Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Preciso da vossa ajuda

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Preciso da vossa ajuda

    Boa noite,

    eu sou um rapaz de 18 anos e estudo em Coimbra.
    Há medida que o tempo passa por nós, ou melhor, corre à nossa frente e nós tentamos agarrá-lo com unhas e dentes (mas sempre com um resultado negativo), tenho-me apercebido que existe um grande problema que afecta cada vez mais pessoas da nossa sociedade. Este problema é a impossibilidade de um casal constituir uma família feliz. Uma das piores coisas que nos pode acontecer é querer ter um filho, ter alguém que siga as nossas passadas, que continue o que deixámos por fazer, que nos faça feliz, e não conseguirmos porque Deus decidiu pôr mais um obstáculo (e que grande obstáculo) no nosso percurso. Bem, há quem diga que Deus escreve direito por linhas tortas, por isso talvez a vontade dele tenha razão de existir. Talvez o nosso caminho tenha de ser mais complicado para o objectivo ser mais doce quando for atingido. Verdade seja dita, tudo nos sabe melhor quando é atingido com maior esforço e sofrimento.
    Há cerca de 7 meses decidi, em conjunto com o meu grupo (somos 4 no total), realizar um trabalho cujo tema é "Causas de Infertilidade. Métodos de Reprodução Assistida". Ao início todos pensámos que o trabalho não iria ser muito complicado até porque todos possuímos alguns conhecimentos nesta área, porque este tema é abordado na disciplina de Biologia. Não podíamos estar mais errados... Há medida que fomos trabalhando e entrando melhor no tema apercebemo-nos que este é um tema demasiado delicado para ser tratado de qualquer forma. Começámos a entender o que passam os casais que sentem falta daquela sementinha que, em conjunto, querem fazer crescer forte e saudável para conseguir preencher os espaço que lhes falta. (Haverá algo mais bonito que ver uma criança crescer?). O meu grupo presenciou o trabalho de especialistas (não nas consultas privadas, mas na parte laboratorial) que todos os dias se esforçam para poder fazer mais uma família feliz a cada dia que passa. Cada especialista dá parte importante do seu tempo para ajudar alguém que muitas das vezes nunca viu na vida, mas que, de certeza absoluta, nunca irá esquecer. Após estes 7 meses posso afirmar com convicção que todos nós crescemos ao encarar esta realidade tão distante de algumas pessoas e próxima de mais de outras. Todos nós encarámos uma nova realidade que pensávamos conhecer e a qual a maioria das pessoas só entende realmente quando se depara com algo semelhante.

    O nosso trabalho será apresentado durante o próximo mês, mas precisava de um favor de quem ler esta mensagem. Gostava que respondesse a um questionário anónimo, muito curto e cujas algumas respostas serão usadas na nossa apresentação. Por favor enviem as respostas para o e-mail: ap12.1@hotmail.com.
    As perguntas são as seguintes:

    1 - Como reagiu quando soube que não conseguiria ter filhos sem ajuda?

    2 - Qual foi a reacção do seu marido?

    3 - Teve apoio dos seus familiares e amigos?

    4 - Como obteve informações acerca de onde poderia obter ajuda?

    5 - Qual a sua opinião acerca da forma como foi medicamente acompanhada?

    6 - Teve acompanhamento psicológico durante o tratamento?

    7 - Qual ou quais foram os maiores problemas durante o tratamento?

    8 - Algum dos tratamentos que efectuou fracassou? Se sim, como reagiu?

    9 - Numa palavra diga qual foi o primeiro sentimento que teve quando soube que estava grávida pela primeira vez.

    10 - Tendo em atenção a quantidade de crianças que estão em centros de adopção, não se poderá considerar a utilização de técnicas de reprodução assistida uma atitude egoísta?

    11 - Adoptar alguma vez foi uma opção?

    12 - O que diria a alguém que tenta ter um filho através das técnicas médicas, mas ainda não obteve resultados positivos?


    Muito obrigado por toda a ajuda que nos poder dar e boa sorte para todas!

  • #2
    Obrigado a toda a gente que se tem disponibilizado para nos ajudar com o trabalho.

    Não se esqueça que o seu testemunho pode ser importante para alguém que se encontre na mesma situação. Continuamos à espera de mais respostas.


    Mais uma vez, muito obrigado.

    Comentar

    slot_bottomleaderboard_post

    Collapse
    Working...
    X