Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Carta enviada: Primeiro Ministro (...) - NOVIDADES!!!!

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Carta enviada: Primeiro Ministro (...) - NOVIDADES!!!!

    Olá a todas(os),

    No meio de tanta confusão do "faz" e "não faz", tomei a inciativa de enviar a seguinte carta ao gabinete do Primeiro Ministro, do Presidente da Republica e da Ministra da Saúde.

    Vou colocando aqui as respostas que vou recebendo.

    "Exmo. Sr.(a)

    Desde já peço desculpas pelo incómodo, mas de facto já não sei mais o que fazer a não ser questioná-lo! Aos meus 16 anos de idade foi-me detectada uma menopausa precoce. Fui observada e seguida na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), inicialmente pelo Dr. Gervásio Costa em Ginecologia de Adolescentes e seguidamente pelo Dr. Tiago na consulta de Endocrinologia.

    Este ano casei, a primeira questão e desejo de qualquer casal, é o ter filhos! Pois é, perante isto veio uma enorme angústia, falei com o Dr. Tiago que prontamente me enviou para a consulta de Infertilidade, novamente com o Dr. Gervásio. Eu e o meu marido fizemos os respectivos exames e chegou a altura de ouvir o que jamais alguém que deseja um filho quer ouvir, o Dr. Gervásio informou-nos que de facto o meu problema estava fora do âmbito deles ali na MAC, que apenas se iria resolver com uma Doação de Ovócitos/Gâmetas, pois os meus ovários não produzem ovócitos e que o Estado Português não comparticipa nem é feito em Entidades como a MAC ou qualquer outro hospital do sector público, apenas no sector privado e a “pagantes”.



    O que é uma doação de ovócitos/gâmetas, o porquê de se ter que recorrer a ela e qual o seu desenvolvimento até ser concluída:



    “A doação de ovócitos destina-se aos casais com as seguintes condições: a mulher não possui ovários, os ovários não produzem ovócitos, os ovócitos são geneticamente anormais, ou existe contra-indicação para hiper-estimulação hormonal. A taxa de gravidez por FIV/ICSI é de cerca de 45%.

    Não deve haver obstáculos legais à doação de ovócitos em todos os centros de RMA, incluindo os Hospitais Públicos.

    A estimulação da mulher dadora, a recolha dos óvulos e a fecundação são efectuadas como descrito para a FIV, utilizando o sémen do parceiro.

    Na doação de ovócitos, efectua-se uma consulta com o casal para da mulher se recolherem os dados físicos e uma amostra de sangue, enquanto que o homem procede à colecta do sémen que de seguida é criopreservado. O centro procurará então uma dadora de ovócitos com as características genéticas similares à da mulher do casal infértil, uma procura segundo os processos de transplante e que pode demorar alguns meses (em média cerca de 6 meses).

    Na doação de ovócitos, a recolha de ovócitos da dadora é efectuado por aspiração dos ovários após hiper-estimulação controlada do ovário. Cerca de 1 hora após a recolha, a dadora regressa ao seu domicílio em regime ambulatório. De seguida, os ovócitos da dadora são inseminados ou microinjectados com os espermatozóides do membro masculino do casal em tratamento. A cultura é então efectuada, e a transferência dos embriões para a paciente ocorre ao 3º ou ao 5º dia do desenvolvimento embrionário.

    Não há, pois, lugar a qualquer possível cruzamento entre a dadora de ovócitos e o casal em tratamento. Por este motivo, nem na união europeia nem nos EUA existem Centros só para recolha de ovócitos de dadora. De outro modo, o custo acrescido na implantação de centros paralelos inviabilizaria todo o processo. Como os ovócitos são oriundos de jovens saudáveis, a taxa de gravidez é geralmente mais alta (40-50%).

    Os critérios de selecção das dadoras de ovócitos são os seguintes:



    -boa compleição física, bom quociente intelectual e nível elevado de educação.

    -ausência de hábitos alcoólicos, tabágicos ou de consumo de drogas.

    -ausência de malformações físicas, sensoriais e dos orgãos internos; de doenças genéticas; de doenças sistémicas (diabetes, hipertensão arterial, reumatismo, insuficiência renal, insuficiência hepática, etc); de situações neoplásicas; e de agentes infecciosos.

    -ausência de malformações físicas, sensoriais e dos orgãos internos; de doenças genéticas; de doenças sistémicas; e de doença cancerosa na família directa.



    Na doação de ovócitos efectua-se um emparelhamento físico e genético entre a dadora e a mulher infértil, de modo a serem o mais iguais possíveis, e incluem:



    -grupo sanguíneo, raça, estatura, cor de pele, cor dos cabelos, cor dos olhos.

    -no caso dos casais homosexuais, as opções são livres.



    Este emparelhamento entre as características da dadora e as da paciente do casal permite actualmente que 80-95% das características genéticas maternas do bebé sejam similares às da mãe, incluindo o aspecto físico (são parecidos com a mãe do casal) e o sangue. Trata-se de uma compatibilização do tipo usado nos transplantes.

    As dadoras são geralmente recrutadas em jovens universitárias (20-29 anos de idade) e a doação não é gratuita, pois obriga a uma hiper-estimulação controlada do ovário, anestesia e recolha (situação muito diferente da doação de sémen, em que basta uma masturbação). No entanto, como é uma doação benévola, o pagamento é simbólico e apenas cobre os riscos, as horas perdidas de trabalho, as deslocações e a medicação. Devido aos métodos actuais ainda não permitirem uma criopreservação eficiente de ovócitos, não há bancos de ovócitos mas apenas bancos de dados de doadoras potenciais. As dadoras de ovócitos são sempre dadoras anónimas.”





    Pois é, como pode constatar é um método que apenas tem entre 40% a 50% de taxas de sucesso, tratamento esse que pode custar entre os 6000€ e os 9000€.



    Na altura quando me informaram que não poderia fazer este tratamento na MAC, informaram-me também que o Estado estaria a providenciar comparticipações para estes tratamentos, mas até à data não se ouve falar em nada disto.



    Como nós existem imensos casais nestas situações, que para poderem realizar um simples sonho individuam-se até mais não… Estes casos, são casos de saúde… No meu caso por exemplo e segundo o meu médico, o facto de não engravidar será o menos, porque eu com 25 anos de idade começarei com os mesmos problemas que uma mulher com 50 anos… Portanto, como o Sr. Eng. pode verificar existe toda uma pressão psicológica. Será que é tão difícil para o Estado ajudar casais como nós? Está na altura de fazer algo! Legislaram o aborto, gasta-se imenso dinheiro para tapar e remediar a falta de responsabilidade, de cabeça ou devaneios de algumas mulheres e para estes casos não chega?!



    Como cidadã que sou, gostaria de lhe pedir que reflectisse sobre este assunto e o levasse até às suas devidas instâncias. Penso que Portugal tem que evoluir e se, se queixam tanto da pouca natalidade que existe, ajudem quem de facto que AMAR e TER um filho!



    Já não falando dos casos super demorados que existem quando falamos em adopção! É ridículo uma criança ir para uma instituição com meses de vida e estar anos à espera para ser adoptada. Quem diz as crianças, diz os casais que têm condições, um lar e amor para lhes dar, coisa que não existe e que jamais existirá nestas instituições de acolhimento!



    Penso que está na altura de repensar tudo isto, porque ao se fazer algo em relação a estas duas questões, estamos a fazer algo pelo futuro deste País!



    Mais uma vez lhe agradeço toda atenção que dispensou ao ler esta minha carta, este meu desabafo e mais que tudo, um pedido de AJUDA.



    Com os melhores Cumprimentos, aproveito para lhe desejar um excelente ano de 2009 e que este ano traga tudo de bom para todos, principalmente para casais como nós que sofremos não só fisicamente e psicologicamente, como também financeiramente!


    Atentamente,

    Inês Pinho"


    Gostaria que me dessem a vossa opinião... Desde já peço desculpas pelo testamento!

    Beijinhos!

  • #2
    RE:

    Gabinete do Primeiro Ministro:

    - Reencaminhou o meu e-mail (Com o meu Cc) para o Gabinete da Ministra da Saúde com o seguinte conteúdo:


    Exma. Senhora

    Chefe de Gabinete da Senhora

    Ministra da Saúde


    Cumpre-me remeter a V. Exa. o e-mail enviado ao Senhor Primeiro Ministro por Inês Filipa Jacinto M B da Silva e Pinho.


    Situando-se a matéria no âmbito desse Ministério, solicita-se que seja promovida a sua análise, dando conhecimento à interessada do andamento que ao assunto vier a ser dado.


    Com os melhores cumprimentos

    XPTO (Assessor Administrativo)



    Pois é... Já começámos o jogo do empurra... É o habitual no nosso País...

    Comentar


    • #3
      RE:

      Muito bem. Vamos ver quantoinacreditávem s anos vão passar até teres a tua resposta. A única coisa boa é que este é um ano de eleições... fazem de tudo para terem mais votos...É inacreditável o que se passa por exemplo com a adse: eu sou professora e tenho adse que é paga por mim todos os meses (sou contratada), efui analisar as tabelas da comparticipação da adse. Qual não foi o meu espanto quando vi que a adse me ajuda a realizar um lifting e não me ajuda a fazer ualquer que seja o tratamento de fertilidade que eu precisar!!! Não é uma doença??? ou será que é mais umportante retirar uma rugas do que ser mãe???

      Desculpa o testamento mas isto tira toda a peciencia que qualquer pessoa tenha.

      Beijocas grandes e boa sorte

      Comentar


      • #4
        RE:

        SLei,

        Tens toda a razão! Estas situações são inacreditáveis! E o pior é que quem sofre são sempre os mesmos!

        Comentar


        • #5
          RE:

          Achei que exposeste muito bem o teu caso...espero que os senhores ministros "percam" algum do seu VALIOSO tempo a ler e que respondam bem rapido....

          JOCAS GRANDES

          ---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------















          PASSO-A-PASSO ATÉ Á NOSSA ESTRELINHA: em http://nossa-estrelinha.blogspot.com/















          -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------Agosto 06 - Início dos Treinos Intensivos...apos 10 anos a tomar pílula!



          Março 07 - Ovário Direito Policistico, Nem sempre ovulo, progestrona muito baixa...ciclos de 45 dias.



          Junho 07 - Dufine + Duphaston - Medica GO Dr. Cristina Gamboa



          Outubro 07 - Ovário Direito Quisto , progestrona já está mais alta....Continuar ttt.....e tratar o quisto!



          Novembro 07 - O quisto está a aumentar e as dores também. Interrompi o ttt.



          Dezembro 07- O quisto continua a aumentar...tem 6 cm e é hemorrágico. Tenho tido muitas dores. A médica mandou tomar a pilula durante 3 meses!!!



          Abril 08 - Acabei a pilula, mas o quisto continua cá. Proximo passo LAPAROSCOPIA!



          Maio 08 - Fiz cirurgia e retiraram quisto...Conseguiram q ficasse com os 2 ovarios! Posso vir a ter mais quistos! A endometriose não desaparece!



          Julho 08 - Vou fazer Histerossalpingografia e marido vai fazer 1º Espermograma...



          Setembro 08 - Espermograma fraquito...médica indicou tratamentos de infertilidade com Dr Alberto Barros!



          OUTUBRO 08 - 1ª CONSULTA DR ALBERTO BARROS - correu muito bem, fazer novo espermograma e cariotipos.



          NOVEMBRO - Novo espermograma do maridão! Mesmo resultado, poucos espermatozoides. Tudo bem com cariotipos



          DEZEMBRO 08 - Consulta com Dr Cristiano...e Histeroscopia. Tudo bem com utero!







          JANEIRO 09 - Inicio das picas GONAL F no dia 2 de JANEIRO para 1ª ICSI







          12 de JANEIRO 09 - PUNÇÃO FOLICULAR







          15 de JANEIRO 09 - TRANSFERÊNCIA 2 EMBRIOES







          27 de JANEIRO 09 ---» POSITIVO(120,5)







          20 de SETEMBRO de 2009--» NASCEU A MINHA ESTRELINHA!!!!







































          *** SOU AFILHADA DA MINHA COMPANHEIRA DE BARRIGA : LOCAS ***

          Comentar


          • #6
            RE:

            Olá,
            concordo inteiramente com a tua carta, pois também reflecte o que eu passei e o que eu senti.
            Como qualquer casal a dada altura quisemos ter filhos, após várias tentativas tivemos a pior noticia de todas, recorremos ao HSM para encontrar uma alternativa, após meses sem resposta e com a expectativa de que iria ser um processo demorado, optamos pelo privado.
            Felizmente estou na minha 15ª semana de gravidez e tudo esta a correr bem.

            Fico revoltada, pois diz-se que o envelhecimento da população Portuguesa é um problema, mas o nosso sistema de saúde não nos ajuda, tem listas de espera muito demoradas e caso se opte pelo privado não somos apoiadas.

            Não sou preconceituosa, respeito a opção de cada um, mas custou-me saber que o estado paga a operação de uma mudança de sexo e não apoia como deve de ser quem quer engravidar.


            bjs
            Sandra
            bjs

            Sandra



            O nosso historico

            2006/Jan - deixei de tomar a pílula e que começamos os treinos

            2007/Out – Após quase quatro anos de treinos e sem sucesso, resolvemos ir a um médico (factor masculino)

            2008/Jul – Decidimos avançar com a FIV na Clifer

            2008/Set – A concepção - SUCESSO



            1ª eco - 2008/Nov - um sinal a piscar a um bom ritmo indica o coração a bater

            2ª eco - 2008/Nov - (34.6 mm) - Já se distingue os braços e as pernas

            3ª eco - 2008/Dez - (62 mm) - Escutamos o coração a bater, vimos a mexer as mãos e as pernas

            4ª eco - 2009/Fev - É um menino



            2009/06/23 - Nascimento do Rodrigo na maternidade Alfredo da Costa.

            Comentar


            • #7
              RE:

              É verdade sim senhora! Para além de depois termos as vertentes das seguradoras que "comparticipam" as operações plásticas, lifting's... Mas a infertilidade que É UMA DOENÇA que infelizmente afecta muitos casais, está de fora de qualquer pacote de saúde! :-#

              Eu tenho quase a certeza que ninguém vai querer saber do meu email / carta, infelizmente as coisas são assim mesmo! Mas só o facto de o Gabinete do Primeiro Ministro o ter reenviado para a Ministra da Saúde, já me deixa de alguma forma com o sentimento de missão cumprida! Pelo menos leram-na!

              Veremos no que dá! Isto são tudo coisas que demoram imenso tempo, mas se de alguma forma não servir para mim, que servi para um futuro casal!

              Comentar


              • #8
                RE:

                Estive ontem a pesquisar no site da APF e descobri qual o ponto de situação que foi feito em Outubro na reunião que eles tiveram!

                Aqui vai...

                "Caras(os) Amigas(os),

                Na sequência da acção contínua junto de entidades oficiais e da imprensa, culminando na pressão da última semana, a APFertilidade obteve finalmente resposta ao pedido formal de audiência solicitado ao Ministério da Saúde há largos meses atrás. Na última segunda-feira, dia 20 de Outubro, fomos recebidos na Direcção-Geral da Saúde, estando presentes na reunião o Director (Dr. Francisco George), a Sub-Directora (Dra. Catarina Sena) e também o Prof. Jorge Branco, actual Director do Plano Nacional da Saúde Reprodutiva.

                A reunião foi muito importante para aferirmos o estado das coisas relativamente à PMA em Portugal e ficou desde já prevista uma próxima reunião. Gostaríamos, pois, de vos informar do seguinte:

                - A APFertilidade, na qualidade de representante dos doentes, será ouvida futuramente no âmbito da rede da PMA e foi convidada a apresentar propostas relativamente a artigos da Lei actual;

                - Os financiamentos anunciados no âmbito do plano de incentivos à PMA apenas deverão começar a ser efectivamente aplicados no segundo trimestre de 2009 e prevê-se que o orçamento extraordinário disponível seja muito “esticado”;

                - Existirá um sistema único e centralizado para encaminhamento dos casais. Este sistema terá várias portas: os casais poderão ser incluídos na lista para a “Consulta de Apoio à Fertilidade” directamente pelo médico de família, pelo ginecologista, pelo urologista ou por outro prestador de cuidados de saúde que detenha ou solicite a respectiva password. A ser assim, acreditamos que este sistema poderá contribuir para encurtar o processo burocrático de referenciação. Os exames acompanharão o doente, para se evitar a repetição constante de exames;

                - O prazo previsto como espera “aceitável” para a primeira consulta pública de PMA não deverá exceder os 3 meses, e o tratamento deverá ser iniciado logo após o diagnóstico completo, sem interrupções tão alongadas pelo meio, como sucede actualmente;

                - Até final de 2009, estão previstos 20 pontos no país com “Consultas de Apoio à Fertilidade” (alguns destes pontos permitirão a realização de tratamentos de primeira linha, nomeadamente a Inseminação Intra-Uterina / IIU):

                a) Norte: ULS Matosinhos; HS Marcos; CH Trás os Montes e Alto Douro (com IIU); HS Sebastião/Vila da Feira (com IIU); CH Tâmega e Sousa; CH P Varzim/Vila do Conde;

                b) Centro: H Amato Lusitano (com IIU); H S André; H Infante D. Pedro; CH Cova da Beira; HS Teotónio

                c) Lisboa e Vale do Tejo; CH Lisboa Central (com IIU); H Santarém (com IIU); HN Srs. do Rosário (com IIU); CH Caldas da Rainha; CH Lisboa Ocidental; HP Fonseca

                d) Alentejo: CH Baixo Alentejo (com IIU); H E Santo.

                e) Algarve: H Central de Faro (com IUU)

                - Além dos 7 centros públicos de tratamento actualmente existentes, abrirão mais 4 novos centros públicos de PMA com tratamentos de 1ª e de 2ª linha: Centro Hospitalar de Coimbra, Centro Hospitalar Cova da Beira, Hospital Garcia de Orta e Hospital Distrital de Faro

                - A DGS pretende assegurar que a PMA seja futuramente realizada em 50% nos hospitais públicos e outros 50% no sector privado, pagando o Estado aos privados segundo uma tabela de preços previamente definida;

                - Os casais com doenças transmissíveis (Ex: Hepatite B), terão a Maternidade Dr. Alfredo da Costa e o Hospital de S. João no Porto para efectuar os seus tratamentos;

                - Os casais que já beneficiaram de tratamentos públicos de PMA no passado, seja FIV ou ICSI, podem inscrever-se também nesta lista única nacional, em condições de igualdade relativamente aos demais doentes. Terão direito a tratamentos de primeira linha (induções de ovulação, IIU) e a um tratamento de segunda linha ( FIV/ICSI)

                - O limite etário permanecerá por enquanto nos 38 anos da mulher, mas será dada prioridade a pacientes nesta situação ou próximos dos 38 anos;

                - Existem planos para um ou dois Bancos Públicos de Gâmetas, embora não haja ainda (infelizmente) calendarização efectiva;

                - Perspectiva-se, infelizmente, a exclusão de acesso a tratamentos públicos aos casais que já tenham um filho.

                Considerando o conjunto destas informações, nos seus aspectos positivos e negativos, entendemos que devemos prosseguir o diálogo com a DGS, mas torna-se clara a necessidade de mantermos a reivindicação política de mais apoio e de um melhor acesso à pma, diminuindo as exclusões actuais. Mais do que isso, encontramo-nos num momento decisivo da aplicação efectiva do plano nacional da pma, tal como descrito acima."



                Possivelmente algumas de vocês já sabiam, mas para quem não sabia sempre podem sorrir... Já se começa a ver uma luz ao fundo do túnel! :shocked: Obrigada APF por tudo o que têm feito pelos casais inférteis! :hands:

                Podem consultar aqui: http://forum.apfertilidade.org/phpBB2/viewtopic.php?t=20019

                Beijinhos a todas!

                Comentar


                • #9
                  RE:


                  Eu tb fico indignada com algumas coisas... como sejam:

                  - as notícias sobra a quantidade de abortos legais que já se fizeram em pouco mais de 1 ano desde que a lei entrou em vigor!!! e o quererem acabar com as listas de espera das operações para colocação de banda gástrica!!!!

                  A sério que isto me deixa a ferver por dentro.

                  E a nova lei da RMA????

                  Está na gaveta...

                  E nós?

                  Esperamos ter 38 anos para nos chutarem das listas!!!!

                  Pois, uma mulher com 38 anos já não tem direito a ser mãe!!! Isto é o cúmulo...

                  E muito mais haveria a dizer...

                  Pelikana, fizeste muito bem em enviar essa carta... devíamos todas fazer o mesmo. Exigir que tomem medidas.

                  A APF tem sido excelente. Os meus Parabéns

                  __________________________________________________ _



                  Em treinos desde Junho de 2005

                  Problemas na ovulação e Muco hostil

                  Vários meses com Dufine



                  Mar/2008 1ª IIU (-)

                  Ago/2008 2ª IIU (-)

                  Dez/2008 3ª IIU (-)



                  01/Out/2009 Doença de Graves diagnosticada

                  21/Jan/2010 Doença de Graves controlada



                  1ª FIV: POSITIVO (1º beta: 36 / 2º beta 170)






                  Comentar


                  • #10
                    RE:

                    soniafcarneiro,

                    A questão é mesmo essa! Penso que o facto de ser mãe deveria de ser um direito de todas as mulheres que o quisessem realizar!!

                    Já vos mostrei uma frase que li no site da petição que a APF está a fazer?!?! Fiquei chocadíssima!! :banghead:

                    Sentem-se...

                    "Eu acho que só casais ferteis é que deviam ter filhos. Trata-se da selecção natural a funcionar e durante milhões de anos tem funcionado bastante bem, parece-me."

                    Como pode haver gente a pensar assim? Como podem estes estúpidos abrir a boca para dizer uma barbaridade destas? Nestes casos é que o peixe devia de morrer pela boca! Sinceramente... :angry:

                    Comentar


                    • #11
                      RE:

                      Inserido Inicialmente por Pelikana
                      soniafcarneiro,

                      A questão é mesmo essa! Penso que o facto de ser mãe deveria de ser um direito de todas as mulheres que o quisessem realizar!!

                      Já vos mostrei uma frase que li no site da petição que a APF está a fazer?!?! Fiquei chocadíssima!! :banghead:

                      Sentem-se...

                      "Eu acho que só casais ferteis é que deviam ter filhos. Trata-se da selecção natural a funcionar e durante milhões de anos tem funcionado bastante bem, parece-me."

                      Como pode haver gente a pensar assim? Como podem estes estúpidos abrir a boca para dizer uma barbaridade destas? Nestes casos é que o peixe devia de morrer pela boca! Sinceramente... :angry:
                      A essa pessoa deviamos responder: e se tiveres uma doença? Para quê ir ao médico? Para quê tomar qualquer medicação? O melhor mesmo é deixares andar porque se a natureza te deu esta ou aquela doença é porque deve ser assim... não deves tentar curar... a natureza é que manda... durante milhões de anos...


                      __________________________________________________ _



                      Em treinos desde Junho de 2005

                      Problemas na ovulação e Muco hostil

                      Vários meses com Dufine



                      Mar/2008 1ª IIU (-)

                      Ago/2008 2ª IIU (-)

                      Dez/2008 3ª IIU (-)



                      01/Out/2009 Doença de Graves diagnosticada

                      21/Jan/2010 Doença de Graves controlada



                      1ª FIV: POSITIVO (1º beta: 36 / 2º beta 170)






                      Comentar


                      • #12
                        RE:

                        Há pessoas muito estúpidas sinceramente... Eu só não respondi porque não sei como fazer... Já dei imensas voltas... :? Grrrrrrrrrrrrr que raiva! :cussing:

                        Comentar


                        • #13
                          RE:

                          Boa tarde,

                          Antes de mais queria felicitar-te pela atitude q tomaste ao enviar a carta ao PM. Muitos Parabéns. É de gente assim q o n/ país precisa.

                          Agora em relação a essa frase, nem tenho palavras para comentar. Acho demasiado surreal para ser verdade. Não quero acreditar q há pessoas assim. Mas a resposta da soniafcarneiro é mesmo a adequada.

                          Tudo de bom.


                          31 anos
                          1ª FIV: Jan / Fev 2010 - POSITIVO
                          31 Outubro 2010: Nasce a minha princesa! Sou FELIZ!

                          MADRINHAS: mary_jane; Sorodrigues; Tulipabranca
                          AFILHADAS: acvm, ines05 e sora21
                          MADRILHADA: Pipa
                          Sócia N.º 13 - CLUBE EM BUSCA DA CEGONHA ATÉ FINAL DA PRIMAVERA 2009

                          Comentar


                          • #14
                            RE:

                            ADCCS,

                            Se dependesse de mim... Nem que eu fosse ao fim do mundo... Enfim...

                            Infelizmente há mesmo pessoas assim!

                            Comentar


                            • #15
                              RE:

                              Novidades?! NADA!

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X