Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

A não vacinação traz doenças quase erradicadas de volta

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • A não vacinação traz doenças quase erradicadas de volta

    São vários os países europeus onde a moda de não vacinar os filhos está a fazer voltar doenças quase erradicadas, como o sarampo. Portugal ainda é excepção, numa Europa que retrocede anos na luta contra doenças infecciosas: tem boa taxa de cobertura de vacinação, sem casos registados.

    Um alerta emitido pelo Centro Europeu para a Prevenção e Controlo de Doenças revela que o declínio da vacinação, causado por grupos de pessoas anti-vacinas, está na origem do aumento da incidência de antigas doenças infecciosas.

    Doenças como o sarampo e a rubéola, que estavam quase erradicadas, estão agora a voltar em novos surtos.

    Em Espanha, onde em 2004 se registaram apenas dois casos de sarampo, já há registo de 1300 pessoas infectadas, cinco vezes mais do que em 2010, revela o diário “El País”.

    Em França, morreram seis pessoas em consequência da mesma doença e mais de 300 sofreram pneumonias graves, entre as mais de cinco mil infectadas.

    Mas esta é uma situação que se estende a muitos outros países da Europa, onde a moda de não vacinar, normalmente por questões ideológicas, está a crescer, confirma Graça Freitas, subdirectora-geral de Saúde, sublinhando que em Portugal "as pessoas que exercem esse direito são muito poucas", pelo que há boas taxas de cobertura.

    "Esse fenómeno de moda de não vacinar, em Portugal tem uma dimensão pequena, por isso não temos tido surtos", afirmou, adiantando que os únicos dois casos de que há registo no país dizem respeito a duas pessoas que vieram de fora, já infectadas.

    Graça Freitas sublinha a importância de vacinar, não só pela imunidade do indivíduo, mas pela imunidade de grupo, que é o que permite que as doenças estejam controladas.

    Lembrando que na historia da humanidade apenas uma doença foi totalmente erradicada porque o vírus desapareceu - a varíola em 1980 -, a responsável salienta que, para todas as outras doenças, os vírus e as bactérias existem e só não se transmitem porque a maioria da população está imunizada.

    "Se num grupo de dez pessoas uma não estiver vacinada, essa vai beneficiar da imunização das outras", afirmou. Mas basta dois ou três anos com uma baixa cobertura de vacinação para elas reaparecerem, acrescentou.

    Quanto à moda de não vacinar, Graça Freitas explica que as pessoas deixaram de ter medo das doenças porque elas desapareceram, mas frisa que é precisamente o comportamento de não vacinar, fruto dessa despreocupação, que pode fazê-las voltar, como aliás já está a acontecer na Europa.

    In JN 08/06/2011 link: http://www.jn.pt/blogs/emletramiuda/...radicadas.aspx

    A maioria de vocês é mãe, o que acham disto? Vacinaram os vossos filhos? Acham que os prós das vacinas superam os contras ou, pelo contrário, acham que ainda assim as vacinas têm efeitos secundários que não justificam a vacinação?

    Pessoalmente, vacinei o meu filho sem pensar muito nisso. Reconheço que existem efeitos secundários sérios como em quaisquer medicamentos que sejam tomados mas sempre achei mais vantajoso ser vacinado do que não estar vacinado.

  • #2
    Eu vacinei e vacino, tal como continuo a vacinar-me a mim. Claro que pode haver efeitos riscos ou efeitos secundários, tal como há com qualquer medicamento, até uma simples Aspirina, mas acho que os beneficios das vacinas compensam esse risco.

    Comentar


    • #3
      Olá Sugar.

      Acabei de ler o artigo no JN também.

      Olha, além das vacinas do plano nacional, dei a rotateq e a prevenar.
      Aos 2 anos dei da Hepatite, passada pela pediatra, aos 3 voltou a passar mas não a dei. Deixei andar pois ele esteve doentito e olha... foi passando e passando.
      Agora, vacinas como da varicela... não dei. Felizmente ele já teve a varicela, passou muito bem.
      Já tinha a ideia de não dar a vacina, adiando uma doença tipicamente infantil... mas há excepções...eu apanhei-a grávida, aos 27 anos. A minha irmã aos 18, e na altura não me contaminou. É uma doença como outra qualquer, no entanto, se adivinhasse que ia apanhar a varicela com 33 semanas de gestação, teria-me vacinado. Apenas por prevenção.
      Ultima edição por wish; 08-06-2011, 12:33.

      Comentar


      • #4
        Eu sempre vacinei o meu, e até dei vacinas fora do PNS, acredito que os beneficios superam os efeitos adversos. Há casos como a vacina da varicela por exemplo, que não compensa (dito pela pediatra) no entanto ela deu-me a possibilidade de escolha, e optei por não dar, quando fico na dúvida pergunto-lhe sempre: Deu aos seus filhos? assim fica mais facil decidir.
        Imaginem que não dão as vacinas e a criança padece de uma das doenças? como é que iam se sentir? não dava para mim.




        Madrinha querida Caty80
        Madrilhada fofucha Julit

        Comentar


        • #5
          Ah, e da gripe A. Acabei por não a dar, embora a pediatra fosse a favor.

          Comentar


          • #6
            A única que não vou dar é a da Varicela.. de resto vai tudo!

            Comentar


            • #7
              Olá.
              Eu dei todas as vacinas aos meus filhos. Dei também a da Varicela um bocadinho enganada. O pediatra disse-me que era para toda a vida. Haviam de ver a minha cara quando na consulta dos 6 anos da Patrícia ele passou o papelinho e disse que ela tinha de fazer o reforço.
              Perguntei se não era para toda a vida e disse-me que afinal não é como a do tetano tem que se ir dando reforço, então decidi que não vai levar reforço nenhum, nem ela nem os irmãos.
              Se tiver de apanhar, que apanhe agora, pois em adulto é muito pior.
              Até mesmo a questão da Gripe A, como o pessoal se começou a vacinar a doença quase que ficou esquecida.

              Para mim, pais que não seguem o PNV e os filhos apanhacem as doenças seriam responsabilizados e obrigados a pagar os tratamentos pelo bolso deles. Não custa nada ir dar as vacinas e os efeitos secundários, neste momento são minimos.
              Dizerem que a vacina do sarampo pode causar autismo tem muito que se lhe diga.
              Patrícia - 7 anos
              Mariana - 5 anos
              André - 3 anos

              Comentar


              • #8
                Eu dei todas as vacinas do plano nacional, mais a Prevenar. As pessoas têm a ideia de que o sarampo, por exemplo, é uma doença infantil sem gravidade, e não é verdade. Morria muita criança com sarampo. Eu própria estive prestes a bater a bota com o sarampo, lembro-me perfeitamente de não conseguir sequer falar, de querer chamar a minha mãe e não ter forças. A polio idem ou pior ainda. Não concebo não dar uma vacina à minha filha que a protege de uma doença potencialmente mortal. Acho que isto é uma moda porque as pessoas que não vacinam beneficiam do efeito de grupo. Se se voltasse à situação anterior e começassem a morrer crianças de sarampo a torto e a direito num instante pensavam duas vezes, na sua maioria.

                Elsa

                Comentar


                • #9
                  Por cá, vacinei a todas que estão no Plano, mais a prevenar e rotateq; não vacinei contra a Gripe A e agora a da varicela tem sido adiada pois ela ou está comigo ou está com os avós e assim ficará até aos 4anos. Mas entre ela apanhar a varicela e dar-lhe a vacina, prefiro a vacina.

                  Comentar


                  • #10
                    Do Rodrigo vacincei as do PNV e a prevenar (ainda nao existia a rotatq)!!!

                    Da Joana além das do PNV, já só falta tomar a ultima dose de prevenar (entre os 12 e 15 meses), a rotateq não irá levar, pk não frequenta nenhum colégio e a da varicela tb não pk já a apanhou!!

                    Comentar


                    • #11
                      Cada cabeça sua sentença...
                      Eu dei todas as vacinas prescritas e aconselhadas pelo pediatra, conversando com ele sobre o risco / beneficio de cada uma. Dei a da Gripe A, também tomei estando na altura a trabalhar com grupos de risco, e dei a varicela. A varicela apesar de ser uma doença aparentemente "normal" pode levar a consequencias graves uma vez que a imunidade da pessoa infectada fica fortemente debilitada. O facto de se prescrever os 10 dias de isolamento em casa quando os miudos têm varicela não é exclusivamente pelo risco de contágio, mas principalmente para não apanharem outras infecções, que se isso acontecer, facilmente se tornam gravissimas para a criança. A varicela é muitas vezes associada a casos de pneumonia grave.
                      Desta forma dei e continuarei a dar todas as que o pedi prescrever.






                      Madrinhas: As minhas docinhas do tópico do almoço/jantar da Pipoca

                      Comentar


                      • #12
                        Ah, uma coisa, dei a rotateq e o meu filho esteve internado em 2010 com rotavirus. A pediatra do hospital perguntou-me se ele tinha sido vacinado e eu respondi que sim. E ainda bem que o fiz, o Rotavirus é uma doença muito debilitante e rapidamente mortal uma vez que a criança fica desidratada tão rapidamente que os pais nem se apercebem. O meu filho ficou bastante debilitado, nem sequer imagino o que será a doença sem a vacina... Apesar de não evitar a doença, evita o maior risco associado à doença! Continuo tranquila na minha decisão de o vacinar.






                        Madrinhas: As minhas docinhas do tópico do almoço/jantar da Pipoca

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por sdias Ver Mensagem
                          Por cá, vacinei a todas que estão no Plano, mais a prevenar e rotateq; não vacinei contra a Gripe A e agora a da varicela tem sido adiada pois ela ou está comigo ou está com os avós e assim ficará até aos 4anos. Mas entre ela apanhar a varicela e dar-lhe a vacina, prefiro a vacina.
                          Eu também preferi dar a vacina e a minha filha mais velha no ano passada foi das poucas da sala dela que não teve a varicela, mas ter de dar de 5 em 5 anos é mau e mesmo assim não é eficaz a 100%, também só me disseram isso à pouco tempo. Apeteceu-me bater no médico. Bolas parece que não, mas 55€ é dinheiro e se o multiplicar por 3 então.
                          Patrícia - 7 anos
                          Mariana - 5 anos
                          André - 3 anos

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por anareis Ver Mensagem
                            Cada cabeça sua sentença...
                            Eu dei todas as vacinas prescritas e aconselhadas pelo pediatra, conversando com ele sobre o risco / beneficio de cada uma. Dei a da Gripe A, também tomei estando na altura a trabalhar com grupos de risco, e dei a varicela. A varicela apesar de ser uma doença aparentemente "normal" pode levar a consequencias graves uma vez que a imunidade da pessoa infectada fica fortemente debilitada. O facto de se prescrever os 10 dias de isolamento em casa quando os miudos têm varicela não é exclusivamente pelo risco de contágio, mas principalmente para não apanharem outras infecções, que se isso acontecer, facilmente se tornam gravissimas para a criança. A varicela é muitas vezes associada a casos de pneumonia grave.
                            Desta forma dei e continuarei a dar todas as que o pedi prescrever.
                            Exactamente por casusa disso é que eu decidi dar aos meus filhos.
                            Patrícia - 7 anos
                            Mariana - 5 anos
                            André - 3 anos

                            Comentar


                            • #15
                              Pois, com a prevenar também foram 3 doses... a 70€... é melhor nem fazer essas contas :P a rotateq outro dinheiro... deviam era fazer parte do Plano e pronto.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X