Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Cuidar de gatinho abandonado

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Eu confesso que comprámos a ração ActivPet, do PD. Há muito quem critique quem compra esta ração para os animais, mas eu acho que entre ele comer ração desta num gatil onde ninguém o quer, ou ele comer esta ração num lar onde tem amor e conforto, é sempre preferível a segunda opção. Nós não temos disponibilidade para comprar Royal Canin e outras marcas mais caras, por isso optámos pela ração do PD, devidamente adaptada à idade dele.
    Claro que, havendo promoções como costumo ver nos hipers em que a ração de marca fica a bom preço, irei comprar, até por uma questão de variar, mas por enquanto será assim...
    Receitas da Lótus

    Comentar


    • #17
      Lotus em primeiro lugar parabéns por teres deixado que o Faísca conquistasse os vossos corações. Segue os conselhos que foram aqui dados e dá muito mimo e carinho ao Faísca.
      A minha Sissi tem 8 anos e ainda hoje se assusta com facilidade escondendo-se em locais por vezes complicados e dificeis de descobrir. Eles têm tendência para procurar locais mais quentes, como por exemplo atrás do frigorifico ou perto do fogão. Toma cuidado.
      Eu sei que muitas pessoas dão comida de marca dos vet aos animais mas sou como tu. A comida dos supermercados não é má e tendo eles comida, água e carinho serão gatinhos saudáveis e felizes. Eu também não como comida de marca e até agora tenho tido boas experiências. Depois é uma questão de veres o gosto do gato. A minha não gosta muito de rações de peixe prefere as de carne e ainda hoje não resiste a beber leite ou comer um bocado de bife.
      Podes por aqui uma foto do Faísca para o conhecermos?





      O meu atelier.

      Comentar


      • #18
        Olá Lisa

        Nós andamos muito ansiosos por lhe tirar umas fotos, mas o bichinho tem tanto medo até de uma porta a fechar devagar, que por isso vamos dar-lhe mais algum tempo. Assim que tirar eu mostro
        Receitas da Lótus

        Comentar


        • #19
          Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
          Olá Lisa

          Nós andamos muito ansiosos por lhe tirar umas fotos, mas o bichinho tem tanto medo até de uma porta a fechar devagar, que por isso vamos dar-lhe mais algum tempo. Assim que tirar eu mostro
          Acredito que sim





          O meu atelier.

          Comentar


          • #20
            Nisto das rações, cá em casa como são 4 compensa-me pacotes grandes e agora eles têm gostado da Catchow e um pacote de 15kg por mês é o que gasto.

            Mas, como diz tão bem a vet dos meus gatuchos: se eles se estão a dar bem com a marca, não há razão para mudar! Por ela já passaram milhares de gatos, e tanto são gatos a ração premium como marca de hiper; o importante é o gato estar bem de saúde.

            Comentar


            • #21
              Que gesto tão bonito
              Muitas felicidades! Amo animais mas só tenho experiência de cães!

              Comentar


              • #22
                Olá

                Eu tenho uma gatita à cerca de 1 mês, quando veio tinha mês e meio e dei-lhe leite da marca pingo doce... a ração tem comido wiskas, friskies e já comeu roial canin, uma embalagem oferta que a vet me deu. Esta seria melhor, por ter um composto que aumenta a imunidade, mas paciência. Cá em casa são 3 cães e um gato, não podemos ter grandes luxos com a comidinha deles, hehehe.

                Quanto ao ser assustadiço, a minha vinha de um lar habituada a crianças e mesmo assim nos primeiros tempos não era de grandes brincadeiras ou mimos. Mas agora já adora colinho (apesar de tb gostar/estar numa fase de morder... ).

                Não esqueças os brinquedos, bolas com guizos, um brinquedo que possas segurar e abanar (há um que é uma "cana" com uma bola na ponta presa por um fio elástico, é um bom brinquedo porque quando estão mais excitados a brincar podem meter as unhas de fora e assim não arranham os donos), bolas de papel (a minha adora), ... um arranhador (para afiar as unhas ao invés de usar o sofá).
                tenho dois príncipes no meu reino: a princesa Beatriz e o príncipe José Maria


                Vendas em 1ª e 2ª mão;

                Comentar


                • #23
                  Temos o pequeno Faísca no nosso meio, no sofá, e ele já gosta de fazer brincadeira. Adora meter-se com as nossas mãos se abanarmos os dedos
                  Receitas da Lótus

                  Comentar


                  • #24
                    Olá Flor-de-Lótus, que gesto tão bonito.
                    Há uns anos atrás também me aconteceu uma situação parecida. Mas a minha gatinha encontrei-a fechada dentro de uma caixa de Skip junto ao contentor do lixo. Levei-a para casa e apaixonei-me logo. Também era bebe e muito assustada, normal, pois sabemos lá pelo que eles já passaram. Frio, fome, etc. Passado uns dias já estava tão à vontade que a apanhei a dormir no sofá de barriga para cima, tão descontraída. Vou alvo de tantas fotos. Viveu connosco durante 3 anos, e foi nossa companheira de aventura, ia sempre connosco para todo o lado. Sabia que não podia entrar nos quartos, apenas sala e cozinha, mas passava as noites de inverno enroscada aos meus pés no sofá. Quando fiquei grávida adorava estender-se ao longo da minha barriga e a minha filhota mexia cada vez que sentia o seu calorzinho e ela retribuia com festinhas na barriga. Infelizmente morreu subitamente, pouco depois da minha filhota nascer, foi uma grande perda. Os gatos são muito independentes, limpos, brincalhões e conseguem ser muito meigos. A minha adorava a ração de carne da marca dia, mais até que wiskas e quando não gostava, simplesmente não comia. Dei-lhe muitas vezes leite normal diluído em água. E tinha sempre água à disposição. Dormia na cozinha e aprendeu a fazer as suas necessidades antes de ir domir (a caixa da areia ficava na varanda) e depois de manhã quando nos levantassemos, por vezes miava logo de manhã, ou era fome, ou vontade de fazer necessidades.
                    Beijinhos
                    Minha Filha, Minha Vida!

                    Comentar


                    • #25
                      Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
                      Olá a todas.

                      Ontem quando saímos de carro, assim que começámos a andar começámos a ouvir um miar incessante. Parámos uns metros à frente, saímos do carro e começámos a procurar. Não encontrando nada, sugeri abrirmos o capot do carro. Para nosso espanto, lá dentro, junto ao motor e à caixa de fusíveis, estava um gatinho bebé. Tratámos de o tirar de lá, com cuidado porque tinha a cabecinha presa na estrutura do carro, e pensámos logo em entregá-lo no canil/gatil da cidade.
                      Só que começámos a encostá-lo a nós, a fazer-lhe festinhas, e apaixonámo-nos por ele. Até eu, que até agora nunca tinha gostado de gatos, fiquei derretida com aquele pequenote.
                      Mesmo assim, ainda chegámos a ir ao gatil, mas não fomos capazes. Ainda por cima, tinha acabado de passar na TV a reportagem sobre a falta de comida e dinheiro do canil/gatil aqui de Aveiro e isso foi o empurrão que precisávamos para ficar com o bichaninho (se é que era preciso, pois já o sentíamos como nosso).

                      Pedimos ajuda à responsável do canil para que nos desse algumas luzes, porque ter um animal não estava, nem de perto, nos nossos planos. Com a sua experiência, ela disse-nos que ele tinha um olhito estranho. Pegámos nele e fomos à clínica. Lá, a veterinária disse-nos que ele é um pequenino de aproximadamente 2 mesinhos e que tinha uma pequena conjuntivite num dos olhos. Deu-lhe uma injecção para a infecção e receitou-lhe um medicamento para tomar durante 6 dias (e uma receita de gotas caso não melhore). Aproveitou e também já o desparasitou, criou o "livro de identidade" dele e deu-nos indicações sobre quando é que ele deverá levar as vacinas e reforço, colocar a coleira anti-pulgas (aconselhou a que não seja já e, em alternativa, usar pipetas) e castrá-lo. Ficámos contentes com o atendimento porque nós não sabíamos como proceder.

                      O passo seguinte foi criar o ambiente para ele em casa. Comprámos sílica porque parece ser melhor que a areia, ração apropriada para gatinhos bebés e uma cama. Tudo isto a conselho da veterinária, que nos disse também para tentarmos não o deixar dispersar muito pela casa, por enquanto, porque o instinto dele será, nos primeiros tempos, de se esconder onde puder. Decidimos, então, criar o espaço dele na marquise, que é um sítio onde ele tem espaço suficiente e, ao mesmo tempo, sítios onde poderá ter "privacidade" para quando quiser esconder-se.

                      Só que aqui é que está o problema e é por isto que eu vos venho pedir aconselhamento. Desde que o recolhemos, vemos que ele está assustadíssimo. Tem o coraçãozito sempre muito acelerado, assusta-se com facilidade e só com enorme paciência, festinhas e colo é que conseguimos que ele acalme um bocadinho. Ontem recusou-se a comer ou beber o que quer que fosse e achámos por bem deixá-lo passar a noite sossegado. Hoje, no colo e à mão, conseguimos que comesse alguma ração e conseguimos também dar-lhe algum leite, porque acima de tudo não queremos que morra de fome. Dar o comprimido foi difícil mas também conseguimos, a muito custo. Ontem à noite ainda esteve algum tempo connosco na sala. Adora estar no nosso ombro ou aninhar-se nas nossas pernas a receber festinhas. A dada altura, até adormeceu, mas a qualquer sinal, ao mínimo barulho, lá está ele assustado e foge para qualquer canto, de onde sai a custo. Sempre que o deixamos na marquise, metêmo-lo na camita dele, mas depressa foge para se esconder. Hoje já ronronou ao receber festinhas, o que julgamos ser positivo.

                      Acima de tudo, quero pedir-vos dicas sobre como tentar lidar com ele, saber se estamos a fazer alguma coisa mal e como poderemos melhorar. Assumimos a responsabilidade de cuidar dele e sabemos que, ao fazê-lo, temos de ter consciência e dar-lhe o melhor tratamento que ele merece. A partir de agora faz parte do grupo e, sobretudo, queremos que ele se sinta bem connosco e que seja feliz no lar que lhe estamos a dar. Mas confesso que somos completamente leigos neste assunto.

                      Obrigada a todas.

                      Telma.

                      EDIT: Entretanto, também já lhe demos nome - Faísca, por o termos encontrado no meio dos fusíveis!
                      parabens pela atitude e pela adoção!
                      Bem vinda ao louco mundo dos felinos, a vossa vida nunca mais será a mesma lol.

                      É perfeitamente natural ele estar assustado. Deve ter-se perdido da ninhada ha muito pouco tempo, apanhou um valente susto no carro, está a fazer desmame forçado, está num ambiente totalmente estranho, por isso é mais que normal que ele esteja cheio de medo.
                      Dica: não forçar nada, deixa-lo ir acalmando por ele, deixa-lo descobrir todo esse novo mundo de odores, paladares e toque a que ele não está habituado.
                      Se ele gosta do mimo e colo , se isso o acalma e ronrona o mais natural é terem aí um gatito que não será dificil sociabiliza-lo, mas sempre com calma e ao ritmo dele. tentem perceber se a caminha dele é quente, como qualquer bebé pode ter frio.

                      Quanto à comida NUNCA dar leite de vaca, provoca-lhes gastros severas que os podem levar à morte, alem de não os alimentar. Eles gostam muito, mas não pode ser. Se ele já começou a pegar na ração então é força-lo a come-la. A coriza afecta-lhes o olfacto e isso pode ser o motivo dele não estar a pegar na ração, alem de que pode ter dores ao deglutir. Tenta esmagar-lhe a ração tipo em papa e tenta dar-lhe com uma colher de café ou então com uma seringa. Podes deixar-lhe a papa num pires a ver se ele vai comendo. É vital que ele coma e beba.
                      Se ele não pegar, tenta umas latinhas para bebes ou convalescentes (liguem à vet e perguntem o que ela aconselha).
                      Leite embora não sendo o ideal, deem-lhe o leite da Wiskas para bebés, para o manter hidratado.

                      Ele tem usado o areao? É preciso estar atenta à areia a ver se ele a usa e o que faz. Tentem perceber se as fezes tem ou não parasitas, pode estar isso também a afecta-lo.
                      Ou pode dar-se o caso dele não gostar da silica (atenção se ele não a tenta comer, ha gatos que comem a silica e ela pode inchar no estomago , eu não uso, prefiro areia glomerante)).

                      Ele lava-se? tentem ter isso em atenção, se ele não se lavar pode ser sinal que a coriza está a piorar, ou então que tem dores fortes.

                      Mais duvidas vai dizendo, no que eu souber vou ajudando.
                      Boa sorte!
                      Para que ninguem morra de curiosidade e arranje como se entreter ainda mais http://antestardequenunca-becas.blogspot.com/

                      Comentar


                      • #26
                        Só passei para te dar um beijinho pelo gesto! Tomara haver mais pessoas assim..
                        Eu de gatos não entendo nada.. ...

                        Comentar


                        • #27
                          Olá Eva, obrigada pela tua resposta.

                          Falaste na coriza e até fui ver ao Google o que era, e não é isso que ele tem. É uma conjuntivite no olho direito (que, por sinal, está muito melhor, embora ainda tenha mais 5 dias de remédio pela frente).

                          Quanto à comida, à mão ele come muito bem a ração seca. Noto é que, talvez devido aos dentes serem pequeninos, ele não mastiga muito bem. Talvez opte mesmo por lhe fazer a tal papa. Ele adora comer na nossa companhia, ontem demos-lhe um bocadinho de peito de frango que eu desaproveitei do nosso jantar e lhe cozi num púcaro sem sal, esmaguei e dei-lhe. Ficou todo lambuzado e notei que adorou!

                          Como disse no primeiro post, a conselho da veterinária ele tem estado "confinado" à marquise, durante o dia, mas de vez em quando trazêmo-lo até à sala para estar connosco. Passa um bocadinho no nosso colo, adora brincar com os nossos dedos, mas a dada altura notamos que se "farta" e ala de ir para o seu canto favorito - atrás do sofá. Damos-lhe o espaço dele para que não se sinta pressionado.

                          Quanto ao leite, vou mesmo então optar pelas garrafas especiais para eles. Temos um medo terrível de lhe fazer mal e toda a precaução é pouca.

                          Eu era daquelas pessoas que dizia "Gatos? Nunca! Só cães!", mas ainda ontem à noite ele esteve um bom bocado a brincar com o meu relógio, no meu colo, e é um bichano terrivelmente adorável que já sabe bem como nos cativar!

                          Já agora, aquele pessoal da Arca de Noé é um bocado do demo, não?

                          Obrigada, mais uma vez.
                          Receitas da Lótus

                          Comentar


                          • #28
                            Já agora, uma dúvida sobre os "prazos" que a veterinária nos deu, queria saber se acham correcto.

                            - Coleira insecticida - só dentro de um mês;
                            - Frontline - dentro de 2 semanas;
                            - Vacinas - dentro de 2 meses;
                            - Castração - só depois dos 6 meses (lá para Setembro).

                            E a desparasitação - ela deu-lhe um comprimido quando lá fomos, no Sábado, mas não nos falou em mais nada. No entanto, tenho lido que há um "tratamento" de desparasitação. Não será necessário fazer mais nada?
                            Receitas da Lótus

                            Comentar


                            • #29
                              Lol eu era igual, gatos ao longe que eu cá não gostava, eu era só cães. Pois, tá bem tá!
                              Geralmente as conjuntivites tem uma coriza associada, quase sempre. Ele comer à mão é sinal ou do olfacto estar afectado, ou mimo.
                              Telma, se a tua ideia é alimenta-lo a ração, não lhe dês carne. É que é nesta altura que tens que ser firme, se ele se habitua a carne tás feita e nunca mais o convences a comer ração. Eu aos meus só comecei a dar ( e muito raramente, tipo mimo) já eles estavam adultos.
                              Imagina que estás a educar uma criança, é o mesmo, os gajinhos aprendem-na toda rapidamente. Eles são fofinhos, fazem gracinhas e nós ficamos feitas parvas todas derretidas e eles começam a mandar em nós!
                              Tu tem cuidado pá, ou tarda tens uma mini bola de pêlo dengosa a mandar aí em casa. Mão firme.
                              Faz o seguinte, conta o numero de bolinhas de ração que lhe dás, e no final do dia conta-as. É que eles assim pequeninos também comem pouco e sempre vai tendo uma noção se ele lhe pega ou não.
                              Pode dar-se o caso dele até nem gostar dessa ração, pede à vet ou numa petshop umas amostras. Compra sacos pequenos para já, para não oxidarem e ele ta mandar comer a ti. Quanto é que ele pesa, sabes?

                              Na arca de noé?! Boa sorte, aquilo lá é porrada pegada, eu ja lá não vou ha anos, mas foi lá que aprendi muito e aprendi a dar porrada.
                              A malta é bruta que nem portas (sódades lol) mas ha quem perceba daquilo a pacotes. "Fala" lá com a Lumaria ou a LeonildeCarvalho que percebem de gatos para dar e vender.
                              Para que ninguem morra de curiosidade e arranje como se entreter ainda mais http://antestardequenunca-becas.blogspot.com/

                              Comentar


                              • #30
                                Coleiras são um bocado perigosas, mais quando eles são pequeninos. POdem ficar presos nelas e asfixiar. Eu não uso.
                                O gajo tem pulgas? Os meus começaram a levar com frontline spray logo aos 2 meses quando cá chegaram, vinham com pulgas e eu não me ensaiei, tres ou 4 "sprayadelas na minha mão e depois passa-lhe a mão pelo pêlo.
                                A desparasitação interna, costuma ser também de 6 em 6 meses. Mas pode precisar de reforço ele, vai-lhe olhando para os "presentes", vê se tem parasitas. Se tiver muitos parasitas durante varios dias, pode ser necessario repetir a dose. Mas nunca faças nada sem ligar à vet primeiro e lhe dizeres a situação.

                                Frontline pipetas uso de 6 em 6 meses e chega, são gatos de casa não ha tanto risco de pulga.

                                Eu castrei os meus eles teriam uns 8 mesitos.
                                Para que ninguem morra de curiosidade e arranje como se entreter ainda mais http://antestardequenunca-becas.blogspot.com/

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X