Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Afinal não somos assim tão atrasados

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Afinal não somos assim tão atrasados

    A propósito de outras coisas, ontem lembrei-me que afinal em Portugal ainda conseguimos impressionar "lá fora".

    Tenho familiares em França e, a meio de uma conversa com franceses genuínos, em particular com um psicólogo, comentei que tinha um trauma com o Steinbeck porque o tinha dado no secundário. Eles olharam para mim espantados e perguntaram a que propósito é que nós dávamos autores estrangeiros a Português. Eu expliquei que em Português demos não sei quantos livros completos (lá fiz a lista) e que a Inglês demos A Pérola do Steinbeck e o Grande Gatsby e a Francês demos o Principezinho e um livro da Annie Hernaux, todos no original.
    Ficaram boquiabertos. Já estavam admirados por eu conseguir manter uma boa conversa em francês e inglês só com o que aprendi na escola (não precisei de International House nem afins).
    Até fiquei a sentir-me orgulhosa da escola pública portuguesa
    2 filhotes lindos

  • #2
    é esse o nosso mal, achar que o de fora é que bom, e desvalorizamos por completo o que de facto temos de bom.

    mas lá está...qd for alguem de fora a dizer, ficaremos concerteza todos inchados, até lá, toca de dizer apenas mal.
    __________________________________________________ _______________________________________


    www.olhostristes-kikas.blogspot.com
    www.lojinhadakikas.blogspot.com
    Não há derrota que derrote quem nasceu para vencer

    Comentar


    • #3
      Olha se os tugas tivessem a disciplina de alguns povos e se se soubessem "vender"...o nosso país era o máior!!!
      Se voces soubessem o atraso de vida que é o sistema bancário na bélgica...até rebolavam...
      Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

      Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por filhotes2 Ver Mensagem
        é esse o nosso mal, achar que o de fora é que bom, e desvalorizamos por completo o que de facto temos de bom.

        mas lá está...qd for alguem de fora a dizer, ficaremos concerteza todos inchados, até lá, toca de dizer apenas mal.
        Eu esforço-me sempre, em conversas com eles, para transmitir a melhor imagem possível. Detesto as pessoas que dizem mal de tudo para toda a gente.
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por evian Ver Mensagem
          Se voces soubessem o atraso de vida que é o sistema bancário na bélgica...até rebolavam...
          E serviços públicos e os correios em Itália? Ui! Para começar só trabalham meio-dia, e ainda dizem que os portugueses trabalham pouco.

          Comentar


          • #6
            A parte hilariante foi convencê-los, quando me casei, que não era preciso casar também na conservatória. Eles ficaram incrédulos quando disse que Portugal é um estado laico mas aceita o casamento católico.
            2 filhotes lindos

            Comentar


            • #7
              Portugal
              Temos um serviço de sauda nacional gratis

              EUA
              podes morrer a porta do hospital, k se não tiveres seguro que cubra a tua situação, nada fazem


              Portugal
              Seguro de saude a volta de 25€/mês ou mesmo menos

              EUA
              mais do nosso ordenado minimo e só cobre o basico
              __________________________________________________ _______________________________________


              www.olhostristes-kikas.blogspot.com
              www.lojinhadakikas.blogspot.com
              Não há derrota que derrote quem nasceu para vencer

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por filhotes2 Ver Mensagem
                Portugal
                Temos um serviço de sauda nacional gratis
                Grátis? É certo que não se pode comparar com os EUA mas também não é grátis. E não acho que funcione bem e que seja célere.

                Comentar


                • #9
                  E caixas multibanco em França? tão raras como Oasis no deserto, aqui há uma em cada esquina!
                  Lojas e shoppings abertos depois das 19h? aqui todos, lá? 1 ou 2.
                  Coisas abertas ao Domingo? aqui tudo, lá? nadica de nada a não ser pontos turisticos.
                  Estamos mal habituados
                  E o inglês deles!!! minha nossa, são palavras lidas em inglês com sotaque Francês :/ achava um piadão ao "MC dô" ( abreviatura de MC Donalds ) e ao "messenjérrr" (messenger)... entre outras tantas....




                  Madrinha querida Caty80
                  Madrilhada fofucha Julit

                  Comentar


                  • #10
                    Portugal é avançado em muitas coisas relativamente a outros países europeus.
                    Em França tudo é dobrado, o que tb. não ajudará muito na aquisição de outros linguas.

                    Micaela: adoro Steinbeck.

                    Comentar

                    slot_bottomleaderboard_post

                    Collapse
                    Working...
                    X