Comunicação

Collapse
No announcement yet.

slot_topleaderboard_post

Collapse

Ser ama...estou confusa...

Collapse
X
 
  • Filtrar
  • Tempo
  • Mostrar
Clear All
new posts

  • Ser ama...estou confusa...

    Talvez alguem me possa ajudar....
    Decidi que vou dedicar-me ás crianças...ando em obras, já entreguei a minha carta de despedimento porque tenho de dar 2 meses á entidade patronal, já tenho crianças a partir de janeiro...tudo está a correr bem...GRAÇAS A DEUS
    ...mas tento saber mais sobre os requisitos que é necessário para ser ama e ninguem me sabe ajudar nem onde me posso dirigir....
    sei que tenho de ir ás finanças colectar-me como trabalhadora independente e depois á segurança social onde poderei pedir insenção no primeiro ano, at´e aí tudo bem...mas qdo pergunto quais os requisitos que devo ter em casa para poder receber as crianças...ninguem sabe
    Comecei por falar nas 4 crianças incluindo o meu filho, numa a divisão para os soninhos....e a sra disse-me logo que esses requisitos era para ser ama pela segurança social, e que não é o meu caso. Eu vou ser patroa de mim mesmo
    Então eu perguntei: E onde poderei informar-me sobre essas coisas...n me soube responder
    Ninguem me sabe responder...eu gostava de ter tudo em ordem...
    Alguem me poderá responder se forem amas colectadas
    -qtas crianças posso realmente ter incluindo o meu filho?
    -Posso colocar alguem a trabalhar cmg que se queire tb colectar?Isto para termos mais algumas crianças se realmente houver o limite de 4.
    -Quais os requisitos necessarios para receber as crianças....qtas divisoes, o espaço ao m2 por criança...
    Eu tenho uma moradia terrea com aproveitamento do sotao
    Res-chao - 1 quarto, mais um quarto para as crianças, um wc, uma sala e outra sala para os meninos e a cozinha, no sotao fiz mais dois quartos e mais um wc.
    Claro que o acesso á primeira sala vai estar bloqueado pq dá acesso ás escadas e tenho um jardim com relva, tenho um escorrega grande e outro pequeno e tenho um baloncé e algum espaço para andarem de triciclo
    Acham que é suficiente...alguem me poderá ajudar e responder ás minhas duvidas, ou onde me poderei deslocar para tirar todas as minhas duvidas
    obg

  • #2
    mas tu vais abrir actividade como o quê?

    és nem ATL nem jardim de infância nem ama da SS, portanto, não há regulamento pois estás a trabalhar às "escuras" digamos

    Comentar


    • #3
      eu pedi ajuda a alguem que soubesse algo sobre o ser ama, pelos vistos n é o teu caso.
      Há duas opçoes para ser ama:
      Ama particular-trabalho indepente
      Ama pela segurança social
      Se calhar n sou eu q estou ás escuras...

      Comentar


      • #4
        mas como é que fizeste obras sem saber o que é preciso? sem saber quantas crianças podes ter? não percebo.

        ou estás "às escuras" e sim tens umas condições óptimas (e atenção não duvido que trates bem das crianças, não tem nada a ver), ou então queres uma coisa oficial e estás a fazê-la sem saber nada e arriscas que te "controlem" e te fechem isso.

        No entanto, podes simplesmente chamar a tua actividade "babysitting" e aí não há regulamentos. Os ATLS também chamam-se centros de estudos para poderem fugir ao regulamento de ATLs que é muito exigente e quase ninguém consegue cumprir

        Comentar


        • #5
          Claudinoc a manelita tem razão, ou seja só estão devidamente legalizadas as amas da ss ou das misericordias. As amas particulares como dizes mesmo coletadas nas finanças podem ser alvo de denuncias à ss e terás que pagar multa por receberes crianças em casa.
          É muito bonito dizermos que vamos tomar conta de crianças mas as coisas não são assim tão lineares e se queres estar legalizada ou entras em contato com a misericordia/SS ou tentas abrir uma creche.





          O meu atelier.

          Comentar


          • #6
            Inserido Inicialmente por manelita4 Ver Mensagem
            mas como é que fizeste obras sem saber o que é preciso? sem saber quantas crianças podes ter? não percebo.

            ou estás "às escuras" e sim tens umas condições óptimas (e atenção não duvido que trates bem das crianças, não tem nada a ver), ou então queres uma coisa oficial e estás a fazê-la sem saber nada e arriscas que te "controlem" e te fechem isso.

            No entanto, podes simplesmente chamar a tua actividade "babysitting" e aí não há regulamentos. Os ATLS também chamam-se centros de estudos para poderem fugir ao regulamento de ATLs que é muito exigente e quase ninguém consegue cumprir
            Os centros de babysitting são fiscalizados pela SS e caso existam crianças regulares (todos os dias da semana e com horário certo) também podem ser fechados e pagam multa.





            O meu atelier.

            Comentar


            • #7
              ok educadora lisa! Realmente como é que alguém se despede e se mete a fazer obras porque lhe apetece "tomar conta de crianças"? claudinoc isso é mesmo assim??

              Comentar


              • #8
                Inserido Inicialmente por manelita4 Ver Mensagem
                ok educadora lisa! Realmente como é que alguém se despede e se mete a fazer obras porque lhe apetece "tomar conta de crianças"? claudinoc isso é mesmo assim??
                Também me faz confusão porque pode ter graves consequencias financeiras caso seja descoberta pela SS.





                O meu atelier.

                Comentar


                • #9
                  Inserido Inicialmente por EducadoraLisa Ver Mensagem
                  Também me faz confusão porque pode ter graves consequencias financeiras caso seja descoberta pela SS.
                  Em primeiro lugar eu fiz obras ponto final.Obras quer dizer mta coisa e n, n fiz obras de partir paredes e de pensar em abrir uma creche ou atl. É desigando creche qdo se tem um conjunto de amas.
                  E sim á amas que são legais q trabalham por conta propria.
                  Como é que eu vou ter graves consequencias financeiras se a seg social descobrir, se é ela mesmo que me diz q no meu caso vou prestar um serviço, vou ficar isenta o 1ano só n sabe me dizer os requesitos pq n sou ama pela seg social. Mas já vi q voces sabem mto, é mesmo disso q eu preciso,digam-me o nome do documento, da repartiçao, onde foram buscar essas informaçoes.
                  E agradeço a vossa preocupaçao mas eu pedi ajuda a amas que estejam colectadas, que saibam daquilo q eu estou a falar.
                  Eu pedi informaçoes sobre os requisitos e estao preocupadas com as obras, e se me despedi. Se o faço é pq posso.
                  Boa noite

                  Comentar


                  • #10
                    Inserido Inicialmente por claudinoc Ver Mensagem
                    Em primeiro lugar eu fiz obras ponto final.Obras quer dizer mta coisa e n, n fiz obras de partir paredes e de pensar em abrir uma creche ou atl. É desigando creche qdo se tem um conjunto de amas.
                    E sim á amas que são legais q trabalham por conta propria.
                    Como é que eu vou ter graves consequencias financeiras se a seg social descobrir, se é ela mesmo que me diz q no meu caso vou prestar um serviço, vou ficar isenta o 1ano só n sabe me dizer os requesitos pq n sou ama pela seg social. Mas já vi q voces sabem mto, é mesmo disso q eu preciso,digam-me o nome do documento, da repartiçao, onde foram buscar essas informaçoes.
                    E agradeço a vossa preocupaçao mas eu pedi ajuda a amas que estejam colectadas, que saibam daquilo q eu estou a falar.
                    Eu pedi informaçoes sobre os requisitos e estao preocupadas com as obras, e se me despedi. Se o faço é pq posso.
                    Boa noite

                    Eu falei com conheceimento de dois casos de amigas que para além de lhes ter sido fechado o espaço que também tinha tido obras pagaram multas avultadas.





                    O meu atelier.

                    Comentar


                    • #11
                      rapariga, qualquer pessoa pode colectar-se como trab independente, e no primeiro ano não paga SS, elas deram te a informação que dariam a qualquer trabalhador independente. Mas não podes ter uma creche ou jardim de infãncia só porque te apetece, mesmo passando recibos verdes, alright? uma coisa é o serviço, outra coisa é o espaço.
                      sobre recibos verdes eu posso te ajudar porque também sou trab independente. Quando a legislação sobre requisitos para creche, a educadora lisa poderá ajudar melhor.

                      Comentar


                      • #12
                        Pois, mas eu, se reparou, n falei em abrir uma creche ou atl ,mas sim a Manelita.
                        Qdo eu abrir actividade nas finanças há um codigo para AMAS, q esta inserido na Tabela de actividades economicas - CAE e n é so p as amas q se queiram agregar á seg social.Tb conheço quem trabalhe assim, já foram visitados pela seg social pq fizeram denuncia e n fecharam o espaço.O espaço é a sua propria casa e tem as condiçoes para receber crianças.A seg social tem sempre conhecimento desde q façamos os desc9ntos, pk qdo vais pedir insençao tens q dizer o k vais fazer.Qdo há pessoas q so tem maldade no corpo e n podem ver as outras felizes, fazem denuncias e eles tem k actuar sempre e vao visitar o espaço.Quem trab nesta situaçao é uma sra q ja foi ama da minha filha e agora do meu filho ate eu organizar as coisas.Há casos em k a sra ja tomou conta dos avos, dos pais e agora dos filhos.Só k ja foi ha mto tempo k ela abriu actividade e os requesitos poderao ser outros, pk n haverá pessoa melhor k ela p me ajudar.
                        As suas amigas podem sempre fazer obras interiores, ninguem tem nada a ver c isso.Se foram exteriores, ai sim se calhar n fizeram projecto.Se fizeram obras c intençao de abrir uma cresche, ai tb fizeram mal pk as creches tem requisitos proprios mesmo na construçao delas.Eu fiz obras p melhorar o amiente familiar e c isso fiquei c mais espaço.Mais espaço para os meus, e as crianças tb iram tirar proveito disso.Nunca falei em abrir um estabelecimento
                        Detesto pessoas q lêem o que n esta escrito e entram na conversa c aquela arrogancia toda como se soubessem do que estao a falar.Eu qdo for as finanças abrir actividade enviarei o codigo da CAE

                        Comentar


                        • #13
                          Inserido Inicialmente por manelita4 Ver Mensagem
                          rapariga, qualquer pessoa pode colectar-se como trab independente, e no primeiro ano não paga SS, elas deram te a informação que dariam a qualquer trabalhador independente. Mas não podes ter uma creche ou jardim de infãncia só porque te apetece, mesmo passando recibos verdes, alright? uma coisa é o serviço, outra coisa é o espaço.
                          sobre recibos verdes eu posso te ajudar porque também sou trab independente. Quando a legislação sobre requisitos para creche, a educadora lisa poderá ajudar melhor.
                          Em primeiro lugar n me trate por rapariga pq voce n me conhece de lado nenhum e n andámos juntas na escola.E a Sra é que sempre disse que eu ia abrir uma cresche, se ler os meus comentarios eu nunca falei nisso.Trate-se

                          Comentar


                          • #14
                            Claudinoc, desculpa o que vou dizer, mas penso que estás a reagir de forma muito agressiva, aqui ninguém quer mal a ninguém, muito pelo contrário. Os exemplos dados foram certamente para te informar e acautelar e sendo a Lisa educadora deve estar dentro do assunto!
                            Os meus filhos nunca andaram em amas, mas tenho sobrinhos e crianças amigas que andam e andaram, e também sempre duvidei que as ditas amas particulares (que por muitas que existam, não significa que estejam legalizadas) estejam de facto totalmente legalizadas para o exercício da actividade que praticam. Passam recibo como qualquer trabalhor independente, mas não sei se especificaram nas finanças a sua actividade, etc. Estamos a falar de crianças, de educação, tu podes ser de confiança, ninguém está a pôr isso em casa, mas imagina que uma pessoa qualquer resolve tomar conta de crianças, sem experiência, sem gosto, sem nenhuma referência ou garantia? É normal que a fiscalização seja apertada. Vendo bem as coisas, então há uma 3ª opção que é não passar recibo nenhum e contribuir para a economia paralela que também as existem e não são poucas, certo? Ou seja, não sei se há mesmo as duas opções como referiste inicialmente. Às vezes nas finanças não há um esforço para informar em condições e é a despachar, se a pessoa não for muito específica e persistente (experiência própria). Não conheces nenhuma "ama particular" a quem possas também perguntar se tem mesmo tudo em ordem? Depois, com muita sinceridade, e se realmente é como diz a EducadoraLisa, é uma questão de moralidade e de querer ou não correr riscos...Cada um escolha os seus. Boa sorte para o teu projecto!


                            Ultima edição por laranja; 26-11-2011, 19:44. Razão: link
                            [hr]

                            Laranja

                            Comentar


                            • #15
                              Inserido Inicialmente por laranja Ver Mensagem
                              Claudinoc, desculpa o que vou dizer, mas penso que estás a reagir de forma muito agressiva, aqui ninguém quer mal a ninguém, muito pelo contrário. Os exemplos dados foram certamente para te informar e acautelar e sendo a Lisa educadora deve estar dentro do assunto!
                              Os meus filhos nunca andaram em amas, mas tenho sobrinhos e crianças amigas que andam e andaram, e também sempre duvidei que as ditas amas particulares (que por muitas que existam, não significa que estejam legalizadas) estejam de facto totalmente legalizadas para o exercício da actividade que praticam. Passam recibo como qualquer trabalhor independente, mas não sei se especificaram nas finanças a sua actividade, etc. Estamos a falar de crianças, de educação, tu podes ser de confiança, ninguém está a pôr isso em casa, mas imagina que uma pessoa qualquer resolve tomar conta de crianças, sem experiência, sem gosto, sem nenhuma referência ou garantia? É normal que a fiscalização seja apertada. Vendo bem as coisas, então há uma 3ª opção que é não passar recibo nenhum e contribuir para a economia paralela que também as existem e não são poucas, certo? Ou seja, não sei se há mesmo as duas opções como referiste inicialmente. Às vezes nas finanças não há um esforço para informar em condições e é a despachar, se a pessoa não for muito específica e persistente (experiência própria). Não conheces nenhuma "ama particular" a quem possas também perguntar se tem mesmo tudo em ordem? Depois, com muita sinceridade, e se realmente é como diz a EducadoraLisa, é uma questão de moralidade e de querer ou não correr riscos...Cada um escolha os seus. Boa sorte para o teu projecto!


                              http://www.jn.pt/PaginaInicial/Nacio...1636973&page=2
                              Laranja,

                              se reparar n fui eu que fui agressiva...
                              Eu simplesmente escrevi um comentario com algumas duvidas e pensei q talvez encontrasse resposta.
                              Responderam sim ao meu comentario com alguma agressividade, eu n levo e nunca levei desaforo para casa.
                              O seu comentário aceito e não estou a ser agressiva para si ,pois não?
                              Há maneiras de dizer o que pensamos, ainda mais sem saber com quem estamos a falar, tem k haver algum respeito com a maneira como se escreve.
                              Falou-se de coisas que nunca mencionei...
                              mas enfim,
                              Obg pelo seu comentário

                              Comentar

                              slot_bottomleaderboard_post

                              Collapse
                              Working...
                              X