Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

VIsão desta semana

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • VIsão desta semana

    Bom dia,

    Esta semana a capa da Visão é sobre o tema filhos preferidos, dizem que todos os pais têm mas não assumem. Ainda não li o artigo, por isso é com as devidas ressalvas que digo que obviamente não concordo. Adoro os meus dois filhos e não conseguia dizer de qual gosto mais.

    É natural que em certas situações preferimos o feitio de um filho e noutras o feitio de outo, mas isso não é gostar mais e varia consoante as situações e fases de desenvolvimento.

    Gostava de saber a opinião de outras mães ou só de filhas.

  • #2
    Ainda não vi a Visão desta semana mas esse tema saiu há pouco tempo noutra revista qualquer que me passou pelas mãos.

    Eu só tenho um filho por isso não posso responder à questão como mãe. Como filha, sei (e a minha irmã também diz o mesmo) perfeitamente que o meu irmão mais novo é o preferido da minha Mãe (e era neto preferido da minha avó materna, também). Ela até pode negar, mas não consegue esconder. E eu descobri isso muito cedo e aprendi a tirar partido da coisa a meu favor. Por exemplo, quando éramos crianças, se me apetecia um gelado ou chocolate antes do jantar sabia perfeitamente que a minha Mãe me diria que não podia comer por isso mandava o meu irmão pedir. E resultava sempre! O mesmo para cromos ou kalkitos, se fosse ele a pedir ela comprava sempre, se fosse eu já não era certo. É a vida.

    Comentar


    • #3
      Tenho dois pequenos e não tenho preferidos.


      Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

      Comentar


      • #4
        Tenho uma irmã e nunca senti tal coisa. Nunca houves distinção entre nós, sempre fomos tratadas mais ou menos da mesma maneira devido as nossas personalidades. A minha mãe sempre nos amou, sempre contribuiu com o seu saber e com o seu carinho da mesma maneira. O que uma tinha a outra também tinha.


        Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

        Comentar


        • #5
          Eu tenho 1 irmão. Nunca notei que os meus pais gostassem mais de um do que do outro.
          acho que em determinadas fases da vida o pai ou a mãe sitam talvez mais proximidade de um dos filhos, o que pode ter várias razões.

          Eu só tenho um filho. Não tenho forma de comparação

          Comentar


          • #6
            Nós somos 4 irmãos. Eu costumo dizer que há a mais velha, porque é a mais velha, o mais novo porque é o mais novo, a do meio porque é loirinha de olho azul e... Eu! LOL
            Pode parecer exagero, mas isto é verdade. A minha Mãe tem uma dependência enorme da minha irmã mais velha, ao ponto de lhe telefonar para contar o mais pequeno pormenor. Depois há a minha irmã do meio, que o meu pai não consegue esconder que prefere porque sempre quis ter um filho loiro de olhos azuis e saiu ela. E o meu Irmão, por ter já nascido bastante depois de nós as 3, é claramente o predilecto porque, além de ter sido rapaz (e a minha Mãe sempre quis um rapaz), teve a protecção de nós todos.
            Eu sei que sobro, ali no limbo. Passam-se dias sem que a minha Mãe me telefone, e mesmo quando vivia lá em casa senti em determinadas situações que era preterida em relação às minhas irmãs. Tenho imensas memórias de infância de eu ter de ficar com o boneco X, mais feio, para que a minha irmã do meio ficasse com o mais bonito.

            Hoje, analisando a frio, chego à conclusão que isto dos filhos predilectos não está apenas nos pais, mas também nos próprios filhos e da atenção que cada um exige aos pais. Agora consigo ver que, de facto, as minhas duas irmãs sempre souberam "vender-se" mais, ou seja, colocarem-se mais em evidência aos meus pais do que eu, que sempre fui muito mais independente e "solitária".
            Receitas da Lótus

            Comentar


            • #7
              Deus me livre!!!!!

              Lá por casa é igualinho!! Apesar do Rodrigo até ser um pouco mais mimado, pk a Joana tem uma personalidade mt forte e não é cá de miminhos e abraços!!!! )

              Quem veja de fora, vai pensar que o Rodrigo é o nosso filho preferido.. pois está sempre agarrado a nós.. beijos daqui..beijos dali..festinhas.. e a minha PESTE.. é mt independente.. senhora do seu nariz.. e só se chega a nós quando anda doente...quando quer dormir.. e quando está comida na mesa Lol

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
                Eu sei que sobro, ali no limbo.
                Compreendo perfeitamente o que dizes. É a síndrome do 'irmão do meio', que é o meu caso, também. Lembro-me logo da série 'Malcolm in the middle', lol.

                Mas curiosamente, com o meu pai surpreendi-me porque sempre achei que o filho preferido dele fosse a minha irmã (2ª filha dele) mas há poucos anos ele confessou-me que era eu porque achava que eu era a mais frágil de todos e a que poderia precisar de mais apoio, e no final enganou-se porque de todos os filhos fui a única que sempre conseguiu superar os desafios sozinha sem nunca lhes pedir ajuda (ou dinheiro).

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por Flor_de_Lótus Ver Mensagem
                  Tenho imensas memórias de infância de eu ter de ficar com o boneco X, mais feio, para que a minha irmã do meio ficasse com o mais bonito.
                  Igual. Lembro-me de receber carros porque assim completava a colecção do meu irmão com algum modelo que lhe faltasse. O argumento era de que assim podiamos brincar juntos e eu perguntava sempre porque ele não recebia também bonecas, então? Lol. Enfim. Na altura custava-me. Era criança e Mãe é Mãe, mas hoje olhando para trás acho que isso foi apenas uma das coisas que me obrigou a crescer e a ser independente e lutar pelo que queria. De certa forma tornou-me mais orgulhosa e mais forte, também.

                  Ainda hoje, muitas vezes a minha Mãe me liga para saber do meu irmão (que vive fora) sem sequer perguntar primeiro como eu estou. É mais forte que ela. Eu já nem ligo, só respondo: 'Não sei, por que é que não lhe ligas? Mas já agora, eu estou bem, obrigada.'

                  Comentar


                  • #10
                    Eu ainda tenho o 2º a caminhos... espero bem não ter esse sentimento, mas acredito que os pais se identifiquem mais com a personalidade de um filho do que de outro... no entanto custa-me a creditar que gostem mais de um do que de outro!

                    Mas às vezes questiono-me como é que vai ser quando a "princesa" nascer... o amor por um filho é um amor que cresce, cresce, cresce, não acredito que logo após o nascimento vá ter o sentimento por ela que tenho por ele! Acredito sim, que esse sentimento irá crescer até igualar o que tenho pelo irmão!

                    Relativamente a mim e aos meus pais, não consigo opinar... infelizmente sou filha unica! No caso da minha sogra é mais que evidente a preferencia pelo filho em relação às filhas... mas pronto a idade e a cabeça já não ajudam!

                    Comentar


                    • #11
                      Pois lá em casa eu era a mais velha...mas a preferida era a minha irma e mais tarde nasceu o meu irmao que passou a ser o Deus! LOL Eu toda a vida fui a ovelha ranhosa LOL va-se la saber pq.
                      O meu irmao era o menino. A minha irma era a que tinha notas brillhantes na escola, a que aprendeu a ler sozinha, a que teve melhor nota na PGA na escola toda, a que tirou a carta à primeira, a que entrou para psicologia, a que nunca precisou de explicaçoes....eu era só uma miuda normal

                      Aqui em casa adoro de igual os meus dois índios, embora concorde ali que a fase de desenvolvimento de cada um tenha influencia na maneira como agimos com eles. E o pequenino é uma manipuladorzinho que adora jogar com isso Raça do puto saiu cá um lambe botas! mas adoro os dois de igual maneira.
                      Veja o novo Blog de Culinária, o Manjar das Deusas

                      Presidente da associação de madrinhas da PipocaeCompanhia

                      Comentar


                      • #12
                        Os meus pequenos são muito agarrados a mim mas têm necessidades diferentes, estão em etapas diferentes e cada etapa tem o seu nível de atenção e importância. Isto não pode ser confundido com preferências.
                        O Salvador dorme comigo, a Maria não mas a Maria precisa de ajuda para comer e o Salvador já não precisa tanto. A Maria explica-se bem enquanto o Salvador não, logo neste aspecto tenho de dar mais atenção ao Salvador para conseguir entender.
                        Ambos exigem muita atenção, muitos mimos, muito aconchego, muito colo mas em alturas diferentes e nessas alturas tenho de concentrar-me mais num e não nos dois.
                        Raramente meto o Salvador de castigo já a Maria uma vez por semana mais ou menos vai para o canto.
                        Isto não implica preferências.


                        Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                        Comentar


                        • #13
                          Acho que tem muito a ver com feitios mas noto imenso as diferenças de irmão mais velho/meio/mais novo no meu marido e nas irmãs. Ele é o meis velho e rapaz portanto acaba por ter tendência para querer mandar nelas todas. A do meio é completamente independente e não dá cavaco a ninguém. A mais nova continua a ser a coitadinha frágil que precisa de protecção (e age como tal, exigindo sempre mais atenção).
                          Eu só tive um irmão e não me lembro de notar diferenças de comportamento dos meus pais. Éramos diferentes, rapaz e rapariga, ele mais enérgico e eu mais calma e isso dava azo a diferenças mas nada de filhos preferidos.
                          2 filhotes lindos

                          Comentar


                          • #14
                            Só posso dar a minha opinião como filha e irmã. Os meus pais adoram-nos aos dois, disso tenho a certeza, fazem tudo o que podem pelos dois, mas o meu irmão sempre teve um complexo enorme de inferioridade e quando eu era pequena apanhava tareia dele porque era em mim que ele descarregava a raiva de eu ser a preferida, achava ele. Demo-nos muito mal até há pouco tempo por isso mesmo, e porque sempre deu a entender ao resto da família que era o coitadinho.

                            Mas eu acho que não depende só dos pais. Analisando bem as coisas os meus pais ao meu irmão não negavam praticamente nada mas ele era demasiado exigente. Para ele nunca chegava. E o problema não era ele não ter, era eu ter (fosse o que fosse, atenção, brinquedos, dinheiro). E também tem a ver com os feitios, o meu irmão sempre foi bicho do mato, eu sempre adorei miminhos. E eu a partir de certa altura, ainda na infância, comecei a afastar-me dos meus pais porque sentia-me culpada pela raiva que o meu irmão sentia de mim.

                            Isto de ser vista como a preferida não é fácil e ainda hoje choro só de pensar no que sofri à conta disto e nas tareias que levei.

                            Mas adoro o meu irmão e faço qualquer coisa por ele.

                            Comentar


                            • #15
                              Eu sou filha única, por isso essa experiência não tenho. Os meus sogros, não vou dizer que gostam mais da filha, mas dão-se mais com a filha (que até vive com eles) e garantidamente gostam mais da neta da filha do que das netas do filho - minhas filhas - fazem MESMO distinção...
                              Por acaso vi a Visão e fiquei curiosa com o artigo, mas não li.
                              Enquanto mãe, adoro as minhas filhas de loucura, qualquer uma das 2. Quantitativamente falando não há diferença nenhuma. "Qualitativamente" há diferenças sim, mas que se devem à diferença de idades entre elas. Uma já é minha companheira, amiga e cúmplice. A outra é a minha bebé, o meu anjinho lindo.
                              De umas vezes tiramos da mais velha para dar à mais nova para não chorar, de outras é a mais velha a brincar com as prendas que dão à pequenina.
                              Mas por ex, agora no Natal, a maior vai receber mais coisinhas pq a bebé ainda não liga tanto, mas para o ano já vou equilibrar a coisa. Aliás, a teoria até é que os brinquedos são das 2, para que aprendam a partilhar.
                              Mas tenho uma amiga que diz que os pais a adoram e nunca se sentiu prejudicada, mas que a preferida é a irmã + velha.
                              E outra que tem claramente uma relação de conflito com a mãe que prefere o filho + velho e que teve/tem atitudes mt descriminatorias.
                              :w00t: As minhas Madrilhadas lindas: PatriciaCampino Fofinho Pedro 06/12/2010; Telminha Linda Lara 06/12/2010; Fairy D. Bia, estamos a espera! DPP 23 Dezembro :w00t:

                              www.ideiasepoeiras.blogspot.com

                              Sócia nº 77 Clube 2 Em Busca da Cegonha



                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X