação ideal já não sei, só vendo testes e estatísticas. A homologação não confere necessariamente a melhor segurança mas nem sei de que cadeiras estamos a falar por isso não me posso adiantar.

                        Em relação às cadeiras andarem no banco do meio, sejam elas quais forem sempre li que, apesar de possível (muitos carros têm cinto 3 pontos no meio) não é aconselhável.
                        Passo a explicar

                        As cadeiras que a minha filha usa são ambas de rear-facing e têm cinto para a piolha de 5 pontos. No cinto do carro, podem ser ficadas com cinto de 3 pontos ou de dois pontos (o tal sub-abdominal). No entanto, a cadeira nunca fica segura só com o cinto de 2 ou de 3 pontos. Ambas trazem umas correias para fixar a cadeira ao carro. A minha, a Britax hi-way, fixa ao banco da frente. A do meu pai, a Two-way, pode ser fixa ao banco da frente ou ao próprio banco onde a cadeira está assente. na prática, as cadeiras ficam com uma fixação de 4 pontos (2 do cinto do carro e 2 das correiras). Era neste tipo de fixação que eu estava a pensar.
                        2 filhotes lindos

                        Comentar


                        • #42
                          Santi, estou preplexa com tudo o que li.
                          As crianças viajam sem dispositivos de retenção, os pais não são previamente avisados das saídas nem dão autorização...
                          Colocando de parte a questão da segurança, a saída de um certo nº de bebés/crianças exige preparação: para onde vão, onde ou o que comem, etc.
                          Não gostaria nada de estar no teu lugar, imagino que não tenhas muitas alternativas tendo em conta o meio pequeno em que vives.

                          Comentar


                          • #43
                            Olá Santi!

                            Acho que devias continuar a reclamar junto da directora aquilo a que tens direito, e que é a segurança do teu filho sempre que sai da escola, já para não falar que é obrigatório por lei.

                            O meu filhote é pequeno e ainda não se puseram essas questões de saídas, no entanto, posso dizer-te que trabalho numa escola com creche e pré-escolar e a nossa carrinha de 12 lugares quando sai com os mais pequenos leva cadeirinhas para todos, até bancos elevatórios temos para os meninos de 1º Ciclo. A nossa motorista tem curso específico de transporte de crianças tirado na DGV (pois parece que também é obrigatório, para além da carta de pesados de passageiros), para além disto temos de ter um certificado de idoneidade sempre que os acompanhamos no autocarro, usar colete e sinal stop quando saímos do autocarro e uma série de outras burocracias.
                            Não digo que as escolas não tentem poupar onde possam, mas nunca na segurança!!!

                            Essa educadora de certeza que "não deve fechar muito bem a mala", pois nenhuma pessoa com dois dedinhos de testa e ainda por cima educadora deveria ter um discurso desses...

                            Fazer queixa na polícia não é de todo mal pensado, pois se apanhassem uma boa multa talvez se lembrassem de dar valor àquilo que é realmente importante!

                            Comentar


                            • #44
                              Hoje de manhã fui ver com a minha pequenita o desfile de carnaval das crianças. Vi alguns autocarros particulares dos infantários e um da União de Sátão. Todos levavam cadeirinhas, embora me parecessem as cadeirinhas dos próprios miúdos, já que eram diferentes umas das outras. Cada vez acho essa história mais mal contada.
                              2 filhotes lindos

                              Comentar


                              • #45
                                Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                                Hoje de manhã fui ver com a minha pequenita o desfile de carnaval das crianças. Vi alguns autocarros particulares dos infantários e um da União de Sátão. Todos levavam cadeirinhas, embora me parecessem as cadeirinhas dos próprios miúdos, já que eram diferentes umas das outras. Cada vez acho essa história mais mal contada.
                                Ois, Micaela,

                                Pois de facto esta historia mal contada ainda rola...e sempre no mesmo lugar!!Ainda há dias foi o meu marido que falou la na instituição sobre este assunto e conseguimos so uma coisa: que nos avisassem de vespera que iam sair no dia a seguir...e avisaram.Eu fiquei com o miudo em casa, por acaso tinha tirado o dia pq precisava mesmo e acabei por ficar com ele ate às 11h30...enfim...Ah, mas ficamos a perceber que as saidas surpresas afinal nao existem...eles, como é obvio, programam as saidas essa do papel ja assinado e de nao poderem avisar qd saem é uma manobra de diversão: saem qd querem e para od querem e os pais so sabem no fim do dia!

                                Mas parece-me que ja "descobri" o ponto fulcral desta questão: eles confundem a lei que regula o Transporte colectivo de passageiros com a lei que regula o transporte colectivo de crianças...parece absurdo mas a realidade é que o motorista tem carta de TCP pois ele conduzia autocarros de passageiros mas agora apenas se dedica a esta instituição e a esta funçao...so que se esqueceu que agora fazia um transporte especial: o de crianças!!

                                De facto a lei é ambigua(para variar) pois a nacional refere que as crianças deverao usar SRC conforme o artigo 55º codigo da estrada, independentemente de ser TCC ou um automovel particular...mas a lei regional ja so o obriga ate aos 6 anos no caso do TCC...que confusao!!Mas o mesmo artigo dispensa o uso do SRC apenas para os colectivos de passageiros...coisa que o senhor deve ter fixado pois o que eles querem é ter pouco trabalho ou fazerem de mim parva!Quem poe um cinto a uma criança sem cadeira nao o poe a uma criança sentada numa cadeira???

                                De qualquer modo eles sao obrigados a ter as cadeiras e acabou!Ja imprimi as leis, artigos da APSI e FAQs da APSI, ate uma resposta que a APSI deu a uma mae aqui do forum ssobre o assunto eu imprimi e quinta que vem deixo la, mais uma vez...

                                Nao sei se vai dar em nada mas a educadora continua a dizer que por respeito para com os outros meninos o meu nao pode ir numa cadeira...e eu pergunto: e o respeito para com o meu filho???? Eu noto que agora a instituição por mais vontade que tivesse de dar a volta para melhor agora nao o vai fazer porque aos poucos isto está-se a tornar uma assunto entre "uma mãe" e uma institução...e que ja se sabe que para o meu lado é uma batalha perdida...mas ate ao fim do ano lectivo vou lutar, hei-de ficar com uma fama pior que a que tenho la (eu e o miudo que ja é olhado de canto por ser o unico que ate hoje nao sai da instituição por este motivo...coitadinho, doi-me saber que ele fica e que fica a chorar muito mas bolas que posso eu fazer?Deixar ir e sentir-me mal por ter ido contra uma regra fundamental de segurança ou lutar?) mas agora nao desisto...


                                jinhos


                                (o meu piolhito está a ficar um menino grande! )





                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X