Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Vacinas e pílulas que perdem comparticipação são de graça nos centros de saúde

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Vacinas e pílulas que perdem comparticipação são de graça nos centros de saúde

    O presidente da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde (Infarmed) garantiu hoje que as vacinas e pílulas contraceptivas que vão deixar de ser comparticipadas estão disponíveis gratuitamente nos centros de saúde.

    Em declarações à Agência Lusa, Jorge Torgal indicou que "não há justificação para as vacinas que estão nos centros de saúde serem comparticipadas para as pessoas as irem comprar nas farmácias".

    "Havia a regra de que as vacinas incluídas no Plano Nacional de Vacinação, como a do tétano e a da varíola, não eram comparticipadas. Mas quando foi integrada a da hepatite B, que já era comparticipada, a comparticipação manteve-se, apesar de praticamente ter deixado de ser vendida nas farmácias", acrescentou.

    O presidente do Infarmed argumentou que deixar de comparticipar as vacinas para venda fora do Serviço Nacional de Saúde "é um reforço" desse serviço.

    Além da da hepatite B, vai deixar de ser comparticipada a do Haemophilus tipo B - "e não a da gripe, que continuará a ser comparticipada" -, de que se venderam cerca de mil embalagens no ano passado.

    A vacina do papiloma humano - cancro do colo do útero - "também é administrada às raparigas entre os 10 e os 13 anos nos centros de saúde e não se justifica a sua comparticipação", referiu.

    Jorge Torgal salientou que, apesar de haver mulheres que pensam que "se se vacinarem até aos 40 anos" também podem ter benefícios da vacina, "não há evidência científica" de que a imunização resulte fora da idade ideal para tomar a vacina, entre os 10 e os 13 anos.

    Em relação às pílulas anticoncepcionais, Jorge Torgal frisou que "é a mesma questão": trata-se do "reforço do que está disponível no SNS porque a contracepção oral é gratuita nos centros de saúde".

    "A generalidade das senhoras que compra na farmácia fá-lo à custa da sua carteira, não recorre a receita comparticipada. Em 2009, de 55 milhões de euros de pílulas vendidas nas farmácias, só nove milhões foram comprados com receita, com o Estado a pagar 5,6 milhões", referiu.

    A vantagem para as contas públicas é que, ao comprar em grandes quantidades para fornecer os centros de saúde - onde a distribuição das pílulas pode ser acompanhada de consultas de planeamento familiar -, o Estado beneficia de "um preço menor".

    Quanto aos broncodilatadores a que recorrem os asmáticos, Jorge Torgal referiu que vai diminuir a comparticipação para os medicamentos que são combinados com corticóides, que podem ter efeitos colaterais negativos.

    Antes de 2009, a comparticipação para corticóides e broncodilatadores vendidos separadamente era 69%. A partir desse ano generalizou-se a prescrição de um único comprimido com essa associação de medicamentos, com a mesma comparticipação.

    "Não há vantagem para a saúde dos doentes", frisou, indicando que a comparticipação dos medicamentos separados mantém-se nos 69% e a comparticipação do medicamento em associação fixa é que desce para 37%, "para não potenciar o uso sistemático" do medicamento combinado.

    In Jornal de Notícias Online de 08/09/2011 LINK: http://www.jn.pt/PaginaInicial/Socie...1984013&page=1

    _______________________

    Este país parte-me toda! Quer dizer, é melhor retirar a comparticipação da pílula do que cobrar IVG, por exemplo? :|

  • #2
    O Nuva Ring nunca foi comparticipado. Este mês aumentou e abixo todos os meses 11.62€.
    Eu acho muito bem, afinal não podemos baixar à taxa de abortos feitos nos hospitais publicos e pagos com o guito do contribuinte.
    Fica muitissimo mais barato pagar o aborto e a baixa por inteiro do que os metodos contraceptivos.
    País tão coerente...em vez de se incentivar ao planeamento familiar, anda o estado a pagar para abortar.
    Para que ninguem morra de curiosidade e arranje como se entreter ainda mais http://antestardequenunca-becas.blogspot.com/

    Comentar


    • #3
      Claro que ninguém normal concorda com a medida... mas a verdade é que neste momento é insustentável para o estado continuar a ter certas despesas.
      Apesar de achar que ainda não se começou a alterar hábitos mais profundas nas contas do estado, neste momento temos um serviço de saúde semelhante a paises com um grau elevado de desenvolvimento, quando não temos uma economia para sustentá-lo.

      De qualquer forma, considero mais grave o corte nos medicamentos da asma e das vacinas que na pílula. Eu nunca vou ao centro de saúde. A mercilon para três meses custa 11 euros...
      O IVG também deveria ser cobrado, mas não sei até que ponto, é que no serviço público se pode cobrar umas intervenções e não outras...

      Comentar


      • #4
        só gente parva... esta medida não passa na cabeça de ninguém que tenha 2 dedos de testa!


        Comentar


        • #5
          Ritazza: Não discordo da necessidade de haverem cortes em determindadas comparticipações, são necessárias até porque o nosso SNS está pelas costuras. O que eu me questiono é se não estou a cortar do lado errado. A mensagem que isto passa é incoerente e, a meu ver, bastante gravosa no que diz respeito ao planeamento familiar. Os cortes não podem ser a eito, têm de ser estruturados em função do contexto social e, acima de tudo, pela sua relevância. Lá está, a IVG deveria ser taxada antes de se pensarem neste tipo de cortes.

          Comentar


          • #6
            Se é para cortar então cortem nos abortos. Mantenham a despenalização, mas que sejam pagos nos privados, tal como é paga uma consulta de ginecologia, oftalmologia ou outra qualquer especialidade que não há nos publicos.

            No meu caso o Nuva Ring nunca foi comparticipado e não há para disponibilizar nos centros de saude, tenho mesmo que pagar os 11.62€ por mes. Se não o posso pagar? Até posso, mas o que está mal é o principio que está por tras.
            Para que ninguem morra de curiosidade e arranje como se entreter ainda mais http://antestardequenunca-becas.blogspot.com/

            Comentar


            • #7
              ... mas ainda não perceberam que eles desfazem tudo o que o outro fez de bom! E olhem que eu acho que o Sócrates fez muita coisa má, mas admito que tb fez muita coisa boa, e que este pais evoluiu bastante com os mandatos dele!

              Próximo passo é voltarem a penalizar o aborto! É que ai tb poupam uns trocos!

              E proibirem os médicos particulares de passarem receitas de medicamentos pelo sistema nacional de saude!

              Para mim esta atitude foi uma forma de sacarem às farmácias as margens deles, assim o estado paga muito menos às farmaceuticas pelas vacinas e pilulas, do que se tiver que pagar às farmácias a comparticipação do medicamento pelo estado!

              Resta saber se o estado consegue dar resposta a todos os que actualmente são seguidos no privado e lhes vão passar a cair nos Centros de Saúde e Hospitais! Obviamente que não!!!!

              Vai acontecer como aconteceu com as vacinas dos paises tropicais, aumentarem de meia duzia de euros para 100€ e deixaram de ter pessoas a irem levá-las, ai fizeram as continhas e viram... espera lá este marmelos agora vão viajar e voltam doentes e vai sair-nos muito mais caro tratá-los e somos obrigados a fazê-lo!

              Este país vai de mal a pior!

              Comentar


              • #8
                Cortem mas é nos administradores dos hospitais, isso sim é uma pouca vergonha. Há muita gente que não sabe mas há hospitais com 20 administradores. O que significa 20 carrinhos topo de gama trocados de 2 em 2 anos, por exemplo. Carrinhos esses que estão estacionados nos hospitais 2 ou 3 horas por dia. Este país vai lindo. Vai, vai.

                Comentar


                • #9
                  Eu sempre paguei a Yasmin. E a anterior, a Harmonet. E a Cerazette quando amamentei. A Diane acho que foi com receita médica, já que foi para "curar" a minha acne.

                  Comentar


                  • #10
                    Infelizmente há muito boa gente a achar esta medida um espectáculo. Esquecem-se é que quem tem meninas e quando estas chegarem aos 12/13 anos, vão ter de pagar a vacina do cancro do colo do útero. Eu só não a apanhei porque a médica de família de avisou logo que, sem comparticipação, chega perto dos 400€.
                    Receitas da Lótus

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
                      Infelizmente há muito boa gente a achar esta medida um espectáculo. Esquecem-se é que quem tem meninas e quando estas chegarem aos 12/13 anos, vão ter de pagar a vacina do cancro do colo do útero. Eu só não a apanhei porque a médica de família de avisou logo que, sem comparticipação, chega perto dos 400€.
                      Quem?

                      Como alguém disse em cima, só se não tiver 2 dedos de testa.
                      Como compro a minha na farmácia, esta medida nao me afecta minimamente mas tenho consciência que mtas adolescentes vão ficar sem tomar, sem protecção contra a gravidez, isto se não forem conscientes dos riscos das doenças se não usarem tb o preservativo.

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por wish Ver Mensagem
                        Quem?

                        Como alguém disse em cima, só se não tiver 2 dedos de testa.
                        Como compro a minha na farmácia, esta medida nao me afecta minimamente mas tenho consciência que mtas adolescentes vão ficar sem tomar, sem protecção contra a gravidez, isto se não forem conscientes dos riscos das doenças se não usarem tb o preservativo.
                        Ainda tens amizade comigo no FB, não tens? Vai lá dar uma vista de olhos LOL
                        Receitas da Lótus

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por wish Ver Mensagem
                          Quem?

                          Como alguém disse em cima, só se não tiver 2 dedos de testa.
                          Como compro a minha na farmácia, esta medida nao me afecta minimamente mas tenho consciência que mtas adolescentes vão ficar sem tomar, sem protecção contra a gravidez, isto se não forem conscientes dos riscos das doenças se não usarem tb o preservativo.
                          este é, a meu ver, o grande problema. é não trabalharem na prevenção disponibiliando as pilulas mas depoius suportam os custos das IVG... é de quem não pensa nos problemas.
                          eu sempre paguei a yasmin e agora a cezarette mas as adolescentes não pedem dinheiro aos pais para a pilula. além de que ha pessoas que nem a tomam sendo gratis quanto mais pagando...


                          Comentar


                          • #14
                            flor

                            não sei quem pode concordar com isto... alguem obcecado pelo Passos coelho talvez , a mulher dele, se calhar???? ou o amigo Gaspar ou falando devagar o amigo gaaasssspaaaarrr


                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por ladiabla Ver Mensagem
                              O Nuva Ring nunca foi comparticipado. Este mês aumentou e abixo todos os meses 11.62€.
                              Eu acho muito bem, afinal não podemos baixar à taxa de abortos feitos nos hospitais publicos e pagos com o guito do contribuinte.
                              Fica muitissimo mais barato pagar o aborto e a baixa por inteiro do que os metodos contraceptivos.
                              País tão coerente...em vez de se incentivar ao planeamento familiar, anda o estado a pagar para abortar.
                              Só um à parte, li noutro post que tens enxaquecas, pois eu também tive enxaquecas durante cerca de 4 meses, que foram os 4 meses em que usei esta coisa, depois disso acabou.
                              Vê lá se não está relacionado.
                              Patrícia - 7 anos
                              Mariana - 5 anos
                              André - 3 anos

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X