Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Oh malta emigrada

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • #31
    Tenho uns tios também emigrados em França que têm montes de dinheiro mas porque vivem para trabalhar, mal gastam em comida (só comem sopa e torradas, nem despensa têm em casa) e lá vão amealhando uns trocos. Ou seja, não é o mar de rosas que muita gente pensa, eles têm dinheiro e um BWM para mostrar quando vêm cá a Portugal mas luxos lá são nulos e qualidade de vida idem. Vivem num apartamento T1 que da sala fizeram um quarto (para o filho) e a sala é o hall de entrada minúsculo.

    Por outro lado acho que deve haver mais oportunidades lá fora. Não conheço gente com cursos que estejam emigrados, por isso não tenho bem opinião. Eu quando acabar o curso queria emigrar, mais pela experiência que é viver noutro país e também porque consta que lá fora a "minha" área é bem remunerada e tem boas condições de trabalho. Mas só arriscaria se tivesse a certeza disto e se fosse para ganhar muito dinheiro para amealhar algum. Mas por outro lado não me vejo a viver fora a vida toda. E será que depois ia querer mudar-me para cá? Um dia que tenha filhos não os queria privar das relações familiares. Eu não ponho de lado mas no meu caso seria só daqui a uns anos, por isso vou indo e vou vendo.

    Mas também vos digo: se pensasse emigrar por uma questão de real necessidade, para não faltar nada a um filho meu, por exemplo, é que não pensava duas vezes. Deixar a família deve custar, sim, mas passar necessidades ou viver com a corda ao pescoço não é vida para ninguém, e se reunisse condições para emigrar, pois que eu emigrava!

    Comentar


    • #32
      Eu sou da opinião de emigrar mas só por poucos anos, lá em casa por vezes ponderamos em o meu marido emigrar,pois trabalha por conta própria (serralheiro ) e como sabem cada vez os clientes são menos e os pagamentos nem vê-los! eu ganho o ordenado mínimo ( sou escriturária - mas tenho um patrão mto forreta !) ( k mtas vezes é o único dinheiro k entra )n está fácil...com dois filhos ,o k nos vale é k temos casa nossa e carro , não temos prestações além das normais, água,gás etc...Creche é as avós k ficam com o pekenito...
      Mas a questão é arriscar e ir para onde? A crise é mundial!e o meu marido não sei se estaria preparado pois como sabem são os emigrantes k fazer os trabalhos k os outros não kerem...e nem toda a gente está preparada para tal!

      Comentar


      • #33
        Inserido Inicialmente por AnaGL Ver Mensagem
        Tenho uns tios também emigrados em França que têm montes de dinheiro mas porque vivem para trabalhar, mal gastam em comida (só comem sopa e torradas, nem despensa têm em casa) e lá vão amealhando uns trocos. Ou seja, não é o mar de rosas que muita gente pensa, eles têm dinheiro e um BWM para mostrar quando vêm cá a Portugal mas luxos lá são nulos e qualidade de vida idem. Vivem num apartamento T1 que da sala fizeram um quarto (para o filho) e a sala é o hall de entrada minúsculo.

        Por outro lado acho que deve haver mais oportunidades lá fora. Não conheço gente com cursos que estejam emigrados, por isso não tenho bem opinião. Eu quando acabar o curso queria emigrar, mais pela experiência que é viver noutro país e também porque consta que lá fora a "minha" área é bem remunerada e tem boas condições de trabalho. Mas só arriscaria se tivesse a certeza disto e se fosse para ganhar muito dinheiro para amealhar algum. Mas por outro lado não me vejo a viver fora a vida toda. E será que depois ia querer mudar-me para cá? Um dia que tenha filhos não os queria privar das relações familiares. Eu não ponho de lado mas no meu caso seria só daqui a uns anos, por isso vou indo e vou vendo.

        Mas também vos digo: se pensasse emigrar por uma questão de real necessidade, para não faltar nada a um filho meu, por exemplo, é que não pensava duas vezes. Deixar a família deve custar, sim, mas passar necessidades ou viver com a corda ao pescoço não é vida para ninguém, e se reunisse condições para emigrar, pois que eu emigrava!
        tens razão no que dizes: conheço muitos emigrantes (até da parte do meu marido) que têm um grande carro para mostrar quando vêm a Portugal e depois lá vivem tão mal ou pior do que viviam cá...
        2 filhotes lindos

        Comentar


        • #34
          Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
          tens razão no que dizes: conheço muitos emigrantes (até da parte do meu marido) que têm um grande carro para mostrar quando vêm a Portugal e depois lá vivem tão mal ou pior do que viviam cá...
          Acho que isso depende muito da geração de emigrantes. Antigamente isso acontecia mais e deve acontecer ainda com as gerações dos 50/60 anos. No caso da malta jovem que eu conheço, emigrantes qualificados, quase nenhum tem carro. Alguns ainda mantêm casa cá em Portugal, o meu irmão, por exemplo, quer vender a dele agora porque não pensa regressar tão cedo, e embora cá venha 3 e 4x ao ano fica sempre em casa de familiares ou amigos. Preferem viajar do que comprar carro ou casa.

          Comentar


          • #35
            Só uma coisa, os carros em França são super baratos e muitas vezes vão Alemanha busca-los que ainda fica mais barato. Digo isto porque os meus primos e tios de frança fazem isso e têm grandes carros.
            Um primo meu de 20 anos este verão chegou a Portugal com um Audi A5 novo e antes do A5 tinha um A4 de 2008 com um motor B6 que só lhe custou 7 mil euros e só esteve com ele um ano e uns meses.
            Ter bons carros não é sinal de terem grandes contas e grandes vidas como também não significa que passem fome e emigrante do norte (Vila Real) não passam fome. Passam a vida a comer e a fazer grandes jantares com a familia. Convem até terem bons carros devido as deslocações que fazem até Portugal.

            O bom dos emigrantes é que trabalham bem (os meus primos chegam a trabalhar todos os dias) poupam e depois quando têm algum gastam em Portugal, nas viagens e em carros.
            Ultima edição por Clara Sophie; 10-11-2011, 18:10.


            Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

            Comentar


            • #36
              Eu concordo com a miosotis quando diz que isso via-se mais em gerações anteriores. Uma boa parte da família do meu marido está em França e viveu muito tempo assim, quando ainda havia o sonho de ficarem lá alguns anos e depois voltarem. Entretanto foram casando e tendo filhos que não querem sair de França porque aquela é a terra natal deles, acabando por viver "normalmente" por lá.

              A geração actual, como é o caso dos meus amigos, já não se rege bem por essas regras, até porque, convenhamos, a maior parte cresceu tendo algum conforto. Por exemplo, o meu mano, em todos os países que já esteve, só na Espanha é que notou que havia o hábito de ir tomar café, como cá. França, Alemanha, Reino Unido só mesmo ao fim-de-semana... Seja como for, eu noto que os meus amigos, o meu mano não se privam de muuuuuita coisa. A alimentação é como a de sempre e quando há uns trocos a mais daqueles que é suposto por de lado, vão conhecendo as redondezas (o meu mano está em Chamberry e já foi á Suiça e a Itália), se tiverem de ir a um bar ao fim-de-semana vão... À semana, adoptaram o mesmo hábito de lá mas por uma questão simples: estão todos rotos (nisso, há que o dizer: o trabalho é pesado!) e querem é caminha. Ah, já agora, por falar nestes hábitos, o meu marido esteve na Alemanha em trabalho durante uns dias e no 1º dia resolveu ir tomar um cafézito com o colega. Numa cidade do tamanho de Valongo, existiam 3 cafés e 2 pubs. Eles nem sequer encontraram os ditos, só no dia a seguir é que um colega de lá lhes disse onde era. Sabem qual foi o comentário que eles ouviram, de um gajo que ganha mais do dobro que eles? "E vocês têm dinheiro para irem ao café diariamente?". É certo que pagavam 1€ por cada café mas mesmo assim...

              Cristina&Gonçalo: O meu irmão trabalhou uns tempos em San Sebastian! Esteve lá cerca de um ano, a trabalhar em carpintaria de cofragem, se não me engano entre 2007 e 2008.

              Comentar


              • #37
                O meu sogro comprou este ano um Audi 0 Km e só ficou a um preço muito bom porque os donos da Audi são patroes da minha sogra e fizeram um grande desconto, de resto os carros são mais baratos sim, mas também não é nenhuma pomba, basta ires os comprar lá fora e quando pagares registros transporte, legalização etc.. deixa de compensar, isto em França. Na Alemanha os semi novos já compensa, mas isto se falares minimamente a língua ou tiveres alguem de confiança que te ampare, tenho um amigo que fez disso a vida dele, ir buscar a Alemanha para vender cá em Portugal, ainda ganhou uns bons €




                Madrinha querida Caty80
                Madrilhada fofucha Julit

                Comentar


                • #38
                  Inserido Inicialmente por micaela24 Ver Mensagem
                  tens razão no que dizes: conheço muitos emigrantes (até da parte do meu marido) que têm um grande carro para mostrar quando vêm a Portugal e depois lá vivem tão mal ou pior do que viviam cá...
                  A minha cunhada trabalhou num carrefour en França e alguns emigrantes Portugueses iam à peixaria comprar só as cabeças de peixe.
                  Este verão fui a Portugal no fim semana que coincidiu com as ferias dos emigrantes Portugueses,e como aqui é quase a passagem obrigatoria para eles,(estou na rota da europa)so encontramos carros de luxo pela estrada fora...crise?Qual crise!!

                  Comentar


                  • #39
                    O exemplo que eu dei é de um casal na casa dos 55 anos. Eles realmente têm um BWM, compraram um Audi para o filho e não sei se o compraram em França, na Alemanha ou na Conchicina, mas o que queria dizer é que realmente têm dinheiro para comprar casas em Portugal e carros mas lá não têm uma vida que eu inveje porque para terem dinheiro para estas coisas não gozam a vida, aliás têm mesmo pouca qualidade de vida, porque mal comem. E poupar na comida é daquelas coisas que eu só faria se não tivesse mais por onde cortar. Talvez se levassem uma vida mais normal, não trabalhassem 12horas por dia e se alimentassem em condições não tivessem tanto para mostrar, o que leva as pessoas a pensar que eles lá fazem uma rica vida, que não fazem.

                    Claro que isto não é uma generalização, é o exemplo que conheço melhor. Abdicam de umas coisas para ter outras e cada um sabe de si. Quando se mudaram para lá há mais de 30 anos, seria talvez a única hipótese e fizeram eles muito bem.

                    Hão-de haver outras pessoas que trabalhem menos, aproveitem melhor a vida e tenham dinheiro para os prazeres da vida. Há de tudo, como disse e bem a Miosotis. Só acho que, pelo que vejo nesta situação concreta, que emigrar por si só não é a galinha dos ovos de ouro para ninguém automaticamente. Depois lá há que fazer pela vida também.

                    Comentar


                    • #40
                      O que? Os registo de carros em frança são super baratos.
                      O meu pai também faz isso e consegue registar os carros por 500 euros outros por 3 mil euros.

                      Pegando no exemplo do meu primo que o carro ficou-lhe por 7 mil mais registos em frança.

                      Em Portugal compras um Audi de 2008 no minimo por 25 mil euros e nem estou a falar do motor extras e kms, vais buscar um Alemanha por menos de 7 mil mesmo. Vamos supor que a pessoa vai registar o carro cá em portugal por 5 mil euros (o que é muito) mais 2 mil euros em viagens ( que é um exagero) ou seja o carro fica te por 14 mil euros.

                      Poupas no minimo 11 mil euros, achas que não compensa tabita?
                      Ultima edição por Clara Sophie; 10-11-2011, 18:34.


                      Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                      Comentar


                      • #41
                        Se derem baixa de documentos ainda mais barato fica.
                        Aqui registar um carro fica por 500€ mais ou menos,e tb nao sao muito caros comparado com Portugal.
                        O carro k temos custava mais 10.000 se o comprassemos em Portugal.

                        A vida que levo aqui é uma vida normal,nao corto en nada necessario,corto no que acho dispensavel.Nao sou de sair muito,nao vou comer a restaurantes constantemente nem nada disso.Saio uma vez de longe a longe.Vou a parques naturais gratis,passeo,gasto no carro e nada mais.Até posso levar a comida e fazemos tipo pic-nic,alem de poupar é giro.

                        Comentar


                        • #42
                          Inserido Inicialmente por pateta Ver Mensagem
                          Eu acho que é que fazem com os "turistas" como nós, então se desconfiavam que eramos portugas parece que fazíam pior. Eu sei que eles falam espanhol mas não se esforçam ou só ajudam quando lhes apetece. Nós ficamos instalados numa casa tipo turismo rural nos arredores de Vitoria e tinhamos um grande lago em frente, então era acordar abrir a janela do quarto e ver aquela neblina da manhã rasteirinha ao lago! O pessoal lá da casa foi impecavel. Muito bom, gostei muito! O pior das férias foi que no dia que tiramos para visitar Vitoria, mandei um tralho mesmo em frente à estátua da "Virgen blanca", espatifei um joelho para o resto das férias! Há-de lá estar a minha figueira!
                          Entao essas ferias correram mal...Vitoria e Bilbao ainda nao visitei,so de passagem.Até ja disse ao meu marido que "parece mal" nao ir a Bilbao ver o Guggenheim.Tens que vira ca novamente,segundo dizem mudou muito.Eu adoro estar aqui.
                          Eu acho as pessoas acolhedoras,o que esta a acontecer é que ha tanto emigrante k quando veem k tens sotaque,perguntam logo?"Nao é daqui,pois nao"? e eu "Nao,sou Portuguesa"...e eles começam logo a conversar,ahhh eu ja estive en Portugal,en tal sitio assim e assado... Sao simpaticos quando querem

                          Comentar


                          • #43
                            Acho que já vi para aqui um tópico a falar sobre isto e creio que até respondi ehehhe...

                            Muito resumidamente, no meu caso: O meu marido teve proposta da empresa dele para vir trabalhar na Suécia(tb existe cá), e nem pensámos duas vezes. Estamos aqui há 3 anos e não me passa pela cabeça voltar. Só mesmo de férias, ou um dia na reforma, talvez.

                            Pontos positivos:
                            -Maior qualidade de vida (vivemos numa zona lindissima, casa melhor, carro melhor... e tudo só com o ordenado do meu marido, porque eu ainda não estou a trabalhar)
                            -Excelente educação e apoios do estado, para os nossos filhos. (Temos 2 filhos: uma que nasceu em Portugal e veio com 2,5 anos. Adaptou-se muito bem, e já fala bem sueco, está perfeitamente inserida. O segundo, nasceu cá, tem 9 mesitos e é ele a razão pela qual ainda não fui procurar emprego ehhe... mas assim que entrar na creche(só depois de um ano), vou fazer-me à vida. Os subsidios que o Estado me dá pelos miúdos acabam por pagar a escola e creche, não gastamos um tostão.)

                            Pontos negativos:
                            -O tempo
                            -A língua (para mim já não é ponto negativo, porque falo bem e acho que até aprendi depressa, mas acredito que para muitas pessoas seja mais complicado)
                            (talvez haja mais, mas para já, são estes)
                            -Não ter ninguém de família por perto


                            Olhando para trás, cada vez mais penso que foi a melhor decisão que tomei(tomámos), sobretudo tendo em conta o estado a que Portugal chegou...

                            Comentar


                            • #44
                              Vricardo, permite-me colocar-te uma questão porque reparei que o teu bebé se chama Alexander e é uma curiosidade que tenho há imenso tempo relacionada com o nome dos filhos dos emigrantes: não vos foi permitido colocarem um nome português ao vosso filho? Ou seja, se quisesses que o teu bebé se chamasse Alexandre, não podias?
                              Receitas da Lótus

                              Comentar


                              • #45
                                Aqui em Espanha permitem,o que nao permitiam,(agora fica ao criterio de cada um) era colocar o apelido do pai no fim,aqui era o da mae o ultimo.Mas no caso que conheço a mulher é Espanhola e ele Portugues.Depois de umas voltas com o consolado la conseguiu,a filha chama-se Beatriz e tem o apelido do pai no fim.
                                Mas tb ha aqui Portugueses Pai e Mae com filhos com nomes Bascos,Ainhoa,Istitxu,Paul,etc...etc... Muitas vezes adaptam os nomes em Espanhol/Portugues a Basco.(Manias)
                                Exemplo a dona do meu piso chama se Dolores e em Basco,Loli...
                                Nao tem nada a ver...lol
                                Penso que com o consolado consegues por o nome Portugues mas da muito trabalhinho...

                                Comentar

                                slot_bottomleaderboard_post

                                Collapse
                                Working...
                                X