Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Comer carne na quaresma....

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Comer carne na quaresma....

    Eu fui habituada desde catraia que na quarta seguinte ao carnaval e nas sextas até à Pascoa, não se come carne. Concordo que o importante é o sacrificio e não o acto de comer carne em si, mas se não comer carne não é sacrificio, vou comer para quê? então continuo até hoje sem comer e pretendo assim continuar, o meu marido também não come, embora aconteca "acidentes" que às vezes lá passa, sem darmos contas e só depois nos lembramos....
    E vocês comem carne ou não?




    Madrinha querida Caty80
    Madrilhada fofucha Julit

  • #2
    Depende do ponto de vista. Creio que o objectivo é privarmo-nos de algo que gostamos. Será maior pecado vale estar comer bacalhau ou marisco ao preço ou comer frango que é muito mais barato?


    O meu parto: O Meu Admirável Mundo Novo... (Maternidade Daniel de Matos - Coimbra)

    Comentar


    • #3
      Este ano não cumpri o jejum devido porque confesso que nem me lembrei que era quarta-feira de cinzas. Mas sim, quando me aprecebi, cumpri o resto do dia. Não só não como carne como faço abstinência do restante, evitanto comer coisas que são claramente "desejos". Na 4ª feira evitei bolachas, colocar chocolate no leite ao lanche, não toquei na meia barra de chocolate que a sogra me deu (esta é que custou... Uiii!).

      Comentar


      • #4
        Inserido Inicialmente por MMargarida Ver Mensagem
        Depende do ponto de vista. Creio que o objectivo é privarmo-nos de algo que gostamos. Será maior pecado vale estar comer bacalhau ou marisco ao preço ou comer frango que é muito mais barato?
        Yep, é isso. Antigamente era carne por ser um bem que não se comia regularmente. Para ser franca, acho que hoje em dia é o peixe que ocupa essa função...

        Comentar


        • #5
          Inserido Inicialmente por Sugarpops Ver Mensagem
          Yep, é isso. Antigamente era carne por ser um bem que não se comia regularmente. Para ser franca, acho que hoje em dia é o peixe que ocupa essa função...
          Concordo. Há peixe tão ou mais caro que a carne de vitela, p ex.


          Eu, como católica praticante (tenho muitas reticências quanto a várias questões defendidas e não me considero católica extremista), cumpro e não como carne na 4ª-feira de cinzas, nem nas sextas-feiras do tempo quaresmal.

          Comentar


          • #6
            Sim eu também tento fazer os verdadeiros sacrificios, mas para além disso não como carne, pelo que li o facto de não se comer carne, não se prende ao facto de ser barata ou cara, o peixe fica excluido por ser uma animal "mitico" do ponto de vista religioso... toda a minha família e parte da do meu marido seguem este costume, mas pelo que vejo lá no estaminé da minha mãe, a maior parte do povo não liga nehuma.




            Madrinha querida Caty80
            Madrilhada fofucha Julit

            Comentar


            • #7
              Eu tb não como.
              Mas confesso que por vezes esqueço, ora se não é com intenção não deve ser pecado, certo?


              Comentar


              • #8
                Na 4a a minha sogra fez o almoço. Fez uma dourada assada que me soube maravilhosamente bem. Não foi sacrifício nenhum comê-la portanto acho que não é esse o objectivo. Já se fosse carapau garanto que ia ser um sacrifício dos diabos. odeio carapau
                Eu não ligo a isso do peixe e da carne. Faço os meus sacrifícios noutras coisas. Em vez que ir comer bolachas ao lanche comi outra coisa.
                2 filhotes lindos

                Comentar


                • #9
                  Eu não faço nada dessas coisas mas também não sou católica.


                  Madrinha de Parto da Dea, Anana e Tafi - Já nasceram e são lindos / Afilhada de Parto da Dea

                  Comentar


                  • #10
                    Ola!

                    Eu nunca cumpri. Porque acho mesmo que o sacrificio pelo sacrificio nao é proposito. Se naqo comes carne mas comes outra scosia eu gostas, ou ate mais cara, ou se poupas para depois comprar uma prendinha para ti... Supostamente nao se come carne, mas tambem nao se substitui por nada. Comes so as batatas com as couves, e nao gastaste pois vais oferecer a quem nao tem para fazer a Pascoa...
                    Quando eu andava na cateseque faziamos uma colecta com o dineheiro dos sacrifios (gulosoimas nao compradas coma mesada) para doar a crianças que normalmente nao tinham guloseimas. Ate acho que num dado ano juntamso memso as ditas guloseimas que nao tinhamos comido...

                    Beijinhos

                    Rute

                    O meu parto de 14 dias
                    Bebes e Mamas marcianas de 2008
                    Foram 25 meses, 2 semanas e 4 dias de maminha com muito amor (mamou a ultima vez a 22 de Abril 2010). CIA congénita, encerrada por cateterismo aos 4 anos e 5 meses.
                    CIA congénita... Um operado, outro à espera que feche...

                    Comentar


                    • #11
                      Inserido Inicialmente por tábita Ver Mensagem
                      Eu fui habituada desde catraia que na quarta seguinte ao carnaval e nas sextas até à Pascoa, não se come carne. Concordo que o importante é o sacrificio e não o acto de comer carne em si, mas se não comer carne não é sacrificio, vou comer para quê? então continuo até hoje sem comer e pretendo assim continuar, o meu marido também não come, embora aconteca "acidentes" que às vezes lá passa, sem darmos contas e só depois nos lembramos....
                      E vocês comem carne ou não?
                      Os catolicos podem comer carne sim, bastava que pagassem à Igreja o dizimo. A Igreja colocava o dinheiro num envelope selado e enviava para Deus e a partir daí já se pode enfardar carne.

                      PS_ Como sou tesa e não tenho guito pá dizimo, só posso comer mariscadas. É um sacrificio que faço com gosto, tudo em nome na Igreja.
                      Para que ninguem morra de curiosidade e arranje como se entreter ainda mais http://antestardequenunca-becas.blogspot.com/

                      Comentar


                      • #12
                        Inserido Inicialmente por ladiabla Ver Mensagem
                        Os catolicos podem comer carne sim, bastava que pagassem à Igreja o dizimo. A Igreja colocava o dinheiro num envelope selado e enviava para Deus e a partir daí já se pode enfardar carne.

                        PS_ Como sou tesa e não tenho guito pá dizimo, só posso comer mariscadas. É um sacrificio que faço com gosto, tudo em nome na Igreja.
                        Mas isso já foram "leis" à parte feitas por interesses.


                        Eu vou fazendo pequenos sacrificios, como me privar de algumas coisitas tipo chocolate, tabaco, não beber coca cola ( este para mim é dos maiores, LOL). Se não comer carne, não é sacrificio nenhum, vou come-la porquê? não é sacrificio, mas não a como à mesma. Ah! fiambre, chouriços, paios etc... estão incluidos nas restrinções é que já ouvi muita gente a dizer que não come carne na quaresma mas estas coisas comem, para mim até é aqui que o "sacrificio" de não comer carne, faz-se sentir mais.




                        Madrinha querida Caty80
                        Madrilhada fofucha Julit

                        Comentar


                        • #13
                          Bem, assim como a Clara, eu não cumpro essas "leis"....

                          Comentar


                          • #14
                            Não ligo muito, apesar de em casa dos pais seguirem isso à risca. Para mim os sacrificios vão ser os do costume, já faço tantos fora da quaresma.

                            Comentar


                            • #15
                              Não ligo nada a nada disso. Como o q quero quando me apetece. Incluindo Natal, Páscoa etc.
                              Cada vez como menos carne, mas isso nada tem a ver com a datas.

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X