Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Oh malta emigrada

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #16
    Ops... Dupliquei o post... Sorry!

    Comentar


    • #17
      Inserido Inicialmente por rbalmeid Ver Mensagem
      Ola!
      Eu estou em Espanha ha 4 anos (já tanto?) e é muito duro. Vim no fim do meu doutoramento, com uma proposta de trabalho que financeiramente nao era nada de exepcional mas era para um grupo de excelencia na minha area e com optimas condiçoes de trabalho. Estava recem casada e ha 9 meses que nao entrava nenhum ordenado em casa porque a bolsa de investigaçao do marido tinah acabado e o meu contrato de docente no ensino superior nao tinha sido renovado.
      Estou a 900 km de casa, umas 10 h de carro. Isso significa estar a 900 kg dos pais, irmaos, amigos... Falhar os aniversarios das pessoas importantes, nem sempre poder ir no Natal, nao ter ferias porque as ferias servem para ver a familia, nao chegar a tempo de te despedir de um avô ou outra familiar e teres de conter com a boa vontade do patrao para poder ir ao funeral. Os meus filhos nasceram entretanto e só veem os avós poucos dias por ano, mal conhecem a familia. Quando estao doentes nao temos quem nos deite uma mao. Quando o meu mais velho nasceu prematuro eu estava sem sozinha. La veio a minha mae a correr mas no dia seguinte teve de voltar porque tambem trabalha e ficamos por nossa conta, sem mimo nem apoio...
      E a vida por ca tambem nao é facil. O marido depois de mais uma temporada de bolsas, ter andado a trabalhar de borla ou a tempo completo recebendo metade deixaram-no pendurado com o doutoramento a meio... Ou seja agora é só um ordenado.

      Pode parecer-te que estou a ser pessimista mas é para perceberes que é muito dificil estar fora... Eu nao estou arrependida de ter vindo no momento em que vim mas agora faço contas a vida para voltar logo que possa... Mas como nao posso voltra para debaixo da ponte que remedio ir ficando....

      Beijinhos

      Rte
      Isto que a rbalmeida descreve não é muito diferente da minha vida... em Portugal. Vivo a 400 km da minha família... com crianças é meio dia de viagem. Aniversários, Natais, nunca ter férias fora da casa dos meus pais, etc, etc, igualzinho. Práticamente sinto-me emigrada. Não tenho cá amigos (ou tenho uma, pronto) e não me enquadrei ainda nesta terra. No meu coração sinto-me emigrada, por isso eu e o marital já decidimos: se lhe aparecer uma boa oportunidade fora deste país deprimente, com boas garantias vai a famelga TODA! Até lá estamos empregados, se aparecer optimo, senão também está bem.
      [hr]



      \"Todos pensam em deixar um planeta melhor para os nossos filhos... Quando é que pensarão em deixar filhos melhores para o nosso planeta?\"

      Comentar


      • #18
        Sugar o que te aconteceu acontece com muitas mais pessoas e em muitos paises. É preciso ter cuidado onde se arranja emprego, ou é um familiar que arranja ou é empresas de emprego.

        Eu voltei para Portugal depois de saber que estava grávida da Maria, não queria estar longe dos meus pais principalmente da minha mãe e queria que os meus filhos crecem se em Portugal.
        Apesar de tudo não me compensa ir para fora, o que ganho cá equivale ao que ganharia fora e nunca iria afastar os meus filhos do pai e dos familiares que eles tanto gostam.
        Quando estiverem criados ai talvez mude-me para o Brasil (adorei, é lindo)


        Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

        Comentar


        • #19
          Inserido Inicialmente por Clara Sophie Ver Mensagem
          Sugar o que te aconteceu acontece com muitas mais pessoas e em muitos paises. É preciso ter cuidado onde se arranja emprego, ou é um familiar que arranja ou é empresas de emprego.

          Eu voltei para Portugal depois de saber que estava grávida da Maria, não queria estar longe dos meus pais principalmente da minha mãe e queria que os meus filhos crecem se em Portugal.
          Apesar de tudo não me compensa ir para fora, o que ganho cá equivale ao que ganharia fora e nunca iria afastar os meus filhos do pai e dos familiares que eles tanto gostam.
          Quando estiverem criados ai talvez mude-me para o Brasil (adorei, é lindo)
          Pois é... Infelizmente, é mesmo muito comum... Mas nós eramos putos, o R. com 24, eu com 22, o meu mano com 20 mas todos com mentalidade de 16 anos... Fomos cheios de confiança na sorte e na boa estrela! Demo-nos mal e aprendemos lição para a vida - olhos abertos que o mundo é filho da mãe...

          Nós estamos bastante mal, basta dizer que encargos aumentaram com o nascimento do filhote, os rendimentos diminuiram substancialmente e eu e o marido não ganhamos juntos o que todos os meus conhecidos e familiares em França ganham num mês. Desta vez, temos também outra vantagem: o meu mano está lá desde Abril e arranja trabalho para o R. na mesma empresa que ele. Eu é que fico mais lixada mas ambos me garantem que se conseguem trabalhos nos hóteis com relativa facilidade. Enfim, um dia de cada vez...

          Comentar


          • #20
            A propósito deste tópico, recomendo um blog: http://gelatinamorango.blogspot.com/, de uma moça acabadinha de chegar a Londres para uma aventura profissional. Hoje diz num post: 'E claro que não quero (nem vou, até porque continuo à espera, sabe Deus por mais quanto tempo ainda, de ser chamada pelo Governo português para ir fazer o trabalho que consegui já em Maio passado) fazer isto para o resto da vida, mas sou tão mais feliz (e rica...ou menos tesa, pronto) a trabalhar num restaurante em Londres do que a estagiar num escritório de advogados em Lisboa...'

            Também não coloco de parte pegar nas malas e nos meus homens e sair daqui pra fora.

            Comentar


            • #21
              UII foi conversa de fim de semana.. pondera-se CANADÁ..

              entrave: familia e lingua

              Comentar


              • #22
                Eu cá só estou à espera que acabemos os nossos cursos (eu, este ano, ele daqui a dois) para nos pormos a andar daqui para fora. Felizmente o homem está numa área onde tem excelentes saídas de trabalho e o meu curso também me permite fazer 1001 coisas.
                Cá, a única pessoa que me prende é o meu Irmão, porque infelizmente o apego aos meus Pais já foi maior. Mas mesmo que tivesse um batalhão de gente cá na "terrinha" a torcer para eu ficar, de que é que isso me servia se continuava a ter dificuldades?
                A vida tem feito com que me torne mais "egoísta" no que toca às relações pessoais e, assim que tiver oportunidade, faço as malas e piro-me.
                Receitas da Lótus

                Comentar


                • #23
                  Quanto à língua, bem sei que não é assim tão linear como vou contar, mas falo-vos de um caso que me motiva muito a ir para um país onde não tenha fluência na língua: dois amigos meus (gémeos) com quem andava na escola. Eram uma nulidade (mesmo, com notas entre 1 e 2) a Francês. Os pais emigraram para o Luxemburgo e eles foram com eles. Quando vieram cá de férias, no ano seguinte, já se desenrascavam melhor que nós!

                  EDIT: Moral da história (para mim): a necessidade aguça o engenho!
                  Ultima edição por Lótus; 10-11-2011, 13:47.
                  Receitas da Lótus

                  Comentar


                  • #24
                    Quando vocês vão para fora aprendem a lingua muito facilmente


                    Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                    Comentar


                    • #25
                      Inserido Inicialmente por Clara Sophie Ver Mensagem
                      Quando vocês vão para fora aprendem a lingua muito facilmente
                      Sem dúvida nenhuma. Eu desde o 1º ano de faculdade que sou buddy de alunos de Erasmus e eles safam-se bem porque precisam. Muitos ao fim dos 6 meses vão embora a falar um nível já considerável de Português.
                      Ultima edição por Lótus; 10-11-2011, 19:39.
                      Receitas da Lótus

                      Comentar


                      • #26
                        Inserido Inicialmente por pateta Ver Mensagem
                        Oh Rute eu sei que não estás no País Basco, mas achas que me consegues desenrascar uma frase em basco? É tão simples como isto: "Isto não é uma mensagem de Natal" , consegues? Ficava-te muito grata!
                        Será mais ou menos assim...


                        "Hau ez da Gabonetako mezua."

                        Posso pedir a vizinha para confirmar...lol

                        Vivo em Espanha(País Basco) a quase 2 anos.
                        Vim pk o meu marido trabalha cá na construçao civil,e como passava mais tempo ca que em Portugal decidimos vir tb(eu e o filho)Nao me arrependo,fazia tudo de novo outra vez.
                        Os pontos negativos sao mesmo a distancia de casa e a falta de familia,amigos,etc...Nao temos para quem nos virar se o filho fica doente,se necessitamos desabafar,etc..
                        Tenho um trabalho flexivel(Lol).Se nao trabalhar nao ganho.Se o filho ficar doente nao vou,se ele nao tiver escola posso leva-lo comigo.Nao tenho formaçao,faço de tudo,desde cuidar de crianças a limpezas,etc...
                        Tenho umas Patroas 5*,nao me posso queixar,ganho razoavel e tenho tempo para o meu filhote.Trabalho desde as 8.30h 9h ate as 13-14h.
                        Quando ha familia perto é mais facil.
                        Eu que adoro falar passo dias sem conversar com alguem,aqui as pessoas sao simpaticas,mas nao dao confiança.Portugueses ha muitos mas vivem ca ha 30,40 anos e nao pensam como nos.
                        Voltar para Portugal nao esta nos nossos planos tao cedo.Espero k a crise nao ataque aqui,pois ja se sente.
                        O menino adaptou se muito bem e nos tb.

                        bjs

                        Comentar


                        • #27
                          Inserido Inicialmente por Cristina&Gonçalo Ver Mensagem
                          Será mais ou menos assim...


                          "Hau ez da Gabonetako mezua."

                          Posso pedir a vizinha para confirmar...lol

                          Vivo em Espanha(País Basco) a quase 2 anos.
                          Vim pk o meu marido trabalha cá na construçao civil,e como passava mais tempo ca que em Portugal decidimos vir tb(eu e o filho)Nao me arrependo,fazia tudo de novo outra vez.
                          Os pontos negativos sao mesmo a distancia de casa e a falta de familia,amigos,etc...Nao temos para quem nos virar se o filho fica doente,se necessitamos desabafar,etc..
                          Tenho um trabalho flexivel(Lol).Se nao trabalhar nao ganho.Se o filho ficar doente nao vou,se ele nao tiver escola posso leva-lo comigo.Nao tenho formaçao,faço de tudo,desde cuidar de crianças a limpezas,etc...
                          Tenho umas Patroas 5*,nao me posso queixar,ganho razoavel e tenho tempo para o meu filhote.Trabalho desde as 8.30h 9h ate as 13-14h.
                          Quando ha familia perto é mais facil.
                          Eu que adoro falar passo dias sem conversar com alguem,aqui as pessoas sao simpaticas,mas nao dao confiança.Portugueses ha muitos mas vivem ca ha 30,40 anos e nao pensam como nos.
                          Voltar para Portugal nao esta nos nossos planos tao cedo.Espero k a crise nao ataque aqui,pois ja se sente.
                          O menino adaptou se muito bem e nos tb.

                          bjs
                          Obrigada! Eu quando estive no País Basco há uns 9/10 anos (de férias) foi um desatino... não percebíamos nada, as placas indicativas quando não tinham a tradução em castelhano eram para esquecer. Aínda consegui ter uma discução com uma empregada no Pan's de Bilbao por causa de uma fanta laranja! Quer dizer eu "discutia-lhe" em portunhol e ela "discutia-me" em basco, foi uma tourada! Estás em Bilbao? Nós andamos por Bilbao, Portugalete, Gernika, Laguardia, San Sebastian, Azkoitia (será assim que se escreve?) e Azpeitia (também não sei se é assim que se escreve) e deixei uma figueira em Vitoria
                          Mais uma vez obrigada e boa sorte aí pelos "bascos"

                          Comentar


                          • #28
                            Bom,

                            Não li o tópico todo mas acho que nisto da emigração há de tudo. Os que se safam e ganham muito bem, e os que não se safam e ganham tão mal como cá. COmo tudo na vida também é preciso sorte.

                            O meu irmão vive em Londres já há muitos anos. Já trocou de emprego umas 3x e sempre que troca é para ganhar mais 50% do que ganhava. Em Portugal não ganhava mal, mas em Londres pagavam-lhe o dobro.
                            Tenho um casal de amigos na Finlândia que também não se arrependeram de ter ido. A filha mais nova até penso que já nasceu lá. Só se queixam do frio e falta de luz no inverno, mas mesmo assim dizem que têm mais qualidade de vida lá.
                            A minha mãe tem uma prima no Canadá há uns 40 anos que, embora não viva na miséria, não se pode dizer que viva bem. Faz limpezas num hotel, salvo erro.
                            Descobri há pouco tempo que outro amigo meu está a viver e trabalhar na Alemanha, sei que está a gostar mas não sei pormenores de vencimento. É copy writer.

                            Há de tudo, como na farmácia.

                            Comentar


                            • #29
                              Inserido Inicialmente por pateta Ver Mensagem
                              Obrigada! Eu quando estive no País Basco há uns 9/10 anos (de férias) foi um desatino... não percebíamos nada, as placas indicativas quando não tinham a tradução em castelhano eram para esquecer. Aínda consegui ter uma discução com uma empregada no Pan's de Bilbao por causa de uma fanta laranja! Quer dizer eu "discutia-lhe" em portunhol e ela "discutia-me" em basco, foi uma tourada! Estás em Bilbao? Nós andamos por Bilbao, Portugalete, Gernika, Laguardia, San Sebastian, Azkoitia (será assim que se escreve?) e Azpeitia (também não sei se é assim que se escreve) e deixei uma figueira em Vitoria
                              Mais uma vez obrigada e boa sorte aí pelos "bascos"
                              San Sebastian
                              Eu nao falo e Euskera,o meu piolho sim,aprendeu rapido eu ja nao tenho paciencia,mas gostava.
                              Aqui todos sabem falar Espanhol,e se falam en Euskera quando sabem k a pessoa nao entende ,ou é para nao perceberes ou é para gozar...

                              bjs

                              Comentar


                              • #30
                                Inserido Inicialmente por Cristina&Gonçalo Ver Mensagem
                                San Sebastian
                                Eu nao falo e Euskera,o meu piolho sim,aprendeu rapido eu ja nao tenho paciencia,mas gostava.
                                Aqui todos sabem falar Espanhol,e se falam en Euskera quando sabem k a pessoa nao entende ,ou é para nao perceberes ou é para gozar...

                                bjs
                                Eu acho que é que fazem com os "turistas" como nós, então se desconfiavam que eramos portugas parece que fazíam pior. Eu sei que eles falam espanhol mas não se esforçam ou só ajudam quando lhes apetece. Nós ficamos instalados numa casa tipo turismo rural nos arredores de Vitoria e tinhamos um grande lago em frente, então era acordar abrir a janela do quarto e ver aquela neblina da manhã rasteirinha ao lago! O pessoal lá da casa foi impecavel. Muito bom, gostei muito! O pior das férias foi que no dia que tiramos para visitar Vitoria, mandei um tralho mesmo em frente à estátua da "Virgen blanca", espatifei um joelho para o resto das férias! Há-de lá estar a minha figueira!

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X