Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Cuidar de gatinho abandonado

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Cuidar de gatinho abandonado

    Olá a todas.

    Ontem quando saímos de carro, assim que começámos a andar começámos a ouvir um miar incessante. Parámos uns metros à frente, saímos do carro e começámos a procurar. Não encontrando nada, sugeri abrirmos o capot do carro. Para nosso espanto, lá dentro, junto ao motor e à caixa de fusíveis, estava um gatinho bebé. Tratámos de o tirar de lá, com cuidado porque tinha a cabecinha presa na estrutura do carro, e pensámos logo em entregá-lo no canil/gatil da cidade.
    Só que começámos a encostá-lo a nós, a fazer-lhe festinhas, e apaixonámo-nos por ele. Até eu, que até agora nunca tinha gostado de gatos, fiquei derretida com aquele pequenote.
    Mesmo assim, ainda chegámos a ir ao gatil, mas não fomos capazes. Ainda por cima, tinha acabado de passar na TV a reportagem sobre a falta de comida e dinheiro do canil/gatil aqui de Aveiro e isso foi o empurrão que precisávamos para ficar com o bichaninho (se é que era preciso, pois já o sentíamos como nosso).

    Pedimos ajuda à responsável do canil para que nos desse algumas luzes, porque ter um animal não estava, nem de perto, nos nossos planos. Com a sua experiência, ela disse-nos que ele tinha um olhito estranho. Pegámos nele e fomos à clínica. Lá, a veterinária disse-nos que ele é um pequenino de aproximadamente 2 mesinhos e que tinha uma pequena conjuntivite num dos olhos. Deu-lhe uma injecção para a infecção e receitou-lhe um medicamento para tomar durante 6 dias (e uma receita de gotas caso não melhore). Aproveitou e também já o desparasitou, criou o "livro de identidade" dele e deu-nos indicações sobre quando é que ele deverá levar as vacinas e reforço, colocar a coleira anti-pulgas (aconselhou a que não seja já e, em alternativa, usar pipetas) e castrá-lo. Ficámos contentes com o atendimento porque nós não sabíamos como proceder.

    O passo seguinte foi criar o ambiente para ele em casa. Comprámos sílica porque parece ser melhor que a areia, ração apropriada para gatinhos bebés e uma cama. Tudo isto a conselho da veterinária, que nos disse também para tentarmos não o deixar dispersar muito pela casa, por enquanto, porque o instinto dele será, nos primeiros tempos, de se esconder onde puder. Decidimos, então, criar o espaço dele na marquise, que é um sítio onde ele tem espaço suficiente e, ao mesmo tempo, sítios onde poderá ter "privacidade" para quando quiser esconder-se.

    Só que aqui é que está o problema e é por isto que eu vos venho pedir aconselhamento. Desde que o recolhemos, vemos que ele está assustadíssimo. Tem o coraçãozito sempre muito acelerado, assusta-se com facilidade e só com enorme paciência, festinhas e colo é que conseguimos que ele acalme um bocadinho. Ontem recusou-se a comer ou beber o que quer que fosse e achámos por bem deixá-lo passar a noite sossegado. Hoje, no colo e à mão, conseguimos que comesse alguma ração e conseguimos também dar-lhe algum leite, porque acima de tudo não queremos que morra de fome. Dar o comprimido foi difícil mas também conseguimos, a muito custo. Ontem à noite ainda esteve algum tempo connosco na sala. Adora estar no nosso ombro ou aninhar-se nas nossas pernas a receber festinhas. A dada altura, até adormeceu, mas a qualquer sinal, ao mínimo barulho, lá está ele assustado e foge para qualquer canto, de onde sai a custo. Sempre que o deixamos na marquise, metêmo-lo na camita dele, mas depressa foge para se esconder. Hoje já ronronou ao receber festinhas, o que julgamos ser positivo.

    Acima de tudo, quero pedir-vos dicas sobre como tentar lidar com ele, saber se estamos a fazer alguma coisa mal e como poderemos melhorar. Assumimos a responsabilidade de cuidar dele e sabemos que, ao fazê-lo, temos de ter consciência e dar-lhe o melhor tratamento que ele merece. A partir de agora faz parte do grupo e, sobretudo, queremos que ele se sinta bem connosco e que seja feliz no lar que lhe estamos a dar. Mas confesso que somos completamente leigos neste assunto.

    Obrigada a todas.

    Telma.

    EDIT: Entretanto, também já lhe demos nome - Faísca, por o termos encontrado no meio dos fusíveis!
    Receitas da Lótus

  • #2
    Olá, ele deve ainda estar assustado com tudo o que lhe sucedeu; experimenta amolecer a ração seca em agua até fazer um pasta, e depois vê se ele assim come melhor, nem que lhe abras um pouco a boquinha e lhe dês assim um pouco para ele ver que é bom.
    Quanto à caminha, se tiveres um botija, coloca-lhe lá, forra com jornal e uma mantinha e se tiveres um boneco qualquer mete lá na camita com ele. Os gatos gostam de sítios quentes (dai ele ter ido para o motor do vosso carro) e de resto é teres paciência até ele perceber que encontrou um lar
    Tens um forum de animais que podes consultar se precisares de mais dicas: http://www.felinus.org/index.php

    Bjs

    Comentar


    • #3
      Olá Telma

      Antes de mais parabéns pela nova aquisição.
      A mim parece-me q têm estado a fazer tudo bem, só precisam de paciencia e dar tempo ao pequenote. Imagino que para ele, ter ficado preso num carro q de repente começou a andar e a fazer um grande barulhão deve tê-lo assustado bastante, tlv seja por isso q ainda se assusta muito quando fica sozinho, os barulhos da vossa casa ainda lhe são desconhecidos.
      Com o tempo deve ganhar confiança no novo espaço e distinguir os barulhos normais dos menos comuns.
      Para já muita paciencia, mimo quando puderem e deixa-lo no tal canto dele para ele se habituar... podem tentar por a cama dele num sitio mais escondido, eles adora buracos.
      Eu tenho 1 gata q trouxe do gatil e mais um gato dado por um amigo. Ela qdo era mais pequena gostava de se esconder dentro do roupeiro... esperimenta.

      Qualquer coisa é dizeres, podes mandar pm se quiseres, mas dá-lhe uns 15 dias para se habituar a voces e a ficar sozinho no canto dele.

      Bjos

      Comentar


      • #4
        sdias e zia, muito obrigada

        Nós acreditamos e esperamos estar a fazer o correcto, estamos a seguir dicas da veterinária que nos pareceu bastante competente (a clínica é muito boa). Acima de tudo não queremos é que ele passe fome e que esteja saudável, por isso é que estivemos com calma a dar-lhe a comida e o leite à mão.

        E esperamos que ele se sinta feliz connosco, claro

        Um beijinho
        Receitas da Lótus

        Comentar


        • #5
          Boa tarde, Lótus

          Se acalma com o vosso colinho e festinhas, se puderes, dêem-lhe para irem criando laços.

          Em relação à comida, que leite estás a dar? Se não pegar bem na ração experimenta comprar umas latinhas pequeninas de comida húmida se se recusar a comer a ração. Costumam preferir, mas a ração é de longe melhor e aproveita uma dica que já deram de humedecer um pouco a ração.

          Vai-lhe dando é água, nem q seja com seringa. Os gatinhos desidratam com facilidade.

          A veterinária deu-te alguma dica para dares o comprimido sem o cuspir? Se precisares diz.

          Isso agora vai com o tempo. O Faísca está assustado e não vos conhece, mas ele agora habitua-se

          Estão a fazer tudo bem.

          Comentar


          • #6
            Podes usar leite de vaca, desde que diluas num pouco de agua; os gatos são intolerantes à lactose, mas os bebes têm mais capacidade de o digerir que os adultos, mesmo assim tem que ser diluído para não causar diarreia.

            Comentar


            • #7
              Inserido Inicialmente por sdias Ver Mensagem
              Podes usar leite de vaca, desde que diluas num pouco de agua; os gatos são intolerantes à lactose, mas os bebes têm mais capacidade de o digerir que os adultos, mesmo assim tem que ser diluído para não causar diarreia.
              Exacto. Perguntei por isto mesmo. Pode-se dar de vaca na falta de outro mas diluído. A minha bebia leite Whiskas mas não era barato. Pelo que sei há de outras marcas, nos supermercados.

              Comentar


              • #8
                e ela gostava? os meus sempre preferiram o de pacote... e agora o que sobra do biberão da pimpolha é diluído e é para eles, que adoram. Além de fiambre ehehehe
                Também já alimentei muitos gatos recém-nascidos, mas esses é com leite da royal canin ou mixol. Mas como esse tem os 2 meses, a etapa agora é a ração, mas diluída deve marchar melhor ou as latinhas..., eles são gulosos por natureza, mas deve estar assustado.

                Comentar


                • #9
                  AnaGl, obrigada pelas dicas
                  O leite, temos estado a dar de vaca diluído em água mas também tínhamos medo que lhe fizesse mal. Vimos no PD que há da marca deles umas garrafinhas de leite para gatos, será melhor comprar?
                  A ração, ele hoje de tarde comeu bem à nossa mão. Por enquanto, vamos optar por dar-lha assim, até para aproveitar esses momentos para o miminho. Daqui a pouco vamos dar-lhe o "jantar"

                  Confesso que ao início a ideia de ficar com ele não me agradou, mas o raça do bichinho soube conquistar-nos
                  Receitas da Lótus

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por sdias Ver Mensagem
                    e ela gostava? os meus sempre preferiram o de pacote... e agora o que sobra do biberão da pimpolha é diluído e é para eles, que adoram. Além de fiambre ehehehe
                    Também já alimentei muitos gatos recém-nascidos, mas esses é com leite da royal canin ou mixol. Mas como esse tem os 2 meses, a etapa agora é a ração, mas diluída deve marchar melhor ou as latinhas..., eles são gulosos por natureza, mas deve estar assustado.
                    Adorava bebia taaaaanto. Ela veio para minha casa "despachada" de casa dos donos muito pequenina, deviam ter medo que nos arrependessemos de a querer. Tanto que vinha como gatO e saiu-nos uma gatA

                    Bem, realmente com 2 meses já come ração sim, e será melhor. A minha bebeu muito porque vinha tão pequena que até tinha medo de lhe pegar

                    Cheguei a comprar leite da marca própria de um super (não era PD) e já não gostou tanto.

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
                      AnaGl, obrigada pelas dicas
                      O leite, temos estado a dar de vaca diluído em água mas também tínhamos medo que lhe fizesse mal. Vimos no PD que há da marca deles umas garrafinhas de leite para gatos, será melhor comprar?
                      A ração, ele hoje de tarde comeu bem à nossa mão. Por enquanto, vamos optar por dar-lha assim, até para aproveitar esses momentos para o miminho. Daqui a pouco vamos dar-lhe o "jantar"

                      Confesso que ao início a ideia de ficar com ele não me agradou, mas o raça do bichinho soube conquistar-nos
                      Se pegar bem na ração não há necessidade, mas se quiseres pelo miminho, experimenta A minha era esquisita, só gostava dele morno LOL tadinha...

                      Comentar


                      • #12
                        AnaGL, notaste diferença em relação ao gosto pelo leite? É que confesso que andar a comprar sempre Whiskas sai-nos bastante do orçamento.
                        Receitas da Lótus

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
                          AnaGL, notaste diferença em relação ao gosto pelo leite? É que confesso que andar a comprar sempre Whiskas sai-nos bastante do orçamento.
                          Bem, eu não o provei (estou a brincar, percebi hehe) LOL mas ela não gostou tanto mas o leite era mais espesso e amarelado. Mas estou-me agora a lembrar de uns pacotes baratos de uma marca branca (Lecrelc) que ela gostava tanto como o whiskas, que é realmente caro. Até me ria de mim mesma de comprar leite PD para mim e wiskas para a gata

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
                            AnaGL, notaste diferença em relação ao gosto pelo leite? É que confesso que andar a comprar sempre Whiskas sai-nos bastante do orçamento.
                            Se ele estiver a gostar do leite de vaca, deixa estar com esse. Antes uma latinha whiskas que o leite, a meu ver.

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
                              AnaGL, notaste diferença em relação ao gosto pelo leite? É que confesso que andar a comprar sempre Whiskas sai-nos bastante do orçamento.
                              Se ele estiver a gostar do leite de vaca, deixa estar com esse. Antes uma latinha whiskas que o leite, a meu ver.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X