Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

E assim vai a cultura geral dos nossos "piquenos"

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • E assim vai a cultura geral dos nossos "piquenos"

    ... e depois disto só posso deduzir que Leonardo Da Vinci é um dos atores mais bem pagos de Hollywood! E o mamute deve ser primo, por parte da mãe, do dinossauro!



    Sociedade
    Vox Pop: A ignorância dos nossos universitários (vídeo)
    16-11-2011
    Por André Barbosa e Tânia Pereirinha e imagem de Joana Mouta
    Enquanto Portugal se ri da auxiliar de acção médica concorrente da Casa dos Segredos, que julga que África é um país da América do Sul, a SÁBADO fez um teste básico a 100 alunos de universidades de Lisboa.

    Ana Amaro, de 18 anos, que frequenta a licenciatura com o mestrado integrado em Psicologia do Instituto Superior de Psicologia Aplicada (ISPA), está a fumar à porta da faculdade, em Alfama. Aceita participar no teste de cultura geral da SÁBADO (20 perguntas, divididas por dois questionários de 10, ambos com um grau de dificuldade mínimo), mas está mais preocupada em acabar o cigarro. À quinta questão (qual é a capital dos Estados Unidos?), começa a atrapalhar-se. “Estados Unidos...? A esta hora é muita mau”, queixa-se. Não são 7h, são 13h30, e os colegas começam a sair para o almoço. Mas Ana parece ter acordado há 10 minutos, suspeita que a própria confirma.
    A partir daí, é sempre a cair.

    Não sabe quem escreveu O Evangelho Segundo Jesus Cristo, quem fundou a Microsoft, quem é Maria João Pires nem que instrumento toca. E não parece preocupada. Afinal, acabou de acordar.
    “Não dei isso no 12.º ano”, “Cinema não é comigo”, “Não me dou bem com a literatura” – na arte de justificar a ignorância, os estudantes universitários inquiridos pela SÁBADO têm nota máxima. “Se perguntasse alguma coisa de psicologia, agora cultura geral...”, diz Janine Pinto, optando pela desculpa número um.

    – Quem pintou o tecto da Capela Sistina?
    – Ai, agora... Tudo o que tem a ver com capelas e igrejas não sei (desculpa número dois dos universitários).
    – E quem escreveu O Evangelho Segundo Jesus Cristo?
    – Eh pá! Coisas com Jesus Cristo?! Sou fraca em religião ... (desculpa número três).
    E se é que isto serve de desculpa, aqui vai a número quatro: Janine, tal como muitos outros inquiridos, não está num curso de Teologia, nem de Artes.

    Mas Bruno Marques, 18 anos, no 1.º ano de Ciências da Cultura na Faculdade de Letras, escorrega num tema que deveria dominar.
    – Quem é Manoel de Oliveira?
    – Já ouvi falar, mas não sei quem é.
    – Estás em Ciências da Cultura. Dás Cinema?
    – Sim, algumas coisinhas, mas não sei...

    Pedro Besugo, 18 anos, estreante no curso de Turismo da Lusófona, admite não saber qual é a capital de Itália. Perante a insistência da SÁBADO (“Então estás a tirar Turismo e não sabes?”), responde: “Será Florença?” Não é. Como também não é Veneza, nem Milão ou Nápoles, como outros responderam.

    Não saber quem pintou a Capela Sistina ou Mona Lisa (um aluno responde Miguel Arcanjo; outro Leonardo di Caprio) é igualmente grave. Talvez não tanto como pensar que África é um país da América do Sul ou não fazer ideia do que é um alpendre. Mas Cátia Palhinhas, do reality show Casa dos Segredos2, autora destas e de outras respostas, que põem o público a rir, não frequenta o ensino superior – é auxiliar de acção médica e está a tirar o 12.º ano à noite no programa Novas Oportunidades.

    Aos 22 anos, sonha tornar-se “conhecida e vencer na televisão”. Por isso, não está nada preocupada em saber qual o maior mamífero do mundo – “É o dinossauro!”, disse há umas semanas.
    Há universitários que respondem “mamute” à mesma questão. Catarina, 20 anos, aluna de Psicologia do ISPA, fica na dúvida: “É o elefante. É o mamute. É o elefante. Acho que é o elefante. O elefante é de África e o mamute da Antárctida”.

    Leia o artigo completo na revista desta semana.
    Aqui:

  • #2
    olha minha querida pateta, vinha aqui justamente por este vídeos!!Estou estupefacta com tanta sabedoria!!Então, é esta ageração q vai um dia estar à frente do nosso país?? Futuros advogados, magistrados,médicos,juizes e afins?? Pessoas q dizem q cultura,politica,religiao,n é nada c eles..afinal?? N estou a perceber..com q moral vão estes miudos exigirem seja o q for dos nossos governantes??
    Eu th medo, muito medo, a sério?Será q estes miudos so querem saber do twitter e facebook? Será q ao menos sabem quem criou o facebook??????
    Sócia nº 104 Mães OMS

    [/url]
    Vá, dá uma espreitadela às Dylicias e na cozinha

    Comentar


    • #3
      de certeza q devem saber quem é justin bieber,beyoncé, lady gaga... ou o cromo do "guedes,sai da frente" afinal, acho q é a essas coisas q prestam atenção!!!
      Sócia nº 104 Mães OMS

      [/url]
      Vá, dá uma espreitadela às Dylicias e na cozinha

      Comentar


      • #4
        Céus... O_O Tanta ignorância junta...

        Comentar


        • #5
          Só pode ser para rir

          Comentar


          • #6
            muita ignorância junta...mas isso mete medo. Onde vai parar???


            Comentar


            • #7
              Uma palavra: MEDO!

              Que dá para rir dá mas na verdade se pararmos um bocadinho isto é absolutamente vergonhoso! É neste estado que os jovens chegam ao ensino superior e a mim até não me surpreende muito!



              \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

              Comentar


              • #8
                Mas também não vamos generalizar, ok? Devem ter entrevistado centenas e escolheram os piores.

                Comentar


                • #9
                  Já pararam para pensar que se calhar, se fizessem estas perguntas a alguém na casa dos 35/40/45 também não saberiam?
                  Isto é tudo muito bonito, mas qual é a validade deste estudo? Perguntaram a quantas pessoas? Se calhar, perguntaram a 100 e aproveitaram dez que não sabiam. E pronto...mais uma vez lá vamos nós falar dos jovens...

                  Ainda esta semana umas senhoras que iam no mesmo autocarro que eu achavam que a troika era uma empresa gerida pelo Passos Coelho!

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por rufer Ver Mensagem
                    Uma palavra: MEDO!

                    Que dá para rir dá mas na verdade se pararmos um bocadinho isto é absolutamente vergonhoso! É neste estado que os jovens chegam ao ensino superior e a mim até não me surpreende muito!
                    Tens razão... mas aí a culpa é do sistema, dos Professores que vão encontrando ao longo da vida e dos Pais.

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por Ritazza Ver Mensagem
                      Já pararam para pensar que se calhar, se fizessem estas perguntas a alguém na casa dos 35/40/45 também não saberiam?
                      Isto é tudo muito bonito, mas qual é a validade deste estudo? Perguntaram a quantas pessoas? Se calhar, perguntaram a 100 e aproveitaram dez que não sabiam. E pronto...mais uma vez lá vamos nós falar dos jovens...

                      Ainda esta semana umas senhoras que iam no mesmo autocarro que eu achavam que a troika era uma empresa gerida pelo Passos Coelho!
                      Tal e qual o que eu acho!

                      Comentar


                      • #12
                        Naturalmente que existem imensas pessoas, de muitas idades, que não saberiam responder. O que é totalmente vergonhoso na mesma, na minha opinião. Ninguém tem de saber TUDO mas existem coisas que não saber é um tanto ao quanto... Mau!

                        Em relação ás velhotas que a Ritazza falou, elas trocaram a ideia: a troika é que gere o Passos Coelho. :sneaky: (ai, que saudades do bonequinho com olhar mafioso...)

                        Comentar


                        • #13
                          É verdade, devem ter escolhido os piores para fazer valer o seu ponto de vista. O estudo, que não o é porque não me parece ter qualquer validade cientifica não é por aí além importante mas ainda assim eu acho inconcebível que alunos que frequentaram o ensino secundário e estão no ensino superior não saibam responder a algumas perguntas que foram colocadas! E a questão não é serem jovens mas sim serem jovens que têm já um percurso académico que lhes devia dar essas ferramentas. Se fizessem a pergunta a pessoas na casa dos 30/40/50 sem qualquer formação eu não acharia tão escandaloso. O problema é que muitos dos miúdos chegam mesmo até ao fim do seu curso e até mestrado sem saber coisas, na minha opinião, básicas no que diz respeito a cultura geral.



                          \"Os dois maiores presentes que podemos dar aos filhos são raízes e asas.\" (Hodding Carter)

                          Comentar


                          • #14
                            Inserido Inicialmente por Sugarpops Ver Mensagem
                            Naturalmente que existem imensas pessoas, de muitas idades, que não saberiam responder. O que é totalmente vergonhoso na mesma, na minha opinião. Ninguém tem de saber TUDO mas existem coisas que não saber é um tanto ao quanto... Mau!

                            Em relação ás velhotas que a Ritazza falou, elas trocaram a ideia: a troika é que gere o Passos Coelho. :sneaky: (ai, que saudades do bonequinho com olhar mafioso...)
                            Sim, ninguém tem de saber tudo, mas então não usem os jovens como a vergonha do país... quando há milhares de outras pessoas que também não sabem. Porque se os jovens não sabem, é porque alguém não os ensinou, correcto?
                            E com isto não estou a defender ninguém, como se os jovens fossem uns coitadinhos. Também não são... Mas a verdade é que quase metade da nossa população lê a Maria. Estamos à espera de quê?

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por Ritazza Ver Mensagem
                              Já pararam para pensar que se calhar, se fizessem estas perguntas a alguém na casa dos 35/40/45 também não saberiam?
                              É possível. Mas para mim é menos grave uma pessoa de 45 anos, que se calhar nem o 12º ano tem, não saber responder do que jovens universitários que praticamente já nasceram na era da sociedade de informação e têm todos os dados que necessitam ao alcance de um dedo. E não acredito que um jovem acabado de sair do secundário não se lembre de ouvir o prof de português dizer que quem escreveu os Maias foi o Eça, ou quem escreveu o Evangelho foi o Saramago, ou nunca terem ouvido falar na capela sistina, etc etc. Só se faltaram muito às aulas.

                              E o pior comentário para mim é a moça no final do vídeo que diz que cultura geral é coisa que não lhe interessa!

                              Concordo contigo que numa amostra de 100 eles escolheram os piores, claro. Mas, infelizmente, acredito que o nível cultural dos jovens ande muito por baixo.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X