Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Caso Rui Pedro.

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Certamente que há pormenores nesta história que nao batem uns com os outros. E eu nao conheço Elvas.... Mas o facto de nunca ninguém ter visto nada nao quer dizer que nao exista. Quer dizer , eles nao andavam a badalar o que andavam a fazer e portanto tinham de ter tido um mínimo de cuidado. Mas se nao foi ali acredito que foi noutro sítio qualquer, parecido ou semelhante em certos aspectos (digo eu devido aos testemunhos das vitimas).

    E depois neste assunto de abusos sexuais (que é tão difícil de digerir para as próprias vitimas) há sempre incongruências porque eu, pessoalmente, acho que há processo de desmemorizacao, recordam-se umas coisas mas nao outras, colam-se uns acontecimentos aos outros, tudo se torna confuso, menos o abuso. Sabe-se que se é abusado mas é quase como dizer, eu fui abusado mas nãos sei mais nada. E eu nao me queria na pele de nenhum investigador que tenha tido que fazer entrevistas a estas vitimas, porque deve ser de ficar doente.

    E por tudo, por tudo o que fui vendo parece-me que pelo menos alguns foram apanhados e ainda bem. É claro que nao ponho a minha mão no fogo se são culpados ou inocentes, nao os conheço , nao sou advogada nem juiz, mas o S e o CC deviam estar metidos até as orelhas...

    Comentar


    • Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
      Certamente que há pormenores nesta história que nao batem uns com os outros. E eu nao conheço Elvas.... Mas o facto de nunca ninguém ter visto nada nao quer dizer que nao exista. Quer dizer , eles nao andavam a badalar o que andavam a fazer e portanto tinham de ter tido um mínimo de cuidado. Mas se nao foi ali acredito que foi noutro sítio qualquer, parecido ou semelhante em certos aspectos (digo eu devido aos testemunhos das vitimas).

      E depois neste assunto de abusos sexuais (que é tão difícil de digerir para as próprias vitimas) há sempre incongruências porque eu, pessoalmente, acho que há processo de desmemorizacao, recordam-se umas coisas mas nao outras, colam-se uns acontecimentos aos outros, tudo se torna confuso, menos o abuso. Sabe-se que se é abusado mas é quase como dizer, eu fui abusado mas nãos sei mais nada. E eu nao me queria na pele de nenhum investigador que tenha tido que fazer entrevistas a estas vitimas, porque deve ser de ficar doente.

      E por tudo, por tudo o que fui vendo parece-me que pelo menos alguns foram apanhados e ainda bem. É claro que nao ponho a minha mão no fogo se são culpados ou inocentes, nao os conheço , nao sou advogada nem juiz, mas o S e o CC deviam estar metidos até as orelhas...
      Concordo contigo.
      E em relaçao a casa....a minha duvida prende-se mesmo é com o ser aquela casa...naquele sitio...Ate pq em elvas ha montes de sitios e zonas e bairros onde acredito que isso se podesse ter passado. Mas nao ali...custa-me tanto a processar esse filme...
      Dizerem que o Dinis estacionava o ferrari la a porta...Pahhh pelo menos naquela epoca ferraris nao havia aos magotes la em elvas e ja estou a ver os magotes de putos da secundaria a mirar o bicho LOL
      Mas sim imagino a dor daqueles miudos...oh melhor nao imagino...E de facto levarem os miudos a fazerem desciçoes minuciosas dos espaços nao lembra a ninguem...
      Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

      Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

      Comentar


      • Inserido Inicialmente por evian Ver Mensagem
        Concordo contigo.
        E em relaçao a casa....a minha duvida prende-se mesmo é com o ser aquela casa...naquele sitio...Ate pq em elvas ha montes de sitios e zonas e bairros onde acredito que isso se podesse ter passado. Mas nao ali...custa-me tanto a processar esse filme...
        Dizerem que o Dinis estacionava o ferrari la a porta...Pahhh pelo menos naquela epoca ferraris nao havia aos magotes la em elvas e ja estou a ver os magotes de putos da secundaria a mirar o bicho LOL
        Mas sim imagino a dor daqueles miudos...oh melhor nao imagino...E de facto levarem os miudos a fazerem desciçoes minuciosas dos espaços nao lembra a ninguem...
        Realmente um Ferrari nao passa despercebido, seja em que sítio for.... Mas sei lá.
        Espero que de facto haja um fundo de verdade como penso que há.
        Uma das vitimas, um rapaz que escreveu um livro, usa ou usou fraldas porque nao podia conter as fezes devido a ter sido sodomizado vezes e vezes sem conta.... Nao sei, mas deve ser fácil de provar que ele estaria a mentir.
        E depois os depoimentos devem ter sido revistos por psicólogos, estas vitimas foram acompanhadas, digo eu.
        E o sofrimento delas é algo que até um leigo vê, isso eu posso garantir. É as lagrimas que escorrem pela cara, é as palavras que nao se dizem, é a revolta, é a dependência em medicamentos antidepressivos, é a sintomatologia geral, estão sempre doentes com tudo mas sem nada, é a tristeza e o sentido de inadequação, são os comportamentos promíscuos ou a falta dos mesmos.... É a dor, é a falta de falar, é nao conseguir verbalizarem o que sentem, o que pensam, o que acreditam.... Eu vejo isto demasiado de perto para ser imparcial na minha avaliação.
        Numa altura li que a casa pia foi um processo arranjado para decapitar o PS, pronto! Até pode ter surgido numa altura em que serviu propósitos Políticos, até pode ser. Mas será que o caso em si é mentira? Ou só surgiu porque alguns queriam? Eu estou em crer na segunda. Pode ter surgido porque havia interesses mas isso nao quer dizer que fosse mentira, só quer dizer que muita gente sabia mas só chegou ao povo quando alguns quiseram, o que ainda o torna mais vil.
        De tantos rapazes, iam estar todos a mentir? Todos a ser pagos, a passaram pela vergonha, pela exposição publica? Será? Nao acredito... Pode ser , tudo é possível mas eu nao quero acreditar....
        Eu só sei que estas pessoas sofrem e que aqueles que vivem com elas também sofrem porque não podem fazer nada para apaziguar aquela dor, sempre presente. E em parte muitas das pessoas abusadas nunca chegam a contar nada, vivem na vergonha, na solidão, na frustração e na mentira. E estes homens puseram a boca no trombone, são heróis, é o que eu acho.

        Já nao sei quem escreveu mas nao acho normal uma rapariga de 16 anos ter uma relação com um homem mais velho, é culturalmente mais aceite mas nao o faz correcto. Antigamente as miúdas tb iam trabalhar para a casa dos senhores e quando apareciam gravidas é porque eram assanhadas, nunca ninguém colocava a hipótese do senhor ser um grandíssimo filho da ****. Por isso para mim uma relação desigual é desigual seja qual for o género. Mas se um homem prefere um rapaz de 16 anos e nao uma rapariga, isso faz dele homossexual, ou nao faz?

        Comentar


        • Grande parte desta crianças foram vitimizadas desde que nasceram

          vieram de familias pobres, problemáticas, foram institucionalizadas e como se isto tudo não bastasse aproveitaram-se delas sexualmente porque eram alvos fáceis.
          Não tenho dúvida que eles são vitimas, tenha sido prostituição ou violações

          O que eu acho é que este processo é pouco claro desde o início e que muitos destes miudos quando entraram em certos esquemas sexuais sabiam ao que iam

          Comentar


          • Viram a entrevista que o Afonso Dias deu à RTP?

            Pontos referidos:

            O Afonso esteve em 4 diligências. Em 3 delas foi sozinho, cooperou com as autoridades. A 1ª 5 dias depois do desaparecimento. Contou o que sabia, que esteve com o Rui Pedro às 13.50h e depois foi para casa. O miudo nunca entrou no carro dele. De seguida foi para Freamunde, para a casa da namorada. Só na 4ª vez, esta ultima, é que já levou o advogado, pois já tudo indicava que ele seria constituido arguido.
            Foram ouvidas as testemunhas e os factos descritos basearam-se em isso mesmo, testemunhos.
            A Alcina (prostituta) 5 dias após o desaparecimento, não reconheceu o Afonso. Não reconheceu o Rui Pedro. Das vezes que foi chamada idem. Neste julgamento, já o identificou sem sequer olhar para ele.
            Queria falar com a família em privado, não para acrescentar algo ao que já estava nos autos, mas sim para lhes dizer que não sabe o que aconteceu ao Rui Pedro. Para ter um contacto com a familia, já que desde aquele dia que ele tentou mas em vão.
            Pelos vistos, ele considerava a Filomena como Madrinha e ontem chamou-lhe de 'Méninha'. Por aqui nota-se perfeitamente a intimidade que tinha com ela, com a família dela, em que diz que o Rui Pedro era como um irmão mais novo.
            O Advogado lá ia dizendo algumas coisas, entre elas que não é obrigatório ter um alibi. Porque razão tem de haver sempre um alibi? Pois. Na ausência de provas, este facto é relevante, já que a pessoa pode estar em casa sim. Se ele quisesse arranjaria alibi, tipo a sogra, que certamente deporia a favor do futuro genro.

            Eu, como não tenho palas nos olhos, fiquei na dúvida quanto à minha revolta pela sua absolvição. Acho que durante todo este tempo ouviu-se só uma das partes, o desespero daquela mãe. Ontem ouviu-se o outro lado, a outra versão. Fiquei realmente na dúvida e fiquei a pensar se aquela família, mais a mãe, não terá necessitado criar um 'culpado' pelo desaparecimento do filho... alguém a quem ela depositaria toda a sua raiva por não saber do filho, algo físico... pois, não sei e duvido que alguma vez chegaremos a saber. Que estou com imensa pena daqueles pais, estou. Não saber onde está um filho deve ser o inferno, literalmente.
            Emocionou-se quando disse que tem uma família. Tem um filho com 10 anos, que neste processo todo disse ao pai "pai, eu vou a pé a Santa Rita".
            Disse que acreditava que o Rui Pedro estivesse vivo. Disse que acredita nas fotos da revista Caras, onde parecia ser ele na Disney. Houve momentos em que acreditei no que estava a tentar explicar. Não sei mesmo que posição tomar quanto à culpa dele, após esta entrevista.
            Posso estar completamente errada, posso sim senhor.

            Ultima edição por wish; 24-02-2012, 11:46.

            Comentar


            • Inserido Inicialmente por wish Ver Mensagem
              Viram a entrevista que o Afonso Dias deu à RTP?


              http://www.rtp.pt/noticias/index.php...=122&visual=61
              O link não tem a entrevista toda, pois não? É só uma amostra muito curta.

              Do pouco que vi começo logo por não concordar com a opinião dele. O miudo está vivo?! Na minha opinião o miudo está morto, e já há muito tempo....

              Comentar


              • Inserido Inicialmente por Dulsa Ver Mensagem
                O link não tem a entrevista toda, pois não? É só uma amostra muito curta.

                Do pouco que vi começo logo por não concordar com a opinião dele. O miudo está vivo?! Na minha opinião o miudo está morto, e já há muito tempo....
                Procurei a entrevista toda e não consegui. Se calhar ainda não está disponível.

                Estará morto? Não sei. Se eu me pusesse contra as declarações dele, diria que ele sabe que está vivo sim. Estou mesmo na dúvida.

                Comentar


                • Embora pareça que nada tem a ver, não sei como a família do Rui Pedro manteve um advogado que defende um (suposto) pedófilo. Numa semana teve duas derrotas. Em processos embora diferentes mas que têm alguns pontos base de ligação.


                  O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

                  Comentar


                  • Inserido Inicialmente por wish Ver Mensagem
                    Procurei a entrevista toda e não consegui. Se calhar ainda não está disponível.

                    Estará morto? Não sei. Se eu me pusesse contra as declarações dele, diria que ele sabe que está vivo sim. Estou mesmo na dúvida.
                    Se sabe que está vivo então está metido no desaparecimento porque ninguém no seu perfeito juízo acha que uma criança de 11 anos sobrevive em liberdade sem procurar os pais. Pode ter sobrevivido mas em clausura, resta saber com quem e para quê. Se nao só resta mesmo a morte que diga-se sempre era melhor que viver enclausurado sabe- se lá como.

                    Em gostava de ter visto a entrevista, do pouco que vi nao fiquei bem impressionada mas tb foi tão pouco.... Acho brejeiro tratar a jornalista de menina e afirmar com tanta certeza que o miúdo esta vivo mas que até pode ter caído a um poço... E eventualmente ter morrido.

                    O que eu sei é que geralmente os crimes associados a crianças envolvem os pais ou conhecidos, em 70 % dos casos, o que é muito. Por isso, na altura a investigação foi muito mal conduzida. No fundo o caso da Maddie e da filha da Leonor abriram os olhinhos a muitos investigadores em Portugal, o caso do Pedro é bem anterior e por isso deve ter sofrido lacunas graves na investigação, penso eu. E é claro que nao se vai meter alguém na prisão só para salvar a cara da policia e apaziguar os pais.

                    O facto do Afonso ter sido cooperante na altura nao me fala da sua inocência, são muitos os casos de criminosos que se mantém por perto nas investigações, ele pode ter enquadrado neste tipo de atitudes. E mentir toda a gente mente, se ele for culpado de algo , nao é depois de 13 anos de silencio que vai ter remorsos, é coisa que nao sente se tiver algum tipo de patologia.

                    Tenho muita pena daquela mãe, muita pena mesmo.

                    Comentar


                    • http://rui_pedro_teixeira_mendonca.blogs.sapo.pt/

                      De manhã encontrei este blog. Num dos posts http://rui_pedro_teixeira_mendonca.b....pt/20400.html está escrito:

                      Doença: Menino era acompanhado no hospital desde os três anos
                      Rui Pedro: Epilepsia pode tê-lo feito esquecer família

                      Rui Pedro, o menino que desapareceu há treze anos, pode ter esquecido a família e a vida que teve em Lousada. A convicção é de Teresa Lavandeiro, médica do Hospital de S. João, no Porto, que ao ser ouvida pelos inspectores da Polícia Judiciária garantiu que caso Rui Pedro tenha estado alguns dias sem tomar os medicamentos para a epilepsia, doença que padecia desde os três anos, o mais certo é ter sofrido lesões cerebrais que o fizeram esquecer o passado.
                      Nas declarações constantes do processo que o CM consultou, a médica garante ainda que caso Rui Pedro esteja vivo e tenha perdido a memória pode nunca mais vir a recordar-se de quem era e dos momentos que passou juntos dos pais e da irmã Carina.

                      "O menino pode ter perdido todas as vivências passadas e sofrer uma grave alteração de personalidade", lê-se no processo.

                      A tese de Teresa Lavandeiro foi investigada pelos inspectores e adensou ainda mais a possibilidade de o menino estar inserido numa rede de pedofilia. Sem memórias de uma vida passada, seria bastante fácil para os raptores manipularem o menor, que hoje será um homem de 24 anos, fazê-lo acatar as suas ordens e levá-lo a acreditar que a sua identidade era outra.

                      A hipótese de Rui Pedro não se lembrar de quem é tinha sido também já colocada pela família. Após Afonso Dias ter sido acusado de rapto, Filomena, mãe do menor, confessou acreditar que o filho não se lembre da vida passada.

                      "Acredito que o Pedro está vivo, mas que se esqueceu de quem era. Ainda há dias houve um caso na Venezuela onde uma menina não se lembrava da família e acredito que só quando o Pedro voltar para casa é que se vai lembrar do seu passado", disse Filomena Teixeira.

                      PROTEGIDO DESDE A INFÂNCIA

                      Oriundo de uma família humilde e com seis irmãos, Afonso Dias sempre foi protegido pelos populares de Lousada, incluindo a família de Rui Pedro. Desde muito pequeno recebeu a ajuda de várias pessoas, que o incentivavam a ir à escola, davam-lhe comida e deixavam que tomasse banho em suas casas. O homem, que agora trabalha como camionista no estrangeiro, passou a juventude a realizar pequenos trabalhos domésticos que a população lhe pedia, conseguindo assim angariar algum dinheiro.

                      Foi exactamente com a intenção de ajudar Afonso que Filomena deixou que o homem cuidasse dos dois filhos e frequentasse a sua casa e a escola de condução. Durante muito tempo, Afonso teve a seu cargo Rui Pedro e a irmã. Ajudava-os a fazer os trabalhos da escola e levava-os várias vezes a passear.

                      "FALA NOS PAIS E OLHOS BRILHAM"

                      Rui Pedro é sempre caracterizado pela família como sendo um menino extrovertido, aventureiro e maduro para a idade que tinha. Gostava muito da irmã Carina e tinha uma adoração pelos pais, que está expressa numa das fichas escolares do menino juntas ao processo. "O Rui Pedro é inteligente. Os olhos brilham sempre que fala nos pais", escreveu a antiga professora do menor na altura.

                      DOENÇA PIOROU UM ANO ANTES

                      Rui Pedro começou a frequentar as consultas do Hospital de S. João um ano antes do desaparecimento, altura em que a doença piorou. O médico de família, que cuidava do menino desde os três anos, decidiu que o melhor seria o menor ser acompanhado por uma médica especializada na doença.

                      FONTE: http://www.cmjornal.xl.pt/detalhe/no...quecer-familia


                      Que desespero.

                      Comentar




                      • Comentar


                        • Já tinha lido sobre a epilepsia. Se calhar ao nao tomar a medicação aconteceu algo mais do que lesões cerebrais.
                          Desde essa altura que acho que o miúdo teve uma crise grave e quem estava com ele (e que lhe queria mal) acabou por nao saber o que fazer e deixa-lo morrer. É a minha opinião. Um pouco como quando aquela miúda espanhola de 5 anos foi apanhada por um pedófilo mas antes de ele tentar alguma coisa , ela caiu na escada, bateu com a cabeça e morreu...

                          É tudo muito triste.

                          Comentar


                          • É realmente chocante este caso...
                            João e Sara

                            Comentar


                            • o q tb pode ter acontecido é a prost. não se ter negado como disse e o miúdo aflito, sem saber o q fazer ter-se sentido mal e ela agora não dizer nada p não ser responsabilizada...

                              mas o mais natural seria ela pedir ajuda...a quem? a quem lá o levou, certamente :/
                              ele até pode não ter tido responsabilidade no sentido de não ter culpa directamente, agora não saber o q lhe aconteceu, bem

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X